Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Plagio o Original

A questão trans, ideologia de género, wokismo

Publicações recomendadas

Já que estamos numa comunidade ligada ao desporto o que acham de trans, principalmente mulheres trans, participarem em provas de desporto femininas? Acham justo? É complicado falar disto sem ser logo chamado de transfobico mas como amante de desporto, principalmente ténis, tenho algum receio do que aí vem, é que qualquer tenista profissional masculino limpa o circuito wta a brincar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 17 horas:

Já que estamos numa comunidade ligada ao desporto o que acham de trans, principalmente mulheres trans, participarem em provas de desporto femininas? Acham justo? É complicado falar disto sem ser logo chamado de transfobico mas como amante de desporto, principalmente ténis, tenho algum receio do que aí vem, é que qualquer tenista profissional masculino limpa o circuito wta a brincar.

Não.

Um homem tem por natureza mais força que qualquer mulher.

Se eu agora disser que sou mulher não passo a magicamente ter a mesma força ou complexão compleição física de uma.

Editado por Claudiojp
Happy grammar nazis?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 8 minutos:

Isto já foi discutido no outro tópico.

A resposta correta é não. E não há nada de complicado em falar disto, agora não se pode tocar no assunto sem ser chamado de transfobico?

Pergunta gira, o que consideram transfobia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 3 minutos:

Isto já foi discutido no outro tópico.

A resposta correta é não. E não há nada de complicado em falar disto, agora não se pode tocar no assunto sem ser chamado de transfobico?

Pergunta gira, o que consideram transfobia?

Resposta correta? A sério?

Citação de Claudiojp, há 10 minutos:

Não.

Se eu agora disser que sou mulher não passo a magicamente ter a mesma força ou complexão física de uma.

E casos como a Caster Semenya?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, Agora:

E casos como a Caster Semenya?

Não estou a par, esclarece-me.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 15 minutos:

acho q o importante aqui é se a mudança de sexo foi feita antes ou depois da puberdade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 9 minutos:

https://en.wikipedia.org/wiki/Caster_Semenya

"irrational fear of, aversion to, or discrimination against transgender people" - Merriam-Webster

Não deixar uma mulher Trans participar numa prova feminina pode ser visto como discriminação, logo transfobia, daí o meu receio em tocar nesse assunto quando estou rodeado de wokes, parece um assunto tão simples mas não é. Assim como a questão das casas de banho e de colocar mulheres trans em prisões femininas, são três assuntos que têm que ser bem esclarecidos.

Compartilhar este post

Link para o post

@Jamarcus para não dar double quote, tou no tlm.

É a sério, sim. E digo isto com toda a convicção. Um homem "feito" (puberdade completa, para não dar intervalos de idades) tem uma vantagem hormonal maior que uma mulher "feita". Quando um homem decide fazer a transição e competir entre mulheres cis, tem uma vantagem fisiológica astronómica em comparação às mulheres. Foram anos e anos de treino (porque um atleta não é atleta de um dia para o outro) com níveis de testosterona considerados elevadíssimos para uma mulher. O que dá essa tal vantagem. Não há aqui absolutamente nada a discutir ou sequer tentar argumentar.

Agora, a questão da Caster é outra, que nada tem a ver com esta. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, Agora:

Não deixar uma mulher Trans participar numa prova feminina pode ser visto como discriminação, logo transfobia, daí o meu receio em tocar nesse assunto quando estou rodeado de wokes, parece um assunto tão simples mas não é. Assim como a questão das casas de banho e de colocar mulheres trans em prisões femininas, são três assuntos que têm que ser bem esclarecidos.

Claro que pode, mas também depende da forma como se aborda os assuntos. Se fores um bruto autêntico, sim, pode parecer transfobia mesmo. Mas é normal ter dúvidas. Há alguns assuntos que são complexos, como os que falaste agora.

Mas deixa-me colocar-te uma questão: o que achas de colocar homens trans em prisões masculinas? E homens trans em WC's masculinos?

Citação de Hammerfall, há 1 minuto:

@Jamarcus para não dar double quote, tou no tlm.

É a sério, sim. E digo isto com toda a convicção. Um homem "feito" (puberdade completa, para não dar intervalos de idades) tem uma vantagem hormonal maior que uma mulher "feita". Quando um homem decide fazer a transição e competir entre mulheres cis, tem uma vantagem fisiológica astronómica em comparação às mulheres. Foram anos e anos de treino (porque um atleta não é atleta de um dia para o outro) com níveis de testosterona considerados elevadíssimos para uma mulher. O que dá essa tal vantagem. Não há aqui absolutamente nada a discutir ou sequer tentar argumentar.

Agora, a questão da Caster é outra, que nada tem a ver com esta. 

Pronto, não há nada a discutir, não se discute.

Mas a Caster foi banida precisamente por níveis altos de testosterona. E é uma mulher.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 1 minuto:

Acho que podes tocar nesses assuntos e ser educado. Pessoas em condições vão-te responder, ou elucidar se for o caso, educadamente (exemplo do @bmfpcdm ).

O problema é o outro tipo de pessoas que vê malícia nas coisas que leem e denominam-te logo de transfobico, só porque não são aliados ou coisa que os valha.

Da mesma maneira que disseram e bem que uma pessoa trans podia ser contra islamofobia, eu, por exemplo, não me considerando aliado, não me considero transfobico. Uma coisa não invalida a outra.

Citação de Jamarcus, há 1 minuto:

Claro que pode, mas também depende da forma como se aborda os assuntos. Se fores um bruto autêntico, sim, pode parecer transfobia mesmo. Mas é normal ter dúvidas. Há alguns assuntos que são complexos, como os que falaste agora.

Mas deixa-me colocar-te uma questão: o que achas de colocar homens trans em prisões masculinas? E homens trans em WC's masculinos?

Pronto, não há nada a discutir, não se discute.

Mas a Caster foi banida precisamente por níveis altos de testosterona. E é uma mulher.

Essa situação sim, merece bastante discussão, até porque deve ser incrivelmente rara, não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 5 minutos:

Essa situação sim, merece bastante discussão, até porque deve ser incrivelmente rara, não?

Acredito que seja, sim. Até porque é o único caso que me vem à cabeça. Mas eu vejo aqui algumas semelhanças com as questões trans (que também acabam por ser bastante raras, diga-se), daí ter levantado o assunto.

Mas deixa-me entender: por ti as mulheres trans competiam com os homens? E imagino que os homens trans também competissem com os homens, por não terem a tal "vantagem". É que também pode levar a situações engraçadas, como esta: https://en.wikipedia.org/wiki/Mack_Beggs (um rapaz trans do Texas, onde é obrigado a competir com as raparigas. Conclusão, dominou o wrestling amador feminino no estado).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 50 minutos:

Não.

Se eu agora disser que sou mulher não passo a magicamente ter a mesma força ou complexão física de uma.

Gostava tanto de saber o que é a complexão física de uma mulher...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 56 minutos:

Not this again 🙃

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 12 minutos:

Acredito que seja, sim. Até porque é o único caso que me vem à cabeça. Mas eu vejo aqui algumas semelhanças com as questões trans (que também acabam por ser bastante raras, diga-se), daí ter levantado o assunto.

Mas deixa-me entender: por ti as mulheres trans competiam com os homens? E imagino que os homens trans também competissem com os homens, por não terem a tal "vantagem". É que também pode levar a situações engraçadas, como esta: https://en.wikipedia.org/wiki/Mack_Beggs (um rapaz trans do Texas, onde é obrigado a competir com as raparigas. Conclusão, dominou o wrestling amador feminino no estado).

No caso da Caster, a minha opinião seria a de a deixar competir, porque ela terá uma condição genética especial. Não sei se fizeram fact check à questão dela ter nascido hermafrodita, mas se toda a vida teve um pipi, a minha modesta opinião é que ela é uma mulher com uma condição genética especial(test elevada). Como também poderá ter feito um ciclosinho de test/outras cenas e tentar ser uma fake natty. Que é o que há aos montes no bodybuilding por exemplo. Agora, ela tem traços andrógenos, ya. Mas olhas para ela e dizes à primeira vista que é uma mulher. Bem feiinha, mas uma mulher.

Edit: quanto à outra cena, não sei até que ponto existem tantos atletas trans para se fazer a tal segregação. Mas um homem que agora é mulher deveria competir com os homens, disso não há dúvidas. Ao contrário, é muito mais complicado dizer porque depende de vários fatores. Transicionou há quanto tempo? Em que fase da vida isso aconteceu? 

Se me dessem 5 segundos para responder, diria que a mulher agora homem deveria competir com os homens, mais que não seja pela quantidade atual de testosterona que carrega.

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 horas:

Qual é a versão de Zé Buceta de um trans masculino? Preciso muito de saber.

João Colhão 

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

A mim custa entender de que forma a pluralidade de géneros é compatível com a inserção da comunidade trans em um dos 2 géneros estereotipados. 

Dito de outra forma, ou a sociedade reconhece a existência de mais do que 2 géneros e estrutura-se física e politicamente para abrigá-los todos, ou não o faz e quem tem de se ajustar é a comunidade não incluída nos géneros masculino e feminino.

Querer que um indivíduo trans seja visto com homem/mulher é um contrasenso em si.

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 5 minutos:

A mim custa entender de que forma a pluralidade de géneros é compatível com a inserção da comunidade trans em um dos 2 géneros estereotipados. 

Dito de outra forma, ou a sociedade reconhece a existência de mais do que 2 géneros e estrutura-se física e politicamente para abrigá-los todos, ou não o faz e quem tem de se ajustar é a comunidade não incluída nos géneros masculino e feminino.

Querer que um indivíduo trans seja visto com homem/mulher é um contrasenso em si.

Não é um contrassenso. Um individuo trans pode-se identificar totalmente como sendo homem ou mulher.

Compartilhar este post

Link para o post
  Citação de lastdance, há 2 horas:

É uma questão de obrigares as empresas a estarem preparadas para essas situações, para que isso depois não seja um entrave financeiro. Não sei explicar de outra forma mais clara que isto. Tipo para a empresa onde trabalho os custos adicionais são 0, não temos balneário nem temos urinois nem nada, os wcs ja podem ser utilizados por qualquer genero à vontade. Há empresas e contextos que vão ter custos extra. Acho que não é dificil de entender isso.

Mostrar mais  

custos extra = custos extra para o consumidor

Eu acho que se fizerem uma sondagem sobre a inclusao igualitaria dessas pessoas nas empresas, ai uns 70% ou mais estao de acordo. Se a pergunta se fizer, como se tem feito cada vez mais agora com isto da AB, Target, etc, que essa inclusao pode resultar em perdas no negocio com consequencia de despedimentos em massa ou reducoes salarias, entao ai a % vai reduzir muito drasticamente.

Citação de Jamarcus, há 2 minutos:

Não é um contrassenso. Um individuo trans pode-se identificar totalmente como sendo homem ou mulher.

E aqueles que nao se identificam nem com um nem com outro?

Ja sei vais dizer que isso sao exemplos quase inexistentes...well sendo que a populacao trans tambem 'e bastante menos de 1% da populacao, sao igualmente exemplos raros e sendo assim o esforco social e economico para os integrar 'e completamente desporporcional...

Ainda no Oregon no outro dia, paracia uma caricatura, 6 M USD foram usados para colocar pensos higienos nas casas de banho masculinas das escolas do estado. E um professor foi chamado de transfobico e diabo a sete, porque disse que isso seria melhor utlizado para contratar 70-80 professores urgentemente necessarios...enfim prioridades...

Compartilhar este post

Link para o post

Ok para tentar contribuir algo de útil ao tópico

Acho que em 2023 deveria ser consensual entre todas as pessoas minimamente inteligentes ou empáticas com os outros, de que tudo aquilo que se faz ao nosso corpo como adultos consensuais e na plenitude das capacidades mentais, que não tenha consequências negativas para com os outros, deve ser permitido e incluído. Parece algo bastante óbvio mas que não é há assim tanto tempo. Ainda há mesmo muita gente por aí que ostraciza e é violento perante pessoas homossexuais... quanto mais transexuais.

Aliás o problema da transfobia é óbvio e grave: se de vez em quando no mundo ocidental - o mais progressista - morrem pessoas trans que levam enxertos de porrada até à morte, só porque alguém teve problema com o facto de serem trans e existirem. Imagine-se o dia a dia numa sociedade em que a qualquer momento alguém se pode passar com o facto de existires, e nem é preciso chegar a estes extremos, toda a pequena discriminação que estas pessoas devem passar no dia a dia. Parece-me bastante claro que estas pessoas passam um bocado mesmo bastante mau, e a transfobia é um problema grave que deve ser combatido.

Só que este é um problema muito mais complexo do que a homosexualidade, que se tornou drasticamente muito mais incluída na sociedade nas últimas décadas... existem aqui tantas nuances que podemos ficar 300 páginas a falar...

• Deve qualquer pessoa poder mudar de identidade de género apenas por dizer que a partir de agora quer ser tratada pelo outro género? Quais as consequências deste acto, para o dia a dia da sociedade?
  • Deve passar a ter direito a frequentar WCs e balneários do outro género? É crível que pessoas não-trans possam explorar este loophole cinicamente, declarando-se trans apenas para ter acesso a frequentar balneários do sexo oposto?
  • Uma pessoa trans tem o direito de exigir o tratamento pelo pronome que pretender? É um direito que faz sentido esta pessoa ter legalmente, ou apenas eticamente/moralmente, ou nem sequer o deve ter?
  • Quão cedo uma pessoa pode transicionar fisicamente? Deve-se bloquear a puberdade e/ou efetuar intervenções cirúrgicas a menores? É estatisticamente provável arrependerem-se? Quais os efeitos destas intervenções a nível de saúde a longo prazo? O alegado efeito positivo na saúde mental destas pessoas pós transição é superior a quaisquer efeitos negativos?
  • Devemos mudar a linguagem para erradicar o conceito de género no dia a dia? Ou apenas mudar algumas palavras para acomodar a existência de pessoas trans? É expectável e exigível que as pessoas comuns no dia a dia, não propriamente interessadas no tema, tenham a capacidade de lidar com todas as nuances de linguagem causadas pelo tema?
  • Qual o overlap entre doenças mentais e intenção de transicionar? É a reacção da sociedade à intenção de transicionar que provoca maior propenção para doenças mentais (consequência), ou é a própria intenção de transicionar inerentemente associada a doença mental (causa)?
  • Como devem ser tratadas estas pessoas no desporto? Particularmente pessoas que transicionem do sexo masculino para o feminino que possam ter uma vantagem física considerável (em média)? É justo para as restantes atletas não-trans?
  • Qual a diferença entre sexo e género?
  • Existem mais do que 2 géneros ou sexos? Até que ponto isto é cientificamente comprovado?
  • Deve-se incluir pessoas trans em rastreamento de cancros em partes do corpo que não possuem para se sentirem incluídas? (juro que já li isto em algum lado e não sonhei este cenário rocambolesco de noite). É um acto inclusivo ou um atentado à ciência?
  • É possível fazer ciência imparcial sobre estes assuntos no atual momento político em que o tema está no centro da discussão?
  • Pode-se alternar de identidade de género? Com que frequência? Há limites? Ou apenas o limite do bom senso?
  • Até que ponto deve ser ensinado estes conceitos a crianças e/ou adolescentes? Em que ponto do currículo? Ou não se deve?
  • Colocar tanto ênfase na afirmação de género reforça os estereótipos associados a cada género, e erode o progresso efetuado contra estes estereótipos ao longo do tempo, ou isto é apenas uma teoria parva e exagerada? Há conflitos reais entre os direitos trans e os direitos das mulheres?
  • Pode-se pelo contrário, recusar a identidade de género e querer uma identidade intersexo ou indefinida? Até que ponto isto choca com as pessoas que querem transicionar bem vincadamente de uma identidade para outra? Ou não há conflito?
  • Qual deverá ser a postura das empresas perante funcionários (recuso-me a dizer colaboradores) trans?
  • Colocar estas perguntas é inerentemente transfóbico? Dar respostas a algumas destas perguntas sob um ponto de visto menos progressista é inerentemente transfóbico? Quais destas perguntas?
  • Este tema está a ser empolado pela extrema direita como bandeira fácil para distrair o eleitorado, ou pela esquerda como próxima barreira discriminatória a quebrar, ou por ambos? As preocupações com o tema são exageradas e manobra da extrema direita, ou justificadas? Os exemplos mais extremos existem mesmo na vida real ou são apenas outliers propagados pela máquina de outrage que são as redes sociais?
  • Qual a tática política que se deve adoptar em relação ao tema? Deve a esquerda deixar de falar do mesmo e arriscar a negligenciar as pessoas trans para ganhar eleições e conseguir outras conquistas?
  • Até que ponto é que todas estas teorias são apenas divagações de Internet e do mundo académico? Ou são coisas que estão a sair do mundo académico e da Internet para afetar a vida real? É algo "dos americanos" ou algo que afeta o dia a dia das pessoas em Portugal? Quão transfóbicos são os portugueses?
  • Devemos eticamente defender até à última consequência os direitos das minorias sobre as maiorias, é esse o espírito do estado democrático, ou existem limites práticos?

Tou só a lançar o debate, em muitas direções diferentes... Eu sinceramente já tive opiniões mais progressistas nalguns destes pontos e depois de pensar no tema e ouvir muitas opiniões ao longo do tempo voltei atrás, mas tou longe de ser especialista e perfeitamente mente aberta para mudar de opinião em qualquer sentido...

Editado por noikeee
  • Like 8
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 26 minutos:

A pergunta é... será que pode?

Será que temos conhecimento suficiente para dizer que basta dizer que sou uma mulher, para o ser?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 5 minutos:

E aqueles que nao se identificam nem com um nem com outro?

O que tem? Eu estava a responder ao @John Bonifácio. Não são um contrassenso também. Pessoas não binárias são transgénero também, estão incluídas no grupo. É compatível a definição de trans com o reconhecimento de que não há só género masculino e feminino, mas também pessoas com outro tipo de identificação.

Ja sei vais dizer que isso sao exemplos quase inexistentes...well sendo que a populacao trans tambem 'e bastante menos de 1% da populacao, sao igualmente exemplos raros e sendo assim o esforco social e economico para os integrar 'e completamente desporporcional...

Não tentes assumir o que eu vou dizer, por favor. Até porque isso interessa zero para a pergunta que o outro user fez e eu respondi. Até podia ser só uma pessoa nessa situação, seria parte da comunidade transgénero, e não seria nenhum contrassenso.

Ainda no Oregon no outro dia, paracia uma caricatura, 6 M USD foram usados para colocar pensos higienos nas casas de banho masculinas das escolas do estado. E um professor foi chamado de transfobico e diabo a sete, porque disse que isso seria melhor utlizado para contratar 70-80 professores urgentemente necessarios...enfim prioridades...

Não encontrei a notícia, mas acredito em ti. O orçamento do estado do Orgeon para o biénio de 2021-2023 é de ~113 mil milhões de dólares. ~12 mil milhões para a educação. Não será pelos 6 milhões (0,0005% do orçamento da educação) que não se contrata 70-80 professores.

Agora, parece-me óbvio que esses tampões nas WC masculinas não serão muito utilizadas. Mas ainda são alguns milhares de casos. São milhares de pessoas que vão passar a ter uma melhoria nesse aspeto de vida. Podemos debater se 6 milhões será muito ou não, mas não será por causa disso que há faltas de professores.

Citação de Sima01, há 4 minutos:

A pergunta é... será que pode?

Será que temos conhecimento suficiente para dizer que basta dizer que sou uma mulher, para o ser?

Sim. Não acordam simplesmente um dia e dizem que são mulheres ou homens. Têm tanta certeza disso como eu tenho de ser homem. É simplesmente como as pessoas se sentem, está mais que provado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 4 minutos:

O que tem? Eu estava a responder ao @John Bonifácio. Não são um contrassenso também. Pessoas não binárias são transgénero também, estão incluídas no grupo. É compatível a definição de trans com o reconhecimento de que não há só género masculino e feminino, mas também pessoas com outro tipo de identificação.

Não tentes assumir o que eu vou dizer, por favor. Até porque isso interessa zero para a pergunta que o outro user fez e eu respondi. Até podia ser só uma pessoa nessa situação, seria parte da comunidade transgénero, e não seria nenhum contrassenso.

Não encontrei a notícia, mas acredito em ti. O orçamento do estado do Orgeon para o biénio de 2021-2023 é de ~113 mil milhões de dólares. ~12 mil milhões para a educação. Não será pelos 6 milhões (0,0005% do orçamento da educação) que não se contrata 70-80 professores.

Agora, parece-me óbvio que esses tampões nas WC masculinas não serão muito utilizadas. Mas ainda são alguns milhares de casos. São milhares de pessoas que vão passar a ter uma melhoria nesse aspeto de vida. Podemos debater se 6 milhões será muito ou não, mas não será por causa disso que há faltas de professores.

Sim. Não acordam simplesmente um dia e dizem que são mulheres ou homens. Têm tanta certeza disso como eu tenho de ser homem. É simplesmente como as pessoas se sentem, está mais que provado.

Eu sou da opinião que devemos fazer um esforço para incluir qualquer tipo de grupo, qualquer minoria que se sinta excluída.

Já me faz mais confusão quando tentam fazer a força, criando leis que não fazem sentido ou incluir trans em desportos femininos.

E era aqui que queria chegar. Não tenho problema em tratar quem quer que seja pelo que querem ser tratados. Agora não tenho certeza nem existe provas concretas em que a diferença entre o homem e a mulher seja totalmente arbitral e que não seja algo natural, sendo impossível a 100% fazer totalmente essa transição.

Existe características em ambos os géneros que, por mais que queiramos telas, será sempre impossível e na minha opinião, são esses detalhes que definem o género.

Por outras palavras, não basta sentir ou querer ser, nesta questão. Na minha opinião. Não invalida que a pessoa não tenha liberdade para pensar o que quiser dela própria ou liberdade sexual para gostar do quer que seja.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...