Ir para conteúdo
pedropb13

[Benfica] Futebol 25/26

Deve José Mourinho continuar no Benfica?  

94 votos

1. 1. Deve José Mourinho continuar no Benfica?

• Sim
      34
    • Não
      57
    • NS/NR
      3
  2. 2. Qual deve ser a nacionalidade do próximo treinador?

• Português
      40
    • Estrangeiro
      21
    • NS/NR
      33
  3. 3. Próximo treinador do Benfica

• José Mourinho
      16
    • Marco Silva
      2
    • Rúben Amorim
      34
    • Abel Ferreira
      1
    • Hugo Oliveira
      1
    • César Peixoto
      4
    • Ian Cathro
      2
    • Carlos Vicens
      3
    • Vasco Botelho da Costa
      3
    • Renato Paiva
      2
    • Marcelo Gallardo
      0
    • Gennaro Gattuso
      3
    • Enzo Maresca
      1
    • Xavi
      1
    • Xabi Alonso
      4
    • Iñigo Perez
      1
    • Claudio Giraldez
      1
    • Cesc Fabregas
      4
    • Outro Treinador Português
      0
    • Outro Treinador Estrangeiro
      11

Publicações recomendadas

Não seria menos arriscado até para o Rui Costa se proteger, ir buscar o Amorim?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 3 minutos:

Era preciso ele querer meter-se cá

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente upgrade no treinador.

Citação de Alonso., há 23 minutos:

Em princípio aprendeu a lição no United.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FManager, Em 13/05/2026 at 23:35:

O Hugo Oliveira entre as opções? Vocês tratem-se. Que gajo mais pãozinho sem sal.

Tem tudo para ser o sétimo treinador em seis épocas em 2027/28

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Robe, há 10 horas:

Era preciso ele querer meter-se cá

Citação de Ghelthon, há 10 horas:

Excelente upgrade no treinador.

Em princípio aprendeu a lição no United.

Então tá explicado. Seria muito menos arriscado apostar num Amorim mesmo que a coisa corra mal.

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 7 minutos:

Então tá explicado. Seria muito menos arriscado apostar num Amorim mesmo que a coisa corra mal.

Menos arriscado para o Benfica, claramente. E ficaria muito surpreendido se não tiver havido contactos.

Mas, para o Amorim, parece-me sobretudo que o próprio não quer vir para outra casa a arder.

Citação de Lebohang, há 1 minuto:

Vai vê-la no Domingo, lol. Não tem acendalhas em casa?

Compartilhar este post

Link para o post

O Amorim, para além de não se querer vir enfiar numa casa a arder, há quem diga que ele e o Banana não tinham a melhor relação quando coincidiram no Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente se a casa a arder for o Sporting, o Amorim não se importa de ir. E, espante-se, até não lhe correu muito mal.

Essa teoria de que o Amorim rejeitaria o Benfica assim tão facilmente... Pá, gostava de saber que tipo de clubes é que o Amorim pode ter aspirações de treinar. Só se acharem que um Palace ou assim é melhor do que treinar um dos grandes em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 5 minutos:

Aparentemente se a casa a arder for o Sporting, o Amorim não se importa de ir. E, espante-se, até não lhe correu muito mal.

Essa teoria de que o Amorim rejeitaria o Benfica assim tão facilmente... Pá, gostava de saber que tipo de clubes é que o Amorim pode ter aspirações de treinar. Só se acharem que um Palace ou assim é melhor do que treinar um dos grandes em Portugal.

É só pensares um bocadinho e veres que, antes de ir para o Sporting, tinha treinado o Braga. Ao dia de hoje, foi campeão no Sporting, pôs o Sporting a jogar, provavelmente, o melhor futebol de sempre, estava a caminho de uma campanha na Champions ao nível desta, e depois foi para o United.

Achares que os contextos são sequer comparáveis roça o incompreensível.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

O Amorim não se mete aqui. Um dia talvez numa fase mais adiantada da carreira, mas não agora

Compartilhar este post

Link para o post

O Amorim é dos melhores amigos do Nuno Gomes, não acredito que tenha ficado muito contente com os ataques que o Rui Costa lhe fez na campanha.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

É só pensares um bocadinho e veres que, antes de ir para o Sporting, tinha treinado o Braga. Ao dia de hoje, foi campeão no Sporting, pôs o Sporting a jogar, provavelmente, o melhor futebol de sempre, estava a caminho de uma campanha na Champions ao nível desta, e depois foi para o United.

Achares que os contextos são sequer comparáveis roça o incompreensível.

E que clube ele arranja melhor do que a "casa a arder" que é o Benfica? Isso é que eu gostava de saber.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 19 minutos:

E que clube ele arranja melhor do que a "casa a arder" que é o Benfica? Isso é que eu gostava de saber.

Não sei, isso já depende do critério dele. Aliás, já foi dito que ele não iria treinar de todo em 26/27.

Compartilhar este post

Link para o post

As vezes os treinadores/jogadores podem preferir um clube estável em vez de um "clube melhor" digo eu sei lá 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lage_Effect, há 10 minutos:

As vezes os treinadores/jogadores podem preferir um clube estável em vez de um "clube melhor" digo eu sei lá 

Daí o Ruben ter escolhido o Man utd.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 6 minutos:

Daí o Ruben ter escolhido o Man utd.

Aprendeu a lição dele com essa escolha. Mais uma razão para não se meter aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

O Amorim até podia aceitar vir para o Benfica nesta fase puramente pelo benfiquismo e pelo sonho de treinar o Benfica.

Se, e é um grande SE, o Benfica fosse um clube decente para ser treinado nos dias de hoje. Cujo presidente tivesse preocupado com o clube e tivesse um projeto bem definido. Cujos treinadores tivessem inputs validos na construção das equipas, sem influencias externas. Cujo o projeto fosse meramente desportivo e se fizesse o máximo para manter os melhores jogadores.

Ora, o Amorim pode ser o maior benfiquista neste planeta, mas vai olhar para o clube da mesma que nós e vai ver um clube destruído, numa ditadura em que o projeto é meramente vender jogadores, e onde os treinadores têm 0 inputs sobre tudo.

E sendo o Amorim obcecado por controlo e por ser ele a tomar as decisões, vai mesmo meter-se no Benfica lul. 

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Vou só dar os meus "quinhentos" em relação a esta situação toda, porque não vejo um cenário "bom" de nenhuma maneira...

Para desgosto de muito benfiquista com dois dedos de testa, o Rui Costa ganhou as eleições com 62% de votação. Para isso, tirou do saco um Mourinho, numa fase completamente descendente da carreira, que viu no Benfica a possibilidade de voltar a palcos maiores no futebol europeu depois dos seus últimos fiascos. Para Rui Costa, este foi o coelho da cartola que o iria salvar, e, em parte, foi o que aconteceu.

Mourinho achou que chegava aqui e teria todos aos seus pés. Todos, principalmente os benfiquistas, mas não só, ficariam eternamente agradecidos e extasiados por uma personalidade tão grande ter voltado ao futebol português. Seria bajulado por todos, temido pelos rivais, e devido ao campeonato fraquinho e no leme de uma equipa tão poderosa, seria fácil colocar-se novamente na luta pelo título.

A realidade bateu forte: o campeonato já não é assim tão fácil como era há 20 anos, um Porto e Sporting que não são uma obra-prima, mas são consistentes e respeitáveis, e os mais "pequenos" são combativos e já não são apenas compostos de troncos. A tática de mind-games nas conferências já não surte o mesmo efeito e não intimida como antes.

Para o Rui Costa, também bateu forte. O Mourinho veio com ganas de provar que ainda é alguma coisa, não apenas para ser um manso, como o Rui gosta. Ambas as partes começam a recuar. Rui Costa não vê os resultados que achava que aconteceriam automaticamente e Mourinho começa a aperceber-se que a equipa tem graves lacunas e ao mesmo tempo a ver as "costas" descobertas.

Chega Janeiro e ninguém pode acreditar que os jogadores que vieram eram da vontade de Mourinho. Talvez tenham sido impostos por Rui Costa, achando por exemplo que a vinda do Rafa iria agradar a muitos. Ou foram apenas o possível.

Mourinho pede renovação publicamente para ter garantia de estabilidade (como fez na primeira passagem) e para assegurar controlo total sobre a equipa e futuros reforços, ou seja, outra força dentro do clube. Por outro lado, Rui Costa, armado em "Presidente", não aceita porque "ninguém está acima dos resultados" e porque vê a coisa mal parada. Talvez Rui Costa pensasse que tinha Mourinho na mão porque mais ninguém lhe ia pegar, um treinador que a nível internacional está um pouco em desgraça, mas que no Tugão é idolatrado. Assim, mantém o treinador na mão enquanto mantém também as opções abertas no final do ano caso a coisa corra muito mal.

E realmente as coisas não correm como nenhum dos dois queria. Rui Costa começa a ficar em cheque por causa dos resultados da equipa e Mourinho percebe que a equipa não está ao nível que ele quer e está a perder crédito perante os adeptos.

Entretanto, surge o Real Madrid. Os olhos do Mourinho até devem ter reluzido. Para mim, está apalavrado há bastante mais tempo do que fazem parecer. Obviamente, quer manter-se profissional e não dá parte fraca nesse sentido.

No outro lado do espectro, o Rui Costa deve ter entrado em parafuso. Em vez do presidente que teve os "balls" de mandar embora um treinador conceituado mas que não estava a render (ou o presidente que foi decisivo e renovou com o treinador desgraçado dando-lhe um voto de confiança mas que está com trela curta - mesmo sendo o Mourinho - ganda presidente!), agora fica como aquele que recusou a possibilidade de renovar com o "special one" que o Real Madrid ainda valoriza.

Win-win para o Mourinho, recuperou credibilidade ao treinar o Benfica e agora dá novamente o salto para o Real Madrid (quem poderia recusar) e livra-se de uma situação com um clube que está em chamas.

O Rui Costa vai ter a vida um pouco mais complicada. Deixou fugir o Mourinho e o consolidou a reputação do Benfica neste momento como um incinerador de treinadores, não pelo clube em si, mas pela gestão da direção na pessoa do presidente do clube e do plantel. O treinador que vier com o mínimo de personalidade já sabe à partida que vai ter vida difícil.

Para mim fico curioso o que aconteceria com uma época completamente planeada pelo Mourinho. Chamem-me alucinado, mas até acho que seria diferente do que foi este ano. Seria necessário comprometimento do clube para aceder (de forma realista) às intenções do Mourinho, o que eu sei que não iria acontecer. Ou talvez a "aura" do Mourinho ainda jogasse a nosso favor na altura de contratações.

Muitos têm criticado veementemente o trabalho do Mourinho nos meses que esteve aqui, mas na minha opinião, só com uma época totalmente organizada por ele, poderíamos fazer uma avaliação completamente justa do trabalho do Mourinho como treinador do Benfica.

Posto isto, o Mourinho vai à vida dele, para melhor (pelo menos para ele), e o Benfica tornou-se o mais recente assador de treinadores a nível mundial. Por causa disso, se vier o Marco Silva, podemos dar-nos por contentes. É um bom treinador e aceita vir para este pandemónio. Para mim, seria o Ruben Amorim, mas isso é sonhar alto, assim como ter agora o JNL como presidente, em vez desta "coisa".

Desculpem lá o text wall...

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Como neste clube não se aprende a lição, o próximo treinador será o que o nosso dono, o Jorge Mendes, quiser.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ManOfSteel78, há 31 minutos:

Vou só dar os meus "quinhentos" em relação a esta situação toda, porque não vejo um cenário "bom" de nenhuma maneira...

Para desgosto de muito benfiquista com dois dedos de testa, o Rui Costa ganhou as eleições com 62% de votação. Para isso, tirou do saco um Mourinho, numa fase completamente descendente da carreira, que viu no Benfica a possibilidade de voltar a palcos maiores no futebol europeu depois dos seus últimos fiascos. Para Rui Costa, este foi o coelho da cartola que o iria salvar, e, em parte, foi o que aconteceu.

Mourinho achou que chegava aqui e teria todos aos seus pés. Todos, principalmente os benfiquistas, mas não só, ficariam eternamente agradecidos e extasiados por uma personalidade tão grande ter voltado ao futebol português. Seria bajulado por todos, temido pelos rivais, e devido ao campeonato fraquinho e no leme de uma equipa tão poderosa, seria fácil colocar-se novamente na luta pelo título.

A realidade bateu forte: o campeonato já não é assim tão fácil como era há 20 anos, um Porto e Sporting que não são uma obra-prima, mas são consistentes e respeitáveis, e os mais "pequenos" são combativos e já não são apenas compostos de troncos. A tática de mind-games nas conferências já não surte o mesmo efeito e não intimida como antes.

Para o Rui Costa, também bateu forte. O Mourinho veio com ganas de provar que ainda é alguma coisa, não apenas para ser um manso, como o Rui gosta. Ambas as partes começam a recuar. Rui Costa não vê os resultados que achava que aconteceriam automaticamente e Mourinho começa a aperceber-se que a equipa tem graves lacunas e ao mesmo tempo a ver as "costas" descobertas.

Chega Janeiro e ninguém pode acreditar que os jogadores que vieram eram da vontade de Mourinho. Talvez tenham sido impostos por Rui Costa, achando por exemplo que a vinda do Rafa iria agradar a muitos. Ou foram apenas o possível.

Mourinho pede renovação publicamente para ter garantia de estabilidade (como fez na primeira passagem) e para assegurar controlo total sobre a equipa e futuros reforços, ou seja, outra força dentro do clube. Por outro lado, Rui Costa, armado em "Presidente", não aceita porque "ninguém está acima dos resultados" e porque vê a coisa mal parada. Talvez Rui Costa pensasse que tinha Mourinho na mão porque mais ninguém lhe ia pegar, um treinador que a nível internacional está um pouco em desgraça, mas que no Tugão é idolatrado. Assim, mantém o treinador na mão enquanto mantém também as opções abertas no final do ano caso a coisa corra muito mal.

E realmente as coisas não correm como nenhum dos dois queria. Rui Costa começa a ficar em cheque por causa dos resultados da equipa e Mourinho percebe que a equipa não está ao nível que ele quer e está a perder crédito perante os adeptos.

Entretanto, surge o Real Madrid. Os olhos do Mourinho até devem ter reluzido. Para mim, está apalavrado há bastante mais tempo do que fazem parecer. Obviamente, quer manter-se profissional e não dá parte fraca nesse sentido.

No outro lado do espectro, o Rui Costa deve ter entrado em parafuso. Em vez do presidente que teve os "balls" de mandar embora um treinador conceituado mas que não estava a render (ou o presidente que foi decisivo e renovou com o treinador desgraçado dando-lhe um voto de confiança mas que está com trela curta - mesmo sendo o Mourinho - ganda presidente!), agora fica como aquele que recusou a possibilidade de renovar com o "special one" que o Real Madrid ainda valoriza.

Win-win para o Mourinho, recuperou credibilidade ao treinar o Benfica e agora dá novamente o salto para o Real Madrid (quem poderia recusar) e livra-se de uma situação com um clube que está em chamas.

O Rui Costa vai ter a vida um pouco mais complicada. Deixou fugir o Mourinho e o consolidou a reputação do Benfica neste momento como um incinerador de treinadores, não pelo clube em si, mas pela gestão da direção na pessoa do presidente do clube e do plantel. O treinador que vier com o mínimo de personalidade já sabe à partida que vai ter vida difícil.

Para mim fico curioso o que aconteceria com uma época completamente planeada pelo Mourinho. Chamem-me alucinado, mas até acho que seria diferente do que foi este ano. Seria necessário comprometimento do clube para aceder (de forma realista) às intenções do Mourinho, o que eu sei que não iria acontecer. Ou talvez a "aura" do Mourinho ainda jogasse a nosso favor na altura de contratações.

Muitos têm criticado veementemente o trabalho do Mourinho nos meses que esteve aqui, mas na minha opinião, só com uma época totalmente organizada por ele, poderíamos fazer uma avaliação completamente justa do trabalho do Mourinho como treinador do Benfica.

Posto isto, o Mourinho vai à vida dele, para melhor (pelo menos para ele), e o Benfica tornou-se o mais recente assador de treinadores a nível mundial. Por causa disso, se vier o Marco Silva, podemos dar-nos por contentes. É um bom treinador e aceita vir para este pandemónio. Para mim, seria o Ruben Amorim, mas isso é sonhar alto, assim como ter agora o JNL como presidente, em vez desta "coisa".

Desculpem lá o text wall...

Excelente análise. Só não concordo que o Marco Silva seja motivo para alegrias. É, todavia, o melhor treinador que interessa a  este Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de .Aimar, há 29 minutos:

Como neste clube não se aprende a lição, o próximo treinador será o que o nosso dono, o Jorge Mendes, quiser.

Resumidamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de .Aimar, há 1 hora:

Se for assim, dizem as más línguas, fiquem à espera do Filipe Luís.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Mal por mal que venha o Marco Silva que dentro dos candidatos possíveis parece o mais adequado ao clube. Até fico mal disposto quando vejo os rumores do Filipe Luís, vinha claramente por parte do Jorge Mendes que deve estar desesperado para o enfiar em qualquer buraco da Europa. Longe. 

Os motivos do Amorim não devem passar só pela atual direção (deve pesar muito claro) mas também porque ainda deve estar a receber toneladas de dinheiro do united. Tal como o Roger Schmidt está a receber do Benfica. Não deve estar muito aberto a deixar de receber essa indemnização para se vir cá enfiar. 

Sobre o Carlos Vicens simplesmente não se enquadra na cultura do clube. Assim como o “estilo” de jogo do Mourinho não se adaptou. O estádio da Luz não tem paciência para passes rendilhados na área defensiva durante 10 minutos. Acho que o caminho passa por ir buscar alguém com o modelo parecido ao do RS ou JJ - alta intensidade, vertiginoso, móvel e com verticalidade. 

Editado por johan
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de johan, há 35 minutos:

Sobre o Carlos Vicens simplesmente não se enquadra na cultura do clube. Assim como o “estilo” de jogo do Mourinho não se adaptou. O estádio da Luz não tem paciência para passes rendilhados na área defensiva durante 10 minutos. Acho que o caminho passa por ir buscar alguém com o modelo parecido ao do RS ou JJ - alta intensidade, vertiginoso, móvel e com verticalidade. 

Esta parte é fundamental (tal como no Porto gostam de ver um estilo de jogo agressivo e de raça) e tenho muitas dúvidas que o Rui Costa tenha isso em consideração quando está a escolher o treinador. 

Apesar de concordar, também é importante referir que a "cultura do clube" não é algo estanque. Num Benfica profissional e competente, acho que seria possível um gajo como o Vicens conseguir implementar a sua filosofia. No entanto, com o clube no caos em que está, a última coisa que queremos é adicionar fatores de desconfiança. Nesse sentido, sim, a melhor opção seria ir buscar o tal treinador de "alta intensidade, vertiginoso, móvel e com verticalidade". 

Se o Marco, apesar de ser competente, é esse tipo de treinador? Tenho as minhas dúvidas....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...