BrunoCardoso Publicado 25 Julho 2025 Citação de Shark, há 11 horas: O Santa Clara está agora a dar o salto a nível estrutural. o Famalicão está uns passos à frente mas ainda não está ao nível de um Vitória Recordo-me do Santa Clara andar a ter de treinar no campo onde jogava e andar em campos emprestados para treinar. Ao contrário do que se fala aí, o Varadzin não se fica por '11 vitórias' no campeonato croata, teve apenas 9 derrotas e depois 16 empates. Tantas derrotas como o Dinamo Zagreb por exemplo. Apenas 2 derrotas em casa. Hadjuk e Dinamo não conseguiram ganhar lá. Eu não vejo liga croata para alem do Hadjuk e Dinamo na Europa e ocasionalmente, mas por estes dados não me parece que seja assim um jogo tão fácil, embora não deixa de ser também factual que o nosso campeonato é superior. Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 25 Julho 2025 Citação de BrunoCardoso, há 11 horas: Em Portugal só há seis estruturas de Europa, a arriscar no máximo oito (Rio Ave e Estoril), o resto vai ter sempre muita dificuldade. E isto engloba tudo o que envolver estar numa prova Europeia, não apenas nos resultados. Bem, vamos lá ao meu rant anual contra as equipas portuguesas. O que é uma estrutura de Europa? É a criação de uma equipa para outro desporto? É que nestas competições europeias joga-se, tipo, futebol, aquilo que qualquer equipa em Portugal que se consegue qualificar para as competições europeias devia conseguir fazer. O Santa Coloma de Andorra acabou de ganhar "fora" a uma equipa ucraniana. É porque têm "estrutura de Europa"? Ah e tal perderam jogadores, ah sim, esse conceito exclusivo para as pequenas equipas portuguesas. As equipas pequenas do resto da Europa nunca perdem jogadores, nem os grandes em Portugal perdem jogadores. Se perdem jogadores que comprem outros com critério, ninguém está a pedir para comprarem wonderkids ou bolas de ouro, está-se a pedir para contratar jogadores para a sua realidade - e até são privilegiados ao contrário de muito clube nessa Europa fora porque até estão num campeonato top 8 e têm o mesmo ou mais dinheiro que muitos deles. Se não conseguem competir com equipas europeias de nível igual/inferior porque "perderam jogadores" então merecem ser descascados sem dúvida nenhuma, isso não é desculpa. Não estou a criticar o Santa Clara ainda porque ainda pode passar a eliminatória e toda a gente tem direito a dias menos bons, mas se não passar aqui estou eu para lhes dar no lombo, seria o quê, a quarta vez em cinco anos que não teríamos nenhuma equipa na Conference (o Braga ainda pode cair para a Conference mas isso seria outro falhanço que não merece crédito)? Isto é, literalmente, estar ao nível de países tipo Letónia, Bósnia-Herzegovina, Irlanda, Islândia, etc, que também já puseram equipas na fase de Grupos/Liga. Respeito o futebol desses países mas temos de ser honestos que a nossa realidade tem de estar muito acima disto. Se os clubes portugueses preferem perder 2/4 jogos das qualificações europeias para poderem não perder 2/4 jogos da liga então peço desculpa mas não merecem jogar nem um nem outro. 2 2 Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 25 Julho 2025 Citação de Shark, há 24 minutos: Achas que centralizando os direitos, pagasse quem pagasse, 85% dos clubes não iam receber mais? Concordo perfeitamente e estou 300% de acordo que com os direitos centralizados seria melhor para estes clubes (e para a liga portuguesa, ou seja, para todos) e que iam receber mais. Mas é preciso perceber que a exigência tem de mudar. Atenção que não concordo com o que vou dizer agora a seguir mas é para reforçar o ponto: com a centralização dos direitos vamos estar a retirar dinheiro ao grandes (não acredito que nesta fase vão ter o mesmo dinheiro que conseguiriam sozinhos), que nas competições europeias em geral lutam acima das possibilidades, piorando as hipóteses deles competirem, para estar a dar a clubes que lutam abaixo das possibilidades e que perdem com qualquer clube que dê alguma resistência. Em termos internacionais vamos perder o prestígio que os grandes trazem (e portanto dinheiro televisivo) e será que vamos compensar com o facto de que uma equipa pequena em vez de perder com uma equipa de Montenegro deu o salto e perdeu com uma equipa da Eslovénia? Sinceramente acho que todos perdem nesse cenário (menos prestigio -> menos dinheiro -> menos qualidade) /over Com mais dinheiro tem de haver mais responsabilidade, o problema é que não sei se isso vai aparecer. Tem de haver exigência para exigir que um clube esteja ao nível que deve estar, estar a chover dinheiro aumenta o nível artificialmente mas é só torrar dinheiro e não vai haver evolução até a exigência corresponder àquilo que tem de ser e se matar a vitimização e complexo de inferioridade de vez. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Julho 2025 Citação de Shark, há 46 minutos: Achas que centralizando os direitos, pagasse quem pagasse, 85% dos clubes não iam receber mais? Fiz este post há uns tempos com dados de 2016 em que os valores estavam sobrevalorizados por causa da guerra MEO x NOS Até o Vitória ficaria a perder com a centralização. Agora imagina em 2025, em que ninguém quer pagar tanto (ver caso de França) para ver o Tugão Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 25 Julho 2025 Citação de Petar Musa, há 5 minutos: Fiz este post há uns tempos com dados de 2016 em que os valores estavam sobrevalorizados por causa da guerra MEO x NOS Até o Vitória ficaria a perder com a centralização. Agora imagina em 2025, em que ninguém quer pagar tanto (ver caso de França) para ver o Tugão Esse acordo dos franceses já caiu, a liga acabou a receber apenas 190M (se não estou em erro) no total, que se for contas a merceeiro e baseando que é tudo de igual direito aos 20 clubes, foi dar 9.5M a cada um. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Julho 2025 Citação de Banks29, há 1 minuto: Esse acordo dos franceses já caiu, a liga acabou a receber apenas 190M (se não estou em erro) no total, que se for contas a merceeiro e baseando que é tudo de igual direito aos 20 clubes, foi dar 9.5M a cada um. Porra ainda pior sendo assim Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 25 Julho 2025 Citação de Petar Musa, Agora: Porra ainda pior sendo assim O PSG podia vencer 10x a champions que continuava sem ter "estrelas" que chamem os investidores para aquele campeonato, é o que é. Se forem perguntar se querem investir numa liga com Mbappe, vini, e afins ou até mesmo Haaland, VVD e afins vs Vitinha, Nuno mendes, Donna(?) E se eles têm problemas, imaginem nós. Quem é que quer ver um Diaby Kaboure numa terça-feira as 21h de chuva num campo de batatas que não se pratica futebol ? Mesmo quando há sol, a qualidade das equipas e dos campos é horrível. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 25 Julho 2025 Citação de JFDCamara, há 39 minutos: Bem, vamos lá ao meu rant anual contra as equipas portuguesas. (1)O que é uma estrutura de Europa? É a criação de uma equipa para outro desporto? É que nestas competições europeias joga-se, tipo, futebol, aquilo que qualquer equipa em Portugal que se consegue qualificar para as competições europeias devia conseguir fazer. O Santa Coloma de Andorra acabou de ganhar "fora" a uma equipa ucraniana. (2)É porque têm "estrutura de Europa"? Ah e tal perderam jogadores, ah sim, esse conceito exclusivo para as pequenas equipas portuguesas. As equipas pequenas do resto da Europa nunca perdem jogadores, nem os grandes em Portugal perdem jogadores. Se perdem jogadores que comprem outros com critério, ninguém está a pedir para comprarem wonderkids ou bolas de ouro, está-se a pedir para contratar jogadores para a sua realidade - e até são privilegiados ao contrário de muito clube nessa Europa fora porque até estão num campeonato top 8 e têm o mesmo ou mais dinheiro que muitos deles. Se não conseguem competir com equipas europeias de nível igual/inferior porque "perderam jogadores" então merecem ser descascados sem dúvida nenhuma, isso não é desculpa. Não estou a criticar o Santa Clara ainda porque ainda pode passar a eliminatória e toda a gente tem direito a dias menos bons, mas se não passar aqui estou eu para lhes dar no lombo, seria o quê, a quarta vez em cinco anos que não teríamos nenhuma equipa na Conference (o Braga ainda pode cair para a Conference mas isso seria outro falhanço que não merece crédito)? Isto é, literalmente, estar ao nível de países tipo Letónia, Bósnia-Herzegovina, Irlanda, Islândia, etc, que também já puseram equipas na fase de Grupos/Liga. Respeito o futebol desses países mas (3)temos de ser honestos que a nossa realidade tem de estar muito acima disto. Se os clubes portugueses preferem perder 2/4 jogos das qualificações europeias para poderem não perder 2/4 jogos da liga então peço desculpa mas não merecem jogar nem um nem outro. (1) Já mencionei acima um fator que para nós possa ser irrelevante mas para o rendimento (preparação) de uma equipa pode ser um fator que pese. (2) Secalhar a outra equipa não tem estrutura (?). Não sei, talvez. (3) Bem vindo às desigualdades da Liga Portuguesa, o fosso dos três grandes para o resto é enorme. Mas estaremos aqui para ver a tanta exigência que se tem para com os clubes pequenos quando por exemplo haver um Porto a perder contra um Bodo Glimt. Compartilhar este post Link para o post
Frank Publicado 25 Julho 2025 Coitados dos nossos grandes. Se receberem menos da TV já só vão conseguir comprar 3 jogadores de 20 milhões em vez de 4. Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 25 Julho 2025 Citação de BrunoCardoso, há 1 hora: Recordo-me do Santa Clara andar a ter de treinar no campo onde jogava e andar em campos emprestados para treinar. Ao contrário do que se fala aí, o Varadzin não se fica por '11 vitórias' no campeonato croata, teve apenas 9 derrotas e depois 16 empates. Tantas derrotas como o Dinamo Zagreb por exemplo. Apenas 2 derrotas em casa. Hadjuk e Dinamo não conseguiram ganhar lá. Eu não vejo liga croata para alem do Hadjuk e Dinamo na Europa e ocasionalmente, mas por estes dados não me parece que seja assim um jogo tão fácil, embora não deixa de ser também factual que o nosso campeonato é superior. Só agora é que o Santa Clara está a começar a consolidar e a criar condições infra-estruturais Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 25 Julho 2025 Citação de BrunoCardoso, há 12 minutos: (1) Já mencionei acima um fator que para nós possa ser irrelevante mas para o rendimento (preparação) de uma equipa pode ser um fator que pese. (2) Secalhar a outra equipa não tem estrutura (?). Não sei, talvez. (3) Bem vindo às desigualdades da Liga Portuguesa, o fosso dos três grandes para o resto é enorme. Mas estaremos aqui para ver a tanta exigência que se tem para com os clubes pequenos quando por exemplo haver um Porto a perder contra um Bodo Glimt. 1) Preparar uma época é aparentemente uma coisa que não se pode pedir a uma equipa profissional porque é muito à frente. Não estão a jogar contra o Real Madrid que tem um preparador físico e nutricionista para cada dedo do pé. O campeonato em muitos destes países tem o mesmo calendário que o nosso por isso também não pode ser desculpa. 2) O que é estrutura? Pelo que estou a perceber ao que tu chamas estrutura eu chamo competência. E não, incompetência não é aceitável, é uma desculpa para se normalizar a mediocridade. Perder no futebol e normal e acontece, mesmo com equipas melhores contra piores, não pode é ser a norma. 3) O que é que isto tem a ver com a conversa? Eu estou a dizer que os clubes portugueses têm de estar ao seu nível. Isto inclui os grandes não serem humilhados ao seu nível e os mais pequenos não serem humilhados ao seu nível. O que é que interessa se o clube X tem muito menos recursos que o Porto, eles não jogaram contra o Porto, jogaram contra uma equipa com os mesmos ou ainda menos recursos que eles. Outra tentativa de desculpa que não faz sentido. A prestação dos grandes é e sempre foi discussão, ainda para mais num Portugal cego só com eles, os outros não importam. Ora bem, neste caso até tem piada porque eu sou adepto do Porto e como esse foi o primeiro jogo europeu do ano passado eu até comentei (depois disso devo ter feito num jogo ou outro mas nem valia a pena) portanto vamos lá ver o que eu disse: (este comentário foi no intervalo penso eu) Estava furioso precisamente por estarmos a rodar jogadores neste jogo e a não ter a exigência obrigatória. Para mim não é admissível ir a uma competição europeia, num jogo fora, e ir lá passear, a exigência é para todos, incluindo e, para mim principalmente, o Porto. Sarcasticamente depois concluí: Portanto meses antes desta conversa eu já estava a ter a tal exigência. Seja o Porto, seja o Cascavelheira de Cima, se não estiverem ao nível exigido (cada um tem o seu nível) vão levar nas orelhas. Obrigado por relembrares que tenho a integridade intelectual para continuar a dar nas orelhas a toda a gente que o mereça - sendo que naturalmente eu também o mereço quando faço porcaria ou digo algo errado/estúpido, o que obviamente já aconteceu e vai voltar a acontecer. Se queremos um futebol português melhor temos de redistribuir o dinheiro melhor e erguer mais os clubes pequenos, mas os clubes pequenos têm também que ter a exigência e responsabilidade de eles próprios melhorarem e quererem mais. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 25 Julho 2025 Citação de JFDCamara, há 2 horas: Concordo perfeitamente e estou 300% de acordo que com os direitos centralizados seria melhor para estes clubes (e para a liga portuguesa, ou seja, para todos) e que iam receber mais. Mas é preciso perceber que a exigência tem de mudar. Atenção que não concordo com o que vou dizer agora a seguir mas é para reforçar o ponto: com a centralização dos direitos vamos estar a retirar dinheiro ao grandes (não acredito que nesta fase vão ter o mesmo dinheiro que conseguiriam sozinhos), que nas competições europeias em geral lutam acima das possibilidades, piorando as hipóteses deles competirem, para estar a dar a clubes que lutam abaixo das possibilidades e que perdem com qualquer clube que dê alguma resistência. Em termos internacionais vamos perder o prestígio que os grandes trazem (e portanto dinheiro televisivo) e será que vamos compensar com o facto de que uma equipa pequena em vez de perder com uma equipa de Montenegro deu o salto e perdeu com uma equipa da Eslovénia? Sinceramente acho que todos perdem nesse cenário (menos prestigio -> menos dinheiro -> menos qualidade) /over Com mais dinheiro tem de haver mais responsabilidade, o problema é que não sei se isso vai aparecer. Tem de haver exigência para exigir que um clube esteja ao nível que deve estar, estar a chover dinheiro aumenta o nível artificialmente mas é só torrar dinheiro e não vai haver evolução até a exigência corresponder àquilo que tem de ser e se matar a vitimização e complexo de inferioridade de vez. Só um comentário sobre o que não concordas. Os Grandes lutam acima das suas possibilidades e uma centralização dos direitos iria piorar a sua competitividade e conduziria a uma perda de prestígio internacional do futebol português. Ok, isso até pode ter o seu lado de verdade. No entanto há que perceber com clareza que se Portugal não tiver resultados decentes na Liga Europa e na Conferência o ranking vai derrapar, por muito que os Grandes andem a dar prestígio ao país apurando-se para os oitavos da Champions. Com o ranking a cair os Grandes vão passar a a dar-nos prestígio nas competições inferiores onde o dinheiro não jorra como na Champions arriscando-se, em média, a perder muito mais do que o que se arriscam a perder com a centralização. A centralização dos direitos não é uma varinha mágica. É apenas uma medida que poderia contribuir para aumentar a competitividade média da Liga portuguesa, permitindo aos clubes de média/pequena dimensão melhores condições para fazer prestações decentes nas competições menores, o que alimenta o ranking e facilitaria o acesso dos Grandes à Liga dos Milhões. Mas isto parece muito difícil de entender. Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 25 Julho 2025 Culpar sempre os grandes por resultados vergonhosos dos clubes mais pequenos também já é uma conversa cansada. Se calhar, alguns destes clubes podiam começar a assumir a responsabilidade própria em vez de chutar sempre para canto... 4 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 25 Julho 2025 Eu acho que os direitos não vão resolver grande m*rda, só vai permitir aos pequenos comprar mais tralha sem qualidade para a nossa liga e mais gente a meter dinheiro no bolso. Se grande parte já muda quase 1 plantel inteiro a cada ano, imaginem com mais poder de compra. Mudam o plantel inteiro. Em vez de 3 gajos da 10 divisão italiana, vão buscar 6. A divisão entre os 3/4 grandes só irão reduzir quando os clubes pequenos começarem a comprar menos gente mas com mais qualidade. Talvez em vez de 18 reforços, fossem apenas 7 ou 8 com mais qualidade. Mas pronto, enquanto vierem os caminhões de reforços e mudanças de treinador a cada 2 dias nada vai mudar, quer com direitos de 50M para cada clube ou 1€. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 25 Julho 2025 Citação de Banks29, há 3 minutos: Eu acho que os direitos não vão resolver grande m*rda, só vai permitir aos pequenos comprar mais tralha sem qualidade para a nossa liga e mais gente a meter dinheiro no bolso. Se grande parte já muda quase 1 plantel inteiro a cada ano, imaginem com mais poder de compra. Mudam o plantel inteiro. Em vez de 3 gajos da 10 divisão italiana, vão buscar 6. A divisão entre os 3/4 grandes só irão reduzir quando os clubes pequenos começarem a comprar menos gente mas com mais qualidade. Talvez em vez de 18 reforços, fossem apenas 7 ou 8 com mais qualidade. Mas pronto, enquanto vierem os caminhões de reforços e mudanças de treinador a cada 2 dias nada vai mudar, quer com direitos de 50M para cada clube ou 1€. Ou, ou, ou, aguentam os melhores jogadores mais tempo! Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 25 Julho 2025 Os pequenos querem mais dinheiro para irem para os cafés o dia todo sem fazer nenhum, é o que é. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 25 Julho 2025 Citação de Longineu, há 4 minutos: Ou, ou, ou, aguentam os melhores jogadores mais tempo! Se eles estão a trocar quase plantéis inteiros que melhores é que aguentam mais tempo ? Não há melhores porque são tudo gajos razoáveis de 3 Liga ou no melhor das hipóteses são gajos medianos que deviam estar na 2º liga da Tanzânia. 1 Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 25 Julho 2025 Citação de Banks29, há 1 minuto: Se eles estão a trocar quase plantéis inteiros que melhores é que aguentam mais tempo ? Não há melhores porque são tudo gajos razoáveis de 3 Liga ou no melhor das hipóteses são gajos medianos que deviam estar na 2º liga da Tanzânia. assim não dá para conversar 1 Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 25 Julho 2025 E se o dinheiro servir para melhorar infra estruturas, capacidade de aumentar recursos humanos? não tem necessariamente que ver apenas com comprar mais ou menos jogadores Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 25 Julho 2025 Citação de BrunoCardoso, há 10 horas: Recordo-me do Santa Clara andar a ter de treinar no campo onde jogava e andar em campos emprestados para treinar. Ao contrário do que se fala aí, o Varadzin não se fica por '11 vitórias' no campeonato croata, teve apenas 9 derrotas e depois 16 empates. Tantas derrotas como o Dinamo Zagreb por exemplo. Apenas 2 derrotas em casa. Hadjuk e Dinamo não conseguiram ganhar lá. Eu não vejo liga croata para alem do Hadjuk e Dinamo na Europa e ocasionalmente, mas por estes dados não me parece que seja assim um jogo tão fácil, embora não deixa de ser também factual que o nosso campeonato é superior. Fizeram isso naquela que é, segundo a UEFA, a 21ª melhor liga do continente. É que não tarda puxamos aqui que o campeão de Gibraltar teve 3 empates e 1 derrota em 28 jogos e afinal é uma equipa a ser temida só porque perdeu poucos jogos. E estamos a falar do Santa Clara quando ainda mais vergonhoso é o Braga não ser capaz de ganhar ao segundo classificado do campeonato búlgaro é tão ou mais vergonhoso. Citação de Descartes, há 7 horas: Só um comentário sobre o que não concordas. Os Grandes lutam acima das suas possibilidades e uma centralização dos direitos iria piorar a sua competitividade e conduziria a uma perda de prestígio internacional do futebol português. Ok, isso até pode ter o seu lado de verdade. No entanto há que perceber com clareza que se Portugal não tiver resultados decentes na Liga Europa e na Conferência o ranking vai derrapar, por muito que os Grandes andem a dar prestígio ao país apurando-se para os oitavos da Champions. Com o ranking a cair os Grandes vão passar a a dar-nos prestígio nas competições inferiores onde o dinheiro não jorra como na Champions arriscando-se, em média, a perder muito mais do que o que se arriscam a perder com a centralização. A centralização dos direitos não é uma varinha mágica. É apenas uma medida que poderia contribuir para aumentar a competitividade média da Liga portuguesa, permitindo aos clubes de média/pequena dimensão melhores condições para fazer prestações decentes nas competições menores, o que alimenta o ranking e facilitaria o acesso dos Grandes à Liga dos Milhões. Mas isto parece muito difícil de entender. Os grandes querem saber é da sua árvore e que continue a dar frutos. Se toda a floresta está a arder e têm a árvore em risco é um problema que não lhes interessa enquanto a árvore for dando frutos de vez em quando. E só se vão lembrar disso quando a árvore arder de vez Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 25 Julho 2025 Citação de JohnyM, há 56 minutos: Os grandes querem saber é da sua árvore e que continue a dar frutos. Se toda a floresta está a arder e têm a árvore em risco é um problema que não lhes interessa enquanto a árvore for dando frutos de vez em quando. E só se vão lembrar disso quando a árvore arder de vez Compartilhar este post Link para o post
Mwangaza Publicado 31 Julho 2025 Hoje não há tantos comentários. Bem o Santa Clara em seguir em frente. 3 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 31 Julho 2025 Citação de Mwangaza, há 1 hora: Hoje não há tantos comentários. Bem o Santa Clara em seguir em frente. Santa Clara a fazer o que lhe compete Interessante que (e de novo) em comparacao com o passado, onde seria muito raro encontrar uma equipa inferior numa eliminatoria mais avancada, tanto o Larne (que basicamente 'e uma equipa das regionais de Inglaterra) e o Pristina (do campeonato do Kosovo onde nem precisamos de dizer mais) seram inferiores a estes croatas. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 31 Julho 2025 Citação de Mwangaza, há 2 horas: Hoje não há tantos comentários. Bem o Santa Clara em seguir em frente. Quer o Santa Clara quer o Braga tinham obrigação de ter resolvido isto na primeira mão e hoje gerir esforço de jogadores Compartilhar este post Link para o post