Spikey Publicado 8 Setembro 2018 (editado) Também ia dar o exemplo do Erased, foi um anime que começou muito bem e tem alguns momentos de grande qualidade emocional, mas depois na parte final ficou um tanto confrangedor, especialmente o último episódio que em retrospectiva foi fraquíssimo. Um filme para o qual tinha boas expectativas, mas depois acabou por me decepcionar foi o filme de Madoka Magica, o último (os outros 2 são recaps). A série é bastante boa e tem um bom final, mas o filme pega nisso e desconstrói a história e as personagens de tal forma que ficou completamente sem sentido. E o pior é que nem vai ter continuação. Editado 8 Setembro 2018 por Spikey Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 8 Setembro 2018 (editado) Eu vou dar dois nomes de mangas, um deles que o Doom mencionou e outro que vai a uns anos antes neste tópico também. Cage of Eden e Psyren. Cage of Eden é essencialmente Lost. Não há mais nada a dizer. Se alguém tiver visto Lost fica imediatamente spoilado de porque é que descambou completamente. Foi muito interessante durante muito tempo, nasceram milhentas teorias e depois... foi aquilo. Psyren é um caso interessante. Tudo em Psyren era interessante, tinha uma certa maturidade visual e temática que nem sempre se apanha neste génere, mas tinha um problema bastante interessante. Pelo que li na altura, era um sucesso nos Estados Unidos e obviamente que era uma espécie de cult hit em formação na internet. No Japão, ninguém queria saber. Até teve um começo forte, mas foi decaindo rapidamente. Foi cancelado e do nada acabou, com um final improvisado e claramente feito em cima do joelho. Uma pena, apesar de se notar que a partir de certo ponto parecia que havia uma sensação de aceitação de que não havia voltar a dar ao manga, tinha qualidade e era bastante interessante. Isto ainda é dos tempos do One Manga, acho que era assim que se chamava aquele site agregador que um dia fechou e a internet chorou em únissono. Isto dá-me é saudades do @Victarion. Tinha sempre recomendações em cheio. 😞 Editado 8 Setembro 2018 por El Shafto Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Setembro 2018 Assim de cabeça lembro-me de Aldnoha Zero, Kabanieri of the iron fortress, Evangelion, Fairy Tail(claro), Denpa Kyoushi, Cerberus e... Bleach. Estas foram as minhas maiores desilusões. No upside tenho Mushishi, Made in Abyss, Ajin, Nurarihyon, OPM e Katanagatari. Não esperava que estes títulos revelassem ser tão bons quando os comecei a ler/ver. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 8 Setembro 2018 Ainda me lembro que a machadada final em Cage of Eden foi aquela notícia que terminaria dentre de um 6 chaps (aka cancelamento). Até ali ainda havia vários a tentar agarrar-se à esperança que aquilo não iria acabar daquela forma.. mas acabou mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 8 Setembro 2018 Citação de John Reverend, há 1 minuto: Evangelion Herege. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 8 Setembro 2018 (editado) No lado oposto, que me tenham surpreendido pela positiva, assim à cabeça lembro-me de Hajime no Ippo, Made in Abyss, Clannad: After Story, Your Lie in April e Nodame Cantabile. Mas também me faltarão alguns. Editado 8 Setembro 2018 por doom_master Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Setembro 2018 Citação de Rōnin, Agora: Herege. Não gostei mesmo nada. Reconheço que o problema foi meu, que estava à espera de uma cena de acção mecha e quando percebi que se tratava de um anime psicológico forcei a visualização só para dizer que também vi. Se soubesse bem ao que ia nem sequer lhe tinha pegado. Citação de doom_master, Agora: No lado oposto, que me tenham surpreendido pela positiva, assim à cabeça lembro-me de Made in Abyss, Clannad: After Story, Your Lie in April e Nodame Cantabile. Mas também me faltarão alguns. Estou para ver Nodame Cantabile há uma carrada de anos! Acho que estou há espera de ter um equipamento sonoro há altura. 😁 Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 8 Setembro 2018 O anime responsável por me fazer crescer o bichinho pela música clássica. A premissa, a art e o início parecem ser um pouco um missed shot, mas vale a pena. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 8 Setembro 2018 Citação de John Reverend, há 1 minuto: Não gostei mesmo nada. Reconheço que o problema foi meu, que estava à espera de uma cena de acção mecha e quando percebi que se tratava de um anime psicológico forcei a visualização só para dizer que também vi. Se soubesse bem ao que ia nem sequer lhe tinha pegado. True, de mecha é só aparência. Basicamente Evangelion é o espelho de tudo aquilo que ia na cabeça do criador, o Hideaki Anno. Toda a percepção que tinha da humanidade, de si próprio, dos seus falhanços e da sua alienação em relação ao resto do mundo. Se já viste há muito tempo recomendo-te a reveres, há certas coisas que só à 2ª ou 3ª é que se digere. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Setembro 2018 Citação de doom_master, há 10 minutos: O anime responsável por me fazer crescer o bichinho pela música clássica. A premissa, a art e o início parecem ser um pouco um missed shot, mas vale a pena. Eu sempre tive esse gosto pela música clássica, daí a minha renitência em ver num laptop ou smartphone com qualidade áudio manhosa. Citação de Spikey, há 8 minutos: True, de mecha é só aparência. Basicamente Evangelion é o espelho de tudo aquilo que ia na cabeça do criador, o Hideaki Anno. Toda a percepção que tinha da humanidade, de si próprio, dos seus falhanços e da sua alienação em relação ao resto do mundo. Se já viste há muito tempo recomendo-te a reveres, há certas coisas que só à 2ª ou 3ª é que se digere. Vi há uns 5 anos. Foi uma tortura, confesso. Não porque não entendesse o que estava a ver, mas porque nada daquilo me interessava. E depois cheguei ao fim com imensas questões por responder. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 8 Setembro 2018 Citação de John Reverend, há 1 minuto: Vi há uns 5 anos. Foi uma tortura, confesso. Não porque não entendesse o que estava a ver, mas porque nada daquilo me interessava. E depois cheguei ao fim com imensas questões por responder. Chegaste a ver o End of Evangelion? Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 8 Setembro 2018 Citação de Spikey, há 2 minutos: Chegaste a ver o End of Evangelion? Dá a entender que não viu, ia perguntar o mesmo. Mesmo a pouca animação que poderá existir no Evangelion, é de topo. É o estilo de desenho dos anos 90 no seu esplendor. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 8 Setembro 2018 O azar de Eva foi ter perdido os sponsors todos depois do episódio 18, acho eu, que foi quando ficou mais violento. A animação ficou pior e o tempo cada vez mais escasso, resultando naqueles 2 últimos episódios. De resto é um dos animes com melhor realização e cinematografia de sempre, o que é elevado 10x no filme. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Setembro 2018 Citação de Spikey, há 10 minutos: Chegaste a ver o End of Evangelion? Nope. É menos psicológico? Tem mais acção? Bastava-me uma dessas condições para considerar ver. Citação de Rōnin, há 6 minutos: Dá a entender que não viu, ia perguntar o mesmo. Mesmo a pouca animação que poderá existir no Evangelion, é de topo. É o estilo de desenho dos anos 90 no seu esplendor. A animação, especialmente nas lutas, é brilhante, verdade. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 8 Setembro 2018 Citação de John Reverend, há 1 minuto: Nope. É menos psicológico? Tem mais acção? Bastava-me uma dessas condições para considerar ver. O End of Evangelion é basicamente uma alternativa aos dois últimos episódios, mostra aquilo que realmente aconteceu. Tem mais ação, algumas das melhores cenas de sempre, mas também é extremamente psicológico e mantém o mindfuck. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 8 Setembro 2018 Citação de John Reverend, há 32 minutos: Nope. É menos psicológico? Tem mais acção? Bastava-me uma dessas condições para considerar ver. Não é nada mindfuck. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Setembro 2018 Ah, fuck! As longas pausas matam-me... bip... bip... Por outro lado, fiquei curioso. Thanks, guys! Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 9 Setembro 2018 O filme é pior do que a série, conseguiu ser mais longo, interminável é o melhor adjetivo; inclusive há poucas coisas piores do que "The End of Evangelion", "The Melancholy of Haruhi Suzumiya" está lá perto, é igualmente interminável. Vi recentemente "Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone", e esse já é decente, isto porque não vai além do ponto mais interessante da série, acaba quando a Rei mostra alguma emoção após uma batalha, que foi o auge da série (daí para a frente foi sempre a descer). ___________________ Os filmes "Patlabor" e "Patlabor 2" também foram mais fracos do que antecipava; são entediantes, especialmente o segundo. O mesmo vale para "Angel's Egg", embora este último tenha subido ligeiramente na minha consideração depois de experienciar o tormento que foi "The End of Evangelion". __________________ Depois de ler a manga "Nausicaä", que não me disse grande coisa, acabando por se repetir e alongar demasiado, não esperava que o filme fosse tão bom como é. Mas uma das maiores surpresas positivas que tive, trata-se do segmento "Magnetic Rose", do filme "Memories"; ainda hoje é uma das minhas histórias favoritas de ficção científica. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 9 Setembro 2018 Citação de bmfpcdm, há 9 horas: O filme é pior do que a série, conseguiu ser mais longo, interminável é o melhor adjetivo; inclusive há poucas coisas piores do que "The End of Evangelion", "The Melancholy of Haruhi Suzumiya" está lá perto, é igualmente interminável. Vi recentemente "Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone", e esse já é decente, isto porque não vai além do ponto mais interessante da série, acaba quando a Rei mostra alguma emoção após uma batalha, que foi o auge da série (daí para a frente foi sempre a descer). Tinha interesse em partilhares mais profundamente a tua opinião, mas tenho receio do que virá daí. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 9 Setembro 2018 Citação de Rōnin, há 3 horas: Tinha interesse em partilhares mais profundamente a tua opinião, mas tenho receio do que virá daí. Eu, tal como o John Reverend, não gostei da série e não consigo conceber que alguém que não tenha gostado da série possa retirar algo do filme. Eu tenho muito mais respeito pelo final da série, pois é algo experimental, uma espécie de fluxo de consciência, e embora falhe ao que se propõe, ao menos tentaram algo diferente, original (mesmo que possa ter sido por restrições financeiras), e o cerne da mensagem está lá, não se perde em excessos. O filme, para mim, não foi mais do que todos os aspetos da série que eu considero negativos (personagens desinteressantes a encontrarem novas maneiras de serem ainda mais desinteressantes, inação do protagonista, alegoria religiosa, etc.) elevados ao máximo possível. Quaisquer aspetos positivos que se pudessem retirar do filme acabam mergulhados em intermináveis e imoderadas vagas de excreções criativas. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 9 Setembro 2018 Citação de bmfpcdm, há 41 minutos: Eu, tal como o John Reverend, não gostei da série e não consigo conceber que alguém que não tenha gostado da série possa retirar algo do filme. Eu tenho muito mais respeito pelo final da série, pois é algo experimental, uma espécie de fluxo de consciência, e embora falhe ao que se propõe, ao menos tentaram algo diferente, original (mesmo que possa ter sido por restrições financeiras), e o cerne da mensagem está lá, não se perde em excessos. O filme, para mim, não foi mais do que todos os aspetos da série que eu considero negativos (personagens desinteressantes a encontrarem novas maneiras de serem ainda mais desinteressantes, inação do protagonista, alegoria religiosa, etc.) elevados ao máximo possível. Quaisquer aspetos positivos que se pudessem retirar do filme acabam mergulhados em intermináveis e imoderadas vagas de excreções criativas. Epá, quanto a alegorias religiosas ainda entendo, porque o próprio criador admitiu que colocou-as porque ficava bem. Não tem um significado especial, apesar disso também ser debatível. No que toca a excessos criativos ainda chego lá, depende do gosto da pessoa. Eu pessoalmente acho que a estética da série e do filme é não só é feita com uma grande visão como também foi de certa forma revolucionária, uma vez que influenciou catrafezadas de anime depois de 1995 e até obras ocidentais. Agora, personagens desinteressantes e inação do protagonista? Entendo quem não goste das personagens, são personagens com grandes falhas emocionais e defeitos. Eu próprio se conhecesse uma pessoa como a Asuka estaria próximo de lhe dar um murro na cara. Mas há poucas obras que conseguiram conferir este tipo de profundidade ao seu elenco. Há muitas camadas, há muita coisa por detrás de cada cena, de cada frame, muita interpretação que se pode fazer a cada personagem. Quanto à inação do protagonista, é óbvio que o Shinji teve toda a justificação para agir como agiu na série toda e depois no filme, mesmo aquela cena logo no início, que o Ronin postou. O rapaz continua a ser uma das personagens menos compreendidas de sempre. E desculpa se estou a falar assim, mas Eva é a minha cena favorita de sempre e vou defendê-la até à morte, fuck da police. 1 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 9 Setembro 2018 Citação de bmfpcdm, há 6 minutos: O filme, para mim, não foi mais do que todos os aspetos da série que eu considero negativos (personagens desinteressantes a encontrarem novas maneiras de serem ainda mais desinteressantes, inação do protagonista, alegoria religiosa, etc.) elevados ao máximo possível. Quaisquer aspetos positivos que se pudessem retirar do filme acabam mergulhados em intermináveis e imoderadas vagas de excreções criativas. Não podia discordar mais. O facto de o filme ser tão cru, tão violento e desconfortável faz com que a mensagem seja passada com maior impacto . Porque sem isso, é mesmo uma mescla de alegorias religiosas e personagens pouco apelativas e cheias de defeitos. No meio de todo o ruído visual e sonoro, existe algo profundo. O Anno conseguiu representar toda a volatilidade das coisas que mais nos perturbam e que temos dificuldade em partilhar. Empatia é a palavra chave. Não direi que o filme é perfeito, mas está longe de ser a atrocidade que apelas. Desinteressante? Talvez. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 9 Setembro 2018 Citação de Spikey, há 2 horas: Epá, quanto a alegorias religiosas ainda entendo, porque o próprio criador admitiu que colocou-as porque ficava bem. Não tem um significado especial, apesar disso também ser debatível. No que toca a excessos criativos ainda chego lá, depende do gosto da pessoa. Eu pessoalmente acho que a estética da série e do filme é não só é feita com uma grande visão como também foi de certa forma revolucionária, uma vez que influenciou catrafezadas de anime depois de 1995 e até obras ocidentais. Agora, personagens desinteressantes e inação do protagonista? Entendo quem não goste das personagens, são personagens com grandes falhas emocionais e defeitos. Eu próprio se conhecesse uma pessoa como a Asuka estaria próximo de lhe dar um murro na cara. Mas há poucas obras que conseguiram conferir este tipo de profundidade ao seu elenco. Há muitas camadas, há muita coisa por detrás de cada cena, de cada frame, muita interpretação que se pode fazer a cada personagem. Quanto à inação do protagonista, é óbvio que o Shinji teve toda a justificação para agir como agiu na série toda e depois no filme, mesmo aquela cena logo no início, que o Ronin postou. O rapaz continua a ser uma das personagens menos compreendidas de sempre. E desculpa se estou a falar assim, mas Eva é a minha cena favorita de sempre e vou defendê-la até à morte, fuck da police. Não aceito o pedido de desculpa, porque estás a falar bem e não precisas de te desculpar. O rapaz tem graves problemas psicológicos, consequentes de negligência parental, um caso que exigiria intervenção da Segurança Social, não estivessem dependentes dele para salvar o mundo; logo a sua inação, ou paralisação, é perfeitamente expectável; o que não é expectável é que uma série inteira, mais um filme, não saia disso: inação, ação, relapso em inação, ad infinitum. Fosse só um filme, que condensasse os conceitos principais do criador, seria uma decente crítica ao estereotípico herói de anime, que face às adversidades e expectativas de terceiros, realisticamente, deveria sucumbir psicologicamente; ao mesmo tempo criticando a cultura e sociedade, particularmente, japonesa; mas não, perde-se em redundância, daí eu ter o respeito que tenho pelo final da série, pois varia a ladainha e transmite uma boa mensagem, apesar da deficiente execução. Há quem ame, eu odeio o filme. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 10 Setembro 2018 Shaft, chuta aí alguém para fazer a próxima questão. Isto tem sido interessante. Compartilhar este post Link para o post