Ticampos Publicado Julho 2 Citação de Ghelthon, há 20 minutos: Pensando bem, isto faz sentido. É um LLM à imagem do que tem sido a governação. LOL. Esta então bateu tudo. Citação de Ghelthon, Em 23/06/2026 at 15:31: Para surpresa de um total de zero pessoas. Seria interessante saber quanto se gastou nisto, se alguém souber, metam aí sff. Como é que as forças armadas vão usar isto??? OMG... Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado Monday às 22:44 Na minha empresa já tá tudo automatizado. Pegas num ticket, arrastas para a zona que diz "AI generation ready", aquilo gera o PR, o dev só tem de rever, QA já nem tem de testar as coisas Entretanto ainda tenho de dizer aos arquitetos que se a empresa fizer o que eles estão a sugerir que mais valia mandar diretamente um email para o doutor vladimir putin com as suas passwords e emails Odeio trabalho corporativo, mal posso esperar para ir pro desemprego e tirar um curso de padeiro pelo iefp Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Tuesday às 22:36 Citação de El Shafto, Em 13/07/2026 at 17:20: E, já agora, se tens assim tanta vontade de criar e tanto tempo livres podes sempre aprender a usar o Photoshop ou semelhantes alternativas open source. Assim pelo menos a informação já é tal e qual como queres e pelo menos será um bocadinho mais original do que o mesmo vomitado que agora até os tascos usam para anunciar os pratos do dia. Vou citar isto doutro tópico e puxar para aqui que não tem nada a ver com "política internacional". @El Shafto @Ticampos Irrita-me profundamente os posters e infográficos gerados por IA com uma prompt enfiada no ChatGPT que gera aquilo tudo de cima abaixo. Não porque odeio IA (certamente muita gente aqui odeia, eu entendo porquê mas não é o meu caso), mas sim porque o look-and-feel destas imagens gráficas é sempre igual, e porque está cheio ou de erros ortográficos ou de erros factuais e nem sempre sequer respeita o texto de quem fez a prompt. E às vezes tem glitches gráficos de bradar aos céus (p.ex os menus de restaurante em que nem as fotos de comida parecem comida) ... por isso... não haveria forma de utilizar ainda mais IA (sim isto vai gastar mais água, se estão preocupados com isso), mas com mais cuidado e critério? Por exemplo: porque não perguntar primeiro à IA "eu tenho um cartaz para fazer com esta informação x y e z. Dá-me um template adequado no Canva ou diz-me uma outra plataforma qualquer que seja adequada para isso". Depois "ok já tenho o template, agora procura-me ou gera-me uma imagem de fundo adequada". Depois "ok agora dá-me um tipo de letra adequado e diz-me como posso alterar o template mais ao meu gosto assim ou assado". Etc etc, a imaginação é o limite. Assim consegues chegar lá e fazer copy-paste da informação que queres para os sítios que queres, e tens a certeza que a IA não te alucina texto; e tens sempre a possibilidade de adaptar manualmente o poster/cartaz/infográfico da forma que queres, em vez de pedir à IA que o re-faça de cima abaixo. É evidente que dá muito mais trabalho do que pedir uma única prompt e esperar que fique pronto em 30 segundos; mas também me parece que dá muito menos trabalho do que aprender Photoshop do início ao fim, e ainda vais aprendendo umas coisinhas (se bem que poucas), e tens maior controlo sobre o que tás fazendo. Nunca experimentei gerar um gráfico assim, é apenas um brainstorming de como imagino poder usar IA de forma que faça mais sentido. É assim tão estúpido? 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Tuesday às 22:40 Citação de noikeee, há 1 minuto: Vou citar isto doutro tópico e puxar para aqui que não tem nada a ver com "política internacional". @El Shafto @Ticampos Irrita-me profundamente os posters e infográficos gerados por IA com uma prompt enfiada no ChatGPT que gera aquilo tudo de cima abaixo. Não porque odeio IA (certamente muita gente aqui odeia, eu entendo porquê mas não é o meu caso), mas sim porque o look-and-feel destas imagens gráficas é sempre igual, e porque está cheio ou de erros ortográficos ou de erros factuais e nem sempre sequer respeita o texto de quem fez a prompt. E às vezes tem glitches gráficos de bradar aos céus (p.ex os menus de restaurante em que nem as fotos de comida parecem comida) ... por isso... não haveria forma de utilizar ainda mais IA (sim isto vai gastar mais água, se estão preocupados com isso), mas com mais cuidado e critério? Por exemplo: porque não perguntar primeiro à IA "eu tenho um cartaz para fazer com esta informação x y e z. Dá-me um template adequado no Canva ou diz-me uma outra plataforma qualquer que seja adequada para isso". Depois "ok já tenho o template, agora procura-me ou gera-me uma imagem de fundo adequada". Depois "ok agora dá-me um tipo de letra adequado e diz-me como posso alterar o template mais ao meu gosto assim ou assado". Etc etc, a imaginação é o limite. Assim consegues chegar lá e fazer copy-paste da informação que queres para os sítios que queres, e tens a certeza que a IA não te alucina texto; e tens sempre a possibilidade de adaptar manualmente o poster/cartaz/infográfico da forma que queres, em vez de pedir à IA que o re-faça de cima abaixo. É evidente que dá muito mais trabalho do que pedir uma única prompt e esperar que fique pronto em 30 segundos; mas também me parece que dá muito menos trabalho do que aprender Photoshop do início ao fim, e ainda vais aprendendo umas coisinhas (se bem que poucas), e tens maior controlo sobre o que tás fazendo. Nunca experimentei gerar um gráfico assim, é apenas um brainstorming de como imagino poder usar IA de forma que faça mais sentido. É assim tão estúpido? É estúpido apenas porque tu respondeste a ti próprio no mesmo texto. Só mandar o prompt e ter aquilo em 30s é facílimo e "serve". Como o shaft disse, agora até para o prato do dia usam essa m*rda, é a vontade de fazer algo mais "profissional" mas sem ter que pagar a ninguém. O outro método que sugeres vai contra a preguiça que têm quando fazem isso Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Tuesday às 22:45 Citação de Sandes., há 1 minuto: É estúpido apenas porque tu respondeste a ti próprio no mesmo texto. Só mandar o prompt e ter aquilo em 30s é facílimo e "serve". Como o shaft disse, agora até para o prato do dia usam essa m*rda, é a vontade de fazer algo mais "profissional" mas sem ter que pagar a ninguém. O outro método que sugeres vai contra a preguiça que têm quando fazem isso Eu entendo isso. Se calhar é o reflexo da minha personalidade e de como trabalho no dia-a-dia: tenho brio de tentar entregar algo minimamente bem feito, do que uma cena feita às três pancadas mesmo que "sirva" e seja rápido e lei do menor esforço. Tenho grande dificuldade de entender o contrário mas cada um sabe de si 🤷♂️ 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado Tuesday às 23:02 Aqueles bonecos redondos de IA dão-me vontade de matar alguém. Até nas festas da escola é com isso. Este ano, aparecia magicamente uma montanha quando a câmera se mexia ao longo da Madeira, mas tudo bem que assim têm um vídeo "à maneira". 2 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Tuesday às 23:18 (editado) Citação de noikeee, há 42 minutos: Vou citar isto doutro tópico e puxar para aqui que não tem nada a ver com "política internacional". @El Shafto @Ticampos Irrita-me profundamente os posters e infográficos gerados por IA com uma prompt enfiada no ChatGPT que gera aquilo tudo de cima abaixo. Não porque odeio IA (certamente muita gente aqui odeia, eu entendo porquê mas não é o meu caso), mas sim porque o look-and-feel destas imagens gráficas é sempre igual, e porque está cheio ou de erros ortográficos ou de erros factuais e nem sempre sequer respeita o texto de quem fez a prompt. E às vezes tem glitches gráficos de bradar aos céus (p.ex os menus de restaurante em que nem as fotos de comida parecem comida) ... por isso... não haveria forma de utilizar ainda mais IA (sim isto vai gastar mais água, se estão preocupados com isso), mas com mais cuidado e critério? Por exemplo: porque não perguntar primeiro à IA "eu tenho um cartaz para fazer com esta informação x y e z. Dá-me um template adequado no Canva ou diz-me uma outra plataforma qualquer que seja adequada para isso". Depois "ok já tenho o template, agora procura-me ou gera-me uma imagem de fundo adequada". Depois "ok agora dá-me um tipo de letra adequado e diz-me como posso alterar o template mais ao meu gosto assim ou assado". Etc etc, a imaginação é o limite. Assim consegues chegar lá e fazer copy-paste da informação que queres para os sítios que queres, e tens a certeza que a IA não te alucina texto; e tens sempre a possibilidade de adaptar manualmente o poster/cartaz/infográfico da forma que queres, em vez de pedir à IA que o re-faça de cima abaixo. É evidente que dá muito mais trabalho do que pedir uma única prompt e esperar que fique pronto em 30 segundos; mas também me parece que dá muito menos trabalho do que aprender Photoshop do início ao fim, e ainda vais aprendendo umas coisinhas (se bem que poucas), e tens maior controlo sobre o que tás fazendo. Nunca experimentei gerar um gráfico assim, é apenas um brainstorming de como imagino poder usar IA de forma que faça mais sentido. É assim tão estúpido? Uma ideia bastante boa. No meu caso como fico muito imerso em dados e estatísticas acabo por negligenciar bastante a qualidade gráfica e da apresentação (independentemente da temática). E mal. Francamente mal. Não o deveria fazer. Em tempos tinha 3 ou 4 designers gráficos no projeto que me faziam o grafismo dos cenários, lá para 2023/24. Depois aos poucos foram desligando do projeto e comecei a utilizar AI nos últimos meses para criar as imagens. "sim porque o look-and-feel destas imagens gráficas é sempre igual, e porque está cheio ou de erros ortográficos ou de erros factuais e nem sempre sequer respeita o texto de quem fez a prompt. E às vezes tem glitches gráficos de bradar aos céus (p.ex os menus de restaurante em que nem as fotos de comida parecem comida)". Quanto aos erros, acho que irão ser cada vez menos com o passar dos anos. Agora há muitos, a tendência é para diminuir drasticamente. O que é bom por um lado e mau por outro (vai aumentar a quantidade de vídeos com notícias falsas por exemplo). Quanto ao que disseste do look-and-feel é verdade e não estou a ver como possam resolver nos próximos tempos. Sobre os menus de comida, até já se vê nos mercados de habitação, anúncios com imagens de casas modificadas com AI. Editado Tuesday às 23:19 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Tuesday às 23:42 Ai meus Deus, que desgraça. A AI vai-nos ficar com os empregos todos. O que é que vamos fazer da vida????!!!! Oh, Anastácio, então e o Relatório que te pedi na semana passada? Já está pronto? Está quase, chefe! Envio no final do dia. Deixa cá ir ao ChatGPT que ele faz-me isto em 5 minutos e eu fico a coçá-los o resto do dia... Quem é que é esperto, quem é? 4 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado Tuesday às 23:58 eu estou de momento nas trincheiras porque a minha posição é das mais afetadas de acordo com as anthropics. A primeira função que eles fizeram com que a AI ficasse muito boa foi a fazer código acho que há gente que sente que pode ficar imune, ou pelo menos pelo que leio na internet as pessoas acham que se adoptarem a AI no seu dia a dia, que não os vai afetar. Eu acho que estas pessoas estão erradas. Se as promessas que têm feito acerca de tornar isto numa revolução industrial forem verdadeiras, em que as pessoas que deixaram de ser artesãos para passarem a ser operários de fábrica, estas pessoas viveram pior durante 100 anos. A gente fala mal dos ludistas mas toda a gente ficou na m*rda durante muito tempo. Peguem num livro qualquer do Dickens. a parte boa é que o claude ainda faz soluções parvas e não dá para automatizar tudo. Mas consigo imaginar dentro de um ano a minha empresa a mandar toda a gente que vem do outsourcing embora (contrataram um exercito deles durante este ano) Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Wednesday às 00:12 Peguei na minha ideia, acabei por só lhe pedir o prompt inicial e acabei por fazer esta m*rda toda à mão. Lol Que lindo desperdício de uma hora de vida 3 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Wednesday às 05:41 Citação de noikeee, há 5 horas: Peguei na minha ideia, acabei por só lhe pedir o prompt inicial e acabei por fazer esta m*rda toda à mão. Lol Que lindo desperdício de uma hora de vida E a pior parte é que nem consigo ver porque estou no UK Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Wednesday às 07:18 Citação de Sandes., há 1 hora: E a pior parte é que nem consigo ver porque estou no UK O Imgur está bloqueado? Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado Wednesday às 07:41 Citação de Ghelthon, há 23 minutos: O Imgur está bloqueado? Yup 1 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado Wednesday às 08:13 Citação de noikeee, há 9 horas: Vou citar isto doutro tópico e puxar para aqui que não tem nada a ver com "política internacional". @El Shafto @Ticampos Irrita-me profundamente os posters e infográficos gerados por IA com uma prompt enfiada no ChatGPT que gera aquilo tudo de cima abaixo. Não porque odeio IA (certamente muita gente aqui odeia, eu entendo porquê mas não é o meu caso), mas sim porque o look-and-feel destas imagens gráficas é sempre igual, e porque está cheio ou de erros ortográficos ou de erros factuais e nem sempre sequer respeita o texto de quem fez a prompt. E às vezes tem glitches gráficos de bradar aos céus (p.ex os menus de restaurante em que nem as fotos de comida parecem comida) ... por isso... não haveria forma de utilizar ainda mais IA (sim isto vai gastar mais água, se estão preocupados com isso), mas com mais cuidado e critério? Por exemplo: porque não perguntar primeiro à IA "eu tenho um cartaz para fazer com esta informação x y e z. Dá-me um template adequado no Canva ou diz-me uma outra plataforma qualquer que seja adequada para isso". Depois "ok já tenho o template, agora procura-me ou gera-me uma imagem de fundo adequada". Depois "ok agora dá-me um tipo de letra adequado e diz-me como posso alterar o template mais ao meu gosto assim ou assado". Etc etc, a imaginação é o limite. Assim consegues chegar lá e fazer copy-paste da informação que queres para os sítios que queres, e tens a certeza que a IA não te alucina texto; e tens sempre a possibilidade de adaptar manualmente o poster/cartaz/infográfico da forma que queres, em vez de pedir à IA que o re-faça de cima abaixo. É evidente que dá muito mais trabalho do que pedir uma única prompt e esperar que fique pronto em 30 segundos; mas também me parece que dá muito menos trabalho do que aprender Photoshop do início ao fim, e ainda vais aprendendo umas coisinhas (se bem que poucas), e tens maior controlo sobre o que tás fazendo. Nunca experimentei gerar um gráfico assim, é apenas um brainstorming de como imagino poder usar IA de forma que faça mais sentido. É assim tão estúpido? Mas isso és tu que estás meio que dentro da tecnologia das coisas. Gente que está fora de informática não deve ser muita que conheça o Canva. "Ah, mas pode perguntar por outra...!", pois pode, mas quer? Isto acaba por seguir um bocado a mesma lógica da navegação na net, em que salvo erro são cinco segundos de loading e algo como 70% das pessoas já mudou de página. Tou a tirar números um bocado do cu, mas acho que nem estão assim muito diferentes dos reais. Quem usa AI para essas coisas é porque quer algo rápido, instantâneo e que pareça bom o suficiente. O termo de comparação é o menu escrito à mão ou feito com uma moldura no Word. A fasquia não é muito elevada e por mais merda que seja, vai acabar por ser um bocadinho melhor. O Tio Zé quer é pegar no telemóvel e dizer "Google gera aí um cartaz para refeições do meu restaurante, hoje temos prato do dia mais sobremesa mais café por 12 euros e meio, temos bitoque 9€, lombinhos de bacalhau 14€, (...)", pegar na imagem e ir imprimir. No fundo também acaba por ser um skill issue, ou, vá, um knowledge issue, porque mesmo com AI dá para fazer coisas melhores, simplesmente não se sabe mais e está-se contente com o resultado já obtido. AI existe para acelerar a roda de ratinho em que todos vivemos, porque agora é mais rápido e portanto podemos fazer mais. Ignoramos convenientemente o facto de que tipicamente se diz "fazer mais e melhor", cortando o melhor porque é nesse nível de decadência para o qual estamos a evoluir, onde nada é identitário, tudo é padronizado, o que saia da norma, até ao nível mais básico, é olhado de lado porque demora mais tempo a ser feito e, como tal, não é eficiente. Na procura louca pela eficiência da produtividade diluiu-se a criatividade porque fazer publicidade com AI e gatinhos, seguindo trends das redes sociais, é o que está a bater e no fim do dia é tudo isso que importa. Caminhamos para um futuro desgraçado sem identidade, criatividade e propriedade do que quer que seja. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Wednesday às 08:29 (editado) O AI Slop é real. "Desenvolvi uma aplicação para X" - com AI, e todas iguais pelo menos na UI "Cartaz das festas da terrinha" / "Cartaz da excursão a Fátima" - tudo com AI, todos iguais Não duvido que haverá muita malta de design/UI a ser dispensada, mas também tenho poucas dúvidas que a AI vai servir para valorizar grandemente o seu trabalho. Editado Wednesday às 08:30 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Wednesday às 08:40 Citação de Sandes., há 2 horas: E a pior parte é que nem consigo ver porque estou no UK Perdes nada Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado Wednesday às 09:23 Citação de Ghelthon, há 53 minutos: O AI Slop é real. "Desenvolvi uma aplicação para X" - com AI, e todas iguais pelo menos na UI "Cartaz das festas da terrinha" / "Cartaz da excursão a Fátima" - tudo com AI, todos iguais Não duvido que haverá muita malta de design/UI a ser dispensada, mas também tenho poucas dúvidas que a AI vai servir para valorizar grandemente o seu trabalho. Aqui nao perdes nenhum trabalho. A diferença é que nao esta escrito no Word/Power Point. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado Wednesday às 14:49 eu só uso a IA para sexo virtual, mais nada Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado Wednesday às 16:14 Gostas pouco de travessões, gostas. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Wednesday às 22:33 Citação de noikeee, há 22 horas: Peguei na minha ideia, acabei por só lhe pedir o prompt inicial e acabei por fazer esta m*rda toda à mão. Lol Que lindo desperdício de uma hora de vida Segui o teu conselho e gastei 2h a fazer esta m*rda. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Wednesday às 22:34 Olha, tá bem fixe, tá bem melhor que o meu do FM lol Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Wednesday às 22:53 Citação de Descartes, há 13 minutos: O n.º 3 fugiu. Corrigido. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado Thursday às 09:01 Citação de Ghelthon, Em 15/07/2026 at 09:29: O AI Slop é real. "Desenvolvi uma aplicação para X" - com AI, e todas iguais pelo menos na UI "Cartaz das festas da terrinha" / "Cartaz da excursão a Fátima" - tudo com AI, todos iguais Não duvido que haverá muita malta de design/UI a ser dispensada, mas também tenho poucas dúvidas que a AI vai servir para valorizar grandemente o seu trabalho. Podia ter sido eu a escrever. APP e os Wbsites são todos iguais, as formas, a estrutura, o tipo de letra, a comunicação. Que ódio. O mesmo para as festas da terrinhas e das concentrações/eventos, é tudo igual e para além de mais, tudo mal feito porque espetam lá informação que nunca mais acaba. Quantos às aplicações, a própria google já tem modelos prontos que consegues adaptar, ou consegues desenvolver uma coisa de raiz sem seres programador. Mas tenho apanhado muita malta que faz aplicações desta forma e depois já começam a comercializar 😅 Para quem percebe do assunto, isto é sequer seguro? É sequer algo duradouro? Uma integração qualquer leva um update ou um API e como é? Compartilhar este post Link para o post