BrunoCardoso Publicado 1 Março 2025 Citação de Claudiojp, há 16 horas: Dá-lhe, eu jogo a 1080p, e como de momento nem monitor 144Hz tenho (só tenho 1 de 75Hz) tenho tudo em high ahahah. É pena a Nvidia andar a brincar às gráficas, a AMD com drivers melhores dava-lhes baile, porque também é a única queixa que tenho, apesar de que já ouvi dizer que a partir da geração 6xxx das gráficas as drivers melhoraram imenso, e eu como jogo volta e meia jogos antigos tenho flickerings estranhos. Também já pensei ser do monitor, no meu antigo Ozone de 144Hz não acontecia. Oh well, quando me der na telha altero a gráfica que tenho. O meu update para AM5 fica para depois. Não te vale a pena mesmo. Quase todos os pros jogam em 4:3 e nem se joga tudo em high. Por aí o rendimento do PC já vai melhorar. Outro aspecto é que o monitor faz diferença na fluidez do jogo, é notaria a diferença. Há uns tempos quando jogava cs, tive um de 75hz, que depois mudei para um de 144hz e a diferença era abismal. Compartilhar este post Link para o post
Menendez 9 Publicado 8 Julho 2025 Boas, Estou a pensar comprar um portátil, até 1 000 €. Uso o pc para alguns jogos, creio que os mais puxados serão o FM, Europa Universalis e Hearts of Iron 4. Vou precisar de transportá-lo algumas vezes, dado que vou emigrar. De momento tenho um Lenovo IdeaCentre 620S-03IKL. Vou também precisar de um disco externo para transferir algumas coisas que tenho neste PC para o novo. Muito obrigado desde já! Compartilhar este post Link para o post
Ricagale Publicado 28 Agosto 2025 Está na altura de trocar o meu velhinho Dell Precision 7530 32GB RAM e Intel(R) Xeon(R) E-2176M CPU 2.70GHz O meu trabalho envolve programação (maioritariamente Python e R) e processamento de dados, e no próximo ano letivo irei concluir um mestrado em data science, pelo que no futuro a minha perspectiva é focar-me nessa área. Nunca tive nenhum produto da Apple até agora, e acho que está na altura de me render finalmente. Por isso, e tendo em conta o uso que lhe irei dar, estou na dúvida se opto por: MacBook Air 13'' M4 CPU 10‑core GPU 10‑core 32GB RAM 1TB SSD MacBook Pro 14'' M4 Pro CPU 12‑core GPU 16‑core 24GB RAM (ou 32) 512GB SSD A bateria para mim é essencial e a portabilidade seria importante. Apesar da diferença de peso que existe entre o Air e o Pro, acredito que não seja relevante na questão da portabilidade. E a nível de bateria acredito que também não haja uma grande diferença. A minha principal dúvida é se a diferença de processamento entre o Pro e o Air compensa a diferença de preço entre um e outro (+- 300€) e se o Air não será suficiente. Alguém com mais experiência em Apple e MacBooks consegue dar aqui uma ajudinha? Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 24 Setembro 2025 Alguém tem uma docking station que recomende? Para uso profissional e a menos de 100€. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 2 Outubro 2025 Citação de fns, Em 24/09/2025 at 23:55: Alguém tem uma docking station que recomende? Para uso profissional e a menos de 100€. Depende do que precisares, honestamente. Tanto podes querer uma caldigit ts4 (que ultrapassa o teu budget) ou algo que tenha apenas entradas usb. Tenho uma da cablexpert que a empresa me deu com entrada usc-c, 3 usb normal e 1 hdmi. É-me suficiente, visto que não preciso de usar cabo de rede. 1 Compartilhar este post Link para o post
PequenoGenio Publicado 5 Outubro 2025 Boas malta. Ando à procura de um portátil até a um máximo dos máximos de 1000€. Basicamente será usado apenas para jogar FM. Dou mais importância a um que dê para rodar bastantes/muitas ligas de forma smooth do que propriamente a um que dê para colocar os gráficos no máximo. Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 5 Outubro 2025 Citação de PequenoGenio, há 19 minutos: Boas malta. Ando à procura de um portátil até a um máximo dos máximos de 1000€. Basicamente será usado apenas para jogar FM. Dou mais importância a um que dê para rodar bastantes/muitas ligas de forma smooth do que propriamente a um que dê para colocar os gráficos no máximo. x2 Também questionei no tópico do FM26. Se alguém der aí umas dicas, obrigado. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 5 Outubro 2025 Pá, não está fácil, e vou já ser sincero, isto está caríssimo para o que é, com 1000 paus de orçamento já se montava uma torre bem mais jeitosa. https://www.pcdiga.com/computadores-e-software/computadores-laptop/computadores-portateis/portatil-gigabyte-gaming-a16-cwh-2025-3thk3pt894sd-black-steel-9rga6ab5thkhjk0pt000-4719331767259 Se quiserem, é comprar um stick de RAM extra de 16GB e ficam com 32GB. 2 Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 5 Outubro 2025 (editado) Este MSI está com um desconto brutal e tem um display em condições. O resto das specs também é bastante razoável. Ah, e a gráfica usa a potência toda, 140w. Normalmente por uma questão térmica, os portáteis levam um cap abaixo dos 100w e isso faz muita diferença no desempenho da gpu. É aproveitar enquanto há, que por um semelhante paguei eu mais 350 paus há 3 anos. @PequenoGenio @JP_ Editado 5 Outubro 2025 por John Bonifácio 2 Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 6 Outubro 2025 Citação de Claudiojp, há 9 horas: Pá, não está fácil, e vou já ser sincero, isto está caríssimo para o que é, com 1000 paus de orçamento já se montava uma torre bem mais jeitosa. https://www.pcdiga.com/computadores-e-software/computadores-laptop/computadores-portateis/portatil-gigabyte-gaming-a16-cwh-2025-3thk3pt894sd-black-steel-9rga6ab5thkhjk0pt000-4719331767259 Se quiserem, é comprar um stick de RAM extra de 16GB e ficam com 32GB. Obrigado. Citação de John Bonifácio, há 9 horas: Este MSI está com um desconto brutal e tem um display em condições. O resto das specs também é bastante razoável. Ah, e a gráfica usa a potência toda, 140w. Normalmente por uma questão térmica, os portáteis levam um cap abaixo dos 100w e isso faz muita diferença no desempenho da gpu. É aproveitar enquanto há, que por um semelhante paguei eu mais 350 paus há 3 anos. @PequenoGenio @JP_ Esgotado Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 6 Outubro 2025 Citação de JP_, há 1 hora: Obrigado. Esgotado E se calhar já estava quando eu vi. 😬 Sorry. 1 Compartilhar este post Link para o post
JP_ Publicado 6 Outubro 2025 Citação de John Bonifácio, há 57 minutos: E se calhar já estava quando eu vi. 😬 Sorry. Sem problema, obrigado na mesma Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 6 Outubro 2025 Citação de John Bonifácio, há 5 horas: E se calhar já estava quando eu vi. 😬 Sorry. Se era o MSI que eu também apanhei lá com os filtros (tenho quase a certeza que era mas já nem existe a página), já estava esgotado sim. Não era um a 999€ com o preço original de 1600€ ou por aí? Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 6 Outubro 2025 Citação de Claudiojp, há 23 minutos: Se era o MSI que eu também apanhei lá com os filtros (tenho quase a certeza que era mas já nem existe a página), já estava esgotado sim. Não era um a 999€ com o preço original de 1600€ ou por aí? Sim, era isso. Era um achado. 1 Compartilhar este post Link para o post
PequenoGenio Publicado 6 Outubro 2025 (editado) Citação de Claudiojp, há 19 horas: Pá, não está fácil, e vou já ser sincero, isto está caríssimo para o que é, com 1000 paus de orçamento já se montava uma torre bem mais jeitosa. https://www.pcdiga.com/computadores-e-software/computadores-laptop/computadores-portateis/portatil-gigabyte-gaming-a16-cwh-2025-3thk3pt894sd-black-steel-9rga6ab5thkhjk0pt000-4719331767259 Se quiserem, é comprar um stick de RAM extra de 16GB e ficam com 32GB. Citação de John Bonifácio, há 18 horas: Este MSI está com um desconto brutal e tem um display em condições. O resto das specs também é bastante razoável. Ah, e a gráfica usa a potência toda, 140w. Normalmente por uma questão térmica, os portáteis levam um cap abaixo dos 100w e isso faz muita diferença no desempenho da gpu. É aproveitar enquanto há, que por um semelhante paguei eu mais 350 paus há 3 anos. @PequenoGenio @JP_ Obrigado aos dois pelas sugestões. No entretanto entre fóruns e IA's da vida aparecera-me estes três: Acer | ASUS | HP Editado 6 Outubro 2025 por PequenoGenio Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 6 Outubro 2025 Citação de PequenoGenio, há 42 minutos: Obrigado aos dois pelas sugestões. No entretanto entre fóruns e IA's da vida aparecera-me estes três: Acer | ASUS | HP O ASUS. E na Pcdiga está 100€ mais barato. De nada. 😀 2 Compartilhar este post Link para o post
PequenoGenio Publicado 11 Outubro 2025 (editado) Boas. Já agora e continuando na senda da escolha do "melhor" para jogar FM. Tenho "testado" no FM Rater as várias opções que me vão dando. Entre estes dois qual o melhor? Intel Ryzen Olhando só para isto parece que o melhor é o Ryzen, mas... Sou um noob no que a perceber qual realmente o melhor. Editado 6 Novembro 2025 por PequenoGenio Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 11 Outubro 2025 É o AMD, sem sombra de dúvidas. Para jogar FM o mais importante é ter um bom CPU e RAM rápida. 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 13 Outubro 2025 (editado) Malta, preciso da vossa ajuda. Brevemente vou começar a trabalhar remotamente e isto inclui 2-3 viagens por ano. Por isso, quero investir num portátil para trabalhar durante essas viagens e também idealmente para jogar fm durante as viagens também (😅). Consigo arranjar algo decente pelos ~1200€? Recomendam algum modelo? De trabalho seria só necessário rodar o básico: browser, microsoft office (word, excel, outlook) e o restante são programas básicos. Queria evitar algo cheio de leds, como se fosse um pinheiro de natal. Queria também perceber se vale a pena esperar pela black friday. Obrigado! Editado 13 Outubro 2025 por Robe Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 14 Outubro 2025 Citação de Robe, Em 13/10/2025 at 11:14: Malta, preciso da vossa ajuda. Brevemente vou começar a trabalhar remotamente e isto inclui 2-3 viagens por ano. Por isso, quero investir num portátil para trabalhar durante essas viagens e também idealmente para jogar fm durante as viagens também (😅). Consigo arranjar algo decente pelos ~1200€? Recomendam algum modelo? De trabalho seria só necessário rodar o básico: browser, microsoft office (word, excel, outlook) e o restante são programas básicos. Queria evitar algo cheio de leds, como se fosse um pinheiro de natal. Queria também perceber se vale a pena esperar pela black friday. Obrigado! Espreita a série Think da Lenovo. Por esse preço, tem muito boas máquinas. Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 14 Outubro 2025 Citação de John Bonifácio, há 1 hora: Espreita a série Think da Lenovo. Por esse preço, tem muito boas máquinas. Vou dar uma vista de olhos, obrigado! Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 27 Outubro 2025 Estava tentado a comprar um portatil para ter em casa sem ter de andar com o da empresa de um lado para o outro. Até aos 600€ existe algum que funcione em condições, rode o FM e mais alguns jogos em condições ? Sem sobreaquecer muito e tudo mais. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 11 Novembro 2025 Olá, maltinha (especialmente @John Bonifácio 😁). Estou interessado em dar um upgrade no meu portátil. Uso muito, basicamente passo o dia todo nele quando estou em casa (trabalho + entretimento). Ficheiros grandes de Excel, SPSS, alguma edição de imagem, filmes (de preferência em grande qualidade), e FM (mais um ou outro jogo)... costumo ter bastantes coisas abertas ao mesmo tempo. O meu budget é à volta dos 2000€, para uma coisa de qualidade, que dure, e que de preferência faça menos barulho que o meu atual (Lenovo Legion Y-530, que é uma máquina, mas já está a dar alguns problemas chatos). Obrigado 🙂 Compartilhar este post Link para o post
Lopezini Publicado 11 Novembro 2025 Comprei um Acer Aspire Go 15 com i5-13420H e 16GB de RAM DDR5 por apenas 430€. Não esperava tanta performance por tão pouco. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 12 Novembro 2025 (editado) Citação de Jamarcus, há 5 horas: Olá, maltinha (especialmente @John Bonifácio 😁). Estou interessado em dar um upgrade no meu portátil. Uso muito, basicamente passo o dia todo nele quando estou em casa (trabalho + entretimento). Ficheiros grandes de Excel, SPSS, alguma edição de imagem, filmes (de preferência em grande qualidade), e FM (mais um ou outro jogo)... costumo ter bastantes coisas abertas ao mesmo tempo. O meu budget é à volta dos 2000€, para uma coisa de qualidade, que dure, e que de preferência faça menos barulho que o meu atual (Lenovo Legion Y-530, que é uma máquina, mas já está a dar alguns problemas chatos). Obrigado 🙂 Precisas de um bom processador, um bom monitor, qualidade de construção e, assumo, de conectividade. Quão importante é a gráfica? Pode ser uma integrada? E a bateria? Como usas em casa é uma opção estar constantemente ligado ao carregador? Editado 12 Novembro 2025 por John Bonifácio Compartilhar este post Link para o post