Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Citação de Mayday, Em 19/04/2026 at 21:00:

Não te custa nada ir ao médico.

Se não for nada, não é nada. Se for alguma coisa, pronto. 

Hj q tinha consulta já consegui correr uns 700 metros sem me doer nada?

E acabei de fazer um set de elevações na boa, ontem a 3 reps do meu limite habitual morri

Deve ter sido pq me queixei ao sns24, obrigado doutor luis montenegro(?)

A médica disse q parecia tudo ok mas deu me uma carta pra ir às urgências fazer um tac.  Ainda tentei ficar à espera 3h com a pulseira verda mas voltei pra tras qnd me disseram q a lista de espera tava em 6h

Compartilhar este post

Link para o post

Para a malta que usa o esquema de treino PPL ou algo parecido, como é que costumam fazer? Treinam 3 dias e descansam 1?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 7 horas:

Para a malta que usa o esquema de treino PPL ou algo parecido, como é que costumam fazer? Treinam 3 dias e descansam 1?

É o ideal, pelo menos. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho de viajar algumas vezes este ano e não queria deixar de tomar creatina. Como fazem para levar para o aeroporto sem pensarem que é coca no check de segurança?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 34 minutos:

Tenho de viajar algumas vezes este ano e não queria deixar de tomar creatina. Como fazem para levar para o aeroporto sem pensarem que é coca no check de segurança?

tupperware e siga. nunca tive problemas

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Immobile, há 2 minutos:

tupperware e siga. nunca tive problemas

Valeu. Fiquei traumatizado desde que estava a sair de Amesterdão e os meus amigos todos cheios de droga na mochila passaram e eu fui parado por causa de um queijo que trazia para a minha mãe

Editado por Robe
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 11 minutos:

Valeu. Fiquei traumatizado desde que estava a sair de Amesterdão e os meus amigos todos cheios de droga na mochila passaram e eu fui parado por causa de um queijo que trazia para a minha mãe

Eu sou parado em quase todos os voos por causa da minha tesoura da barba, que está bem dentro das medidas legais. Da última vez, no Porto, a senhora disse-me "oh, é só isto? ali no raio-x parecia um facalhão". 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, Em 21/04/2026 at 01:38:

Para a malta já mais batida nisto, comecei há relativamente pouco tempo a fazer musculação e vou tentando seguir este esquema PPL.

O que me acontece várias vezes é por exemplo, quando estou a fazer algum exercício com halter ou halteres, consigo fazer bem um certo número de repetições com 5kg por exemplo, mas na série seguinte se eu faço com o peso seguinte (7,5kg) já me custa bastante e ou faço tudo mal feito ou então nem 3 repetições consigo fazer com o movimento completo. 

O que faço nestas situações? Quando já noto demasiada diferença no peso seguinte e mal consigo fazer 2 ou 3 repetições bem feitas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 11 minutos:

Para a malta já mais batida nisto, comecei há relativamente pouco tempo a fazer musculação e vou tentando seguir este esquema PPL.

O que me acontece várias vezes é por exemplo, quando estou a fazer algum exercício com halter ou halteres, consigo fazer bem um certo número de repetições com 5kg por exemplo, mas na série seguinte se eu faço com o peso seguinte (7,5kg) já me custa bastante e ou faço tudo mal feito ou então nem 3 repetições consigo fazer com o movimento completo. 

O que faço nestas situações? Quando já noto demasiada diferença no peso seguinte e mal consigo fazer 2 ou 3 repetições bem feitas?

tas a trabalhar entre que range de repetições?

Compartilhar este post

Link para o post

Tens de ver que, de 5kg para 7,5kg estás a aumentar 50% o peso. Passar, por exemplo, de 20kg para 22,5kg, o incremento é de 10%.

Diria que deves estar a falar de músculos pequenos/isolados, como bicep ou cabeça lateral do ombro. Quando comecei a treinar, senti o mesmo nesses exercícios. Fazia "fácil" 10 reps de 5kg e lutava para levantar os 7,5kg. 

O que resultou comigo (não sei se tem alguma base científica ou se se deve fazer assim) foi não ter um número específico de reps. Ia até à falha e depois ainda tentava mais. Fazia parciais, descansava uns segundos e tentava fazer mais uma ou duas reps,etc. 

E quando subir, então, o peso? Imagina que, ao dia de hoje, o teu limite com 5kg são 16 reps até à falha. Serve de referência. Quando a tua falha for o dobro (32 reps, neste caso), aumentas para os 7,5kg. E repetes o método. 

Há-de haver alguém mais expert que eu, mas foi o que resultou comigo nesses pesos mais leves e que o incremento relativo ainda é grande. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 46 minutos:

tas a trabalhar entre que range de repetições?

Geralmente tenciono ir entre 6 e 8 quase à falha ou às vezes vou à falha(é o ideal?), mas se notar que o peso afinal está mais fácil, faço mais tipo 10, 12 ou até 15.

Mas lá está, depois às vezes noto bastante a diferença de um peso para o outro. 

Citação de EasyGoing, há 2 minutos:

Tens de ver que, de 5kg para 7,5kg estás a aumentar 50% o peso. Passar, por exemplo, de 20kg para 22,5kg, o incremento é de 10%.

Diria que deves estar a falar de músculos pequenos/isolados, como bicep ou cabeça lateral do ombro. Quando comecei a treinar, senti o mesmo nesses exercícios. Fazia "fácil" 10 reps de 5kg e lutava para levantar os 7,5kg. 

O que resultou comigo (não sei se tem alguma base científica ou se se deve fazer assim) foi não ter um número específico de reps. Ia até à falha e depois ainda tentava mais. Fazia parciais, descansava uns segundos e tentava fazer mais uma ou duas reps,etc. 

E quando subir, então, o peso? Imagina que, ao dia de hoje, o teu limite com 5kg são 16 reps até à falha. Serve de referência. Quando a tua falha for o dobro (32 reps, neste caso), aumentas para os 7,5kg. E repetes o método. 

Há-de haver alguém mais expert que eu, mas foi o que resultou comigo nesses pesos mais leves e que o incremento relativo ainda é grande. 

Obrigado. Exato, estou a falar desses exercícios mais isolados. 

Nos compostos e se for feito com barra, se 5kg for muito pesado e fizer menos de 6, baixo para 4 por ex. Se conseguir fazer até às 8 reps relativamente bem, aumento 1kg ou talvez 2kg, se conseguir. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 04/04/2026 at 12:58:

Eu sentia azia, nada de outro mundo, mas de vez em quando sentia, quando estava numa situação em que ele está agora. Estava a ser seguido por uma nutricionista. Ela dizia que era normal de vez em quando sentir isso.

Pode ser por criar uma intolerância a determinado alimento, às vezes pode acontecer. Eu como aveia e arroz todos os dias há 10 anos, agora em certas refeições quando como aveia enjoa-me ou sinto um bocado de azia ou mau estar. Se é alguma coisa que está necessariamente mal? Não, basta trocar por outro alimento durante uns tempos e volto ao normal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, há 9 minutos:

Pode ser por criar uma intolerância a determinado alimento, às vezes pode acontecer. Eu como aveia e arroz todos os dias há 10 anos, agora em certas refeições quando como aveia enjoa-me ou sinto um bocado de azia ou mau estar. Se é alguma coisa que está necessariamente mal? Não, basta trocar por outro alimento durante uns tempos e volto ao normal.

Eu até me lembro de ela dizer que como a dieta tinha muito laticínio, havia uma propensão maior a isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 53 minutos:

Geralmente tenciono ir entre 6 e 8 quase à falha ou às vezes vou à falha(é o ideal?), mas se notar que o peso afinal está mais fácil, faço mais tipo 10, 12 ou até 15.

Obrigado. Exato, estou a falar desses exercícios mais isolados. 

Nos compostos e se for feito com barra, se 5kg for muito pesado e fizer menos de 6, baixo para 4 por ex. Se conseguir fazer até às 8 reps relativamente bem, aumento 1kg ou talvez 2kg, se conseguir. 

O teu "problema", e ponho entre aspas porque apesar de ser uma estratégia válida, o pessoal não sabe trabalhar com isso.

Imagina que fazes 3 séries com 5/7,5/10

O teu peso de trabalho foi aumentando de uma forma que não se irá traduzir numa progressão linear ao longo do tempo. Isto porque andas a mexer nos intervalos de repetições porque, normal, chegas a um patamar onde a tua rep max para x peso não se encontra no intervalo que impuseste ao peso anterior/série.

Importa 2 coisas aqui e elas estão interligadas. Primeiro, verificar que, ao subir ao peso intermédio e fazeres as mesmas reps que o primeiro só porque respeitaste o limite imposto previamente, significa que a primeira série nem conta como série de trabalho. Contudo, numa progressão dinâmica dupla, existe essa possibilidade se(!) existir progressão dentro de cada série.

Exemplo prático para quem gosta de subir o peso de trabalho durante as séries (eu gosto sempre de ter o mesmo peso de trabalho, quanto muito faço drop sets).

1x10-15 5kg

1x8-12 7,5kg

1x5-8 10kg

Se eu na primeira série fizer 15, pra próxima sessão não vou continuar com 5, já se parecerá com

2x8-12 7,5kg

1x5-8 10kg

E num futuro próximo queres ir encontro ao íncio do bloco com novos pesos e será uma cena tipo 

1x10-15 7,5kg

1x8-12 10kg

1x5-8 12,5kg

O que não pode acontecer mesmo é usar este método de progressão, o de aumentar o peso de trabalho a meio das séries e muitas das vezes a primeira e até mesmo as duas primeiras séries serem de aquecimento e só deste estímulo verdadeiro na última série. Assim contabilizas 3 séries para o volume total de treino quando na verdade foi só 1

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 1 hora:

Tu deves estar a ir à "falha" todas as séries e secalhar o problema começa aí.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 12 minutos:

O teu "problema", e ponho entre aspas porque apesar de ser uma estratégia válida, o pessoal não sabe trabalhar com isso.

O teu peso de trabalho foi aumentando de uma forma que não se irá traduzir numa progressão linear ao longo do tempo. Isto porque andas a mexer nos intervalos de repetições porque, normal, chegas a um patamar onde a tua rep max para x peso não se encontra no intervalo que impuseste ao peso anterior/série.

Importa 2 coisas aqui e elas estão interligadas. Primeiro, verificar que, ao subir ao peso intermédio e fazeres as mesmas reps que o primeiro só porque respeitaste o limite imposto previamente, significa que a primeira série nem conta como série de trabalho. Contudo, numa progressão dinâmica dupla, existe essa possibilidade se(!) existir progressão dentro de cada série.

Exemplo prático para quem gosta de subir o peso de trabalho durante as séries (eu gosto sempre de ter o mesmo peso de trabalho, quanto muito faço drop sets).

1x10-15 5kg

1x8-12 7,5kg

1x5-8 10kg

Se eu na primeira série fizer 15, pra próxima sessão não vou continuar com 5, já se parecerá com

2x8-12 7,5kg

1x5-8 10kg

E num futuro próximo queres ir encontro ao íncio do bloco com novos pesos e será uma cena tipo 

1x10-15 7,5kg

1x8-12 10kg

1x5-8 12,5kg

O que não pode acontecer mesmo é usar este método de progressão, o de aumentar o peso de trabalho a meio das séries e muitas das vezes a primeira e até mesmo as duas primeiras séries serem de aquecimento e só deste estímulo verdadeiro na última série. Assim contabilizas 3 séries para o volume total de treino quando na verdade foi só 1

Como é o teu “estilo” de treino? Eu ando com top set e back off e prefiro 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 2 minutos:

Como é o teu “estilo” de treino? Eu ando com top set e back off e prefiro 

Eu como saio de um trabalho, treino e pego logo noutro, estou limitado a 30mins de treino+- portanto, neste momento, não adoro o que faço mas é o que consigo fazer. Mas o meu estilo é uma progressão linear normal, usava top sets quando tinha blocos com deadlifts/squats e comecei a usar cluster sets nos dias que tenho lateral raises

Basicamente estava com um full body 3x por semana e até estava a curtir, 2sets por exercício, 3 exercícios por dia, gostei bastante.

Agora passei pra 4x, upper lower upper braços porque queria focar mais na parte superior. E de vez em quando ao sábado meto o quinto dia e vou dar uma corrida 4/5km máximo, meia horita.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 minuto:

Eu como saio de um trabalho, treino e pego logo noutro, estou limitado a 30mins de treino+- portanto, neste momento, não adoro o que faço mas é o que consigo fazer. Mas o meu estilo é uma progressão linear normal, usava top sets quando tinha blocos com deadlifts/squats e comecei a usar cluster sets nos dias que tenho lateral raises

Basicamente estava com um full body 3x por semana e até estava a curtir, 2sets por exercício, 3 exercícios por dia, gostei bastante.

Agora passei pra 4x, upper lower upper braços porque queria focar mais na parte superior. E de vez em quando ao sábado meto o quinto dia e vou dar uma corrida 4/5km máximo, meia horita.

Com 30 min estás mesmo com pouco tempo. É sempre a correr.

Também gosto e prefiro 2 sets. Curto e intenso.

Ya estás bem. É isso. A corrida é para dar aquela cena do cardio, descargo consciência e mover o corpo.

Estou parecido. Legs (logo à segunda que é para ficar já feito), push, pull, corrida como tu, upper. E às vezes corrida de manhã ao sábado ou domingo quando me apetece, que queria ver se me apeteceria mais vezes.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Hammerfall, há 34 minutos:

1x10-15 5kg

1x8-12 7,5kg

1x5-8 10kg

2x8-12 7,5kg

1x5-8 10kg

1x10-15 7,5kg

1x8-12 10kg

1x5-8 12,5kg

Então mas por ex nesse caso onde com halteres de 5kg parece fácil e consigo ir às 12 reps por ex e com 7,5kg já me borro todo para fazer umas 6 e talvez numa péssima forma, devo manter esses 5kg até conseguir num futuro treino ir às 6-8 com o peso seguinte. 

Já agora, entre 6 e 8 reps, está bom? Sem tentar ir à falha mas que custe, claro. 

Já agora, que exercícios fazias nesses treinos de full body, por ex? Agachamentos, supino e deadlift? 

Editado por ComiC

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 29 minutos:

Então mas por ex nesse caso onde com halteres de 5kg parece fácil e consigo ir às 12 reps por ex e com 7,5kg já me borro todo para fazer umas 6 e talvez numa péssima forma, devo manter esses 5kg até conseguir num futuro treino ir às 6-8 com o peso seguinte. 

Já agora, entre 6 e 8 reps, está bom? Sem tentar ir à falha mas que custe, claro. 

Já agora, que exercícios fazias nesses treinos de full body, por ex? Agachamentos, supino e deadlift? 

Overhead press, DL romeno, bicep barra

Supino, remada larga em máquina, abdominais 

Puxada pega neutra em máquina, squat, skullcrusher

2*5-8 nos compostos, 5-10 em tricep e bicep

Sobre esse intervalo 6-8 acho curtinho, ou 4-8 ou 6-10 seria melhor, por haver mais espaço para, mesmo que em 5kg consigas fazer 3 séries de 10/8, com o salto para 7,5kg pelo menos consegues fazer 3x6/4 e trabalhar a partir daí (ganhar reps até chegar à rep máxima, subir peso, rinse and repeat)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 5 horas:

Alguma vez ponderaste fazer um treino estilo Dorian Yates? São treinos de 30-45min (1h nos dias de perna) em que fazes apenas 1-2 series por exercicio, máxima intensidade.

Tens a forma mais pura de HIT de Artur Jones e Mike Mentzer, que é mais curto ainda. Dá uma vista de olhos 

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de ComiC, há 8 horas:

Se pensares bem nisso passar de 5kg para 7.5kg significa um aumento de carga de 50%. Num exemplo mais directo do que isto significa: Se eu no meu agachamento faço 150kg para fazer 10 reps e for aumentar 50% de carga para a séria seguinte significa que tinha de passar para 225kg de estalo. Acho que todos conseguimos entender que esta progressão é muito grande e provavelmente daria aso a uma acidente ou um exercício mal feito.

A tua musculatura não quer saber de quanto peso estás a pegar, ela só entende o sinal que lhe estás a dar pela tensão e ênfase que fazes na execução do exercício. Usar um peso de 5kg com uma técnica bem executada onde sentes bem o músculo a cada repetição, consegues focar a sensação de ardor, turbor, dor e ênfase de tensão mecânica durante a execução mecânica vai ser infinitamente mais estimulante e melhor do que forçar 6 repetições mal forçadas com 7.5kg.

Depois tens várias formas de medir a tua progressão de carga sem ser necessariamente aumentar o peso: de uma semana para outra conseguires fazer mais reps, conseguires executar as repetiçoes de forma cada vez mais limpa sem balanços, conseguires usar a totalidade da amplitude de movimento para todas as reps (imagina um bicep curl sentado inclinado, em que todas as reps consegues esticar o braço lá abaixo até sentires o tricep contrair e depois inicias o movimento de contrair o bicep sem nunca começar a encurtar movimento), alterar o perfil mecânico de movimento usando o mesmo peso (imagina uma elevação lateral para o ombro: antes de avançar para os 7.5kg experimenta sentar num banco, encostar as costas e fazer elevação lateral com os 5kg - vai descobrir um novo desafio: muito mais tensão no músculo, menos uso do balanço mecânico do corpo e mais dificuldade de execução), brinca com o tempo de execução de cada reps (imagina um agachamento ou uma leg press em que em vez de fazer todas as repetiçoes serem feitas depressa tu escolhes propositadamente descer devagar, segurar 1 micro momento no fundo e explodir para cima - muito mais dificil porque estás a incorporar uma tensão extra da fase excêntrica que te vai ajudar a criar mais dano muscular - e sim podes usar até menos peso para fazer isto bem)

Claro que para certo grupos musculares não consegues usar estas estratégias todas, mas para outros sim e podes explorar de forma a aprender a entender o que é a sinalização que o teu corpo sente (cada um de nós é um pouco diferente e aquilo que funciona para mim pode não ser o ideal para ti, tal como o Hammer por exemplo pode ter uma fisionomia diferente também, alem das condicionantes ambientais como tempo disponível, cansaço, sono, alimentação, etc). Eu treino há quase 15 anos, tenho os ombros muito desenvolvidos e uso 7.5kg na elevação lateral sentado. Em pé  podia fazer com 15kg/17,5kg a forçar mas não iria sentir muito nos ombros. Esse tipo de treino pode existir mas dentro de um bloco específico em que estás a tentar criar novas ligações neuronais para recrutamento de fibras mais rápidas, então forças mais a execução com reps de carga mais alta, mas a grande maioria das pessoas não faz isso, simplesmente quer fazer tudo com o máximo de peso possível e faz tudo mal feito (o que proporciona muitos videos giros para depois uma pessoa ver na net e rir), mas acaba por ser perigoso, desnecessário e uma perda de tempo.

Mesma coisa com a leg press, não é difícil por muita carga na leg press, mas a probabilidade de fazer algum estímulo ao quadricep é muito pequena.

Espero ter ajudado.

Editado por Abraxas
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 6 horas:

Eu até me lembro de ela dizer que como a dieta tinha muito laticínio, havia uma propensão maior a isso

Podes desenvolver alguma intolerância por uso contínuo, os lacticínios não são maus mas demoram um pouco mais a digerir. 

Eu agora ando a comprar aqueles leitos protéicos da Mimosa e do pingo doce porque gosto de ir variando e não estar sempre a usar Whey nos meus lanches (embora eu saiba que eles enriquecem o leito com whey na mesma). O leite com sabor a chocolate sabe a Ucal e adoro mas não posso beber muito perto do treino porque digere tão lento que começo a arrotar o leite durante o treino 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 18 horas:

Deixas uma palhinha junto com a creatina e assim eles sabem q é para mexer com a água.

• Haha 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...