Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Treino sempre em jejum (chavena de café apenas pré-treino para algum boost e despertar) e como apenas depois do treino. Se te sentires bem e com energia é como tu preferires tbh

Qual é o teu objetivo?

Se for emagrecer e tentar ter uma maior propensão do corpo ir queimar gordura corporal em vez do que é ingerido, é uma opção.

Se for ganhar massa muscular isso não me faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta aí que percebe mais disto do que eu, não sei se já foi falado por aqui, se já peço desculpa.

Corre o "mito" (ou não mito) que um esforço maior no cardio (mais concretamente correr em vez de andar na passadeira) queima músculo ao invés de queimar gordura, ou tanto músculo como gordura.

A verdade é que conheço muito pessoal que pratica isto religiosamente, o que me faz um bocado de confusão visto que sou uma pessoa que gosta bastante de fazer cardio, até mais fora do ginásio do que dentro. Fiquei intrigado porque ando nesta altura a tentar ganhar mais músculo na parte superior do corpo que está em défice em relação à parte inferior.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o teu objetivo?

Se for emagrecer e tentar ter uma maior propensão do corpo ir queimar gordura corporal em vez do que é ingerido, é uma opção.

Se for ganhar massa muscular isso não me faz sentido.

Faz sentido na mesma, o que faz o que corpo ganhar ou perder massa gorda é o numero total de calorias que comes em relação às que gastas.

Se gastas 2200 e comes 2500 vais ganhar peso e consequentemente massa muscular (com um nível adequado de proteína), se comeres 1700 vais perder peso/gordura corporal e ajudar a definir músculos

Semelhante ao que faço de momento com a alimentação (não tomo BCAA nem sigo o que é suposto em relação a alimentação desse site, mas provavelmente é dos melhores sites que exemplifica jejum intermitente)

http://www.leangains.com/2010/04/leangains-guide.html

Compartilhar este post

Link para o post

Malta aí que percebe mais disto do que eu, não sei se já foi falado por aqui, se já peço desculpa.

Corre o "mito" (ou não mito) que um esforço maior no cardio (mais concretamente correr em vez de andar na passadeira) queima músculo ao invés de queimar gordura, ou tanto músculo como gordura.

A verdade é que conheço muito pessoal que pratica isto religiosamente, o que me faz um bocado de confusão visto que sou uma pessoa que gosta bastante de fazer cardio, até mais fora do ginásio do que dentro. Fiquei intrigado porque ando nesta altura a tentar ganhar mais músculo na parte superior do corpo que está em défice em relação à parte inferior.

Se fazes mais cardio queimas mais calorias (principalmente correr vs andar), ou seja vais ter que comer mais para compensar essa perda de calorias de modo a não estares em defic e o teu corpo poder crescer. Se existe alguma ciência em relação ao "queimar" o músculo em vez de queimar gordura não sei, mas pelo que disse nas mesmas condições (alimentação, metabolismo, hidratação, treino) uma pessoa que ande 20 minutos e uma pessoa que corra 20 minutos, a pessoa que andou vai ter mais facilidade em ganhar massa muscular porque a comida que foi fornecida ao corpo foi gasta para ajudar a crescer os músculos e não a fornecer energia pura

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que uma pessoa em jejum e uma pessoa que tem uma alimentação equilibrada ao longo do dia não vão ter esses factores que indicaste (metabolismo principalmente) iguais. Comeres 2000kcal todas ao pequeno almoço e 2000 ao longo do dia é a mesma quantidade de energia que estás a fornecer ao corpo, certo, a forma como o corpo reage e utiliza essa mesma energia é que é diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido na mesma, o que faz o que corpo ganhar ou perder massa gorda é o numero total de calorias que comes em relação às que gastas.

Se gastas 2200 e comes 2500 vais ganhar peso e consequentemente massa muscular (com um nível adequado de proteína), se comeres 1700 vais perder peso/gordura corporal e ajudar a definir músculos

Semelhante ao que faço de momento com a alimentação (não tomo BCAA nem sigo o que é suposto em relação a alimentação desse site, mas provavelmente é dos melhores sites que exemplifica jejum intermitente)

http://www.leangains.com/2010/04/leangains-guide.html

Errado. Isso é o mito da indústria alimentar.

Tem a ver com os nutrientes que ingeres. Há miúdos obesos nos US que ingerem menos calorias do que queimam e mesmo assim não perdem peso (uma das causas é o excesso de açúcar nos alimentos processados).

Podes fazer o jejum que queiras, se não tiveres uma ingestão nutricional correta não te serve de nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem assim.

Perder Peso a comer Mac

Claro que possivelmente não está assim tão mais saudável. Agora se ingerires menos calorias que gastas claro que perdes peso.

Compartilhar este post

Link para o post

Errado. Isso é o mito da indústria alimentar.

Tem a ver com os nutrientes que ingeres. Há miúdos obesos nos US que ingerem menos calorias do que queimam e mesmo assim não perdem peso (uma das causas é o excesso de açúcar nos alimentos processados).

Podes fazer o jejum que queiras, se não tiveres uma ingestão nutricional correta não te serve de nada.

Claro que não é mito, o que "decide" se ganhas ou perdes massa, de forma cega, é o racio de calorias a entrar/sair., A questão é que a forma como ingeres calorias pode afetar a forma como gastas, consegues alterar o metabolismo com os hábitos alimentares, etc. Por exemplo se alguém come muito pouco, o metabolismo vai baixar, é uma forma do corpo se proteger.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não é mito, o que "decide" se ganhas ou perdes massa, de forma cega, é o racio de calorias a entrar/sair., A questão é que a forma como ingeres calorias pode afetar a forma como gastas, consegues alterar o metabolismo com os hábitos alimentares, etc. Por exemplo se alguém come muito pouco, o metabolismo vai baixar, é uma forma do corpo se proteger.

O meu ponto era precisamente esse.

Não tem a ver necessariamente só com a quantidade que ingeres mas sim com a qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Há alguns meses tentei voltar a fazer exercício regularmente, depois de uns 7 anos de sedentarismo quase total. Recorri a um site (Fitness Blender) que a minha namorada usa há muitos anos e do qual é fã incondicional, começando por fazer "sessões" que estavam categorizadas como de dificuldade baixa. No entanto, exercícios à partida simples como estar de gatas e manter um braço esticado durante algum tempo provocavam-me dores nos ombros, suficientemente fortes para não conseguir fazer os exercícios.

Entretanto consegui ter disponibilidade para ir a um ortopedista e tive hoje o veredito: os meus ombros estão perfeitamente normais. Logo, se me dói é pura e simplesmente uma questão de fraqueza muscular face ao período prolongado de sedentarismo e também por entre carro e comboio atingir facilmente os 2.000km por mês só em viagens de duração superior a 2 horas.

O ortopedista aconselhou-me natação mas só tenho disponibilidade para ir 1 a 2 vezes por semana (mais 1 que 2), pelo que não me apetecia estar a pagar a mensalidade para não aproveitar em pleno. Também não tenho possibilidade para a segunda sugestão dele que foi ser acompanhado por um personal trainer num ginásio. Tenho em casa alguns pesos e um banco daqueles que dão para regular entre 180º e 90º. Alguém conhece sites, vídeos ou exercícios específicos em que, com este material ou com o peso do corpo, sirvam para fazer fortalecimento muscular para quem está mesmo a começar?

Nota: não tenho nenhum objetivo quanto a peso (tenho 1,79m e 66kg), quero apenas ser uma pessoa mais saudável do que atualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito gostam os médicos de natação. :lol:

e pilates

Compartilhar este post

Link para o post

e pilates

Por acaso ando à algum tempo a pensar no que fazer para a minha postura uma vez que trabalho sentado ao computador um dia todo e noto que a minha postura não é a mais correcta. Também sou bastante sedentário, o que me aconselham a fazer? Natação será o melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

duas coisas que nunca irão mudar:

- os médicos que não percebem patavina do exercício físico que prescrevem

- as pessoas que gastam bateladas em termogénicos por esta altura :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Faltou-te a terceira: utilizadores do CMPT que utilizam os posts de quem lhes pede ajuda para ironizar e não para ajudar. :mrgreen:

Ontem passou-me pela cabeça a ideia de começar por fazer exercícios em casa como pouquíssimo peso e com muitas repetições. Faz sentido? Estou a ser estúpido?

Compartilhar este post

Link para o post

O meu ponto era precisamente esse.

Não tem a ver necessariamente só com a quantidade que ingeres mas sim com a qualidade.

Mas eu não desvalidei isso no que disse, sendo que referi que até que com um nível de proteína. E estamos num tópico de fitness, não me faz muito sentido estar a dizer com o pensamento de estar a comer 2500 calorias a comer unicamente doces e fast food, os micronutrientes são importantes e necessários para o funcionamento do teu corpo

E de certeza também que os miúdos obesos nos US não comem 2000 calorias (porque facilmente bates 1000 calorias com um pacote de bolachas), portanto volta ao que disse, se comeres mais do que necessitas ganhas perda, se comes menos perde-se peso, a maior diferença esta que consoante o exercício que faças e o tipo de alimentos pode vir a ser em gordura ou em músculo.

A questão é que uma pessoa em jejum e uma pessoa que tem uma alimentação equilibrada ao longo do dia não vão ter esses factores que indicaste (metabolismo principalmente) iguais. Comeres 2000kcal todas ao pequeno almoço e 2000 ao longo do dia é a mesma quantidade de energia que estás a fornecer ao corpo, certo, a forma como o corpo reage e utiliza essa mesma energia é que é diferente.

Claro que não tem, a reacção do teu corpo é diferente, tanto que tem aspetos positivos unicos (como regulação dos níveis e picos de insulina, que favorece a perda de peso) mas não impossibilita que tenhas ganhos no teu corpo devido a isso (tanto que isso do metabolismo desacelerar por não comeres durante tanto tempo é treta).

You may have heard people say that you should have six meals per day or eat every 3 hours or something like that.

Here's why this was a popular idea for a brief period of time:

Your body burns calories when it's processing food. So the thought behind the more meals strategy was that if you ate more frequently, you would also burn more calories throughout the day. Thus, eating more meals should help you lose weight.

Here's the problem:

The amount of calories you burn is proportional to the size of the meal your body is processing. So, digesting six smaller meals that add up to 2000 calories burns the same amount of energy as processing two large meals of 1000 calories each.

It doesn't matter if you get your calories in 10 meals or in 1 meal, you'll end up in the same place.

http://jamesclear.com/the-beginners-guide-to-intermittent-fasting

Não apresenta provas cientificas do que diz, mas encontras diferentes sites que dizem o mesmo com artigos cientificos a confirmar o pressuposto e os benefícios do mesmo

Há alguns meses tentei voltar a fazer exercício regularmente, depois de uns 7 anos de sedentarismo quase total. Recorri a um site (Fitness Blender) que a minha namorada usa há muitos anos e do qual é fã incondicional, começando por fazer "sessões" que estavam categorizadas como de dificuldade baixa. No entanto, exercícios à partida simples como estar de gatas e manter um braço esticado durante algum tempo provocavam-me dores nos ombros, suficientemente fortes para não conseguir fazer os exercícios.

Entretanto consegui ter disponibilidade para ir a um ortopedista e tive hoje o veredito: os meus ombros estão perfeitamente normais. Logo, se me dói é pura e simplesmente uma questão de fraqueza muscular face ao período prolongado de sedentarismo e também por entre carro e comboio atingir facilmente os 2.000km por mês só em viagens de duração superior a 2 horas.

O ortopedista aconselhou-me natação mas só tenho disponibilidade para ir 1 a 2 vezes por semana (mais 1 que 2), pelo que não me apetecia estar a pagar a mensalidade para não aproveitar em pleno. Também não tenho possibilidade para a segunda sugestão dele que foi ser acompanhado por um personal trainer num ginásio. Tenho em casa alguns pesos e um banco daqueles que dão para regular entre 180º e 90º. Alguém conhece sites, vídeos ou exercícios específicos em que, com este material ou com o peso do corpo, sirvam para fazer fortalecimento muscular para quem está mesmo a começar?

Nota: não tenho nenhum objetivo quanto a peso (tenho 1,79m e 66kg), quero apenas ser uma pessoa mais saudável do que atualmente.

Estás com peso um pouco abaixo para a tua altura, no entanto uma vez que ganhar músculo não é o teu objectivo principal, faz exercícios que necessitem de um esforço cardíaco (correr, hitt ou exercícios de peso corporal com bastantes repetições - vais beneficiar um pouco em fortalecimento muscular mas essencialmente a nível cardíaco). No youtube deves encontrar bastantes videos de exercicios se procurares por calistenicos ou se quiseres ver uma routina e ler sobre alguns exercicios corporais ve: https://www.reddit.com/r/bodyweightfitness/wiki/faq

Faltou-te a terceira: utilizadores do CMPT que utilizam os posts de quem lhes pede ajuda para ironizar e não para ajudar. :mrgreen:

Ontem passou-me pela cabeça a ideia de começar por fazer exercícios em casa como pouquíssimo peso e com muitas repetições. Faz sentido? Estou a ser estúpido?

Depende do teu objectivo, se pretenderes ganhar resistência em determinado exercício e peso faz sentido, se pretenderes progredir e aumentar progressivamente o peso não faz muito sentido

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado! A "recommended routine" parece-me interessante, apesar da questão da duração.

A ideia em relação a fazer exercícios com muitas repetições seria não passar para o peso seguinte antes de se tornar "fácil" fazer o exercício com o peso anterior, numa lógica de evitar as dores que me levaram a parar de fazer. Mas pelo que dizes não fará muito sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito gostam os médicos de natação. :lol:

Pois :lol:

Natação faz bem mas não cura nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado! A "recommended routine" parece-me interessante, apesar da questão da duração.

A ideia em relação a fazer exercícios com muitas repetições seria não passar para o peso seguinte antes de se tornar "fácil" fazer o exercício com o peso anterior, numa lógica de evitar as dores que me levaram a parar de fazer. Mas pelo que dizes não fará muito sentido.

Faz em um range de 8 a 12, sendo que quando consegues fazer 12 quer dizer que já está no fácil, quando está no 8 quer dizer que tens que progredir até chegares ao 12. O objectivo é que por exemplo na terceira serie na 10 repetição já estejas quase em falha, ai quer dizer que ainda tens que progredir ate chegar ao fácil; quando chegares a 3 serie 12 repetição passas para o proximo peso. Poderás ter algumas dores musculares mas uma vez que não estás a treinar directamente para ganho de força estas não deverão ser nada de mais

Eu treino diariamente nesse range em maior parte dos exercícios (squats, deadlifts e bench são os únicos que treino em menos reps e mais peso) e as dores que tenho no dia seguinte são dores que dá para gerir bem e "agradáveis".

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal que percebe muito mais disto do que eu, passa-se o seguinte: um amigo meu que é fisioterapeuta depois de há uns dias ter dado um jeito quando fui correr como já faço há meses, tratou-me e disse-me para tinha algumas alterações de postura que provavelmente causaram aquele acumular de stress que ele acertou mas que o mais provável é que volte a acontecer um episódio destes. Aconselhou-me ginásio e um certo acompanhamento com foco nesta questão da correcção da postura. Aqui gostava de saber a vossa opinião e algumas dicas.

A segunda parte da minha questão tem mais a ver com o ginásio. Liguei para o Fitness Hut pois dava-me jeito frequentar nuns dias o de Cascais e noutros o de Santos. Nisto ligou-me um tipo de lá a propor-me uma modalidade lá deles que por 7,70€ por semana me permite usar os ginásios todos que eles têm e mais umas coisas que não me lembro. O preço é convidativo ou encontro melhor actualmente?

Quanto a um PT para me dar umas dicas sobre o que devo de fazer, ele ficou de ir falar com um para marcar uma reunião e me mostrarem o clube além de falar com ele para saber a opinião sobre o que devo de fazer e como o posso fazer (custos e horários penso eu). Também gostava de saber a vossa opinião sobre isto.

Editado por Scirea

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal que percebe muito mais disto do que eu, passa-se o seguinte: um amigo meu que é fisioterapeuta depois de há uns dias ter dado um jeito quando fui correr como já faço há meses, tratou-me e disse-me para tinha algumas alterações de postura que provavelmente causaram aquele acumular de stress que ele acertou mas que o mais provável é que volte a acontecer um episódio destes. Aconselhou-me ginásio e um certo acompanhamento com foco nesta questão da correcção da postura. Aqui gostava de saber a vossa opinião e algumas dicas.

A segunda parte da minha questão tem mais a ver com o ginásio. Liguei para o Fitness Hut pois dava-me jeito frequentar nuns dias o de Cascais e noutros o de Santos. Nisto ligou-me um tipo de lá a propor-me uma modalidade lá deles que por 7,70€ por semana me permite usar os ginásios todos que eles têm e mais umas coisas que não me lembro. O preço é convidativo ou encontro melhor actualmente?

Quanto a um PT para me dar umas dicas sobre o que devo de fazer, ele ficou de ir falar com um para marcar uma reunião e me mostrarem o clube além de falar com ele para saber a opinião sobre o que devo de fazer e como o posso fazer (custos e horários penso eu). Também gostava de saber a vossa opinião sobre isto.

Também estou preocupado principalmente com a minha postura, o teu amigo não te recomendou natação por causa da postura? Acho que é o mais indicado, mas também gostava de saber outras opiniões.

Editado por calipo

Compartilhar este post

Link para o post

Scirea, o custo dessa avaliação com o PT vai ser de 15€, ele vai-te avaliar e prescrever um plano de acordo com o que tu pedires. O que te aconselhava era a passares pelo site e a escolheres um de acordo com o que preferes, aproveitavas e envias um e-mail.

Também acho que se chorares um bocadinho o preço lá eles to baixam.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

No Fitness Hut, o preço é 7,70€ por semana para utilizares qualquer Hut do país, em horário de livre trânsito, e com acesso às aulas de grupo. Para teres acesso a qualquer Hut do país, tens obrigatoriamente de ter esse plano. Se por acaso frequentasses sempre o mesmo Hut e quisesses abdicar do horário livre trânsito ou das aulas de grupo, ainda podia ser mais barato. Em relação ao preço praticado, acho que está a par com o mais baixo praticado no mercado, embora isto seja como as operadores de tv, o preço que um pratica os outros tentam igualar e vice-versa acabando tudo no mesma ou quase igual. Existem três tipos de ginásio: as grandes cadeias de elite que atraem pessoal mais snob e que não se importam de pagar mensalidades absurdas (na verdade até fazem questão de as pagar para mostrar que podem) como são disso exemplo o Virgin e o Holmes Place; as grandes cadeias que querem arrasar o mercado com ginásios em toda a parte a preços acessíveis e com o objectivo de ter o maior número de sócios possíveis, como são disso exemplo o Solinca, Pump, Fitness Hut; e por último os ginásios mais familiares que são mais pequenos, que não têm as condições que os outros têm mas que têm um ambiente mais fixe em que toda a gente se conhece, e nestes normalmente a mensalidade é um pouco mais alta do que os ginásios do tipo 2. Quando te inscreveres no Hut o teu contacto será atribuído a algum PT, e ele irá contactar-te por telefone ou e-mail para marcar uma avaliação inicial, e nesta avaliação inicial irás dizer-lhe esse problema que relataste e ele irá aconselhar-te a fazer PT com ele, e discutir o preço contigo. Pelo que sei, o preço varia em média entre os 20 a 30 € por treino. O problema do Hut, é a quantidade de gente que lá anda, então a horas de ponta é para esquecer. Não consegues seguir um plano de treino da maneira que ele está idealizado, porque está sempre alguém a ocupar a máquina que tu queres utilizar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...