Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Eden Hazard

Rúben Dias, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo na lista da Bola de Ouro

Publicações recomendadas

Citação de Alvin Kamara, há 36 minutos:

Também ficaria bem entregue? Eu cá acho é que se não for para ele é mal entregue.

O Lewa marcou uma catrefada de golos, é verdade. Mas a nível coletivo, cumpriu os mínimos.

Em comparação com o Messi, o argentino tem a vantagem de ter ganho um troféu continental.

Mais facilmente dava ao Jorginho do que ao Lewa, apesar de eu ter o estigma de nunca achar que joga atrás da linha de meio campo os melhores do mundo 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 2 horas:

Só agora reparei que o Chiesa não está nomeado. O gajo ainda por cima explodiu precisamente a partir de Janeiro. Absolutamente ridiculo, facilmente o metia á frente de 10 ou 15 nomes dessa lista.

Concordo.
A Copa América ganhou uma importância fenomenal este ano, curioso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 21 minutos:

Concordo.

Porque era um dos únicos troféus que faltava a um dos crónicos candidatos a isto. Da mesma forma que o Euro 2016 também catapultou o Ronaldo para a vitória, mais do que qualquer outro aspecto individual.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 3 horas:

Quando não a ganhava era sempre usada para justificar uma potencial não atribuição da Bola de Ouro. Que não tinha título na seleção, que falhava na hora do troféu e mais um sem  número de disparates . Tendo em conta que agora o lado da barricada é outro, deduz se que o discurso se adapta à nova realidade.

De qualquer das formas eu devo ter visto uma CA diferente, porque a que vi resultou nisto :

Não me recordo de nada disso. Quando não ganhava era para justificar um falhanço pela seleção, que é diferente. Era um título que faltava para completar o fabuloso palmarés que conquistou e nada tinha a ver com troféus individuais. 

As BO que o Messi não ganhou foram bem entregues aos vencedores, mesmo se ele ganhasse alguma Copa com a Argentina nesses anos.

O Chile ganhou duas CA's seguidas e não me recordo de ver alguém a dizer que qualquer um deles merecia lutar pela BO por causa disso. E foi um feito muito maior do que este.

Acompanho futebol há sensivelmente 20 anos e acho que é a primeira vez que se usa tanto esta competição para um prémio destes. Não me recordo de ver nada parecido noutro ano qualquer. 

• Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 12 minutos:

Porque era um dos únicos troféus que faltava a um dos crónicos candidatos a isto. Da mesma forma que o Euro 2016 também catapultou o Ronaldo para a vitória, mais do que qualquer outro aspecto individual.

Catapultou não, confirmou, o Euro que é tremendamente mais difícil que a Copa América só serviu para não deixar duvidas sobre o possível vencedor.
O Ronaldo em 2016 além do Euro ganhou a Champions sendo o melhor marcador, ficou em 2º na Liga, e acabou a época com participação direta em 65 golos (51G + 14A) em 48 jogos pelo Real...

Editado por Axadrezado
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 2 minutos:

Catapultou não, confirmou, o Euro que é tremendamente mais difícil que a Copa América só serviu para não deixar duvidas sobre o possível vencedor.
O Ronaldo em 2016 além do Euro ganhou a Champions sendo o melhor marcador, ficou em 2º na Liga, e acabou a época com participação direta em 65 golos (51G + 14A) em 48 jogos pelo Real...

Que, mesmo depois disso tudo, ainda existiam. Porque, tal como em todos os anos, este prémio sempre se atribuiu pela narrativa criada em torno do vencedor ao longo do ano e, mais especificamente, nas semanas decisivas da temporada (por vezes, até depois disso).

Dentro da narrativa criada, as grandes competições de selecções (e a Copa America não o é, mas este ano ganha uma importância adicional por ser o primeiro grande troféu internacional da carreira de um dos dois estarolas, e é isso que para mim é perfeitamente natural no caso deles) sempre tiveram um peso estupidamente brutal nestas coisas. Basta olhar para o vencedor de 2018, para irmos ao exemplo mais ridículo de todos, ou para a possível integração do Jorginho no pódio este ano (sou mega fã dele, mas ele e muitos outros como ele não pertencem a estas conversas).

O Messi, além de se encontrar apenas equiparado ao Lewa nas estatísticas individuais, ainda tem esse título e essa narrativa do seu lado. É provável que não vença e que acabe mesmo por ir para o Lewa mas isso, não sendo de todo injusto, parece-me que será mais uma compensação por 2020 (onde lhe deviam ter dado o prémio, mesmo que com um asterisco) do que propriamente uma genuína vitória pelo que fez em 2021.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 19 minutos:

Não me recordo de nada disso. Quando não ganhava era para justificar um falhanço pela seleção, que é diferente. Era um título que faltava para completar o fabuloso palmarés que conquistou e nada tinha a ver com troféus individuais. 

As BO que o Messi não ganhou foram bem entregues aos vencedores, mesmo se ele ganhasse alguma Copa com a Argentina nesses anos.

O Chile ganhou duas CA's seguidas e não me recordo de ver alguém a dizer que qualquer um deles merecia lutar pela BO por causa disso. E foi um feito muito maior do que este.

Acompanho futebol há sensivelmente 20 anos e acho que é a primeira vez que se usa tanto esta competição para um prémio destes. Não me recordo de ver nada parecido noutro ano qualquer. 

Pois, eu recordo me deixa la.

Quem era suposto ganhar pelo Chile? O Alexis? O Vidal? Nao se trata de dar "tamanho extra" á copa america, o Messi vencendo não é pela copa America, é porque voltou a fazer um ano civil fabuloso ( não é de melhor do mundo lol le se com cada coisa por aqui) e no meio disso ganhou uma competição internacional com a sua seleção, coisa que durante 10 anos pareceu ser o unico barometro para medir a sua carreira

Não estamos a falar de um iniesta que fez menos de 20 jogos pelo Barcelona em 2010 e havia gente a defender a bola de ouro para ele pelo europeu + golo na final. Estamos a falar de alguém que volta a ter estatisticas absurdas ( e ja nem vou entrar no caminho de ter sido na pobreza do barcelona que foi ) e ainda tem o título com a seleção a separa lo dos outros. Estranho mesmo é um titulo de seleção meter outros jogadores na rota da bola de ouro (jorginho style) e esta CA de repente parece que não existiu e não contou para nada. Isso é que eu também nunca tinha visto, sou te sincero.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 33 minutos:

Mesmo que o Ronaldo não tivesse ganho o Euro era impossível não ganhar a Bola de Ouro a partir do momento em que ganhou a champions e com registos que para além dele, nunca se viram sequer na história do futebol. O que conquistar o Euro fez foi com que o Ronaldo ficasse com o recorde de pontos numa entrega do prémio que foi o que acabou de acontecer. 

Citação de Poeira, há 21 minutos:

Que, mesmo depois disso tudo, ainda existiam. Porque, tal como em todos os anos, este prémio sempre se atribuiu pela narrativa criada em torno do vencedor ao longo do ano e, mais especificamente, nas semanas decisivas da temporada (por vezes, até depois disso).

Dentro da narrativa criada, as grandes competições de selecções (e a Copa America não o é, mas este ano ganha uma importância adicional por ser o primeiro grande troféu internacional da carreira de um dos dois estarolas, e é isso que para mim é perfeitamente natural no caso deles) sempre tiveram um peso estupidamente brutal nestas coisas. Basta olhar para o vencedor de 2018, para irmos ao exemplo mais ridículo de todos, ou para a possível integração do Jorginho no pódio este ano (sou mega fã dele, mas ele e muitos outros como ele não pertencem a estas conversas).

O Messi, além de se encontrar apenas equiparado ao Lewa nas estatísticas individuais, ainda tem esse título e essa narrativa do seu lado. É provável que não vença e que acabe mesmo por ir para o Lewa mas isso, não sendo de todo injusto, parece-me que será mais uma compensação por 2020 (onde lhe deviam ter dado o prémio, mesmo que com um asterisco) do que propriamente uma genuína vitória pelo que fez em 2021.

2018 para mim foi um claro caso de "voter fatigue". Viram uma oportunidade para finalmente terem alguns argumentos para dar a outro que não os 2 ETs. Eu adoro o Modric mas aquilo foi bem roubadinho.

Este ano é interessante porque acho que por ironia das ironias, por em 2020 terem cancelado um prémio que ia ser claramente para o Lewa, isso criou uma narrativa que o pode ajudar este ano a ganhar. Por mim nem precisava disso porque os números são absolutamente estratosféricos, mas tens toda a razão que a narrativa neste tipo de prémios é quase tão importante como o lado futebolístico. O top 2 parece-me claro, acho que o Jorginho acabará por fechar o pódio mas não me surpreenderia ver ali o Ronaldo por exemplo.

Já agora falando do Jorginho, eu sou o primeiro a defender que os titulos coletivos têm sempre de ter imensa importância em prémios destes quando há muita gente que acha que não deviam, mas eu defendo que são importantes quando há jogadores que, a nível individual, catapultaram as suas equipas para que conseguissem os mesmos. O Jorginho estar nesta discussão é para mim a primeira vez em que os titulos coletivos justificam a totalidade de uma presença tão alta e olha que não me chocava se ele até acabasse por ser um "sneaky" vencedor...E acho isso estapafúrdico. Eu gosto imenso do Jorginho mas não foi o melhor jogador do Chelsea nem da selecção, por amor de deus.

Citação de Axadrezado, há 1 hora:

Concordo.

E o Kimmich é outro que eu metia ali com relativa facilidade mas o caso do Chiesa surpreende-me imenso, não percebo.

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 28 minutos:

2018 para mim foi um claro caso de "voter fatigue". Viram uma oportunidade para finalmente terem alguns argumentos para dar a outro que não os 2 ETs. Eu adoro o Modric mas aquilo foi bem roubadinho.

Este ano é interessante porque acho que por ironia das ironias, por em 2020 terem cancelado um prémio que ia ser claramente para o Lewa, isso criou uma narrativa que o pode ajudar este ano a ganhar. Por mim nem precisava disso porque os números são absolutamente estratosféricos, mas tens toda a razão que a narrativa neste tipo de prémios é quase tão importante como o lado futebolístico. O top 2 parece-me claro, acho que o Jorginho acabará por fechar o pódio mas não me surpreenderia ver ali o Ronaldo por exemplo.

Já agora falando do Jorginho, eu sou o primeiro a defender que os titulos coletivos têm sempre de ter imensa importância em prémios destes quando há muita gente que acha que não deviam, mas eu defendo que são importantes quando há jogadores que, a nível individual, catapultaram as suas equipas para que conseguissem os mesmos. O Jorginho estar nesta discussão é para mim a primeira vez em que os titulos coletivos justificam a totalidade de uma presença tão alta e olha que não me chocava se ele até acabasse por ser um "sneaky" vencedor...E acho isso estapafúrdico. Eu gosto imenso do Jorginho mas não foi o melhor jogador do Chelsea nem da selecção, por amor de deus.

2018 foi o ano em que o Ronaldo saiu do Real Madrid, e mais não é preciso dizer. Dar o prémio ao Modric foi aparvalhar de vez a credibilidade das coisas.

Criou, mas isso não faz com que seja muito correcto dar-lhe o prémio em 2021 à boleia do que fez em 2020 (onde, além do registo individual, tinha os títulos colectivos como um forte reforço de candidatura). Os números... são o que são, os dois ETs banalizaram completamente esse critério neste século. E o Messi também os tem.

Do meio-campo para trás, ou o jogador marca um impacto brutal no futebol a nível individual e ainda tem os títulos colectivos para o resguardar, ou esta discussão não é para ele. Não vale a pena tentar inventar a roda aqui: o objectivo primordial do jogo são os golos e quem os faz de forma regular e decisiva, valendo por si só vitórias e títulos, partirá sempre com vantagem.

O Jorginho até pode pertencer ao pódio pelo reconhecimento de um grande jogador que este ano venceu tudo o que podia vencer. Mas vencer a Bola de Ouro seria outra parvoíce de um nível inacreditável. E quem diz ele, diz um Kanté, por exemplo. Isto já nem indo à própria presença do Azpilicueta ou do Kjaer na lista porque pronto, vê-se a milhas o porquê de lá estarem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 5 horas:

Para mim Lewa. Nem há dúvidas. 

Quem é que lewa? Não percebi.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 27 minutos:

2018 foi o ano em que o Ronaldo saiu do Real Madrid, e mais não é preciso dizer. Dar o prémio ao Modric foi aparvalhar de vez a credibilidade das coisas.

Criou, mas isso não faz com que seja muito correcto dar-lhe o prémio em 2021 à boleia do que fez em 2020 

É uma narrativa que creio que o vai ajudar porque acho que seja qual o vencedor vai ser bastante equilibrado, acredito que lhe vai dar votos que se calhar se tivesse ganho o ano passado este ano não os teria.

Dito isto ele não precisa de narrativa nenhuma, bota de ouro com 41 golos em 29 jogos, 48 golos em 40 jogos na temporada, melhor marcador do ano civil, mais contribuições para golo do ano civil e 3 títulos coletivos. A ganhar, devia de ser a segunda consecutiva porque tem sido o jogador mais determinante e consistente do mundo de há 2 anos para cá.

Editado por DS7
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 5 horas:

Quando não a ganhava era sempre usada para justificar uma potencial não atribuição da Bola de Ouro. Que não tinha título na seleção, que falhava na hora do troféu e mais um sem  número de disparates . Tendo em conta que agora o lado da barricada é outro, deduz se que o discurso se adapta à nova realidade.

Muito gostas de trazer essa discussão à baila 😁

Tal como das outras vezes, volto a reiterar que isso é normal para jogadores como o Messi ou o Ronaldo. Atingiram um nível em que é esperado deles que ganhem coisas. Vencendo-as, já era esperado que o fizessem porque é isso que candidatos ao patamar de GOATs fazem; não as vencendo, é mais uma mancha na carreira.

No caso do Messi ainda é pior, porque a Argentina regularmente chega a finais da Copa América (mesmo não as vencendo, o que ainda prejudica mais o Messi) e cada desaire era mais uma desilusão.

De certa forma, e avaliando apenas pelo factor individual, Messi e Ronaldo têm mais a perder do que a ganhar no seu estatuto nestas competições. Claro que isto não é culpa deles, mas é como as coisas são.

Por comparação, olha o Modric. Bastou-lhe fazer um bom Mundial que nem venceu para chegar à Bola de Ouro e ter ido à final com a Croácia até foi um forte argumento para isso. No caso de Messi e Ronaldo seria um ponto contra eles porque não venceram.

É uma questão de gestão de expectativas.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 32 minutos:

É uma narrativa que creio que o vai ajudar porque acho que seja qual o vencedor vai ser bastante equilibrado, acredito que lhe vai dar votos que se calhar se tivesse ganho o ano passado este ano não os teria.

Dito isto ele não precisa de narrativa nenhuma, bota de ouro com 41 golos em 29 jogos, 48 golos em 40 jogos na temporada, melhor marcador do ano civil, mais contribuições para golo do ano civil e 3 títulos coletivos. A ganhar, devia de ser a segunda consecutiva porque tem sido o jogador mais determinante e consistente do mundo de há 2 anos para cá.

41 golos que "só" bateram o recorde de golos na Liga. Também esteve a 1 ou 2 golos de ter a melhor média de golos por jogo numa liga top 5. Eu não duvido nada que é para o Lewy este ano, tal como teria sido o ano passado se tivesse havido prémi

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Lewa não ganha isto... É que nem acho que seja por pouco sinceramente.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruno Fernandes revitalizou um Manchester United que estava adormecido, tem sido uma figura de proa na Premier league e continua com um registo de golos e assistencias absurdo. Tem que ser dele.

O facto do Sporting receber uns milhões de objectivos por causa disso não influencia em nada a minha opinião. Nada mesmo!

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

O Bruno Fernandes revitalizou um Manchester United que estava adormecido, tem sido uma figura de proa na Premier league e continua com um registo de golos e assistencias absurdo. Tem que ser dele.

O facto do Sporting receber uns milhões de objectivos por causa disso não influencia em nada a minha opinião. Nada mesmo!

Epá, depois deste post altamente fundamentado, também quero mudar a minha opinião sobre o tema. Bruno em 1º, sem dúvida alguma!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 56 minutos:

Em causa está o 2º lugar, o Bruno tem que ser o vencedor.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

Tem que ir para o messi, o jogador mais consistente

o resto é baixar o nível do prémio 

Mais consistente tem sido o Lewa, sinceramente nem sei onde estão as dúvidas, o Messi merece estar no top-3, só.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 1 hora:

Bora Bruno!!! 

O Sporting recebe só se ele ganhar? tinha ideia que se estivesse nomeado também ganhava qualquer coisita

Top 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gorki, há 1 hora:

Bora Bruno!!! 

O Sporting recebe só se ele ganhar? tinha ideia que se estivesse nomeado também ganhava qualquer coisita

Acho que é no top 3, mas ele merece o trofeu! E não tem nada a ver com os milhoes que recebe, só sei essa informação por acaso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, Em 08/10/2021 at 23:21:

Pois, eu recordo me deixa la.

Quem era suposto ganhar pelo Chile? O Alexis? O Vidal? Nao se trata de dar "tamanho extra" á copa america, o Messi vencendo não é pela copa America, é porque voltou a fazer um ano civil fabuloso ( não é de melhor do mundo lol le se com cada coisa por aqui) e no meio disso ganhou uma competição internacional com a sua seleção, coisa que durante 10 anos pareceu ser o unico barometro para medir a sua carreira

Não estamos a falar de um iniesta que fez menos de 20 jogos pelo Barcelona em 2010 e havia gente a defender a bola de ouro para ele pelo europeu + golo na final. Estamos a falar de alguém que volta a ter estatisticas absurdas ( e ja nem vou entrar no caminho de ter sido na pobreza do barcelona que foi ) e ainda tem o título com a seleção a separa lo dos outros. Estranho mesmo é um titulo de seleção meter outros jogadores na rota da bola de ouro (jorginho style) e esta CA de repente parece que não existiu e não contou para nada. Isso é que eu também nunca tinha visto, sou te sincero.

Como assim? Todas as BO do Messi foram justíssimas e nada estavam relacionadas com a Copa América. As pessoas "cascavam" nele pela ausência de títulos na seleção, por "falhar" nos momentos decisivos e, até este ano, ao contrário do Ronaldo, não ter completado o seu legado com um título pelo seu país e por claudicar em várias finais com o mesmo.

A analogia com o Chile é pelo facto de não ser comum, em qualquer circunstância, nem no caso do Chile, nem no caso do Uruguai (2011), utilizar-se a CA como argumento para qualquer prémio individual deste calibre. Até podia ser um regen qualquer duma Venezuela a marcar 10 golos em cada jogo, 20 golos na final, e mesmo assim nunca estaria cotado para prémios desta dimensão, por se tratar da CA. 

Como explicaram ai atrás, é mais pela narrativa, que joga a favor do Messi neste contexto.

O Messi fez um excelente ano, mas, se analisar o rendimento individual, o Lewandowski esteve a um nível surreal.

Para todos os efeitos, ficou em 3º em um campeonato conquistado pelo Atlético e, em fevereiro, arrumou logo na competição mais importante para este tipo de prémios, com uma goleada na primeira mão.

Vamos ser sérios, há sempre excelentes jogadores em equipas que ficam no top4 dos seus campeonatos e nem sequer chegam às fases finais da Liga dos Campeões e, por razões óbvias, nunca são tidos em conta para a BO.

Não estou a ver de que forma este prémio possa ser entregue a alguém que não o Lewa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...