Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 24/25

Publicações recomendadas

Coitado do miúdo. Desejo tudo de bom.

Em relação à exibição, fiquei desiludido. Demasiado insistência no jogo direto mesmo com um duplo pivot que, em teoria, ia-nos dar maior qualidade no jogo apoiado e cenas. Os centrais estão mesmo a ter dificuldades neste aspeto, vai ser mesmo preciso ir buscar uns 2 novos no próximo mercado.

Anyway, são 3 pontos. Ganhar já é bom nestes tempos difíceis.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo convicto que o esquema abaixo seria mais interesse.

Tudo bem quanto a utilização de 3 "centrais", mas não ache que a linha a 3 ofereça as soluções de passe e de contra-pressão necessárias.

Na situação infra, pretende-se a utilização do chamado "Líbero", um jogador com boa capacidade de passe e de visão de jogo. Deste modo, a equipa passa a ter um configuração de 2+2 (mais a opção dos alas), formando um quadrado e, em simultâneo libertando o outro médio. Deste modo, a organização ofensiva é a da imagem 2

ab3TVjlai9.png.9c7af7d8401a8d280e9a992b4fc493c2.png

ab3TVjTaid.png.38d2daf9bf1f700a5b9a73b95ce3720c.png

imagem1.png

Compartilhar este post

Link para o post

Ganhamos, é o mais importante.

A espaços na segunda parte viram-se ali boas jogadas. Obviamente muito pouco mas não há recursos para muito mais.

Bom ver que o Fábio Vieira está a voltar ao melhor nível, precisamos dele. O Mora pelo contrário esteve mal. Samu e Gul fora dela também pelo que começa a ser um padrão com o Anselmi. 

Continuo confiante no futuro e continuo a achar que uma série boa de jogos a ganhar vai automaticamente elevar a confiança e a qualidade do nosso jogo. 

Vamos ver se conseguimos passar em Roma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 2 minutos:

Continuo convicto que o esquema abaixo seria mais interesse.

Tudo bem quanto a utilização de 3 "centrais", mas não ache que a linha a 3 ofereça as soluções de passe e de contra-pressão necessárias.

Na situação infra, pretende-se a utilização do chamado "Líbero", um jogador com boa capacidade de passe e de visão de jogo. Deste modo, a equipa passa a ter um configuração de 2+2 (mais a opção dos alas), formando um quadrado e, em simultâneo libertando o outro médio. Deste modo, a organização ofensiva é a da imagem 2

ab3TVjlai9.png.9c7af7d8401a8d280e9a992b4fc493c2.png

ab3TVjTaid.png.38d2daf9bf1f700a5b9a73b95ce3720c.png

imagem1.png

Alguns desses intervenientes nessa estrutura não funcionam. Os posicionamentos ok, alguns dos jogadores não.

Citação de Bernas, Agora:

Temos de ter pelo menos um dos 3 centrais a dar mais fluidez ao nosso jogo.

Esperava lá ver o Eustáquio ou o Tomás Pérez, quem o Anselmi disse que era tudo o que precisava.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 3 minutos:

Alguns desses intervenientes nessa estrutura não funcionam. Os posicionamentos ok, alguns dos jogadores não.

Esperava lá ver o Eustáquio ou o Tomás Pérez, quem o Anselmi disse que era tudo o que precisava.

Queres desenvolver?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 1 minuto:

Queres desenvolver?

Borges na esquerda e em organização ofensiva o Eustáquio a 10.

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo em que se rodou a equipa e deu para voltar as vitórias. O importante foi feito, descansar peças chave e dar confiança ao coletivo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Bem-vindo ao FC Porto 2024/2025 Fábio Vieira. Melhor jogo dele esta época.

O Francisco Moura também esteve bastante bem e com bastante pulmão, algo pelo qual o tenho em má consideração.

Defesona gigante de Diogo Costa.

De resto é tudo muito negativo.

O Mora fez o pior jogo dele. Nós não podemos achar e muito menos ele que tem de carregar aos ombros uma equipa.

O Namaso também fez dos piores jogos pelo clube. O João Mário entrou mal mas mal.

E os nossos defesas centrais faltam lhes conceitos ofensivos. E eu que adorava o Otávio e lhe achava com um potencial enorme começo a desacreditar. Acha que é o Maldini e erra por se achar demasiado bom. Começo a ficar sem paciência.

Por um lado acho que neste tipo de jogos temos de meter o Eustáquio no meio dos centrais mas depois sinto que faz falta a sua energia mais à frente. A ver se o Tomás Perez entra gradualmente na equipa. Este jogo hoje em termos de jogo Interior não me deixou boas sensações para a segunda mão com a Roma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 2 minutos:

Borges na esquerda e em organização ofensiva o Eustáquio a 10.

O Borges na esquerda parece-me ser uma questão de ser trabalhado nesse sentido. Trabalhado também, claro, defensivamente, tal como o Pepê e o Galeno foram. O facto de ter pé direito como preferencial também pode ser interessante, pois em situação de diagonal o médio mais ofensivo desse lado pode oferecer largura.

Já o Eustáquio não é 10, é o 8 que ele sabe ser. Posição 10 são os dois médios ofensivos e, caso o Samu tivesse outras características poderiam funcionar (um deles ou ambos) como Falso 10.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 4 minutos:

Eu até já ficava satisfeito com um 433 em que um dos médios baixava na construção. Não é preciso inventar a roda...

Não tens é depois extremos e laterais para jogar. 

Compartilhar este post

Link para o post

Fds o gajo conseguiu entrar com os 2 joelhos no Vasco, que animal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MichaelAndrews, há 1 minuto:

O Borges na esquerda parece-me ser uma questão de ser trabalhado nesse sentido. Trabalhado também, claro, defensivamente, tal como o Pepê e o Galeno foram. O facto de ter pé direito como preferencial também pode ser interessante, pois em situação de diagonal o médio mais ofensivo desse lado pode oferecer largura.

Já o Eustáquio não é 10, é o 8 que ele sabe ser. Posição 10 são os dois médios ofensivos e, caso o Samu tivesse outras características poderiam funcionar (um deles ou ambos) como Falso 10.

Discordo dessas ideias. Para isso metes o William ali na esquerda. O Eustáquio nessa posição teria de ter chegada à frente, criatividade, maior variabilidade de recursos, passe longo, passe curto. Ele não é assim. É um médio de jogar seguro. Não procura o passe que quebre linhas. Um 8 tem que ter mais coisas que o canadiano não tem. Estas a exagerar nas características de alguns jogadores.

Agora, se for na ala direita o Martim, de 8 o Fábio, William ou Moura, dou de barato o português, e à frente juntares o Pepê... talvez.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 12 minutos:

Não tens é depois extremos e laterais para jogar. 

Nesta tática também não temos alas nem centrais. A verdade é que é extremamente difícil fazer-se um 11 competitivo com este plantel, (manta de retalhos), fica-se sempre curto em algum lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Shai, há 29 minutos:

Coitado do miúdo. Desejo tudo de bom.

Em relação à exibição, fiquei desiludido. Demasiado insistência no jogo direto mesmo com um duplo pivot que, em teoria, ia-nos dar maior qualidade no jogo apoiado e cenas. Os centrais estão mesmo a ter dificuldades neste aspeto, vai ser mesmo preciso ir buscar uns 2 novos no próximo mercado.

Anyway, são 3 pontos. Ganhar já é bom nestes tempos difíceis.

Já comecei a trabalhar nessa matéria e tenho o 1º nome para apresentar - Marc Pubill do Almeria. Estamos a falar de um LD de origem, de 1,90m, que por aquilo que fui vendo tem o perfil ideal para se impor numa defesa a 3.

Tem a estampa física e a solidez defensiva de um central, com o critério na saída e o arranque típicos de um verdadeiro lateral. Precisamos de alguém assim, que saia em condução, caso contrário, vamos continuar a ver os nossos centrais a sair a passo e a limitarem-se a tocar para o lado. 

Fiquei encantado com o miúdo e vejo nele mesmo o perfil certo para o que precisamos. Já que andamos tão atentos a jogadores da Bundesliga 2 e do Championship, tb não custa nada olhar com muita atenção para a 2ª divisão espanhola. 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Boitswana , há 4 minutos:

Já comecei a trabalhar nessa matéria e tenho o 1º nome para apresentar - Marc Pubill do Almeria. Estamos a falar de um LD de origem, de 1,90m, que por aquilo que fui vendo tem o perfil ideal para se impor numa defesa a 3.

Tem a estampa física e a solidez defensiva de um central, com o critério na saída e o arranque típicos de um verdadeiro lateral. Precisamos de alguém assim, que saia em condução, caso contrário, vamos continuar a ver os nossos centrais a sair a passo e a limitarem-se a tocar para o lado. 

Fiquei encantado com o miúdo e vejo nele mesmo o perfil certo para o que precisamos. Já que andamos tão atentos a jogadores da Bundesliga 2 e do Championship, tb não custa nada olhar com muita atenção para a 2ª divisão espanhola. 

Até podes acertar o euro milhões mas não te vou perdoar pelo Perez 😭

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 1 minuto:

Até podes acertar o euro milhões mas não te vou perdoar pelo Perez 😭

Ele anda burro de todo, a fazer lembrar os piores tempos do Automendi, mas ainda não perdi a esperança nele. Confesso que estou desiludido, esperava outra afirmação, mas talvez seja mesmo o único a conseguir manter-se no 11 na próxima época e a crescer com a evolução da própria equipa. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 34 minutos:

Discordo dessas ideias. Para isso metes o William ali na esquerda. O Eustáquio nessa posição teria de ter chegada à frente, criatividade, maior variabilidade de recursos, passe longo, passe curto. Ele não é assim. É um médio de jogar seguro. Não procura o passe que quebre linhas. Um 8 tem que ter mais coisas que o canadiano não tem. Estas a exagerar nas características de alguns jogadores.

Agora, se for na ala direita o Martim, de 8 o Fábio, William ou Moura, dou de barato o português, e à frente juntares o Pepê... talvez.

Considera que não coloquei ali a totalidade dos jogadores / das opções e consoante as opções, dinâmicas diferentes. O ponto importante é que atualmente a equipa não tem capacidade construção, os 3 centrais (praticamente em linha) trocam a bola entre si até um deles optar por um passe longo para o ponta de lança. Daí que se a opção fosse por uma solução de 2 + 2 (quadrado) a equipa adquire mais capacidade construção e consegue fazer a contra-pressão de uma forma mais eficaz. Em simultâneo, liberta um segundo médio para o losango ofensivo, o avançado ganha muito mais apoio e a equipa ganha capacidade de exploração dos espaços interiores. Acresce, por fim, a largura dos alas ou com a exploração da profundidade e cruzamento, ou com diagonais e, neste caso, os médios ofensivos abrem.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero acreditar que a ausência simultânea do Eustáquio, Varela e Tomás Pérez esteve relacionada com dados "biométricos" indicativos de fadiga, propensão a lesões, etc. Se for assim, tudo bem, se não foi demasiado aleatório para o momento da equipa. O Tomás nem na convocatória ficou...

O jogo foi fraco, mas não deixa de ser uma vitória fora, neste momento não é razoável exigir muito mais. Que de vitória de m*rda em vitória de m*rda a equipa vá perdendo a ansiedade e ganhando rotinas, para que o mais rapidamente possível consigamos produzir exibições ao nível da exigência do clube.

Muito feliz pelo Moura, aparentemente tornei-me fanboy e nem sei explicar porquê. Muito triste pelo Vasco... É impossível não ser uma lesão grave, pelo que resta torcer para que não tenha acabado hoje a carreira ao mais alto nível.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...