Mister Master Publicado 11 Julho 2023 «Em Portugal há racismo, é normal não haver um treinador negro na Liga?» Palavras de Oceano, antigo internacional português @maisfutebol Antigo internacional português, e hoje em dia treinador, Oceano afirmou, em entrevista ao podcast «Final Cut», que há racismo em Portugal e no futebol português. O antigo técnico adjunto de Carlos Queiroz lembrou que não existe qualquer treinador negro atualmente na Liga e deu o exemplo do caso de Vinicius, jogador do Real Madrid. «Trabalhar em Portugal? Sim! Até porque seria um facto curioso: seria o único treinador negro na primeira divisão», começou por dizer. «O racismo existe, não vamos escamotear isso, porque existe. Em Portugal, que é onde posso falar de uma forma mais assertiva, existe um racismo perigoso, porque é um racismo estrutural. Achas normal não haver um treinador negro na Primeira Liga? O ano passado já não houve ninguém... A maior parte das pessoas acha que é normal e isso é que torna o racismo estrutural», continuou. Oceano defende que não é normal não haver mais treinadores e jogadores negros a atuarem nos principais campeonatos. «Não é normal olharmos para a qualidade que têm os jogadores negros, para a qualidade que têm os treinadores negros e ver as poucas oportunidades que eles têm. Dou por mim a educar as pessoas quase todos os dias neste tema do racismo. Não devia ser o meu trabalho, ou melhor, devia ser o trabalho de todos.» «O Vinicius tornou-se viral porque está no topo de pirâmide, é jogador do Real do Madrid e obriga toda a gente a falar sobre o tema. Mas existe racismo todas as semanas. O problema deste mundo é que amanhã acontece sempre outra coisa; mas às vezes o que aconteceu ontem merece ser lembrando e discutido. Este é um problema e é um problema grande», atirou. 1 Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 11 Julho 2023 Eu propunha o Siramana para substituir o Conceição. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 11 Julho 2023 Fear not. O rei do antijogo há de estar de volta na próxima época. 1 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 11 Julho 2023 (editado) Citação de Longineu, há 47 minutos: Fear not. O rei do antijogo há de estar de volta na próxima época. Lembrei-me logo dele quando disse o primeiro. E também tivemos o Daúto Faquira por exemplo. O Jorge Andrade chegou a andar na segunda liga. Entendo que ainda assim possam ser poucos casos, e ele melhor do que eu deverá saber o que se passa no futebol português, mas não escolheu bem as palavras para passar o ponto dele. Edit: Disregard, não sei ler. Editado 11 Julho 2023 por toze2 Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 11 Julho 2023 Citação de toze2, há 1 minuto: Lembrei-me logo dele quando disse o primeiro. E também tivemos o Daúto Faquira por exemplo. O Jorge Andrade chegou a andar na segunda liga. Entendo que ainda assim possam ser poucos casos, e ele melhor do que eu deverá saber o que se passa no futebol português, mas não escolheu bem as palavras para passar o ponto dele. Quais seriam, então? Por acaso parecem-me palavras bem claras, não vejo onde fica a dúvida. Quanto muito podes não concordar com o que diz. 1 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 11 Julho 2023 Olhando para o caos que vai nos nossos reforços proponho já que seja obrigatório a entrada de treinadores de negros na liga. Xavier, Costinha, Jorge Andrade e Dauto por favor assinar já por adversários do Boavista. Compartilhar este post Link para o post
wolv- Publicado 11 Julho 2023 Se o treinador não for suficiente bom para isso, sim, é normal que não haja. Da mesma maneira que não há treinadores anões ou de outro tipo qualquer. Também querem quotas para x% dos treinadores da 1ª Liga têm de ser de outra etnia, de outro género ou qualquer outra coisa? Apesar de toda a corrupção e esquemas que existem no futebol, ainda é das poucas "coisas" em Portugal onde o mérito importa mais que a raça, cunhas ou qualquer outra coisa. Ou és bom e sobes no mundo do futebol ou não és bom e não sobes. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 11 Julho 2023 Citação de toze2, há 32 minutos: Lembrei-me logo dele quando disse o primeiro. E também tivemos o Daúto Faquira por exemplo. O Jorge Andrade chegou a andar na segunda liga. Entendo que ainda assim possam ser poucos casos, e ele melhor do que eu deverá saber o que se passa no futebol português, mas não escolheu bem as palavras para passar o ponto dele. O pior disto é achar que existem poucos casos pela...cor da pele. Nao é por falta de qualidade, claro que nao. Alias, so existe racismo nos treinadores, na contratação de jogadores ja nao dá jeito. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 11 Julho 2023 Citação de wolv-, há 15 minutos: Apesar de toda a corrupção e esquemas que existem no futebol, ainda é das poucas "coisas" em Portugal onde o mérito importa mais que a raça, cunhas ou qualquer outra coisa. Ou és bom e sobes no mundo do futebol ou não és bom e não sobes. Se há coisa que abunda no mundo do futebol cá são pessoas que estão no sitio que estão à custa de cunhas. Não podia discordar mais disto. 12 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 11 Julho 2023 Citação de andriy pereplyotkin, há 36 minutos: Quais seriam, então? Por acaso parecem-me palavras bem claras, não vejo onde fica a dúvida. Quanto muito podes não concordar com o que diz. Seria eu aprender a ler lol Ele disse seria o único, eu li seria o primeiro e não entendi bem porque raio estava a dizer isso (ora não estava porque eu é que entendi mal). Como disse eu até concordo com o que ele diz, não entendia porque raio diria o primeiro daí ter dito que não entendia a escolha de palavras. Ora obviamente não disse, 0 questões com o que ele disse. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Julho 2023 O Tiago Fernandes treinou o Sporting no Emirates, nunca se esqueçam Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 11 Julho 2023 Citação de Sandes., há 3 minutos: O Tiago Fernandes treinou o Sporting no Emirates, nunca se esqueçam Descriminação positiva a malta do Montijo 2 Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 11 Julho 2023 Citação de wolv-, há 33 minutos: Se o treinador não for suficiente bom para isso, sim, é normal que não haja. Da mesma maneira que não há treinadores anões ou de outro tipo qualquer. Também querem quotas para x% dos treinadores da 1ª Liga têm de ser de outra etnia, de outro género ou qualquer outra coisa? Apesar de toda a corrupção e esquemas que existem no futebol, ainda é das poucas "coisas" em Portugal onde o mérito importa mais que a raça, cunhas ou qualquer outra coisa. Ou és bom e sobes no mundo do futebol ou não és bom e não sobes. Eu acho que o Oceano não argumenta que tenham que existir quotas para treinadores negros, independentemente da qualidade. O que ele argumenta é que uma percentagem elevada qb da população Portuguesa é negra, uma grande quantidade de jogadores Portugueses são negros mas depois não eixstem treinadores negros. Dada a existência de tanta gente envolvida no futebol que é negra, seria de esperar que existissem mais treinadores negros também. Isso não acontece, e eventualmente seria interessante saber se é por falta de oportunidades, se por razões socioeconomicas, ou por qualquer outra razão que seja. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 11 Julho 2023 Citação de wolv-, há 36 minutos: Apesar de toda a corrupção e esquemas que existem no futebol, ainda é das poucas "coisas" em Portugal onde o mérito importa mais que a raça, cunhas ou qualquer outra coisa. Ou és bom e sobes no mundo do futebol ou não és bom e não sobes. 1 Compartilhar este post Link para o post
johan Publicado 11 Julho 2023 Por isso é que o Blessing nao sai dos juniores. Está explicado Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 11 Julho 2023 Parece-me perfeitamente normal, sim. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 11 Julho 2023 Citação de HappyKing, há 25 minutos: Se há coisa que abunda no mundo do futebol cá são pessoas que estão no sitio que estão à custa de cunhas. Não podia discordar mais disto. Então no que toca ao futebol, seja no profissional, no amador ou na formação. Na verdade é quase em todo o lado, mas pronto. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 11 Julho 2023 Citação de wolv-, há 1 hora: Apesar de toda a corrupção e esquemas que existem no futebol, ainda é das poucas "coisas" em Portugal onde o mérito importa mais que a raça, cunhas ou qualquer outra coisa. Ou és bom e sobes no mundo do futebol ou não és bom e não sobes. https://www.cmportugal.com/forum/36-espelho-meu-espelho-meu/ Compartilhar este post Link para o post
wolv- Publicado 11 Julho 2023 Citação de HappyKing, há 53 minutos: Se há coisa que abunda no mundo do futebol cá são pessoas que estão no sitio que estão à custa de cunhas. Não podia discordar mais disto. Diz-me um jogador de topo que esteja por cunhas. Tens muitas jogadas de empresário, mas a maioria dos jogadores de topo chega lá com mérito próprio. 1 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 11 Julho 2023 Citação de wolv-, há 4 minutos: Diz-me um jogador de topo que esteja por cunhas. Tens muitas jogadas de empresário, mas a maioria dos jogadores de topo chega lá com mérito próprio. https://www.zerozero.pt/player.php?id=376426&epoca_id=152 https://www.zerozero.pt/player.php?id=528209&epoca_id=152 2 4 Compartilhar este post Link para o post
JFDCamara Publicado 11 Julho 2023 Quantos teriam de existir (em termos matemáticos, descontando os estrangeiros)? Por acaso acho que o futebol de alto nível intra-clubes (esquecendo adeptos) até está bem acima de muitas outras áreas relativamente à representatividade. Ter jogadores ou staff negro é extremamente normal e comum (o segundo menos). Como já referido tivemos Daúto Faquirá, Pepa, Lito Vidigal, etc, e ninguém quis saber (como devia ser), foi normalíssimo. Com staff acredito que exista maior possibilidade de sofrerem de racismo em termos de escolha porque muitas direcções, como têm gente mais velha, ainda têm alguma hesitação e preconceito. Felizmente existem tantos jogadores negros integrados em todo o lado que a interação e integração até ao topo acaba por acontecer (e tem vindo a melhorar). Com os jogadores discordo completamente do Oceano (ele refere-se a terem menos oportunidades). Não vejo nenhuma hesitação dos clubes em dar oportunidades a jovens/outros, os clubes já têm experiência nisto e não acredito que fora das fofoquices de clubes de zonas isoladas isto sequer seja falado/pensado. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 11 Julho 2023 (editado) Vê-se jogadores negros em todo lado lol só na cabecinha do maluquinho do Oceano é que não. Aliás, é uma entrevista que não tem nexo nenhum a não ser chamar-se atenção. Era um podcast, já vi, deve ter sido um assunto que surgiu ou lembrou-se de dizer isso. Ainda assim, sem nexo. Editado 11 Julho 2023 por pedritsh 1 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 11 Julho 2023 Citação de jean-luc godard, há 46 minutos: Eu acho que o Oceano não argumenta que tenham que existir quotas para treinadores negros, independentemente da qualidade. O que ele argumenta é que uma percentagem elevada qb da população Portuguesa é negra, uma grande quantidade de jogadores Portugueses são negros mas depois não eixstem treinadores negros. E se existissem essas cotas? Acabaria com a discriminação racial a treinadores de cor? Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 11 Julho 2023 Citação de wolv-, há 1 hora: Apesar de toda a corrupção e esquemas que existem no futebol, ainda é das poucas "coisas" em Portugal onde o mérito importa mais que a raça, cunhas ou qualquer outra coisa. Ou és bom e sobes no mundo do futebol ou não és bom e não sobes. 1 Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 11 Julho 2023 O mario wilson treinou apenas uns 15 anos na primeira liga. Git good bro Compartilhar este post Link para o post