Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[Futsal] Champions League - Final 4

Publicações recomendadas

yaq0FDd.png

Equipas

PxvVVJ4.png Mallorca Palma Futsal

Spoiler

Road to the finals

• Main round Group 1 winners (W11-5 vs Sporting Paris, D2-2 vs Kairat Almaty, D2-2 vs Sporting Anderlecht Futsal)
  • Elite round Group B winners (W8-2 vs Dobovec, W5-0 vs Piast Gliwice, W2-1 vs Novo Vrijeme Makarska)
  • Top scorer: Hossein Tayebi 5
  • Previous best: Debut European season

In brief: Squad includes Mario Rivillos, a 2017 winner and 2016 runners-up with Inter FS as well as 2018 bronze-medallist with Barça, as well as other players with finals experience in Tayebi (Kairat, 2017 third place & 2019 runners-up; Benfica, 2021 quarter-finals & 2022 third place), Chaguinha (Benfica, 2016 third place) and Marlon (Inter FS, 2019 fourth place). Palma have never won a major title, having been last season's Spanish league runners-up and 2015/16 Copa del Rey finalists, but neither had Ekaterinburg when they claimed the European crown in 2007/08.

2dOS6KK.png SL Benfica

Spoiler

Road to the finals

• Main round Group 4 winners (W3-1 vs Haladas, W4-1 vs Uragan Ivano-Frankivsk, W8-1 vs United Galati)
  • Elite round Group C winners (D3-3 vs Chrudim, W6-0 vs Luxol St. Andrews, W2-1 vs Kairat Almaty)
  • Top scorer: Vinicius Rocha 7
  • Previous best: winners (2010)
  • 2021/22: third place (L4-5aet vs Barça, W5-2 vs ACCS)
  • Semi-final record: W1 L3

Final tournament/two-legged final appearances:

• 2022: third place
  • 2021: quarter-finals
  • 2016: third place
  • 2011: fourth place
  • 2010: winners, hosts (W 3-2 aet vs Inter FS, Lisbon)
  • 2004: runners-up ( L5-7 agg vs Inter FS, two legs)

In brief: Aiming to join Portuguese rivals Sporting on two titles; runners-up in 2003/04 and winners in 2009/10 as hosts, they have lost three semi-finals since their home Lisbon triumph. Their squad includes several players among the winners of UEFA Futsal EURO 2018 and 2022, the 2021 FIFA Futsal World Cup and 2022 Futsal Finalissima with Portugal in André Sousa, Afonso Jesus and Bruno Coelho. Coach Pulpis left in March, replaced by Mário Silva (who was assistant to Joel Rocha at the Eagles from 2014 to 2021).

yS6jVrH.png Sporting Anderlecht Futsal

Spoiler

Road to the finals

• Main round Group 1 runners-up (D2-2 vs Kairat Almaty, W4-0 vs Sporting Paris, D2-2 vs Mallorca Palma Futsal)
  • Elite round Group D winners (W3-2 vs Futsal Pula, D5-5 vs Barça, W9-0 vs United Galati)
  • Top scorer: Diogo 5
  • Previous best: Elite round
  • 2021/22: Elite round

In brief: Rebranded from Halle-Gooik, who reached the elite round on five out of six entries before their summer merger with football's Anderlecht, and pipped Barça on goal difference having come back from 5-2 down to draw their direct encounter. Now hoping to emulate 2004/05 winners Action 21 Charleroi, who were also Belgium's previous finals contenders when they reached the first four-team showpiece in 2006/07. Their experienced squad includes several with finals experience including Diogo, a two-time runner-up with Sporting CP, as well as 2016 FIFA Futsal World Cup winner Maximiliano Rescia of Argentina, Coach Luca Cragnaz, once a top goalkeeper, recently signed a new contract until 2026

2dOS6KK.png Sporting CP

Spoiler

Road to the finals

• Main round Group 2 winners (W5-3 vs Futsal Pula, W7-1 vs Ayat, W7-0 vs Novo Vrijeme Makarska)
  • Elite round Group A winners (W4-2 vs Loznica-Grad 2018, W4-2 vs Uragan Ivano-Frankivsk, W5-0 vs Città di Eboli)
  • Top scorers: Hugo Neves, Anton Sokolov 5
  • Previous best: winners (2019, 2021)
  • 2021/22: runners-up (L0-4 vs Barça)
  • Semi-final record: W6 L3

Previous final tournament appearances

• 2022: runners-up: (L 0-4 vs Barça, Riga)
  • 2021: winners (W 4-3 vs Barça, Zadar)
  • 2019: winners (W 2-1 vs Kairat, Almaty)
  • 2018: runners-up (L 2-5 vs Inter FS, Zaragoza)
  • 2017: runners-up (L 0-7 vs Inter FS, Almaty)
  • 2015: third place, hosts
  • 2012: fourth place
  • 2011: runners-up (L 2-5 vs Montesilvano, Almaty)
  • 2002: semi-finalists, hosts

In brief: Been in the final five times in six years, with a squad containing the core of the side who won UEFA Futsal EURO 2018 and 2022, the 2021 FIFA Futsal World Cup and 2022 Futsal Finalissima with Portugal. In the post-2006/07 finals for the ninth time, equalling the record of Barça and Kairat, and technically are setting a new mark of ten having also hosted the one-off eight-team showpiece in the inaugural edition of 2001/02.

Jogos

Meias-Finais
5 de maio:

• 17:00 - Sporting Anderlecht x Sporting CP 259_micrologo.png
  • 20:00 - Mallorca Palma Futsal x SL Benfica 259_micrologo.png

3º/4º Lugar
7 de maio:

• 16:00 - D1 x D2 259_micrologo.png

Final
7 de maio:

• 19:00 - V1 x V2 259_micrologo.png

Últimos Vencedores

2022 - PxvVVJ4.png Barça (4-0 Sporting)
2021 - 2dOS6KK.png Sporting CP (4-3 Barça)
2020 - PxvVVJ4.png Barça (2-1 Murcia)
2019 - 2dOS6KK.png Sporting CP (2-1 Kairat)
2018 - PxvVVJ4.png Inter FS (5-2 Sporting)

Editado por pedropb13
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

E também passa na Eleven (para quem quiser/puder ver aí) 

A Eleven também vai transmitir a Champions de Hoquei, já agora. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou muito confiante, por acaso. É verdade que estamos mal habituados, mas até agora esta época não tem sido brilhante.

Ainda assim, fé máxima no Nuno Dias. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 18 minutos:

A modalidade está a evoluir noutros países?

Not really. Tens a França que começa a apostar um bocado nisto (com o talento todo que têm seriam um caso sério) e a gerar alguma curiosidade nos adeptos e Marrocos também tem uma geração engraçada a aparecer no plano internacional. 

Por outro lado, o gap que se criou entre PT, ES, AR e BR para o resto aumentou e muito. Falo para países que tinham tradição tipo Irão, Japão, Itália...A Rússia desapareceu do mapa por motivos que se conhecem. Infelizmente vejo o futsal a tornar-se num desporto tipo hóquei em patins nos próximos anos. Super localizado e que não passa disto. O (pouco) dinheiro que existe está todo no mesmo sítio. Um jogo da III Divisão Portuguesa ou de sub19 tem mais qualidade que qualquer campeonato nacional (fora estes 5/6 países).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 2 minutos:

Infelizmente vejo o futsal a tornar-se num desporto tipo hóquei em patins nos próximos anos. Super localizado e que não passa disto.

É basicamente por aí. Juntando aqueles casos de pedaços de m*rda sempre a armar porcaria nessas modalidades (pelo menos por cá), faz com que não tenha grande interesse em acompanhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu conheço-te... : 14 jogadores que vestiram outra camisola da final four

A ainda escassa globalidade do futsal tem destas coisas. Destas histórias. Destas curiosidades. Que têm outro tipo de palco quando o palco também é outro. O maior de todos. A final four da Liga dos Campeões. Por certo que, se já teve a oportunidade de abrir os plantéis dos rivais de Sporting e Benfica nesta fase final concentrada, já soltou algum 'eish, este gajo!!'. Se não... estamos cá para fazê-lo soltar. Porque nesta final four há muitas caras conhecidas com passado noutro lado da barricada. Sporting, Benfica, Palma Futsal e Anderlecht. São dezenas de jogadores nos plantéis. Chamamos a atenção, neste artigo, ao caso específico a 14 + 2: catorze são os que sabem o que é vestir outra camisola que está presente; dois são os que, apesar de não entrarem nessa equação, provavelmente lhe dizem algo.

FvSWkDhWcAYnAQr.png?width=1123&height=63

Sporting: o rival e um caso estranho

Começamos pelo clube que tem menos destes casos. São apenas três, sendo que um é bastante peculiar. Mas já lá vamos porque antes queremos falar dos dois leões que sabem o que é vestir a camisola da águia: são eles Pany Varela e Miguel Ângelo.

O primeiro até é um dos poucos ainda no ativo que restam do plantel que ganhou a primeira então UEFA Futsal Cup para o futsal português. Então em 2010, Pany tinha 21 anos e conquistou a primeira de três Champions... de águia ao peito.

Já a história de Miguel Ângelo é bem mais recente, tendo trocado de lado na Segunda Circular em 2016 e voltado a Alvalade... em 2021, via SC Braga.

Fechamos o capítulo Sporting com um caso que, muito provavelmente, não conhecia. É que Diogo Santos, uma das novas coqueluches do plantel de Nuno Dias, já jogou em Espanha... na equipa satélite do Palma. E foi na época passada, uma cedência interrompida por uma grave lesão do jovem internacional português.

FvSWkDkWAAAKKTa.png?width=1265&height=63

Palma: tanto Benfica...

Prepare-se para os primeiros 'eish!'. No plantel do Palma há três jogadores que sabem o que é jogar no Benfica, em diferentes eras do clube encarnado. São eles Mancuso (ainda se lembra?), Chaguinha e Tayebi.

Os dois últimos são bem mais recentes, com o iraniano a ter feito, de resto, a troca de forma direta. Já Chaguinha ainda contou com uma época de Betis pelo meio das duas passagens e Mancuso já passou por cinco clubes e três países diferentes!

Ora, Mancuso também podia ser um dos nossos extras neste puxar pela memória. Isto porque, para além de ser um ex-Benfica num outro clube presente nesta final four, também conhece outras equipas portuguesas: jogou em Mogadouro e Boticas no início da sua carreira.

Chegamos ao nome final do Palma: Luan Muller. Depois de duas épocas de grande nível no Fundão, o brasileiro internacional pela Arménia mudou-se para o futsal espanhol e tem tido sucesso no Palma Futsal, chegando agora aos grandes palcos internacionais.

Image

Benfica: o rival e os milhares
Existem jogadores do Sporting que já passaram pelo Benfica e claro que existe o contrário. São três os jogadores encarnados que já jogaram no Sporting, dois deles tendo feito a troca de forma direta: Afonso Jesus e André Sousa.

O jovem fixo/ala encarnado fê-lo numa fase inicial da carreira, ainda com poucos jogos a nível sénior com a camisola verde e branca, mas André Sousa foi mais recente, tendo trocado de lado na Segunda Circular no verão de 2019.

O último que conhece as duas camisolas é Rocha, pivot que regressou a Lisboa no inverno passado para experimentar o Benfica depois de três temporadas de muitos golos no Sporting. Contou, relembre-se, com uma passagem pelo brasileiro Carlos Barbosa pelo meio.

Chegamos agora aos casos mais recentes... e que muita tinta fizeram correr. No último verão, o Benfica não olhou a números e foi a Palma resgatar duas das estrelas da companhia. Diego Nunes e Higor custaram, juntos, mais de meio milhão de euros aos cofres encarnados vindos das Baleares.

FvSWkDfWcAAiKJs.png?width=1101&height=63

Anderlecht: baliza e golos!
Fechamos na Bélgica, mais concretamente nos arredores da capital Bruxelas. O surpreendente Anderlecht é a última equipa desta final four e conta com três + um jogadores que cumprem os requisitos desta rubrica especial. Dois jogaram no Benfica, um no Sporting e outro noutro clube português... esta época.

Da memória benfiquista saltam dois jogadores da mesma posição: Diego Roncaglio e Cristiano Marques partilharam baliza na Luz e voltam, agora, a ser colegas na Bélgica. Cristiano está, de resto, há três épocas no clube (duas ainda com o nome de Halle-Gooik), enquanto Diego Roncaglio se mudou, de forma direta, no último fim de época.

Já da memória sportinguista... temos Diogo para lhe recordar. Soltou um 'eish!', não é verdade? Aos 37 anos, o veterano brasileiro ainda joga, continuando a ser um dos protagonistas maiores do agora Anderlecht. Em Alvalade jogou quatro épocas, todas elas com um impressionante registo de golos, e foi precisamente de lá que se mudou para a Bélgica, em 2018: foram quatro épocas de Halle-Gooik antes do Anderlecht.

Fechemos então com um outro jogador que é sinónimo de golos... e que foi substituir outro que também aqui estaria! No mercado de inverno, John Lennon, antigo pivot do Eléctrico, foi o escolhido para render Fits, ex- Benfica, no Anderlecht...

Texto retirado do zerozero.pt
Bruno Filipe Simões
https://www.zerozero.pt/news.php?id=470736

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Problema do Futsal é estar nas mãos da FIFA, em tudo aquilo que eles tocam fora do futebol invariavelmente morre porque a única coisa que interessa para eles é o Futebol propriamente dito. A não organização do Mundial de Futsal feminino que eles queriam fazer é que só avançou por pressão das próprias jogadoras é a prova, mas isso também já aconteceu no Futebol de Praia no passado 

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol de praia antes era do crl. Lembro-me passar Verões a ver jogos e Portugal sempre a perder com o Brasil.

Agora nem sei se dá na televisão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 11 minutos:

O futebol de praia antes era do crl. Lembro-me passar Verões a ver jogos e Portugal sempre a perder com o Brasil.

Igual aqui. Agora nem me lembro que o desporto existe.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 14 minutos:

Madjer e Belchior ❤️

Era tipo Oliver e Benji, adorava ver isso na 1 quando era chavalo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho belas memórias do Mundial de Futebol de Praia em Espinho. Fui os dias praticamente todos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 3 minutos:

Madjer e Belchior ❤️

Era tipo Oliver e Benji, adorava ver isso na 1 quando era chavalo.

E o Alan? Era Alan não era? Também era naturalizado.

Mas lembro-me é dum brasileiro que era uma máquina do crl, cabelo comprido, não faço ideia do nome.

Compartilhar este post

Link para o post

Saudades. Amarelle da Espanha e Mão, Junior Negão e Benjamin no Brasil. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 33 minutos:

Saudades. Amarelle da Espanha e Mão, Junior Negão e Benjamin no Brasil. 

Amarelle ou Amarilla? 

Citação de Ruas, há 38 minutos:

Mas lembro-me é dum brasileiro que era uma máquina do crl, cabelo comprido, não faço ideia do nome.

Nem me lembro desse Alan. Lembro-me de um Manuel José ou Jose Manuel... Ou Zé Maria, não me recordo 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Problema do Futsal é estar nas mãos da FIFA, em tudo aquilo que eles tocam fora do futebol invariavelmente morre porque a única coisa que interessa para eles é o Futebol propriamente dito. A não organização do Mundial de Futsal feminino que eles queriam fazer é que só avançou por pressão das próprias jogadoras é a prova, mas isso também já aconteceu no Futebol de Praia no passado 

Basta olhar para a foto do pavilhão em cima. Alguém achou que aquilo era boa ideia.

As coisas mirabulantes que eles já inventam para não dar novamente a organização a uma equipa portuguesa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 10 minutos:

Amarelle ou Amarilla? 

Por acaso colocaste-me com dúvidas mas fui confirmar: Ramiro Amarelle.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 48 minutos:

Amarelle ou Amarilla? 

Nem me lembro desse Alan. Lembro-me de um Manuel José ou Jose Manuel... Ou Zé Maria, não me recordo 🤣

transferir.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 1 hora:

Não estás a confundir com este?

image.png.ba958b37fcb2217388c90589a5385077.png

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...