JPB Publicado 8 Setembro 2025 Se o Piastri estava tranquilo no momento tudo bem No pódio parecia estar incomodado, no mínimo Esta coisa da falsa estabilidade nunca corre bem, há sempre piloto 1 e piloto 2, principalmente em equipas que ambicionam o WDC Compartilhar este post Link para o post
Caviar Publicado 8 Setembro 2025 Citação de Lurker, há 13 minutos: Estava a ver a prova com meia atenção mas tinha ficado com a ideia de ouvir o Croft dizer que tinha sido pedido da equipa para proteger o Piastri mas devo ter percebido mal então. Edit: afinal a lógica foi proteger o Piastri do Leclerc pelo que li na Sky. Disseram ao Norris que a cedência de prioridade não teria impacto na ordem em pista e o próprio Piastri parece tranquilo com a decisão. Eu estou a ir pelas transmissões da rádio que passaram. Inicialmente disseram ao Lando para parar e ele sugeriu pararem primeiro o Oscar desde que não houvesse undercut (a razão que dei é suposição minha). Só depois ao convencerem o Oscar a dar a posição é que disseram que o tinham parado primeiro por causa do Charles. Estão aqui as comunicações todas com o Lando, é ele quem sugere pararem o Oscar primeiro e não há qualquer referência ao Charles: https://youtu.be/l-GrcjaXhEA?feature=shared Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 8 Setembro 2025 O Bearman com 2/3 da época de Rookie já vai com 10 pontos na superlicença 😆 Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 8 Setembro 2025 Citação de Caviar, há 1 hora: Eu estou a ir pelas transmissões da rádio que passaram. Inicialmente disseram ao Lando para parar e ele sugeriu pararem primeiro o Oscar desde que não houvesse undercut (a razão que dei é suposição minha). Só depois ao convencerem o Oscar a dar a posição é que disseram que o tinham parado primeiro por causa do Charles. Estão aqui as comunicações todas com o Lando, é ele quem sugere pararem o Oscar primeiro e não há qualquer referência ao Charles: https://youtu.be/l-GrcjaXhEA?feature=shared Sim, sim, eu percebi. O que eu estou a dizer é que, pelas declarações, parece que a equipa concordou com a sugestão para defender o Piastri do Leclerc. Agora, claro que isso também pode ser damage control de relações públicas. 1 Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 8 Setembro 2025 Quando o Piastri pedir para ser o #1 na próxima temporada, o Zak vai meter só 0.5 no carro dele e dar o resto ao Lando. Compartilhar este post Link para o post
JAndre Publicado 13 Setembro 2025 Nada como uma corrida no meio de duas corridas de F1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 14 Setembro 2025 Li um tweet em que dizia que como ele é Rookie nesta categoria, no primeiro dia teve de fazer 8 voltas atrás de um carro de um instrutor para lhe ensinar as linhas de corrida. Fiquei sem perceber se era gozo mas a ser verdade é hilariante Compartilhar este post Link para o post
JAndre Publicado 14 Setembro 2025 Citação de Jimpo, há 3 horas: Li um tweet em que dizia que como ele é Rookie nesta categoria, no primeiro dia teve de fazer 8 voltas atrás de um carro de um instrutor para lhe ensinar as linhas de corrida. Fiquei sem perceber se era gozo mas a ser verdade é hilariante É verdade, como Rookie deve fazer parte os procedimentos seja quem for. Ele com o dia de ontem conseguiu a licença para correr na GT3 com o seu Ferrari, penso que fosse o seu objetivo neste fds. Literalmente a fazer side quests 🤣 Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 14 Setembro 2025 (editado) Comprei a F1 TV premium e estou a aproveitar para rever a temporada de 2007. A Mclaren de 2007 está exatamente a comportar-se como a Red Bull de 2010 ou a Mclaren de 2025. Eles têm o seu preferido, e apesar de ligeiras diferenças de contexto, não têm problema de lixar o segundo piloto. Quanto à época em si, algumas notas: -Hamilton jovem era tão agressivo no seu estilo de condução, muito ao estilo do prime Kimi e Schumacher. Travagens tardias, acelerar o mais cedo possivel na curva, traseira a dançar, frente do carro agarrado ao traçado, lindo de se ver. -Os "quatro" Ferraris muito similares em andamento e as coisas mudavam dependendo da circunstâncias. Os Mclarens tinham um andamento superior com os pneus duros, a Ferrari talvez o conjunto mais completo em qualificação e corrida. -Alonso e o Kimi sofreram com o ajuste aos Bridgestones, dado que fizeram carreira com a Michelin, principalmente o Alonso que teve corridas absolutamente mediocres dado o carro que tinha, ao invés que o Kimi manteve as coisas consistentes em corrida. -Absolutamente patético a forma como a Mclaren e a Ferrari tinham uma politica de "não há piloto nº1", principalmente na Ferrari que trouxeram o Kimi, forçaram o Schumacher para fora da F1 e acharam que o Massa, esse pináculo de piloto que nunca tinha lutado por nada e coisa nenhuma na carreira tinha o mesmo estatuto. -Quanto às corridas, quem via as corrida em na altura sabia do quão mal era. Corridas decididas maioritariamente por pitstops, carros na maioria das vezes sem capacidade de passar pelo da frente e falta de fiabilidade. Mesmo a direção de corrida falhava muito mais em ultrapassagens do meio do pelotão em direto do que na atualidade. Acredito que se o Schumacher não tivesse retirado, tinha limpo 2007 e 2008, mais por causa de duas coisas. Estatuto dentro da equipa e conhecimento dos Bridgestones. Em termos de velocidade pura, não acho que existia grande diferença com o prime Kimi e Alonso. Editado 14 Setembro 2025 por Kimi Raikkonen 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 14 Setembro 2025 (editado) Citação de Kimi Raikkonen, há 17 minutos: -Alonso e o Kimi sofreram com o ajuste aos Bridgestones, dado que fizeram carreira com a Michelin, principalmente o Alonso que teve corridas absolutamente mediocres dado o carro que tinha, ao invés que o Kimi manteve as coisas consistentes em corrida. 2007 foi o início do fim do Kimi, apesar de ter ganho o título mundial nunca mais foi remotamente o mesmo piloto que foi com Michelins. O Alonso pelo contrário, apesar de 2007 ter sido dos piores anos dele, reinventou-se muito rapidamente, viria a fazer muitas grandes épocas, e ainda hoje ainda está lá. Citação de Kimi Raikkonen, há 17 minutos: -Absolutamente patético a forma como a Mclaren e a Ferrari tinham uma politica de "não há piloto nº1", principalmente na Ferrari que trouxeram o Kimi, forçaram o Schumacher para fora da F1 e acharam que o Massa, esse pináculo de piloto que nunca tinha lutado por nada e coisa nenhuma na carreira tinha o mesmo estatuto. Porque o Kimi contrariamente às expetativas, de que seria muito mais rápido que o Massa tal como o Schumacher tinha sido, estava era exatamente ao mesmo nível do Massa. Quando tens 2 pilotos com o mesmo ritmo, e ainda por cima tás a lutar numa luta equilibrada com outra equipa pelo título mundial, tás f*dido como equipa, não há boas opções. Editado 14 Setembro 2025 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 15 Setembro 2025 (editado) Citação de noikeee, há 2 horas: 2007 foi o início do fim do Kimi, apesar de ter ganho o título mundial nunca mais foi remotamente o mesmo piloto que foi com Michelins. O Alonso pelo contrário, apesar de 2007 ter sido dos piores anos dele, reinventou-se muito rapidamente, viria a fazer muitas grandes épocas, e ainda hoje ainda está lá. Porque o Kimi contrariamente às expetativas, de que seria muito mais rápido que o Massa tal como o Schumacher tinha sido, estava era exatamente ao mesmo nível do Massa. Quando tens 2 pilotos com o mesmo ritmo, e ainda por cima tás a lutar numa luta equilibrada com outra equipa pelo título mundial, tás f*dido como equipa, não há boas opções. Eu concordo com essa análise, mas isso foi a partir de 2008. 2007 o Kimi foi de um nivel de consistência brutal, fora do podio cinco vezes, sendo duas delas DNFs por questões mecânicos e não por acidentes. O Massa esteve entretido a ser desqualificado, a não conseguir passar um Hamilton na Malásia por exemplo e é isso que me lixava na altura. A Ferrari dava o mesmo estatuto porque o Massa era rápido, mas do que vale ser rápido se és propenso a erros...É que depois o desenvolvimento do carro que devia ir para o melhor piloto, acabou por não ir simplesmente. 2008 foi o caso mais óbvio. Para ser sincero também só tiveste Bridgestones até 2010, sendo que em 2009 e 2010 foram os slicks, o que nulificava a "vantagem existente". Mudando de tema, também decidi revisitar a famosa corrida onde o Schumacher tinha vencido com uma estratégia de 4 paragens... A realidade é que a Michelin/Bridgestone tinha previsto inicialmente uma corrida de 3 paragens pelo menos, pelo que a única condição do Schumacher em ganhar ao Alonso seriam stints mais curtos para conseguir fazer undercut em ar livre. Corrida fraquinha no geral que valeu mesmo pela bela recuperação do Barrichello de 8º ou 10º para terceiro na ultima volta, com ultrapassagens em pista e que ditou o começo do fim do Trulli na Renault. Editado 15 Setembro 2025 por Kimi Raikkonen 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 15 Setembro 2025 Foi duma "consistência brutal" porque tinha o melhor carro 🤷♂️ não houve grande diferença de performance dos 2 pilotos da Ferrari de 2007 para 2008, sendo a maioria da diferença pequenos azares aqui e ali etc. Talvez o pêndulo tenha mudado duma vantagem mínima para o Kimi em 07 para uma vantagem mínima para o Massa em 08, mas muito ligeiramente. O Kimi também cometia alguns erros. Começou logo na primeira corrida da época (em 2007) em que ia adormecendo e se espetando sozinho apesar de ter larga vantagem. Houve o espalhanço com o Sutil no Mónaco no ano a seguir. Houve inúmeras voltas de qualificação que falhava sempre no momento decisivo, e depois como as ultrapassagens eram impossíveis, esse era o momento que decidia o fim de semana todo. Eu lembro-me bem desses anos porque eu também era fã dele e passava o tempo todo no fórum do AutoSport (UK) a discutir as corridas, tinhamos todos feito grandes previsões para ele antes da mudança para a Ferrari, tivemos todos de engolir um sapo, e a conclusão que cheguei é que simplesmente não era o piloto que eu pensava que era. A segunda passagem pela Ferrari então foi uma desilusão completa, estávamos todos a pensar que tinha rejenuvescido um bocado com a passagem pela Lotus, havia grande expectativa com o que iria acontecer entre o Alonso e o Kimi como colegas, e o que aconteceu foi que o Alonso deu-lhe uma abada duns 3 a 4 décimos por volta do início ao fim do ano. Ainda deu um pouco de mais luta ao Vettel, sobretudo em qualificação (e o Vettel era um piloto irregular que tanto fazia grandes épocas como épocas medianas) mas não muito consistentemente - e nessa fase já era claramente o piloto #2 e a Ferrari ganhou o hábito de o meter nas estratégias mais estapafúrdias tanta, tanta vez. Foi um piloto com grande talento natural mas teve o pico de forma muito cedo, dava a sensação que simplesmente não levava o desporto tão a sério e tão profissionalmente quanto os adversários. Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 15 Setembro 2025 Ser um piloto consistente não depende da performance do carro, mas sim alguém que sabe ser limpo, puxa o limite do carro e o coloca onde é efetivamente possivel. Além disso não discordo da tua análise pós 2014 do Kimi, mas eu estava a cingir a 2007, onde efetivamente o Alonso sofreu mais com o mesmo "Ferrari". Eu gostava que tivesse ido para a Red Bull, onde o carro era mais amigável de conduzir. 2008 foi uma desgraça completa da Ferrari, com as estratégias, com os upgrades no carro, com os pitstops, que shitshow. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 16 Setembro 2025 Não esquece da época que o Kimi faz na Lotus depois de anos sem pilotar um monolugar, andava na NASCAR às voltinhas. O que fez foi soberbo! Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 16 Setembro 2025 (editado) Quanto ao Alonso é o melhor de sempre quem tiver dúvidas que veja a época de 2012. Falando de Alonso, estive neste sábado no Museu, como seria de esperar parecia um autêntico puto, estive tranquilamente 3/4 horas lá dentro 😅 É impressionante ver a quantidade de troféus e ver todos os carros que conduziu durante a carreira, estavam praticamente todos! Apenas uma equipa não está presente, alguém advinha? Fiquei foi impressionando com o ISMA de Daytona pensei que fosse mais pequeno 😅 O mais giro é ver que os tenho quase todos em miniaturas. Adorei e voltava hoje outra vez! Um sonho de miúdo, concretizado. Andava lá, todo arrepiado a ver todos os carros que cresci a ver, pela TV desde miúdo. Impressionante como reconhecemos as histórias e memórias que cada monolugar e carro nos traz. Dei por mim a pensar na estreia da Renault, no bicampeonato, na ultrapassagem em São Paulo, no campeonato perdido em Abu Dhabi, na super corrida em Valência, no choque com o Massa, na cambalhota no Dakar, na quase vitória no Dakar, dos Stints absurdos em Le Mans e nocturnos em Daytona... Arrogância que tem na pista, a forma agressiva e inteligente que tem de ler a corrida e o que se passa à volta dele, posicionamento, os arranques surreais (aquela em Espanha fica para sempre nas melhores ultrapassagens da história). É claramente um dos melhores de sempre 🐐 Com "sorte" e decisões mais acertadas teria muito mais que 2 campeonatos. Um ídolo de criança, que já sendo eu adulto, ainda anda a espalhar magia. Fer ❤️ Único arrependimento é o meu pai não ter estado presente, foi uma paixão passada de pai para filho, embora ele não goste do Alonso teria adorado ter visto tantos F1 de perto. Editado 16 Setembro 2025 por Alonso. 8 Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Alonso., Em 17/09/2025 at 00:03: Quanto ao Alonso é o melhor de sempre quem tiver dúvidas que veja a época de 2012. Falando de Alonso, estive neste sábado no Museu, como seria de esperar parecia um autêntico puto, estive tranquilamente 3/4 horas lá dentro 😅 É impressionante ver a quantidade de troféus e ver todos os carros que conduziu durante a carreira, estavam praticamente todos! Apenas uma equipa não está presente, alguém advinha? Fiquei foi impressionando com o ISMA de Daytona pensei que fosse mais pequeno 😅 O mais giro é ver que os tenho quase todos em miniaturas. Adorei e voltava hoje outra vez! Um sonho de miúdo, concretizado. Andava lá, todo arrepiado a ver todos os carros que cresci a ver, pela TV desde miúdo. Impressionante como reconhecemos as histórias e memórias que cada monolugar e carro nos traz. Dei por mim a pensar na estreia da Renault, no bicampeonato, na ultrapassagem em São Paulo, no campeonato perdido em Abu Dhabi, na super corrida em Valência, no choque com o Massa, na cambalhota no Dakar, na quase vitória no Dakar, dos Stints absurdos em Le Mans e nocturnos em Daytona... Arrogância que tem na pista, a forma agressiva e inteligente que tem de ler a corrida e o que se passa à volta dele, posicionamento, os arranques surreais (aquela em Espanha fica para sempre nas melhores ultrapassagens da história). É claramente um dos melhores de sempre 🐐 Com "sorte" e decisões mais acertadas teria muito mais que 2 campeonatos. Um ídolo de criança, que já sendo eu adulto, ainda anda a espalhar magia. Fer ❤️ Único arrependimento é o meu pai não ter estado presente, foi uma paixão passada de pai para filho, embora ele não goste do Alonso teria adorado ter visto tantos F1 de perto. devo ir lá este ano btw 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 20 Setembro 2025 (editado) Nem parece ter havido bloqueio das rodas. Editado 20 Setembro 2025 por Jimpo Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado 20 Setembro 2025 O max é o melhor da grid e com uma boa margem 1 Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 20 Setembro 2025 Só mesmo o Lando para fazer choke numa oportunidade dada de bandeja pelo Piastri. Claramente cada vez vejo mais os paralelismos com a Ferrari de 2007. O Lando é o Massa que se esbardalha em pista mas até tem provavelmetne o maior ceilling de velocidade e o Oscar é o Kimi com a consistência e resultados, mas shafted pela equipa. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Phil, há 3 horas: devo ir lá este ano btw Citação de Phil, há 1 hora: O max é o melhor da grid e com uma boa margem 🤨 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 20 Setembro 2025 Citação de Alonso., Em 16/09/2025 at 22:43: Não esquece da época que o Kimi faz na Lotus depois de anos sem pilotar um monolugar, andava na NASCAR às voltinhas. O que fez foi soberbo! O Alonso disse há não muito tempo que se tivesse pilotado esse Lotus teria sido campeão. E, olhando em retrospectiva, tendo a achar que aquele carro teria dado para bem mais. Compartilhar este post Link para o post