Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Discussão Geral] Compra Desktop/Portátil/Híbrido

Publicações recomendadas

Citação de John Bonifácio, há 2 horas:

Precisas de um bom processador, um bom monitor, qualidade de construção e, assumo, de conectividade.

Quão importante é a gráfica? Pode ser uma integrada? E a bateria? Como usas em casa é uma opção estar constantemente ligado ao carregador?

Algo decente, mas pode ser integrada, sim.

Em relação à bateria, ou estarei em casa, ou terei acesso a tomadas, portanto há sempre essa opção.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 7 horas:

Algo decente, mas pode ser integrada, sim.

Em relação à bateria, ou estarei em casa, ou terei acesso a tomadas, portanto há sempre essa opção.

Asus ZenBook S16

Predator Neo 16 AI

Qual é que te apela mais?

Editado por John Bonifácio
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 4 horas:

Esse Asus já tinha visto e curto, até. O outro vou procurar informar-me.

Outra coisa que pensei foi talvez num bom ThinkPad... achas que faz sentido?

Um bom ThinkPad faz sempre sentido. 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 12 horas:

Não. Esse modelo é de 2023. Se fosse por menos de 1000€, justificava, mas acho que não é isso que queres.

Tens razão. Bem, em princípio vai este: https://www.lenovo.com/pt/pt/p/laptops/thinkpad/thinkpadp/lenovo-thinkpad-p16s-gen-4-16-inch-intel-mobile-workstation/21qvcto1wwpt2

Com ajustes e descontos meto a um preço a meu gosto, e tenho aqui um PC para largos anos 🙂.

Já agora, última pergunta, e prometo que é a última coisa em que te chateio... para um ecrã de 16 polegadas como este é, qual destes ecrãs recomendarias mais (para aquilo que é a minha utilização): 

1. 3840 x 2400 OLED, antirreflexo/antimanchas, Dolby Vision™, sensível ao toque, 100% DCI-P3, 400 nits, 60 Hz, luz azul baixa;
  2. 1920 x 1200, WVA, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 500 nits, 60 Hz, baixo consumo de energia.

Depois ainda há um de 14,5 polegadas que tem um ecrã entre estes, 2560 x 1600, WVA, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 400 nits, 90 Hz. O problema é que este não tem numpad e eu passo muito tempo a introduzir números, por isso acho que está fora de questão...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 18 minutos:

Tens razão. Bem, em princípio vai este: https://www.lenovo.com/pt/pt/p/laptops/thinkpad/thinkpadp/lenovo-thinkpad-p16s-gen-4-16-inch-intel-mobile-workstation/21qvcto1wwpt2

Com ajustes e descontos meto a um preço a meu gosto, e tenho aqui um PC para largos anos 🙂.

Já agora, última pergunta, e prometo que é a última coisa em que te chateio... para um ecrã de 16 polegadas como este é, qual destes ecrãs recomendarias mais (para aquilo que é a minha utilização): 

1. 3840 x 2400 OLED, antirreflexo/antimanchas, Dolby Vision™, sensível ao toque, 100% DCI-P3, 400 nits, 60 Hz, luz azul baixa;
  2. 1920 x 1200, WVA, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 500 nits, 60 Hz, baixo consumo de energia.

Depois ainda há um de 14,5 polegadas que tem um ecrã entre estes, 2560 x 1600, WVA, antirreflexo, sem toque, 100% sRGB, 400 nits, 90 Hz. O problema é que este não tem numpad e eu passo muito tempo a introduzir números, por isso acho que está fora de questão...

Pelo que eu percebi da tua utilização, tu não precisas do ecrã OLED, mas como gostas de ver filmes e a outra opção é uma treta desenhada para te fazer investir no mais caro, acho que a resposta é óbvia. 😅

Pelo menos ficas muito bem servido. 😉

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 12 minutos:

Pelo que eu percebi da tua utilização, tu não precisas do ecrã OLED, mas como gostas de ver filmes e a outra opção é uma treta desenhada para te fazer investir no mais caro, acho que a resposta é óbvia. 😅

Pelo menos ficas muito bem servido. 😉

Pois, eu achei o OLED talvez excessivo, mas 1920x1200 num portátil grandito parece-me francamente pouco para os dias de hoje...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 14 horas:

Pronto, está feito o setup para o rapaz:

Caixa

Motherboard

CPU

Cooler

Gráfica

RAM

SSD

Fonte

Monitor

Total: 1407€(na 2ª feira, hoje a ram e o ssd estão mais caros😬)

Para complementar, estou a pensar comprar um teclado e um rato, ambos sem fio.

Se não se importarem de dar o vosso feedback, agradecia. ☺️

Tenho um rato wireless da Logitech, não esse, e gosto muito dele. Já não volto atrás para os ratos com fio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 2 horas:

Tenho um rato wireless da Logitech, não esse, e gosto muito dele. Já não volto atrás para os ratos com fio.

Eu comprei um há uns anos da Logitech por ser silencioso e ainda é o que uso. Nem me lembro da ultima vez que lhe troquei a pilha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 23 horas:

Nada disso. Não preciso de tanto. É este.

Ah o clássico. Também tive um durante muitos anos. Era mel para estar na cama e ter o pc ligado à TV.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 1 hora:

Ah o clássico. Também tive um durante muitos anos. Era mel para estar na cama e ter o pc ligado à TV.

Tu também? 😁 Sim, nem se dava por ele.

E sobre a build, alguma consideração? 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 10 horas:

Tu também? 😁 Sim, nem se dava por ele.

E sobre a build, alguma consideração? 🙂

Parece-me bem. Porque não um cooler e gráfica brancos?

Eu pessoalmente metia uma fonte Corsair ou Seasonic. Não confio nas outras. 😅

O monitor acredito que seja preferência pessoal, eu não gosto de curvos, não gosto de ultra wide, e nunca compraria um VA ahahah.

O preço da RAM dá-me vontade de furar os olhos.

EDIT:

https://www.pcdiga.com/componentes/placas-graficas/placas-graficas-amd/placa-grafica-sapphire-amd-radeon-rx-9060-xt-rdna-4-pure-16gb-gddr6-11350-02-20g-4895106296442

Outra cena, esse cooler é muito bom, mas cuidado com o espaço que tens para as RAMs, a ventoinha mais à direita costuma não ter clearance. (Já me aconteceu 😂 )

Editado por Claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 3 horas:

Parece-me bem. Porque não um cooler e gráfica brancos?

Eu pessoalmente metia uma fonte Corsair ou Seasonic. Não confio nas outras. 😅

O monitor acredito que seja preferência pessoal, eu não gosto de curvos, não gosto de ultra wide, e nunca compraria um VA ahahah.

O preço da RAM dá-me vontade de furar os olhos.

EDIT:

https://www.pcdiga.com/componentes/placas-graficas/placas-graficas-amd/placa-grafica-sapphire-amd-radeon-rx-9060-xt-rdna-4-pure-16gb-gddr6-11350-02-20g-4895106296442

Outra cena, esse cooler é muito bom, mas cuidado com o espaço que tens para as RAMs, a ventoinha mais à direita costuma não ter clearance. (Já me aconteceu 😂 )

Eu tentei ir ao mais barato, com alguma qualidade, sem olhar à estética. Por acaso calhou ficar assim e, depois de montado, até nem fica nada feio- depois meto aqui uma foto. Mas podia muito bem ter ficado um arco-íris. 😁

Qual é o problema de ser VA? Li coisas boas sobre esse monitor, mas ainda vou a tempo de trocar. Qual é a tua perspetiva?

Como disse, a PCDiga já o montou e, aparentemente, tudo ficou em condições. Ainda não testei porque isto vai ser prenda de natal, mas como tenho ainda de instalar o Windows, vou aproveitar para limar as arestas.

As rams tramaram-me bem. Uma boa parte do que consegui poupar na BF foi gasto nisso. E se tivesse demorado mais 2 dias, tinham sido mais 30 paus. 🤯

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 hora:

Eu tentei ir ao mais barato, com alguma qualidade, sem olhar à estética. Por acaso calhou ficar assim e, depois de montado, até nem fica nada feio- depois meto aqui uma foto. Mas podia muito bem ter ficado um arco-íris. 😁

Qual é o problema de ser VA? Li coisas boas sobre esse monitor, mas ainda vou a tempo de trocar. Qual é a tua perspetiva?

Como disse, a PCDiga já o montou e, aparentemente, tudo ficou em condições. Ainda não testei porque isto vai ser prenda de natal, mas como tenho ainda de instalar o Windows, vou aproveitar para limar as arestas.

As rams tramaram-me bem. Uma boa parte do que consegui poupar na BF foi gasto nisso. E se tivesse demorado mais 2 dias, tinham sido mais 30 paus. 🤯

Não gosto das cores nem nos painéis VA nem nos TN, prefiro IPS, mas lá está, isso é preferência pessoal, há quem prefira e diga que VA é melhor para gaming porque é mais rápido e tal, meh.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 1 hora:

Não gosto das cores nem nos painéis VA nem nos TN, prefiro IPS, mas lá está, isso é preferência pessoal, há quem prefira e diga que VA é melhor para gaming porque é mais rápido e tal, meh.

Bem observado. Vou pesquisar um pouco. Obrigado. 👍

Compartilhar este post

Link para o post

Portátil para CMPT, streams de futebol e YouTube? Pode ser um portátil fraco, desde que seja fiável e duradouro. Tem é que ser "chave na mão", sou demasiado burro para instalar sistemas operativos e outras m*rda que tenham inventado entretanto.

Ando há muitos anos a reaproveitar portáteis de empregos, mas devem ter algum tipo de obsolescência planeada. O da minha esposa estragou-se logo com a tecla de espaço encravada (a tecla não estava fisicamente encravada, era problema de "software") e agora o meu está com mau contacto na porta de carregamento da bateria, e não tem outra porta que dê para utilizar para carregar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 2 horas:

Portátil para CMPT, streams de futebol e YouTube? Pode ser um portátil fraco, desde que seja fiável e duradouro. Tem é que ser "chave na mão", sou demasiado burro para instalar sistemas operativos e outras m*rda que tenham inventado entretanto.

Ando há muitos anos a reaproveitar portáteis de empregos, mas devem ter algum tipo de obsolescência planeada. O da minha esposa estragou-se logo com a tecla de espaço encravada (a tecla não estava fisicamente encravada, era problema de "software") e agora o meu está com mau contacto na porta de carregamento da bateria, e não tem outra porta que dê para utilizar para carregar.

Fraco, fiável e duradouro? Quantas coisas conheces que são assim(a opinião da Maria não conta😁)?

Se for fiável e duradouro muito dificilmente será fraco. Agora, tudo depende para quanto tempo o queres e quanto estás disposto a pagar.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 hora:

Fraco, fiável e duradouro? Quantas coisas conheces que são assim(a opinião da Maria não conta😁)?

Se for fiável e duradouro muito dificilmente será fraco. Agora, tudo depende para quanto tempo o queres e quanto estás disposto a pagar.

O meu antigo Opel Corsa de 1992. 😃

Sou um bocado avesso à mudança, por isso está a incomodar-me que portáteis que basicamente só serviram para tratar emails e excel fiquem inoperacionais ao fim de 5 ou 6 anos. O primeiro portátil que tive durou-me 12... Estou a ficar velho.

O objetivo seria pagar o mínimo possível por um portátil que durasse 7 ou 8 anos de utilização ligeira que referi acima. Claro que se a diferença de valores for grande face a um que só dure 5 ou 6, estou disposto a ouvir.

E obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...