Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Já tenho o mesmo carro à uns anos e só este ano é que senti que com o ar condicionado desligado, no verão ao andar em autoestrada começa a entrar calor, agora com o frio entra frio, se fechar as entradas do ar condicionado já não deixa passar esse ar, mas costumo andar sempre com aquilo aberto e antes nunca me apercebi disso acontecer. É normal?

Hoje em auto-estrada estava mesmo impossível, está um frio de rachar, e entrava um ar quente no carro mesmo com as entradas fechadas, já não conseguia com aquele ar quente, lá tive que ligar o ar condicionado, e agora noto que quando está a vir ar quente e ligo o ar condicionado, primeiro ainda está uns 2 ou 3 minutos a vir esse ar quente e depois é que começa a vir a temperatura do ar condicionado.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é muito simples de explicar a não ser que eu esteja a pensar noutra coisa.

O ar que entra no habitáculo tem que passar pelo compartimento do motor, que está quente, muito quente. Logo quando circulamos com as condutas abertas sem ventilação ligada, por força do movimento do carro o ar quente entra no habitáculo.

Agora no inverno uso isso para aquecer quando não está assim tanto frio.

Outra coisa, mesmo num carro equipado com AC o aquecimento funciona por sofagem normal como nos carros antigos. Água do motor passa num radiador no habitáculo e a ventilação força o ar a passar por esse radiador. Por isso é que um gajo liga o carro e não sai quente enquanto o motor não aquece. Também é uma fonte de calor que faz com que o ar saia quente das condutas.

Compartilhar este post

Link para o post

O que fazem quando estão com pressa e o vidro do carro demora muito tempo a desembaciar?

Limpar com as mãos não conta

Meto a sofagem no máximo e conduzo devagar. Sinto-me sempre uma espécie de ninja das estradas a espreitar pelas zonas menos embaciadas do vidro. ph34r.gif

Mas experimenta deitar um pouco de álcool num pano e passar no vidro. Se não resultar, sempre ficas com o vidro mais limpo.

Editado por John Reverend

Compartilhar este post

Link para o post

Red já me apareceu um gajo a fazer o mesmo que tu. Mas infelizmente veio em contra mão e acertou-me em cheio

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é muito simples de explicar a não ser que eu esteja a pensar noutra coisa.

O ar que entra no habitáculo tem que passar pelo compartimento do motor, que está quente, muito quente. Logo quando circulamos com as condutas abertas sem ventilação ligada, por força do movimento do carro o ar quente entra no habitáculo.

Agora no inverno uso isso para aquecer quando não está assim tanto frio.

Outra coisa, mesmo num carro equipado com AC o aquecimento funciona por sofagem normal como nos carros antigos. Água do motor passa num radiador no habitáculo e a ventilação força o ar a passar por esse radiador. Por isso é que um gajo liga o carro e não sai quente enquanto o motor não aquece. Também é uma fonte de calor que faz com que o ar saia quente das condutas.

Também acho que seja isso, mas no outro dia estava a entrar ar frio e já estava a conduzir à meia hora, acho um bocado estranho. Mas vou estando atento a ver se volta a entrar ar frio ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu há uma coisa "estranha". O ar que sai da ventilação, mesmo que esteja tudo desligado, é igual ao que estava na última vez que tinha algo ligado.

Ou seja, imaginemos que ligo o ar condicionado com ar frio. Se desligo o ar condicionado, daí em diante, o ar que sai continua frio. Não com tanta potência e não tão gelado, mas claramente frio.

Se ligo o ar condicionado numa temperatura quente e depois desligo quando começa a sair ar quente, o ar continua a sair quente daí em diante, novamente sem tanta potência porque está desligado.

Não sei se ao ligar o ar frio haverá uma válvula qualquer que desvia o ar do motor e o ar acaba por não aquecer ou algo do género, e mesmo quando desligamos o AC, essa válvula mantém a posição. Não faço ideia, mas sei que as vezes estou a conduzir e noto que está a sair ar quente, basta ligar o ar condicionado 10 segundos no frio e desligar que o ar começa a sair frio.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu há uma coisa "estranha". O ar que sai da ventilação, mesmo que esteja tudo desligado, é igual ao que estava na última vez que tinha algo ligado.

Ou seja, imaginemos que ligo o ar condicionado com ar frio. Se desligo o ar condicionado, daí em diante, o ar que sai continua frio. Não com tanta potência e não tão gelado, mas claramente frio.

Se ligo o ar condicionado numa temperatura quente e depois desligo quando começa a sair ar quente, o ar continua a sair quente daí em diante, novamente sem tanta potência porque está desligado.

Não sei se ao ligar o ar frio haverá uma válvula qualquer que desvia o ar do motor e o ar acaba por não aquecer ou algo do género, e mesmo quando desligamos o AC, essa válvula mantém a posição. Não faço ideia, mas sei que as vezes estou a conduzir e noto que está a sair ar quente, basta ligar o ar condicionado 10 segundos no frio e desligar que o ar começa a sair frio.

A mim depende se tiver virado para o quente, sai quente, se tiver virado para o frio, sai frio. Mesmo desligado.

Malta, uma dúvida: Ando com a minha 6k2 sem a panela final, apenas passei a panela do meio para o fim e meti tubo de 60(?) a fazer a ligação do catalisador até à panela, isto a nível de inspecção, pode dar raia ou vai mesmo reprovar?

Compartilhar este post

Link para o post

A mim depende se tiver virado para o quente, sai quente, se tiver virado para o frio, sai frio. Mesmo desligado.

Malta, uma dúvida: Ando com a minha 6k2 sem a panela final, apenas passei a panela do meio para o fim e meti tubo de 60(?) a fazer a ligação do catalisador até à panela, isto a nível de inspecção, pode dar raia ou vai mesmo reprovar?

Depende do centro de inspecções. Há quem não ligue nenhuma e há quem não deixe passar nada. Sei é que os azuis andam atentos a isso nesse tipo de carros.

Compartilhar este post

Link para o post

Bashir como te tens dado com o Captur?

Editado por Keyser

Compartilhar este post

Link para o post

Estou tentado a olhar para um seguro automóvel novo. Não percebo um crl disto. E, como bom fonas que sou, quero muito e pagar pouco :mrgreen:.

Vá, mais a sério, o que recomendam?

EDIT: Isto é um estudo de mercado. Estou seriamente a ponderar vender o carro. As minhas deslocações são feitas dentro da cidade. Estou muito tentado a adoptar o esquema de ir a pé/uber/outro.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Bashir como te tens dado com o Captur?

Maravilhado. Pá, tens que ter em atenção que eu venho dum Fiat Uno de 1993 :mrgreen:

É muito bom de conduzir, super leve (apesar de dar a ideia que é mais pesado por ser quase um SUV) e puxa bastante bem. Pensei sinceramente que ia ter menos força. O meu pai, que tem um A6 e um BMW 740 a gasolina também me disse o mesmo, estava à espera de algo pior. O meu sogro que tem um Megane de 2006 está encantado com o carro.

Em termos de interiores nota-se que o material é um bocado m*rda, não me parece ter grande qualidade e não é um carro espaçoso, mas para a vida que eu e a Maria fazemos cumpre perfeitamente. Não uso limitadores nem cruise control nem eco mode nem auto stop, por isso não tenho grande opinião nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Também há ibizas do açu aqui? :laugh:

Nada disso Zi, é só uma brincadeirinha.

Depende do centro de inspecções. Há quem não ligue nenhuma e há quem não deixe passar nada. Sei é que os azuis andam atentos a isso nesse tipo de carros.

Estou tentado a olhar para um seguro automóvel novo. Não percebo um crl disto. E, como bom fonas que sou, quero muito e pagar pouco :mrgreen:. Vá, mais a sério, o que recomendam?EDIT: Isto é um estudo de mercado. Estou seriamente a ponderar vender o carro. As minhas deslocações são feitas dentro da cidade. Estou muito tentado a adoptar o esquema de ir a pé/uber/outro.

Quando puderes dá uma vista de olhos nas mps :)

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o sistema de GPS que usam? O Waze? O GPS do meu carro é um bocado m*rdoso (é o sistema usado na Nissan/Renault).

Experimentei o Tom Tom Go Mobile e curti bastante, pena ser pago...

Tenho é de arranjar um adaptador smartphone para o telemóvel para meter no carro, aconselham algum?

Compartilhar este post

Link para o post

GPS? O Google Maps não serve? eusa_shifty.gif

Já o usei algumas vezes e nunca me deixou mal. Ligo ao Bluetooth e deixo a voz dar as indicações. Qualquer dúvida espreito o tlm.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um citroen c4 com GPS que está desatualizado, existe alguma maneira de conseguir atualizar sem ter de recorrer à citroen?

Compartilhar este post

Link para o post

Meo drive

Isto. Também uso o maps mas é preciso usar dados ou estar sempre actualizar o mapa offline.

Isso não tens hipótese. Eu tenho o meu completamente direto e vai mesmo reprovar a menos que tenhas os chamados conhecimentos.

Andar com ele no dia-a-dia tendo em conta que tens panela do meio no final acabas por passar despercebido mas estás sempre sujeito a ser mandado parar e já sabes o que pode acontecer. É um risco.

Compartilhar este post

Link para o post

E isso tudo no escape serve para quê mesmo? Qual é a finalidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Tens de deixar uma notinha Kanye, em principio chumba. Não ta de origem...

Eu ando sem catalisador :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um citroen c4 1.4, a escova traseira deixou de funcionar, fui ver os fusíveis e esse estava queimado, troquei e queimou logo mal tentei ligar a escova. Mais vale levar já ao mecânico ou posso tentar abrir na mala a ver se encontro alguma coisa? Não percebo muito do assunto, não sei se vale a pena andar a inventar muito.

Já tirei os plásticos da mala, a olho parece tudo normal. Se desligar a ficha do motor do limpa para brisas e meter um fusivel novo e não queimar quando tento ligar, será que quer dizer que deve ser algum problema no motor? É que se der para testar assim, em principio arranjo um motor por uns 20€.

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...