Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  

Publicações recomendadas

Boas pessoal.

Se a vossa equipa, está mal classificada, e é teoricamente candidata a descer, é vitima de muitos remates por parte do adversário durante os jogos e se os reforços não fazem nada, vocês q tactica decidem pôr ??

Compartilhar este post

Link para o post
Boas,

Uma táctica que fizesse golos...pois...e não procuramos todos uma táctica dessas? :D

Média de golos superior a 2 por jogo já considero bom neste FM2008.

Dizes que rematas muito, mas por vezes é necessário visualizar os jogos para ver de onde são feitos esses remates....falhas na cara do guarda-redes ou são remates do meio da rua? Tens de analisar essas coisas...porque é diferente teres os teus jogadores todos a tentar remates de longe, ou por outro lado rematarem já dentro da área ou frente a frente com o GR.

Boas Vodu a mim acontrece-me muito mesmo em Ligas Inferiores com equipas inferiores de rematar muito mas falhar muito tambem chegando ao cumulo de as vezes ter 15 remates na baliza e eles fazem 1 ou 2 e marcam golo. A maior parte dos golos que falho sao ha frente do GR. Eu pensava que isto era dos jogadores que tinha mas entao pode ser tambem da tactica?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoal.

Muito vicio? Ou muito estudo? Com exames e tal...

Bom, e' o seguinte: eu estou a tentar desenvolver o modelo tactico 4-2-3-1, escolhi este modelo porque penso que e' o mais consistente tanto a defender como a atacar, mas atenção não e' o 4-2-3-1 com extremos mas sim com MAC com as setas viradas para cada um dos flancos.

Ou seja 4 defesas em linha, 2 médios centros ambos com a seta para baixo, 3 MAC tanto o da esquerda como o da direita com a seta em recta para o flanco e um AC ou PLC.

Esquema tactico do Van Basten neste europeu, em que ele usa o Robben, Sjneideer e Van der Vaart como MAC's 'I Think'.

Gostaria de saber a vossa opinião, ideias... enfim tudo o que voces pensam e como interpretam este modelo.

Um forte abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Boa tarde pessoal.

Muito vicio? Ou muito estudo? Com exames e tal...

Bom, e' o seguinte: eu estou a tentar desenvolver o modelo tactico 4-2-3-1, escolhi este modelo porque penso que e' o mais consistente tanto a defender como a atacar, mas atenção não e' o 4-2-3-1 com extremos mas sim com MAC com as setas viradas para cada um dos flancos.

Ou seja 4 defesas em linha, 2 médios centros ambos com a seta para baixo, 3 MAC tanto o da esquerda como o da direita com a seta em recta para o flanco e um AC ou PLC.

Esquema tactico do Van Basten neste europeu, em que ele usa o Robben, Sjneideer e Van der Vaart como MAC's 'I Think'.

Gostaria de saber a vossa opinião, ideias... enfim tudo o que voces pensam e como interpretam este modelo.

Um forte abraço.

Boas, Glória

Para o meu primeiro tópico neste forum decidi ajudar te na tua táctica. Eu sinceramente não gosto muito dessa táctica que tu usas, prefiro um 4-4-2 ou um 4-3-3. Mas posso te dar alguns concelhos. O MAC que joga no meio tem de ter um valor alto de remates de longe, e também de passe. Como joga numa posição mais central do ataque, podes meter uma instrução individual para usar remates de longe frequentemente e também passes a rasgar. O MAC que descaiem para as alas devem ter bons indíces de cruzamentos e também de passe. O ponta de lança tem de ser bom a cabecear e a finalizar (um palacio é uma boa opção se estiveres numa equipa média/forte). Se tiveres MC que tenham bons atributos defensivos então o melhor é usá-los. Utiliza uma forma de jogar com passes directos e temporização rápida e uma mentalidade ofensiva (não muita, pois podes ter alguns problemas a defender)

Espero que estes concelhos te ajudem.

Um abraço

Chitas_12

Compartilhar este post

Link para o post

Boas. Neste momento treino o MK Dons e tenho no meu plantel um PLC baixinho, mas com bastante velocidade. Como implementá-lo na minha táctica como Target Man veloz de uma maneira eficiente? Sempre que o meto (ou a outros do mesmo género quando treinei outras equipas) eles acabam sempre por fazer uma exibição bastante fraca..

Muito Obrigado pela ajuda :)

Compartilhar este post

Link para o post
Boas. Neste momento treino o MK Dons e tenho no meu plantel um PLC baixinho, mas com bastante velocidade. Como implementá-lo na minha táctica como Target Man veloz de uma maneira eficiente? Sempre que o meto (ou a outros do mesmo género quando treinei outras equipas) eles acabam sempre por fazer uma exibição bastante fraca..

Muito Obrigado pela ajuda :)

Tens que determinar o teu estilo de jogo de acordo com as caracteristicas do avançado. Neste caso os extremos não devem ser daqueles que vão á linha e cruzam mas sim de movimentos a flectir para dentro. Ou então não jogas com extremos mas sim com doi avançados móveis.

Vai a instruções á equipa onde diz jogar para jogador alvo coloca nas costas da defesa para aproveitar a sua velocidade. Antes determina esse PLC como jogador alvo.

Compartilhar este post

Link para o post
Tens que determinar o teu estilo de jogo de acordo com as caracteristicas do avançado. Neste caso os extremos não devem ser daqueles que vão á linha e cruzam mas sim de movimentos a flectir para dentro. Ou então não jogas com extremos mas sim com doi avançados móveis.

Vai a instruções á equipa onde diz jogar para jogador alvo coloca nas costas da defesa para aproveitar a sua velocidade. Antes determina esse PLC como jogador alvo.

Muito Obrigado, parece que os golos voltaram a aparecer :)

Compartilhar este post

Link para o post
Como fazer uma tática?? como por akelas setas???

ajudem xD este fm n00b

cumpz :smilie_cmpt:

Se percebi a tua pergunta, basta clicar com o botão direito do rato no jogador e arrastar até à posição onde queres que acabe a seta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tou jogar com olivais e moscavide e subi para liga bwin e não consigo ganhar contra as equipas mais fortes como vit.guimarães, belenenses, paços de ferreira, etc.. e preciso uma ajuda, a minha tactica é 4-4-2 losango

moscavidepj8.jpg

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

A seguinte dúvida que vou expôr, já a postei no tópico de pequenas dúvidas do FM2008. Obtive algumas respostas mas também fui aconselhado a expôr a minha dúvida aqui, portanto aí está ela:

Boa tarde a todos.

Estou a fazer um save com o Valência (vou na primeira época) e a coisa até nem está a correr mal. A equipa joga bem e o David Villa lá na frente é um verdadeiro bombardeiro, que já leva 48 golos em 45 jogos! O problema é que a defesa concede demasiados golos. Eu olho para a tabela classificativa da Liga Espanhola e reparo que os clubes que ocupam os lugares cimeiros comigo, têm todos muito menos golos sofridos do que eu. É óbvio que uma defesa forte e organizada é um requesito para se ser um "grande" e aspirar a uma conquista do título. Os meus defesas têm todos bons atributos para as suas posições, no entanto isso não previne vários golos sofridos.

Jogo com 4 defesas e dois médios-centro com setas a descer para a zona de médio defensivo. Normalmente faço sempre marcação cerrada aos jogadores do ataque adversário e antes de cada jogo perco sempre um tempinho a definir quem na defesa marca quem. Nas instruções à equipa, a linha defensiva está "Normal" mas perto do "Profunda".

Alguém tem uns conselhos para me dar para baixar a quantidade de golos sofridos?

EDIT: Os guarda-redes que tenho, são os que já estavam no plantel e os que mais jogos fazem, Hildenbrand (acho que é assim que se escreve) e Cañizares têm ambos bons atributos e fora um ou dois erros lá quando o rei faz anos, costumam fazer boas exibições e boas defesas.

Compartilhar este post

Link para o post
A seguinte dúvida que vou expôr, já a postei no tópico de pequenas dúvidas do FM2008. Obtive algumas respostas mas também fui aconselhado a expôr a minha dúvida aqui, portanto aí está ela:

Pelo que disseste percebi que jogas em 4231. Mesmo sendo dificil dizer-te como melhorar sem saber as instruções da equipa e individuais, vou arriscar.

Para melhorar defensivamente quanto mais espaços conseguíres retirar ao adversário para ele jogar, melhor. Ora, quanto mais próximas estiverem as linhas e por consequência os teus jogadores, mais se torna dificil chegar à tua baliza.

Pressão, linha defensiva, mentalidade, comprimento (largura) - anda mais ou menos por estes itens a tua oportunidade de melhorar.

Pressionar muito alto, faz com que a defesa dê mais espaços. Dar instruções individuais de pressão muito diferentes aos avançados, médios e defesas, parte a equipa, dando mais espaços entre linhas...

Mentalidade muito diferente para defesas, médios e avançados, idem.

Pressão e Mentalidade, na minha óptica devem ser muito semelhantes para todos os jogadores, de modo a unir mais as linhas e criar um bloco compacto facilitando assim as dobras, evitando demasiado espaços para o adversário jogar e cortes na equipa.

A linha defensiva também pode empurrar a defesa mais para a frente encurtando espaços entre a defesa e os médios.

Bloco curto potencia claramente o processo defensivo. Quanto mais juntos estiverem os jogadores mais facilmente se dá a dobra.

Marcação HH nas zonas laterais do campo...Permite que haja mais penetrações na zona entre o lateral e o central, mas por outro lado, encosta o lateral ao ala adversário não o deixando muitas vezes sequer receber a bola e efectuar o cruzamento. Ideal para jogadores com grande poder de antecipação.

Por agora é só, muito mais fica por dizer.

Espero ter ajudado em alguma coisa, abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, vou dar a minha opinião sobre a vertente táctica do FM'08. É uma opinião, vale o que vale.

Acho que a mentalidade quase todos percebemos e temos a perfeita noção do que meter uma coisa ou outra implica. Eu pessoalmente aconselho 'ofensiva' , mas o mais chegado a normal possível. Já a liberdade criadora para mim não tem a noção que vejo muita gente a ter desta opção. Eu vejo a liberdade criadora como modelo de jogo, aliado à temporização e ao passe. Por exemplo, um jogo mais objectivo terá de ter liberdade criadora pequena, temporização rápida e passe directo. Já um jogo mais lento, que envolva mais posse de bola e domínio total sobre as partidas aí sim se deva dar alguma liberdade, passe curto e jogo lento. Ou então tudo misto, que quando as coisas não correm bem e ainda não sabemos bem o que se passa seja a melhor solução.

A linha defensiva será posta em função da velocidade e posicionamento dos defesas. Mas também tem de se ter em atenção a pressão, é descabido pressão no máximo e defesa profunda, por exemplo, pois assim a equipa irá pressionar bem em cima e a linha defensiva vai estar muito recuada, abrindo espaços entre linhas. Na pressão tem de se ter em atenção o número de linhas que a táctica tem. O 4x3x3 tem, por exemplo, muitas linhas, muitas zonas de pressão, sendo uma táctica onde se pode usar a pressão quase no máximo. Já o 4x4x2 apenas conta com 3 linhas, sendo que a dos avançados pouco importa para os processos defensivos. É preciso ser mais expectante neste esquema, procurar mais não sair de posição em vão.

Quanto ao comprimento, curto tem a contrapartida da equipa defender bem e largo de a equipa atacar bem. Agora cabe a cada um analisar os prós e contras a ver qual prefere. Eu, pessoalmente, prefiro o curto..

As opções perder tempo e desarme acho que não vale a pena explicar.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tou jogar com olivais e moscavide e subi para liga bwin e não consigo ganhar contra as equipas mais fortes como vit.guimarães, belenenses, paços de ferreira, etc.. e preciso uma ajuda, a minha tactica é 4-4-2 losango

moscavidepj8.jpg

Obrigado

1º de tudo tens qe ter jogadores capazes de fazer boa figura na 1ª divisão, já qé muito diferente a bwin liga para a vitalis.

Dps talvez seja melhor mudar o esquema e reforçar mais o meio campo ja q nao consegues pontuar e se continuar assim vais outra vez para a vitalis xD

por isso talvez jogar num 4-2-3-1, nas instruçoes penso q a mentalidade pode descer mais 1 traço, tbm tirava alguma liberdade criativa, no passe podias por 1 ou 2 traços mais para a dir, a temporizaçao penso q ta boa, a pressão tbm podia tar um bocadinho mais alta. desarme e perder tempo ficam ao teu critério e linha defensiva tens q por consoante a velocidade dos teus defesas, qnto mais rapidos mais alta, mas aconcelhava uma defesa profunda.

Focar o passe, pode ser misto ja q assim a tua equipa qer furar tda pelo meio por vezes não á espaços por isso nao vai dar em nda. e tbm tirava o jogador alvo, ja q para jogar com um jogador alvo tem q ser um 'fora de série' (xD) por isso so jogo assim nas grandes equipas .

Espero q testes estes concelhos e digas se resultou ou não para ver se o moscavide fica na bwin :D

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Podiam-me dizer uma táctica equilibrada que desse bons resultados tanto a defender como a atacar? É que estou com o Dortmund na 2ª época e apesar ter uma equipa boazita não se compara aos tubarões e para jogar na champions queria usar uma táctica que desse segurança a defender mas também atacasse mesmo que mais em contra-ataque..alguém me pode ajudar? Obrigado e Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Podiam-me dizer uma táctica equilibrada que desse bons resultados tanto a defender como a atacar? É que estou com o Dortmund na 2ª época e apesar ter uma equipa boazita não se compara aos tubarões e para jogar na champions queria usar uma táctica que desse segurança a defender mas também atacasse mesmo que mais em contra-ataque..alguém me pode ajudar? Obrigado e Abraço

Em que sistema jogas? Posta aqui a tua equipa para ver o que posso fazer, cumps ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Em que sistema jogas? Posta aqui a tua equipa para ver o que posso fazer, cumps ;)

Até o fazia se soubesse :confuso: ..vou tentar explicar mais ou menos ou jogo em 4-4-2 normal com 2 MC e 2 Extremos ou jogo com dois trincos 2 médios-ala próximos dos PL..aqui fica o meu plantel:

GR-Weidenfeller,Ziegler, Isaksson

DD- Degen, Johnson

DE-Dédé, Esparza

DC-Worns, Sapunaru, G.Cabral , Brzenska, P.Araujo

MC-Kehl, Sahin, Kruska, M.Marin, Kringe

MD- Pienaar, Federico, P.Hernandez

ME-Escudero, Modric

PL-Frei, Vantaggiato, S.Cabanas,Klimowicz, P. Ilhan

Agradecia que me ajudassem sff

Compartilhar este post

Link para o post
Até o fazia se soubesse :confuso: ..vou tentar explicar mais ou menos ou jogo em 4-4-2 normal com 2 MC e 2 Extremos ou jogo com dois trincos 2 médios-ala próximos dos PL..aqui fica o meu plantel:

GR-Weidenfeller,Ziegler, Isaksson

DD- Degen, Johnson

DE-Dédé, Esparza

DC-Worns, Sapunaru, G.Cabral , Brzenska, P.Araujo

MC-Kehl, Sahin, Kruska, M.Marin, Kringe

MD- Pienaar, Federico, P.Hernandez

ME-Escudero, Modric

PL-Frei, Vantaggiato, S.Cabanas,Klimowicz, P. Ilhan

Agradecia que me ajudassem sff

Então continua nesse 4-4-2 clássico, com 4 médios em linha e setas nos extremos. Agora na mentalidade varia, nos jogos em casa joga com mentalidade ofensiva, qndo jogares fora contra equipa superiores joga em mentalidade normal, na liberdade criativa podes por em normal, o estilo de passe qndo jogares em casa cntra equipas acessiveis joga em curto[no maximo] , qndo for cntra equipas superiores joga em misto. a temporização poe rápida, e comprimento tbm varia, pequeno contra equipas superiores e normal contra equipas acessiveis . pressão podes por a campo inteiro, perder tempo e desarme pode ficar a teu critério, e linha defensiva depende da velocidade dos teus defesas, se forem rapidos poe alta, se forem lentos. mas aconcelho normal. Foco de passe podes por misto[para eles jogarem tanto para as alas com para o meio, a marcação pode ser a teu gosto tbm. jogar com um jogador alvo fica a teu critério tbm, poe um visto em 'marcação apertada' e 'contra ataque' . Em termos individuais, num dos médios centro[o q for mais criativo], vai ás instruçoes individuais e dá-lhe 'acção livre'. Ja agora, aconcelhava a vender um médio centro e comprar um extremo esq. já q é um crime o modric jogar a extremo esq :o xD e tbm vendia um avançado.

Em termos de equipa eu jogava assim:

GuardaRedes- Isaksson

DefesaDireito- Degen

DefesaEsquerdo- Dedé

DefesaCentral- G. Cabral

DefesaCentral- Sapunaru ou P.Araújo[fica a teu critério]

ExtremoDireito- Piennar

ExtremoEsquerdo- Escudero

MédioCentro- Kehl

MédioCentro- Modric[dar a tal 'acção-livre e alguma criatividade mas não mta ']

Avançado- Frei

Avançado- Vantaggiato

Espero ter ajudado, exprimenta e dps diz-me se deu resultado ou nao. abraço :D

Compartilhar este post

Link para o post

imagemor6.th.png

Esse é o meu desenho tatico, gosto de jogar dominando a posse de bola e dominando tambem o número de chutes, alguem pode me passar as intruções ideias para isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, estou actualmente a treinar o Leixões, para o desafio do Jornal Manager, e é o seguinte, nos rematamos muito bem, mas falta-nos a eficácia para marcar o golo, queria que me ajudassem, a táctica é muito segura defensivamente, eles quase nem rematam á minha baliza

3-1.png

4-1.png

E costumo também dominar o jogo

Compartilhar este post

Link para o post
Liberdade criativa, podes aumentar um pouco e a mentalidade também pode ser mais ofensiva um pouco

Mas para uma equipa como o Leixões, deve manter a Liberdade Baixa e a Mentalidade equilibrada

Compartilhar este post

Link para o post
Boas, estou actualmente a treinar o Leixões, para o desafio do Jornal Manager, e é o seguinte, nos rematamos muito bem, mas falta-nos a eficácia para marcar o golo, queria que me ajudassem, a táctica é muito segura defensivamente, eles quase nem rematam á minha baliza

E costumo também dominar o jogo

Não existe uma táctica no FM2008 que permita ganhar todos os jogos. O ideal é manter uma base e depois ir mudando alguns parâmetros consoante o adversário.

Uma coisa que eu aprendi com este FM é que se pode ser totalmente dominado pelo adversário (60% de posse de bola) e ganhar um jogo por 3 ou mais golos. Esse dominio é normalmente só posse de bola cá atrás entre os defesas que não causam nenhum perigo. Por isso, eu vejo o dominio de jogo pelo nº de remates e não pela posse de bola.

Qualquer táctica só com um PL exige um avançado de qualidade razoável. Tem de ser um avançado completo, rápido, bom no jogo aéreo, matador, etc. sob pena de a equipa se ressentir em algumas situações.

Por ex. se estiveres a ser pressionado cá atrás qdo a tua defesa alivia a bola é importante que esteja lá um jogador rápido para recolher a bola e tentar o contra-ataque, caso contrário o adversário ganha novamente a bola e volta a atacar. Ou, se fizeres cruzamentos das faixas laterais o teu avançado tem de ser bom cabeceador caso contrário é uma jogada sempre perdida.

Quando são 2 jogadores podem-se complementar (1 rápido e o outro alto).

Esta é a minha opinião em relação às ordens à equipa:

Mentalidade: Correcto na maior parte dos jogos. Deves aumentar 2/3 pontos para a direita contra equipas de nivel igual, principalmente em casa.

Liberdade Criativa: A meu ver está muito baixa. Acho que no nível normal ficava + correcto.

Passe: Também acho que devia estar em normal. Para aproveitar eventuais espaços nas costas dos defesas com passes longos.

Temporização: Correcto para a maioria dos adversários, um pouco mais rápido contra adversário inferiores e + lento contra adv. + fortes.

Comprimento: Qto mais curto melhor defendes e mais largo atacas melhor é uma questão de equilibrio consoante o adversário.

Pressão: Correcto na maior parte dos casos. Nível normal qdo encontrares adversários mais fortes.

Linha defensiva: Depende dos teus defesas centrais, se forem rápidos podes jogar mais à frente, mas se tiveres pelo menos 1 lento deves baixar a defesa.

A linha de pressão e a da defesa deve estar na mesma posição. Por ex. se meteres pressão campo inteiro também deves colocar a linha defensiva no máximo.

Retira também a opção de contra-ataque. Só contra equipas claramente superiores ou qdo estiveres a ganhar é que vais ter hipótese de fazer contra-ataques.

Desarme e perdas de tempo fica ao teu critério exclusivamente, mas eu no meu caso prefiro deixar as perdas de tempo em normal.

Qdo estou empatado ou a perder nos ultimos minutos mudo para o minímo ou então o contrário qdo estou a ganhar por 1 golo nos últimos minutos (esta opção nunca mudo antes dos 85 min., porque senão a equipa deixa de atacar muito cedo).

Peço desculpa pelo testamento.

Cumps.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...