Descartes Publicado Fevereiro 15 Citação de Petar Musa, há 6 horas: Qual o melhor IA gratuito para formatar um livrinho? Pedi ao Chatgpt e ao Claude para me escreverem uma história para a miúda e para formatar páginas numa folha A4, mas aquilo fica tudo desconfigurado Citação de Petar Musa, há 4 horas: Mas de um tópico inócuo, conseguiram torna-lo em mais um um depósito das vossas frustrações pessoais. Divirtam-se e procurem ajuda Citação de Petar Musa, há 3 horas: Mas este tópico tornou-se o espelho do CMPT e porque é que está entregue a meia dúzia de gatos pingados. Tem umas ideias pré concebidas de como as coisas devem ser e depois vão destruindo tópicos porque só essas ideias estão certas ou, noutros casos, batem de frente com a realidade e ficam muito frustrados. Divirtam-se e tentem ser felizes. 🫶 Isso tudo porque ninguém te disse qual era o melhor IA gratuito para formatar um livrinho? Porque não fizeste essa pergunta ao Chatgpt? Não confias na resposta que poderias receber? Citação de Petar Musa, há 4 horas: Btw a primeira história que pedi passa-se no Triássico e, a Terra teve a visita de ETs. Então é a história de amor entre um dinossauro e um ET. A moral é que o amor não escolhe raças Tanta m*rda para uma adaptação da história de amor entre o Castelo Branco e a Betty. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado Fevereiro 15 O que ha de IA europeu e que também nao seja controlado por israelitas/americanos? Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado Fevereiro 15 Que chatos pá. Não percebi este hate ao que o @Petar Musa disse. Puristas. @bmpr1990 @bmpm91 ou o crl, esperava mais de ti. Anyway, comecei a usar mais IA no ano passado e tentar perceber em que é que podia melhorar alguns aspetos da minha vida. Comecei por planos de nutrição e corrida, acabei por perder bué de peso e passar de vestir XL para M num curto espaço de tempo. Também acho muito vantajoso para compra de produtos. Até mesmo rotinas de limpeza em casa acabei por aprender várias coisas que não fazia. Não deixa de ser um LLM, por isso é que não surpreende ninguém que o ponto fraco seja a criatividade. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado Fevereiro 15 Citação de Sandes., há 1 hora: Esse último parágrafo é mesmo escrito por alguém que não percebe nada desta vida sem antes perguntar ao chatgpt. Põe lá esta página e vê se ele te ensina a ler sff Quanta classe num só post. Aposto que te cresceu um pelo no peito e tudo tal foi a quantidade de testosterona que agora mostraste. Que menino tão lindo! Sobre a burrice que demonstraste, fica com a nota que não me conheces de lado nenhum e fica também com a nota que em momento algum me dirigi ti portanto se o teu paizinho ou mãezinha não te ensinaram respeito aproveita e mete no chatgpt (ou seja qual for o que uses) e pode ser que lá consigas ter. E não te interessa para m*rda nenhuma também (até porque demonstraste bem o quão atrasado és) mas não usei de forma regular e nem sequer tenho conta no chatgpt ou qualquer outra ferramenta do género (não sou hipócrita e assumo que quando surgi fiz o mesmo que boa parte de nós no início que foi ir lá conversar com a máquina) Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado Fevereiro 15 Citação de Su1, há 15 minutos: Que chatos pá. Não percebi este hate ao que o @Petar Musa disse. Puristas. @bmpr1990 @bmpm91 ou o crl, esperava mais de ti. Anyway, comecei a usar mais IA no ano passado e tentar perceber em que é que podia melhorar alguns aspetos da minha vida. Comecei por planos de nutrição e corrida, acabei por perder bué de peso e passar de vestir XL para M num curto espaço de tempo. Também acho muito vantajoso para compra de produtos. Até mesmo rotinas de limpeza em casa acabei por aprender várias coisas que não fazia. Não deixa de ser um LLM, por isso é que não surpreende ninguém que o ponto fraco seja a criatividade. Expor a espoja que é o cérebro de uma criança às regurgitações do chatgpt merece palmadas no rabo. Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado Fevereiro 15 Citação de Plagio o Original, há 5 horas: Os llms são incríveis a analisar textos. Se deres todos os livros tecnicos de direito a um desses, ele tecnicamente vai saber o que fazer em qualquer caso legal Portanto, podiamos substituir os juizes e os advogados por uma LLM portuguesa no tribunal da justiça. Os juizes e os advogados têm um trabalho repetitivo e pouco produtivo? Não enquadro os juízes e advogados como uma profissão repetitiva e pouco produtiva, mas de certeza que a IA pode-os ajudar a ser mais produtivos. Não vejo onde está o mal em usar a IA para melhorar a produtividade, mas boa sorte na guerra contra a utilização de IA. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado Fevereiro 15 Citação de Sandes., há 8 horas: O problema é que ai vai destruir - aliás, já está a destruir - o pensamento crítico. A malta que está a entrar agora no mercado de tech não tem hipótese sem usar IA e assim não aprende um corno basicamente. Médio. Podes aprender, mas concedo que tens de ser extremamente disciplinado. A cena é que estamos a começar a ter pessoas que já fizeram a uni com isto. Acho que isso acaba por influenciar mais porque podes ter condicionado desde cada vez mais cedo a tua maneira/método de aprendizagem (que é muito mais importante em IT do que o que aprendeste realmente). 1 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado Fevereiro 15 Citação de bmfpcdm, há 1 minuto: Expor a espoja que é o cérebro de uma criança às regurgitações do chatgpt merece palmadas no rabo. LLM é um Uber de mensagens de humanos. Por isso é que não sabem criar. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado Fevereiro 15 Hoje, ao tentar resolver uma questão de lógica simples para python, sendo um leigo absoluto, com o Claude AI Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado Fevereiro 15 Citação de FabioK, há 1 hora: Epa talvez. Mas a verdade é que a diferença de uma biblioteca para o Google, é que facilitou a forma de pesquisa, no entanto a meu ver fosse pesquisando em livros, ou depois na internet, terias sempre que ter pensamento crítico para perceber se o que estás a pesquisar se enquadrava naquilo que tu queres e se correspondia exatamente ao que estavas a pesquisar. No caso do chatgpt assume se que o que se põe lá e a resposta que nos dá é a verdade ou a solução final e não é preciso ver mais nada O pensamento crítico poderá ser usado da mesma forma com o chatgpt. Como tudo acho que tem a ver com a utilização que cada um lhe dá e a forma como cada um valida os dados que de lá saem 1 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado Fevereiro 15 Nunca usei nem interagi com uma IA de forma propositada. Sei no entanto perfeitamente que sem ser este o meu intuito já interajo diariamente. Mas sempre que posso desabilito a sua utilização. Sei perfeitamente que tem aplicações brutais em algumas áreas como a medicina, em automação de tarefas sem necessidade de pensamento e mesmo na minha área "Lean Management" tem utilidade para a automação e simplificação de processos mas não consigo usar. Vejo as pessoas a minha falta a usar para tarefas corriqueiras e criativas só vejo é ausência de pensamento crítico, um aumento de falta de intuição, gente que já mal sabe fazer tarefas porque já está habituada a que a máquina faça e até aquela capacidade de desenrasca que (para hem e para o mal) nos caracteriza está em declínio. Conheço quem use o chat gpt, o copilot e afins para fazer ppts, formações,escrever emails e sinceramente acho deprimente, distópico até. Quando já nem colocamos o nosso cérebro a pensar no que queremos transmitir como mensagem e na forma apropriada como o fazer então desculpem lá se sou ludita mas já nem sei o que andamos cá a fazer. E considerado os seres humanos que me rodeiam e como gravitam sempre para o mais fácil (eu inclusive), não vejo mesmo como a humanidade irá conseguir usar a IA de forma responsável e ponderada. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Fevereiro 15 Citação de .Aimar, há 19 minutos: Não enquadro os juízes e advogados como uma profissão repetitiva e pouco produtiva, mas de certeza que a IA pode-os ajudar a ser mais produtivos. Não vejo onde está o mal em usar a IA para melhorar a produtividade, mas boa sorte na guerra contra a utilização de IA. Também dá para corrigir erros ortográficos? Ou vai assumir que os erros dados de forma sistemática são, afinal, a forma correta de escrever? Poderá-nos a IA ajudar a escrever melhor? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado Fevereiro 15 Citação de Descartes, há 3 minutos: Também dá para corrigir erros ortográficos? Ou vai assumir que os erros dados de forma sistemática são, afinal, a forma correta de escrever? Poderá-nos a IA ajudar a escrever melhor? Ao menos comigo terás sempre uma garantia de que não foi a IA que escreveu o texto 1 3 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Fevereiro 15 Citação de SAS_Robben, há 6 minutos: Ao menos comigo terás sempre uma garantia de que não foi a IA que escreveu o texto Já começei também a utilizar essa tática. 2 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado Fevereiro 15 Citação de SAS_Robben, há 16 minutos: Nunca usei nem interagi com uma IA de forma propositada. Sei no entanto perfeitamente que sem ser este o meu intuito já interajo diariamente. Mas sempre que posso desabilito a sua utilização. Sei perfeitamente que tem aplicações brutais em algumas áreas como a medicina, em automação de tarefas sem necessidade de pensamento e mesmo na minha área "Lean Management" tem utilidade para a automação e simplificação de processos mas não consigo usar. Vejo as pessoas a minha falta a usar para tarefas corriqueiras e criativas só vejo é ausência de pensamento crítico, um aumento de falta de intuição, gente que já mal sabe fazer tarefas porque já está habituada a que a máquina faça e até aquela capacidade de desenrasca que (para hem e para o mal) nos caracteriza está em declínio. Conheço quem use o chat gpt, o copilot e afins para fazer ppts, formações,escrever emails e sinceramente acho deprimente, distópico até. Quando já nem colocamos o nosso cérebro a pensar no que queremos transmitir como mensagem e na forma apropriada como o fazer então desculpem lá se sou ludita mas já nem sei o que andamos cá a fazer. E considerado os seres humanos que me rodeiam e como gravitam sempre para o mais fácil (eu inclusive), não vejo mesmo como a humanidade irá conseguir usar a IA de forma responsável e ponderada. Acho que isto é um fundamentalismo sem sentido. Tens uma ferramenta brutal à tua disposição para melhorar a tua vida, seja pessoal ou profissional e recusas usar por uma questão puramente dogmática. Podes criticar o modo de utilização sem te tornares um "velho do Restelo".. Repara que não deste nenhum argumento para não usares um LLM.. Apenas críticas o que consideras utilização incorrecta por parte de outros. 1 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado Fevereiro 15 (editado) Citação de SAS_Robben, há 20 minutos: Nunca usei nem interagi com uma IA de forma propositada. Sei no entanto perfeitamente que sem ser este o meu intuito já interajo diariamente. Mas sempre que posso desabilito a sua utilização. Sei perfeitamente que tem aplicações brutais em algumas áreas como a medicina, em automação de tarefas sem necessidade de pensamento e mesmo na minha área "Lean Management" tem utilidade para a automação e simplificação de processos mas não consigo usar. Vejo as pessoas a minha falta a usar para tarefas corriqueiras e criativas só vejo é ausência de pensamento crítico, um aumento de falta de intuição, gente que já mal sabe fazer tarefas porque já está habituada a que a máquina faça e até aquela capacidade de desenrasca que (para hem e para o mal) nos caracteriza está em declínio. Conheço quem use o chat gpt, o copilot e afins para fazer ppts, formações,escrever emails e sinceramente acho deprimente, distópico até. Quando já nem colocamos o nosso cérebro a pensar no que queremos transmitir como mensagem e na forma apropriada como o fazer então desculpem lá se sou ludita mas já nem sei o que andamos cá a fazer. E considerado os seres humanos que me rodeiam e como gravitam sempre para o mais fácil (eu inclusive), não vejo mesmo como a humanidade irá conseguir usar a IA de forma responsável e ponderada. Assino por baixo. Adoro principalmente quando nem sequer sabem o que raio está na própria apresentação... Editado Fevereiro 15 por Axadrezado Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Fevereiro 15 Citação de toze2, Agora: Acho que isto é um fundamentalismo sem sentido. Tens uma ferramenta brutal à tua disposição para melhorar a tua vida, seja pessoal ou profissional e recusas usar por uma questão puramente dogmática. Podes criticar o modo de utilização sem te tornares um "velho do Restelo".. Repara que não deste nenhum argumento para não usares um LLM.. Apenas críticas o que consideras utilização incorrecta por parte de outros. Fact Check Produzido por humano! Citação de Axadrezado, há 1 minuto: Assino por baixo. Adoro principalmente quando nem sequer sabem o que raio está a própria apresentação... Fact Check Produzido por humano! 1 3 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado Fevereiro 15 Citação de Descartes, há 4 minutos: Já começei também a utilizar essa tática. Um gajo com a tua idade a não saber escrever. Táctica* Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Fevereiro 15 Citação de Su1, há 1 minuto: Um gajo com a tua idade a não saber escrever. Táctica* Eu avizei que ia escrever um erro em cada post. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado Fevereiro 15 Citação de Axadrezado, há 6 minutos: Assino por baixo. Adoro principalmente quando nem sequer sabem o que raio está na própria apresentação... Epa eu acho engraçado colocarem todos os males na IA. Começaram agora a ver pessoas que fazem coisas sem perceberem o que fazem ou que estão em reuniões sem verem as apresentações que fizeram? Simplesmente têm um meio mais para ser preguiçosos e fazerem o que já faziam, não mudou nada. Não me revejo mesmo nada nessa maneira de pensar. Adoro a tecnologia e tornou-me mais produtivo e dá-me mais tempo para focar no que realmente importa e gastar o mais do meu tempo no que realmente deveria (que é sempre um dos maiores desafios). Ajuda-me a aprender mais rápido e até para terminar a faculdade me está a ajudar tendo uma espécie de explicador para me ajudar não só a programar como ativamente a estudar. Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado Fevereiro 15 Citação de Descartes, há 19 minutos: Também dá para corrigir erros ortográficos? Ou vai assumir que os erros dados de forma sistemática são, afinal, a forma correta de escrever? Poderá-nos a IA ajudar a escrever melhor? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Fevereiro 15 Citação de .Aimar, há 6 minutos: Fact Check Produzido por IA. Cem erros e com travessões. Citação de toze2, há 9 minutos: Epa eu acho engraçado colocarem todos os males na IA. Começaram agora a ver pessoas que fazem coisas sem perceberem o que fazem ou que estão em reuniões sem verem as apresentações que fizeram? Simplesmente têm um meio mais para ser preguiçosos e fazerem o que já faziam, não mudou nada. Não me revejo mesmo nada nessa maneira de pensar. Adoro a tecnologia e tornou-me mais produtivo e dá-me mais tempo para focar no que realmente importa e gastar o mais do meu tempo no que realmente deveria (que é sempre um dos maiores desafios). Ajuda-me a aprender mais rápido e até para terminar a faculdade me está a ajudar tendo uma espécie de explicador para me ajudar não só a programar como ativamente a estudar. Tão refrescante ouvir a voz da experiência para colocar os pontos nos ii. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Fevereiro 15 Citação de Lage_Effect, há 4 horas: Não uso, não quero usar e nunca irei usar e espero que a bolha da IA rebente com estrondo. Estava de olha numa build para PC e de semana para semana só vejo o preço da mesma a subir a pala das empresas de RAM estarem a virar a produção para a IA do que para o consumidor. Vamos ver, isso faz-me lembrar as pessoas do século XIX que diziam que nunca andariam de carro. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado Fevereiro 15 Citação de toze2, há 41 minutos: Acho que isto é um fundamentalismo sem sentido. Tens uma ferramenta brutal à tua disposição para melhorar a tua vida, seja pessoal ou profissional e recusas usar por uma questão puramente dogmática. Podes criticar o modo de utilização sem te tornares um "velho do Restelo".. Repara que não deste nenhum argumento para não usares um LLM.. Apenas críticas o que consideras utilização incorrecta por parte de outros. Como disse, eu trabalho em Lean Management, melhoria e optimização de processos, logo quero que os meus processos sejam o mais eficientes possíveis. Faz me todo o sentido utilizar IA para ajudar na automação de tarefas que não requerem qualquer olhar crítico. Se eu tenho uma tarefa em que uma pessoa está só a copiar coisas de um repositório para outro, a preencher campos, a incluir simplesmente informações em sistema, sem necessidade de validação, está tudo ok. Seja uma macro ou IA a fazer não vejo problema. É tirar uma tarefa chata, monótona e sem valor acrescentado das mãos do operador. Eu próprio faço mapeamento de processos e após a análise dos mesmos fizer sentido usar automação passo para a equipa certa mas até esse momento uma coisa tão abstrata como mapear processos é altamente dependente do comportamento humano observado e ai a IA ainda está longe de entender as suas especificidades. Mas tb há outra questão: ser eficiente não é ser mais rápido e agil. É ter a capacidade de entregar ao teu cliente (que até podes ser tu) o melhor produto e resultado possível considerando o que existe há disposição. Ser eficiente poderá até levar a um incremento de trabalho e tempo. A IA poderá ser eficaz mas no que vejo ainda é muito pouco eficiente. Aliás, do o consumo de recursos necessários faz dela tremendamente ineficiente. O nosso cérebro é ainda tremendamente mais eficiente. Vou estar a pedir a uma IA que me escreva ou emails, me resuma um texto ou me faça um suporte para uma formação e apresentação? Para quê? Para eu depois estar a rever tudo para garantir que o tom usado é o que quero? Para garantir que palavras escolhidas passam a mensagem pretendida? Para ter a certeza que a narrativa que pretendo está bem montada? Para mim é retrabalho e por odiar retrabalho é que escolhi esta área. O retrabalho podera te dar um resultado eficaz mas é ineficiênte. Faço eu de raiz e provavelmente demoro menos tempo, sou até mais eficaz e o resultado é mais humano e quando grande parte do meu trabalho é interagir e convencer humanos isso é essencial. A nível da forma e do tom da comunicação então não vejo como a IA pode substituir o toque humano. Se estiver enganado, estou mas duvido. E mesmo assim, estar a pedir a uma máquina que defina a comunicação que eu vou ter com outro ser humano é mesmo distópico, não tenho outra palavra. Também há mesmo o problema do cérebro humano. Tal como a IA o nosso cérebro precisa de ser trabalhado, de ter capacidade generativa, de aprender, de imaginar , de criar para evoluir e criar capacidades. A utilização da IA como ao dia de hoje se perspetiva é de substituição. Uma das bases do ser humano é a sobrevivência e em situações de não perigo esta capacidade torna se excelente em desenvolver facilitismo. É muito bonito dizer que a culpa não é da ferramenta, é de quem a utiliza mas acho que já temos milénios de sobra para mostrar que o ser humano em geral não é propriamente um ser muito capaz de usar as suas ferramentas de forma positiva e adequada. 4 1 Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado Fevereiro 15 (editado) Citação de SAS_Robben, há 4 minutos: A IA poderá ser eficaz mas no que vejo ainda é muito pouco eficiente. Vou estar a pedir a uma IA que me escreva ou emails, me resuma um texto ou me faça um suporte para uma formação e apresentação? Para quê? Para eu depois estar a rever tudo para garantir que o tom usado é o que quero? Para garantir que palavras escolhidas passam a mensagem pretendida? Para ter a certeza que a narrativa que pretendo está bem montada? Para mim é retrabalho e por odiar retrabalho é que escolhi esta área. É ineficiênte. Faço eu de raiz e provavelmente demoro menos tempo, sou mais eficaz e o resultado é mais humano e quando grande parte do meu trabalho é interagir e convencer humanos isso é essencial. A nível da forma e do tom da comunicação então não vejo como a IA pode substituir o toque humano. Se estiver enganado, estou mas duvido. E mesmo assim, estar a pedir a uma máquina que defina a comunicação que eu vou ter com outro ser humano é mesmo distópico, não tenho outra palavra. Também há mesmo o problema do cérebro humano. Tal como a IA o nosso cérebro precisa de ser trabalhado, de ter capacidade generativa, de aprender, de imaginar , de criar para evoluir e criar capacidades. A utilização da IA como ao dia de hoje se perspetiva é de substituição. Uma das bases do ser humano é a sobrevivência e em situações de não perigo esta capacidade torna se excelente em desenvolver facilitismo. É muito bonito dizer que a culpa não é da ferramenta, é de quem a utiliza mas acho que já temos milénios de sobra para mostrar que o ser humano em geral não é propriamente um ser muito capaz de usar as suas ferramentas de forma positiva e adequada. Isso pode ser tudo verdade. Hoje. O que não quer dizer que venha a ser verdade daqui a 5 ou 10 anos. Quanto à parte da negrito, concordo totalmente, mas acho que a definição de objetivo da civilização e funcionamento da sociedade vai mudar (distopia potencialmente). E torna-se uma distopia porque ao contrário de épocas anteriores, o facilitismo não será um defeito prejudical ao funcionamento dessa mesma sociedade, mas sim uma consequência sem impacto. Se as máquinas ficarem mais inteligentes que o homem no seu todo (e julgo que acontecerá) para que servirá o homem? Para ser um animal de estimação? Editado Fevereiro 15 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post