Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

«Até aos 17 anos não devia haver campeonatos: a campeonite não é benéfica»

Publicações recomendadas

Citação de Puto Perdiz, há 59 minutos:

e quem foi ao mar perdeu o lugar

nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

(e que por acaso até é a minha opinião quanto ao tema do tópico)

Compartilhar este post

Link para o post

Depois do sucesso da criação das equipas B com a sua inserção(é assim?!) na 2ª liga criando um estimulo competitivo muito superior aos putos dando os frutos que já deu esta opinião do sujeito da noticia é uma não questão. 

Se não houve competição e aquela implementação daquela mentalidade do querer ganhar desde pequenos o a nossa formação seria tipo o plantel do Benfica esta época (tirando Darwingol ofc) cheio de con*s moles em que ganhar ou perder é igual e no final do mês levam o deles para casa e muitos talentos seriam perdidos tipo Paím por estarem-se a cagar para o futebol. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Este rapaz é diretor técnico do Benfica? Eu teria ficado mais impressionado se, para suportar a tese de que a campeonite não é benéfica, dissesse que não deveriam ser permitidas transferências de jogadores até aos 17 anos. Se dissesse que deveria haver um modelo de justa compensação que permitisse melhorar as condições de treino e qualificação de técnicos dos clubes mais modestos. Se dissesse que deveria haver um plano de ação para criar condições decentes de acesso ao futebol que diminuísse as assimetrias regionais.

Tudo isto seria muito mais interessante. Muito mais do que ter o Diretor Técnico do clube que fez da conquista da Youth European League um acontecimento mediático a nível nacional a falar sobre campeonites...

Editado por Descartes
  • Like 7
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 44 minutos:

Este rapaz é diretor técnico do Benfica? Eu teria ficado mais impressionado se, para suportar a tese de que a campeonite não é benéfica, dissesse que não deveriam ser permitidas transferências de jogadores até aos 17 anos. Se dissesse que deveria haver um modelo de justa compensação que permitisse melhorar as condições de treino e qualificação de técnicos dos clubes mais modestos. Se dissesse que deveria haver um plano de ação para criar condições decentes de acesso ao futebol que diminuísse as assimetrias regionais.

Tudo isto seria muito mais interessante. Muito mais do que ter o Diretor Técnico do clube que fez da conquista da Youth European League um acontecimento mediático a nível nacional a falar sobre campeonites...

Há poucos dias, falei com um gajo que estava todo orgulhoso que tinha conseguido agenciar um miúdo de 15 a os e já ia na próxima época para uma grande equipa de Portugal.

É um miúdo de 15 anos! Fiquei chocado 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 4 horas:

Há poucos dias, falei com um gajo que estava todo orgulhoso que tinha conseguido agenciar um miúdo de 15 a os e já ia na próxima época para uma grande equipa de Portugal.

Chocado fico eu quando o Sp.Braga vem à equipa que treino tirar 1 miúdo, chamou mais 4 para treino integrado e ainda vai levar pra próxima época um menino de 12 anos.   (Distrito de Setúbal)

E isto é a nova normalidade na formação, aspeto que o Descartes referiu.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me que o problema não está em que o scouting funcione desde muito cedo e que os miúdos possam ir para contextos mais exigentes. Parece-me claro que o constrangimento ajuda a que se tornem melhores, e ser sempre o melhor é muito pouco interessante na perspectiva do crescimento. É fundamental a perspectiva de ir ao banco porque há jogadores de qualidade parecida, é fundamental poder perder um jogo porque de repente está nos nacionais e não na distrital e, genericamente, acho que todos podemos assumir que nesses clubes existem melhores meios de trabalho e treinadores. Em função disto, é lógico que o futebol e os melhores jogadores ganham por ir para clubes melhores.

Isto é diferente, contudo, de ser só pegar e andar, sem compensações para os clubes mais pequenos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 7 horas:

Parece-me que o problema não está em que o scouting funcione desde muito cedo e que os miúdos possam ir para contextos mais exigentes. Parece-me claro que o constrangimento ajuda a que se tornem melhores, e ser sempre o melhor é muito pouco interessante na perspectiva do crescimento. É fundamental a perspectiva de ir ao banco porque há jogadores de qualidade parecida, é fundamental poder perder um jogo porque de repente está nos nacionais e não na distrital e, genericamente, acho que todos podemos assumir que nesses clubes existem melhores meios de trabalho e treinadores. Em função disto, é lógico que o futebol e os melhores jogadores ganham por ir para clubes melhores.

Isto é diferente, contudo, de ser só pegar e andar, sem compensações para os clubes mais pequenos.

Todos os anos vejo miúdos a sair do Vitória para os grandes e em algumas situações com valores surreais, ao qual o Vitória não pode combater. Por outro lado, o Vitória também vai buscar jogadores a clubes mais modestos, embora aqui a situação altera-se pelo facto de não terem que pagar por eles, porque vem de clubes pequenos. Acho que deveria haver mecanismos para proteger os clubes, ou então ganharem alguma contra-partida financeira, por exemplo.

Sobre o haver campeonatos, acho que não são o real problema. É competição, competição trás crescimento e evolução aos miúdos. E também aos treinadores, para evoluírem e tornarem-se melhores. Muita das vezes o real problema são os pais pela pressão que metem aos miúdos e alguns clubes também não ajudam à festa. Uma altura um pai publicou um video do filho a correr à chuva na estrada e ele no carro a andar ao lado dele a filmar. Um miúdo de 10/11 anos. Imagine-se a pressão que deve fazer ao miúdo.

Editado por BrunoCardoso
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa ideia seria limitar o número de "transferências". 

O Sporting em infantis chega ao Casa Pia e leva 3 jogadores, no Fófó leva 4, no Real leva 2, e no Sacavenense leva 5. 

Havia um limite para o clube que vai buscar que só poderia inscrever 5 jogadores por época, e aqui já fica "limitado" a escolher realmente o jogador e não no modelo actual em que levam "pacotes" de alguns clubes para ver qual resulta, chegam aos juvenis e lá "deixam cair" os que não evoluíram como pensavam.

Principalmente para os estarolas, porque o que acontecia pré-covid não era nada. Penso que o Sporting chegou a ter 3 plantéis de infantis e iniciados. Isto não é formação.  

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 14 minutos:

Principalmente para os estarolas, porque o que acontecia pré-covid não era nada. Penso que o Sporting chegou a ter 3 plantéis de infantis e iniciados. Isto não é formação.  

Só 3? Iniciados são 5 equipas inscritas (e não conto com a equipa feminina aqui). Infantis com futebol 7 e futebol 9 deve ser igual ou mais

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 3 minutos:

Só 3? Iniciados são 5 equipas inscritas (e não conto com a equipa feminina aqui). Infantis com futebol 7 e futebol 9 deve ser igual ou mais

É vergonhoso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 2 horas:

Citação de Jimpo, há 2 horas:

O Sporting em infantis chega ao Casa Pia e leva 3 jogadores, no Fófó leva 4, no Real leva 2, e no Sacavenense leva 5. 

Havia um limite para o clube que vai buscar que só poderia inscrever 5 jogadores por época, e aqui já fica "limitado" a escolher realmente o jogador e não no modelo actual em que levam "pacotes" de alguns clubes para ver qual resulta, chegam aos juvenis e lá "deixam cair" os que não evoluíram como pensavam.

Sim, têm várias equipas dentro do mesmo escalão. Fora que se formos contar com aquelas escolinhas, ainda são muito mais. É que essas escolas fazem prospeção para o clube, mesmo que nunca chegue a ir para a academia principal. Por exemplo, o Benfica tem uma escola em Fafe e Braga, por ano vai sempre buscar miúdos idades com 7/8/9/10 anos, ficam lá até a uma idade que possam ir lá para baixo, se o miúdo tiver qualidade vai, se não é dispensado. Tive um miúdo o ano passado que vieram busca-lo com 6 anos. Oferecem equipamento e os pais iludem-se. 

Isso está incontrolável, é concorrência desleal na minha opinião, mas também quem comanda quer lá saber, porque os interesses de quem interessam estão salvaguardados.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a escola funciona como franchising do que me lembro. Pagas um X para ter o nome do clube para atrair os pais iludidos. 

No meu tempo, os putos que iam para essas escolas eram fracos. Os tempos mudam então. 

Compartilhar este post

Link para o post

Nao confundir escolas que funcionam como franchising ( Escolas academia sporting ou geraçoes benfica) que há imensas espalhadas pelo pais, com os centros de formaçao e treino em locais estrategicos.

Editado por carlos99

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 horas:

Tenho quase a certeza que já existe limite máximo de transferência na formação entre clubes, se não estou em erro, podes ir buscar até ao máximo de 3 jogadores ao mesmo clube sem teres de pagar multa, a partir desse número, é multa, o problema é que muitas vezes o valor compensa.

Citação de Jimpo, há 4 horas:

Mas a escola funciona como franchising do que me lembro. Pagas um X para ter o nome do clube para atrair os pais iludidos. 

No meu tempo, os putos que iam para essas escolas eram fracos. Os tempos mudam então. 

Citação de carlos99, há 1 hora:

Nao confundir escolas que funcionam como franchising ( Escolas academia sporting ou geraçoes benfica) que há imensas espalhadas pelo pais, com os centros de formaçao e treino em locais estrategicos.

Já não é bem assim, As Escolas Academia e as gerações Benfica, apesar de franchisings já funcionam de forma bem satisfatória na prospeção e retenção de talento. São cada vez mais equipas e escalões que vão retendo o maior talento disponível na zona e facilitam para crl o recrutamento aos grandes que assim têm logo os miúdos identificados e colocados num contexto que eles dominam.
Hoje em dia já não só os pagantes que têm espaço nestas escolas, há muito talento que vai lá parar e depois acaba escoado para os polos, porque além da capacidade de atração pelo nome, também esses franchises fazem prospeção e conseguem agarrar miúdos por causa do nome e da cada vez mais crescente integração no universo Sporting ou Benfica.

O problema da formação em Portugal, continua a ser o mesmo do meu tempo e não está relacionado com campeonatos, escolas franchisings ou que quer que seja.
Está relacionado com o facto de não existir um número máximo de equipas por escalão que cada clube pode ter e isso permite aos maiores clubes não só sugar tudo o que é atleta mas como inscrever 5 ou 6 equipas com miúdos que podiam estar a contribuir para o crescimento de outros da mesma idade e de um clube mais modesto.
A solução não é acabar com a competição, nunca foi, e a solução do Couceiro com a AFL para os escalões até infantis melhorou 0 nesse aspeto.
A solução passa por limitar os atletas inscritos, o número de equipas criadas, e colocar um sistema de compensação minimamente justo e tabelado sobre a transferência destes mesmos miúdos. 
Acabar com a competição só dá jeito ao Benfica, Sporting e outros que tais, que ganham ainda mais facilidade em recrutar e reter miúdos sem sequer lhes ser preciso proporcionar um ambiente competitivo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, Em 13/05/2022 at 21:01:

eu lembro-me de os grandes andarem "à estalada" por miúdos de 9 ou 10 anos, quanto mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...