Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  

Publicações recomendadas

Um conselho nao faças isso.... ele participa nos ataques e tal e deixa a baliza aberta.... nos livres comigo ate vai para a barreira :asneirento:

pois eu pensava o mesmo mas n tinha certezas por isso a minha duvida, mas confirma-se o pior lool..

obrigado cumps

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que é uma táctica inteligente para o Benfica...mas recomendo que retires as setas dos MC's e as metas nos AC's...

E mete uma seta para baixo no AMC....

Quanto às instruções...usa uma temporização um pouco mais lenta, uma pressão mais forte (excepto no quarteto defensivo), perder tempo entre "raramente" e "misto" e a linha defensiva ligeiramente mais baixa caso tenhas uma defesa rápida, ou em "normal" caso seja lenta. Tira o "Contra-Ataque".

Um abraço :compinchas:

Usa-a nos minutos finais se precisares de marcar, para ele sair da grande área e fazer passes para desmarcações e/ou para os extremos...

Cumpz

Boas tardes a todos os users,...

Gostaria de introduzir por aqui uma discussão sobre este fascinante jogo, é assim eu estou sem saber como interpretar várias questões, passo a citar e peço ajuda a quem tem legitimidade/opinião para o fazer:

Meti o meu PL a marcar o GR da equipa contrária e coloquei pressão individual no máximo; Aconteceu que quando perdia a posse de bola ele ia a correr marcar o GR, fiquei parvo,... queria era que ele em posse fosse pressionar o GR nos remates ou cruzamentos para a área, depois disto penso (não sei se mal) que as instruções que dou individualmente ao jogadores são para quando não tenho a bola, será?

Sendo assim o mais lógico será atribuir mentalidade ofensiva á equipa e depois retocar jogador a jogador a mentalidade mais adequada?

Desde já agadeço a todos as vossas opiniões sobre isso, o ter o não a bola como conjugar nas instruções a dar, visto que em anteriores Cms havia este pormenor nas instruções a dar aos jogadores.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Boas tardes a todos os users,...

Gostaria de introduzir por aqui uma discussão sobre este fascinante jogo, é assim eu estou sem saber como interpretar várias questões, passo a citar e peço ajuda a quem tem legitimidade/opinião para o fazer:

Meti o meu PL a marcar o GR da equipa contrária e coloquei pressão individual no máximo; Aconteceu que quando perdia a posse de bola ele ia a correr marcar o GR, fiquei parvo,... queria era que ele em posse fosse pressionar o GR nos remates ou cruzamentos para a área, depois disto penso (não sei se mal) que as instruções que dou individualmente ao jogadores são para quando não tenho a bola, será?

Sendo assim o mais lógico será atribuir mentalidade ofensiva á equipa e depois retocar jogador a jogador a mentalidade mais adequada?

Desde já agadeço a todos as vossas opiniões sobre isso, o ter o não a bola como conjugar nas instruções a dar, visto que em anteriores Cms havia este pormenor nas instruções a dar aos jogadores.

Obrigado.

Boas,

Relativamente à questão que referiste acerca da marcação e da pressão, ao GR redes parece-me clara a explicação.

Marcação e pressão são dois itens que fazem parte claramente do processo defensivo. Os teus jogadores marcam e fazem pressão quando estão sem posse, sem a bola portanto. Não fazia sentido marcarem e pressionarem com bola. Qual seria a finalidade disso? Em processo atacante quanto mais fugirem à marcação melhor, e quanto à pressão, não têm nada para pressionar, a não ser que pressionem o próprio colega de equipa que estiver em posse da bola.

Alem do mais, mesmo que conseguísses por o PL a pressionar o GR quando em posse (nos cruzamentos como dizes), a não ser que estes fossem realizados da linha de fundo, o teu jogador estaria sempre fora de jogo. Se realmente queres que o teu PL apareça próximo do GR nos cruzamentos, dá instruções aos alas para "cruzar da linha de fundo", e seleccionas "cruzar para homem". Tens de jogar com jogador alvo claro. Neste caso o teu jogador alvo aparece sempre muito próximo da baliza a finalizar, quando os alas cruzam da linha de fundo.

As instruções individuais sobrepõem-se às de equipa. Se dás mentalidade ofensiva à equipa, e depois atribuis individualmente mentalidade defensiva a todos, eles ficam com mentalidade defensiva. Isso aplica-se em outros itens. Só servem mesmo para individualizar.

Pensemos na realidade e deixemos o Fm por instantes; um lateral recebe ordens para ser mais conservador e não atacar tanto, mesmo tendo a equipa mentalidade atacante. É uma instrução normal dos treinadores, para permitir à defesa ter sempre 3 elementos. A instrução individual sobrepõe à da equipa.

Quanto a natureza das instruções individuais, no que diz respeito à posse ou não da bola, uns itens são para quando tens a bola e outros para quando não tens. Exemplos: Passe, Liberdade criativa aplicam-se com bola. Pressão e Desarme aplicam-se sem bola.

Espero ter ajudado. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente Vodu,..

Agora tenho noções mais correctas depois da tua explicação (maneira de interpretar o jogo), mas inumero algumas coisas que interpretas-te mal no meu texto, ou eu expliquei-me mal ! Quando falei do Pl pressionar o GR era tipo atrasos, reposições de bola dele, remates não seguros á 1ª, enfim deste tipo, nada de pressionar quando de posse de bola e a faze-la circular. Vodu nunca tinha aprofundado o jogo ao ponto de ver ou aceitar, que as instruções individuais se sobreponham á equipa, quando inicio 1 save é sempre á procura do sucesso, nunca o faço para adquirir conhecimento para depois iniciar 1 save mais sério, coisas que agora, aprendi. E claro que nas instruçõs individuais existe a diferença com e sem bola. Em jeito de conclusão gostaria de pedir aos mais sábios a sua contribuição mais efectiva neste tópico, porquê? Porque acho que depois do 1 grémio táctico (autentico boom, em termos de divulgar o talento adquirido) nunca mais apareceram os users mais "renomados" mister velhote, BMF, Dalta, enfim entre outros com a assiduidade necessária para incendiar ainda mais a paixão de jogar FM.

Concluo dizendo que não deixem morrer o Fórum,

Bons Jogos

Compartilhar este post

Link para o post
Excelente Vodu,..

Agora tenho noções mais correctas depois da tua explicação (maneira de interpretar o jogo), mas inumero algumas coisas que interpretas-te mal no meu texto, ou eu expliquei-me mal ! Quando falei do Pl pressionar o GR era tipo atrasos, reposições de bola dele, remates não seguros á 1ª, enfim deste tipo, nada de pressionar quando de posse de bola e a faze-la circular. Vodu nunca tinha aprofundado o jogo ao ponto de ver ou aceitar, que as instruções individuais se sobreponham á equipa, quando inicio 1 save é sempre á procura do sucesso, nunca o faço para adquirir conhecimento para depois iniciar 1 save mais sério, coisas que agora, aprendi. E claro que nas instruçõs individuais existe a diferença com e sem bola. Em jeito de conclusão gostaria de pedir aos mais sábios a sua contribuição mais efectiva neste tópico, porquê? Porque acho que depois do 1 grémio táctico (autentico boom, em termos de divulgar o talento adquirido) nunca mais apareceram os users mais "renomados" mister velhote, BMF, Dalta, enfim entre outros com a assiduidade necessária para incendiar ainda mais a paixão de jogar FM.

Concluo dizendo que não deixem morrer o Fórum,

Bons Jogos

Boas,

Sim interpretei mal. A pressão é realizada normalmente em função da bola, e da sua localização no campo. Nesse caso, basta dares pressão alta ao teu PL ou aos teus PL´s, para que pressionem o GR sem ser necessário marcação directa. Se ele estiver em posse da bola, decerto irá ser pressionado imediatamente por os dos teus jogadores mais avançados, e que tenham instruções para tal.

A questão do grémio táctico, embora não tenha acompanhado o 1º, parece-me boa ideia. Penso que o user MIKA já tenha falado nisso algures. Não vejo é muita gente interessada nisso. Os que têm algum conhecimento provavelmente quererão guardar para si os segredos do "negocio". Os que não têm, também não fazem muito para o ter...

Eu por mim, o pouco que sei, estou disposto a partilhar-lo.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Vou postar aqui a minha eqipa e táctica do Benfica na 1ª temporada. Vendi jogadores importantes como o Nuno Gomes , Luisão e Nélson. Agradecia que me dessem conselhos sobre , reforc,ar qe posições , se devo mexer na táctica , se devo trocar algum jogador suplente e/ou desconvocado para titular , e se preciso de mexer nas instruções à equipa.

fmgd8.png

fm2hn6.png

Espero que me ajudem.

Abrac,os.

:compinchas:

Jogar ofensivo, defesa alta e isso e com criatividade pequena?? funciona isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Pois não admira já terem relatado o desinteresse por este ultimo grémio táctico, talvez também porque existe pouco mais a descrever de novo, embora não seja esta a minha opinião.

Vodu agora sim reparo que já viste o que pretendia na pressão ao GR adversário, e desde já agradeço a tua visão e consequente opinião sobre o assunto, Mas falando agora em termos defensivos, como interpretas/utilizas a pressão em termos de equipa a fazer, para que a tua equipa tenha muita posse de bola. Eu geralmente gosto de usar equipa subida, mas é muito propenso a levar bolas nas costas, se baixo para quase profunda já não domino o jogo como quero. E o comprimento da equipa, o futebol real diz-nos para ser o mais curto posivel, mas assim noto que o jogo fica muito afunilado, não és da mesma opinião?

Abraço e bons jogos.

Compartilhar este post

Link para o post
Boas,

Pois não admira já terem relatado o desinteresse por este ultimo grémio táctico, talvez também porque existe pouco mais a descrever de novo, embora não seja esta a minha opinião.

Vodu agora sim reparo que já viste o que pretendia na pressão ao GR adversário, e desde já agradeço a tua visão e consequente opinião sobre o assunto, Mas falando agora em termos defensivos, como interpretas/utilizas a pressão em termos de equipa a fazer, para que a tua equipa tenha muita posse de bola. Eu geralmente gosto de usar equipa subida, mas é muito propenso a levar bolas nas costas, se baixo para quase profunda já não domino o jogo como quero. E o comprimento da equipa, o futebol real diz-nos para ser o mais curto posivel, mas assim noto que o jogo fica muito afunilado, não és da mesma opinião?

Abraço e bons jogos.

Boas _manazé_,

Falaste em 3 itens do jogo; Pressão, Linha Defensiva e Comprimento (prefiro usar o termo largura). Também referiste o principio de jogo "ter posse de bola".

Em primeiro lugar, vou falar da pressão, que nos últimos tempos tenho vindo a redescobrir, e fez-me mudar um pouco o conceito que tinha. No jogo a instrução - pressão - parece-me que serve como limitador da zona do terreno em que determinado jogador faz a pressão.

Exemplo: Um Ponta de Lança com instrução para pressionar alto. Nesse caso o PL pressiona os defesas e o GR ao maximo, mas só pressiona os adversários até determinada zona. Passada essa zona, o PL deixa de pressionar. O mesmo acontece com os outros jogadores. Se dissermos ao MAC ou MAC´s para pressionarem o máximo alto, basta a bola passar o meio campo, deixa de haver pressão por parte destes. Resumindo, neste momento a minha interpretação da pressão é que esta serve para limitar o espaço onde cada jogador faz a pressão, e a partir deste espaço, deixam de a fazer. Mesmo assim um conceito a rever nos próximos dias.

Respondendo a tua pergunta acerca de como usar a pressão e linha defensiva para ter posse de bola, a minha opinião é a seguinte.

Se queres posse não deves pressionar muito alto, a linha defensiva normal ou máximo profunda e a largura deve ser curta (gosto de usar o máximo curta). Para ter posse e consequente domínio de jogo, precisas de espaço para trocar a bola, e isto será muito mais dificil de fazer no meio campo adversário. Daí em meu entender não fazer sentido pressionar muito alto, nem ter a defesa muito subida. Alem disso, é fundamental criar uma disposição táctica que permita criar o máximo de linhas de passe possível para cada jogador, de modo a haver sempre uma linha de passe aberta, e também conseguir superioridade numérica no meio campo. A largura muito alta faz com que a equipa estique demasiado horizontalmente, afastando demasiado os jogadores, aumentando o risco de passes falhados. Também permite maior consistência e equilíbrio na transição ataque/defesa visto os jogadores estarem muito mais em bloco (perto uns dos outros), facilitando a cobertura defensiva e cortar os contra-ataques, visto que sendo o passe curto, a bola fica mais tempo no teu meio campo, e não entra em zonas adiantadas mal ganhas a bola. Alem disto a largura também contribui para o maior ou menor volume de jogo pelas alas, daí a tua afirmação acerca do "jogo afunilado". Mais largura, mais a bola incide sobre as alas, menos largura mais incide no meio. Um questão de principio de jogo.

Resumindo, quanto a mim o ideal para conseguir posse de bola é encontrar a conjugação óptima entre pressão, passe (curto), linha defensiva, largura de equipa e disposição táctica.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Em relação à pressão, Vodu, é exactamente isso.

Toma o índice de pressão para cada jogador como uma zona circular onde ele pode actuar. Ela é muito pequena quando a liberdade criativa e a pressão estão no mais baixo ponto possível, e é grande quando a liberdade criativa é grande e/ou a pressão é muita.

Quanto ao comprimento de jogo, infelizmente não posso concordar. Ao colocares em curto estás a ignorar as capacidades técnicas e a criatividade dos jogadores.

Quando uma equipa joga com comprimento largo, cada jogador tem mais espaço para actuar e mais tempo para decidir onde colocá-la. Daí a temporização lenta combinar com comprimento largo. Agora o problema é: esse jogador tem capacidade para explorar esses espaços? Sim, se for um jogador com qualidades técnicas acima da média e com capacidades de decisão boas; e Não, se se tratar de um jogador semi-profissional, ou que não tem capacidade para actuar nas maiores ligas europeias.

Com jogadores fracos, convém comprimir o comprimento de jogo para o mais baixo valor possível, para que percam o menor número de bolas.

Com jogadores bons, convém estender a equipa no terreno, para explorar mais espaços no campo, afim de criar boas oportunidades de perigo, seja por cruzamentos, seja por passes para as costas da defesa...

Cumpz ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me indica instruções à equipa de como ter uma maior posse da belo ? :s

Pf , ajudem-me

Alguém me indica instruções à equipa de como ter uma maior posse da belo ? :s

Pf , ajudem-me

*Bola

Compartilhar este post

Link para o post
Boas.

Em relação à pressão, Vodu, é exactamente isso.

Toma o índice de pressão para cada jogador como uma zona circular onde ele pode actuar. Ela é muito pequena quando a liberdade criativa e a pressão estão no mais baixo ponto possível, e é grande quando a liberdade criativa é grande e/ou a pressão é muita.

Quanto ao comprimento de jogo, infelizmente não posso concordar. Ao colocares em curto estás a ignorar as capacidades técnicas e a criatividade dos jogadores.

Quando uma equipa joga com comprimento largo, cada jogador tem mais espaço para actuar e mais tempo para decidir onde colocá-la. Daí a temporização lenta combinar com comprimento largo. Agora o problema é: esse jogador tem capacidade para explorar esses espaços? Sim, se for um jogador com qualidades técnicas acima da média e com capacidades de decisão boas; e Não, se se tratar de um jogador semi-profissional, ou que não tem capacidade para actuar nas maiores ligas europeias.

Com jogadores fracos, convém comprimir o comprimento de jogo para o mais baixo valor possível, para que percam o menor número de bolas.

Com jogadores bons, convém estender a equipa no terreno, para explorar mais espaços no campo, afim de criar boas oportunidades de perigo, seja por cruzamentos, seja por passes para as costas da defesa...

Cumpz ;)

Boas, então MIka:

Com a tua forma de ver Mika, vejo que aconselhas a que os extremos ou PLs tenham grande indice de liberdade criativa e igualmente muita pressão para logo que a percamos (posse da bola) eles sejam os primeiros a pressionar ? Eu acho, apesar de não ser tão minucioso quanto voces que uma mentalidade mais defensiva e muita pressão levam a que esta seja bem mais efectiva, apesar de assim, ser pouco viável para os PLs visto não os colocar com mentalidade defensiva.... Estarei aasim tão errado? Vendo na vida real ,acho que as caracteristicas do jogador aliado á ideologia de quem os comanda, treinador, é que leva a que este item pressão seja feito correctamente tornando-se mortifero.

Equipa que tem a bola mais dificilmente perderá?

:yawinkle:

Compartilhar este post

Link para o post
Boas, então MIka:

Com a tua forma de ver Mika, vejo que aconselhas a que os extremos ou PLs tenham grande indice de liberdade criativa e igualmente muita pressão para logo que a percamos (posse da bola) eles sejam os primeiros a pressionar ? Eu acho, apesar de não ser tão minucioso quanto voces que uma mentalidade mais defensiva e muita pressão levam a que esta seja bem mais efectiva, apesar de assim, ser pouco viável para os PLs visto não os colocar com mentalidade defensiva.... Estarei aasim tão errado? Vendo na vida real ,acho que as caracteristicas do jogador aliado á ideologia de quem os comanda, treinador, é que leva a que este item pressão seja feito correctamente tornando-se mortifero.

Equipa que tem a bola mais dificilmente perderá?

:yawinkle:

Eu, como gosto que os jogadores façam o que eu quero, eu não dou muita liberdade criativa aos extremos e PdLs, mas em compensação peço-lhes para pressionar.

Imagina que te viras para um jogador teu, e dizes: pressiona nesta zona, ou faz o que te apetecer". Mas que raio de treinador és tu? Ao dizê-lo, o jogador pressionará não só na zona que indicas-te como se vai aventurar um pouco mais no terreno, mas nunca ficará no seu canto, excepto se tiver baixo índice de trabalho. Daí eu ter dito que muita liberdade e pressão faz com que um jogador pressione em mais terreno. O que não significa que seja o recomendado para unidades avançadas, muito pelo contrário.

Se não controlares os teus próprios alunos, és mau professor...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu, como gosto que os jogadores façam o que eu quero, eu não dou muita liberdade criativa aos extremos e PdLs, mas em compensação peço-lhes para pressionar.

Imagina que te viras para um jogador teu, e dizes: pressiona nesta zona, ou faz o que te apetecer". Mas que raio de treinador és tu? Ao dizê-lo, o jogador pressionará não só na zona que indicas-te como se vai aventurar um pouco mais no terreno, mas nunca ficará no seu canto, excepto se tiver baixo índice de trabalho. Daí eu ter dito que muita liberdade e pressão faz com que um jogador pressione em mais terreno. O que não significa que seja o recomendado para unidades avançadas, muito pelo contrário.

Se não controlares os teus próprios alunos, és mau professor...

Boas,

Antes de avançar queria dizer o seguinte. Avaliar cada isoladamente é um erro. As instruções têm de ser vistas no seu conjunto e todas elas funcionam melhor ou pior consoante a sua conjugação óptima ou não. Para cada disposição táctica existe uma conjugação de instruções que se adequam melhor a ela.

"Quanto ao comprimento de jogo, infelizmente não posso concordar. Ao colocares em curto estás a ignorar as capacidades técnicas e a criatividade dos jogadores."

Começo por analisar essa afirmação. Não concordo como é obvio. Não vejo porque razão se ignora as capacidades técnicas e criativa dos jogadores por jogar curto. Se calhar é o contrário. Quanto menos espaço, mais são requisitados as capacidades técnicas e criativas dos jogadores, porque têm de decidir rápido, ao invés de serem pressionados e perderem mais facilmente a bola.

A liberdade criativa, quanto a mim, aplica-se apenas com bola. Não tem lógica "fazer o que lhe apetecer" a defender. Se esse jogador tem instrução para pressionar alto, ele vai aos defesas e ao GR tentar roubar a bola, não vai inventar nada. Simples. Já quando em posse de bola sim, ele pode inventar jogadas, fintar, pegar na bola e fintar tudo, ir á linha cruzar, virar para dentro etc. Normalmente essa liberdade só se deve aplicar em zonas mais avançadas no terreno, visto que o facto de inventar aumenta consideravelmente o risco de perder a bola. Defesas e meio-campistas não devem ter instruções para inventar muito, sob risco de sofrer perdas de bola e consequentes contra-ataques. Onde e quem deve inventar mais? Claramente, e fazendo analogia com a realidade, deve ser nos extremos ou alas atacantes, porque alem de haver mais espaço, é mais fácil conseguir realizar uma cobertura defensiva e recuperação mais rápida e eficaz, no caso de perder a bola. Também nos PL´s ou MAC´s se deve dar um pouco de liberdade criativa, para aumentar a imprevisibilidade no ultimo terço, sob risco de tornar a equipa demasiado previsível.

Como disseste e bem, o valor dos jogadores também é fundamental para as instruções que são aplicadas. Se os jogadores não têm criatividade, não adianta dar instrução para "inventar coisas".

Voltando à questão da largura (como gosto de lhe chamar em detrimento de comprimento), o sistema ideal é aquele que é curto a defender e se entende a atacar. O problema é conseguir essa transição, sem desequilibrar a equipa no momento da perda de bola.

Equipas demasiados extendidas horizontalmente neste FM2008, dificilmente conseguem ser muitos consistentes. O uso de equipas curta ou mesmo normal, aumenta exponencialmente a probabilidade de sucesso. Existem jogos e casos pontuais em que sou a favor dessa abertura horizontal, mas em 99% do jogo quem quiser ter sucesso tem de jogar impreterivelmente curto ou normal.

Prefiro quando uma equipa se apresenta numa postura larga contra mim, do que fechada em copas em bloco curto. É muito mais fácil de levar a melhor sobre alguém que joga largo, do que uma que joga curto.

"Realidade mode on"; basta observar todas as grandes equipas da europa hoje em dia, e ver como elas jogam. Com blocos curtíssimos, horizontal e verticalmente, com preenchimento dos espaços incrível em que os Avançados são os primeiros defesas.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, acho que este tópico está a ser novamente apaixonante.

Vodu tem uma coisa que acho que és dos poucos que tens visto, interpretas o comprimento da equipa na horizontal, eu também assim o vejo, mas em muitos tópicos que já li por aqui existe muitos users que acham que é na vertical que o devemos interpretar e não assim.

Gosto bastante da forma como ves o jogo, e tens muita razão em achares que devemos ver o jogo num todo e não a soma das partes, tipo na vida real; O Vitória de Setubal ganhou 3 em 4 ao sporting, porque? Acho que a soma do seu todo nestes jogos foi maior e mais eficaz que a soma das partes do Sporting, mas será o Vitória mais forte que o Sporting? Não, nestes jogos a motivação, forma táctica e sorte, sim porque também é preciso te-la foram mais fortes.

Resumindo, Vodu não achas que os sistemas 442 clássico / 433 são os de mais fácil implantação, as grandes equipas actuais geralmente usam-nos. Os jogadores nestes sistemas estão melhor distribuidos e encaixam em quase todos os outros, como diria Cajuda, precisamos defender sempre com mais um e tentar atacar de forma a termos sempre um a mais também, jogando 11 para 11 não é fácil.

Esta é a paixão do futebol, encontrar a perfeição...

Compartilhar este post

Link para o post
Voltando à questão da largura (como gosto de lhe chamar em detrimento de comprimento), o sistema ideal é aquele que é curto a defender e se entende a atacar. O problema é conseguir essa transição, sem desequilibrar a equipa no momento da perda de bola.

"Realidade mode on"; basta observar todas as grandes equipas da europa hoje em dia, e ver como elas jogam. Com blocos curtíssimos, horizontal e verticalmente, com preenchimento dos espaços incrível em que os Avançados são os primeiros defesas.

Abraço.

Boas.

Obrigado por nos explanares o teu ponto de vista.

Queria destacar as 2 frases transcritas por ti acima:

Quanto a esse sistema ideal, não há muito com que te preocupares. No FM, quando uma equipa está a atacar joga mais estendida no terreno do que quando está a defender. Portanto não nos constitui um grande problema.

Quanto ao segundo, é puramente verdade. Mas actualmente praticamente todos os treinadores tiram partido do contra-ataque, que deve ser estudado numa equipa compacta, para evitar perder a bola a meio do terreno, dada a imensa ânsia em contra-atacar.

Agora se quiseres ser tu a ditar o ritmo de jogo, uma temporização lenta e um comprimento largo combinam (normal para largo, também não abuso muito neste slide).

Isto porque estás a criar um jogo mais pensado, em que os teus jogadores exploram espaços vazios do terreno para criar mais situações de perigo. É muito perigoso jogar assim vs equipas fortes, pois estas - no FM - adoptam o mesmo estilo de jogo, não te fornecendo hipóteses de passe e reduzindo a probabilidade de recuperares a jogada...

Se jogares pausadamente e com comprimento curto arriscas-te a perder imediatamente a bola, uma vez que estás a prender a bola quando estás rodeado por mais jogadores, não só teus como adversários...

Para clarificar, eu jogo sempre assim:

Contra-ataque:

Temporização rápida

Comprimento normal para curto

Passe curto, misto ou directo, dependendo da qualidade dos jogadores

Jogo pensado:

Temporização lenta (muito lenta se jogar muito ofensivo, pois a equipa está toda a atacar)

Comprimento normal para largo (curto se jogar muito ofensivo, pois a ânsia de atacar é enorme e não se podem perder bolas)

Passe curto, misto ou directo, dependendo da qualidade dos jogadores

Abraço :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Boas, acho que este tópico está a ser novamente apaixonante.

Vodu tem uma coisa que acho que és dos poucos que tens visto, interpretas o comprimento da equipa na horizontal, eu também assim o vejo, mas em muitos tópicos que já li por aqui existe muitos users que acham que é na vertical que o devemos interpretar e não assim.

Gosto bastante da forma como ves o jogo, e tens muita razão em achares que devemos ver o jogo num todo e não a soma das partes, tipo na vida real; O Vitória de Setubal ganhou 3 em 4 ao sporting, porque? Acho que a soma do seu todo nestes jogos foi maior e mais eficaz que a soma das partes do Sporting, mas será o Vitória mais forte que o Sporting? Não, nestes jogos a motivação, forma táctica e sorte, sim porque também é preciso te-la foram mais fortes.

Resumindo, Vodu não achas que os sistemas 442 clássico / 433 são os de mais fácil implantação, as grandes equipas actuais geralmente usam-nos. Os jogadores nestes sistemas estão melhor distribuidos e encaixam em quase todos os outros, como diria Cajuda, precisamos defender sempre com mais um e tentar atacar de forma a termos sempre um a mais também, jogando 11 para 11 não é fácil.

Esta é a paixão do futebol, encontrar a perfeição...

Eu vejo o fm como um jogo, em que algumas coisas são a transposição da realidade e outras nem por isso. Temos de fazer a distinção entre realidade e o jogo.

As minhas ilações baseiam-se fundamentalmente na leitura do motor de jogo, ver como se comportam as bolinhas, ver os jogos inteiros por vezes, estatisticas,etc.

Jogo à parte, sou um confesso admirador, estudioso e aficionado do jogo táctico. Talvez por ser o item que permite muitas vezes, equipas de menor capacidade técnica e física, ganhar aos mais fortes física e tecnicamente. O factor sorte também contribui muitas vezes, é claro, mas equipas como o Setúbal, Amadora, etc, conseguem fazer jogos tão tacticamente perfeitos, que acabam por dar luta aos grandes, e mesmo ganhar-lhes, embora a capacidade técnica seja claramente inferior. Fisicamente, hoje em dia já se trabalha muito bem em equipas de menor dimensão, mas mesmo assim será menor na mesma.

No que toca a pergunta acerca dos sistemas 442 e 433 serem os de mais fácil implantação pretende-se com o facto de serem sistemas que permitem uma melhor ocupação dos espaços do campo, permitindo uma cobertura mais capaz, nomeadamente ao nível defensivo. Não é por acaso que os sistemas de 3 centrais são cada vez mais escassos, além das rotinas serem muito mais difíceis de implantar num sistema destes, a cobertura defensiva dos espaços torna-se mais dificil. Já ofensivamente é o contrário. Já o Mourinho dizia que o 3-4-3 era o esquema que melhor ocupava os espaços, mas defensivamente muito dificil de aplicar. O que se vê hoje em dia são por vezes sistemas de 3 centrais + 2 Laterais, que perfaz 5 defesas e não 3 Centrais e 2 alas/médios-alas.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

"Quanto a esse sistema ideal, não há muito com que te preocupares. No FM, quando uma equipa está a atacar joga mais estendida no terreno do que quando está a defender. Portanto não nos constitui um grande problema."

Mika,

Eu sei que a equipa em posse joga mais estendida, mesmo que estejas com bloco curto, mas não abre tanto como se usares um bloco largo. Além do facto, de a defender, uma equipa larga nunca crie um bloco verdadeiramente compacto e com jogadores próximos uns dos outros, de modo a criar um sistema de dobras em caso de falha, que dita a consistência defensiva. Num bloco largo, mesmo sabendo que a equipa fecha, os jogadores não conseguem estabelecer esse tal sistema de dobras, em que mal falhe um jogador, outro aparece a fazer a dobra ao companheiro, evitando muita progressão no terreno sem oposição.

Off-topic

Amanha já começa o EURO2008. Esperemos que as dobras, os blocos curtos e largos, as compensações defensivas, etc., sejam realizados/as na perfeição a ver se é desta que ganhamos um caneco!

Abraço amigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá grandes gênios tácticos!

Sempre li este fórum, especialmente o ENEM e essa sessão e hoje resolvi me cadastrar para participar... vocês são muito bons....

Sou um pouquinho ruim para a criação de tácticas, apesar de ser fascinado nesta área e assistir os jogos apenas para fazer as análises dos esquemas e formações usados... por isso peço a ajuda de vocês.

Sou fascinado no trabalho do José Mourinho, Guus Hiddink e gostaria de uma táctica matadora com uma posse de bola parecida com a que o Porto tinha na época 2003/2004 e com a segurança defensiva do Chelsea dos anos seguintes, com os contra-ataques dignos da Coréia do Sul da Copa de 2002, do PSV de 2003/2004, da Rússia de agora... gosto de verificar o domínio completo do jogo, e ser o mais cínico possível na questão da concretização dos contra-ataques...

Quais as instruções coletivas iniciais para que eu possa começar a construir essa táctica? Farei os devidos testes e postarei aqui os avanços e o que achei dos resultados obtidos.....

Obrigado! :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar aqui o meu plantel e a tactica do porto na 3ª epoca. O meu problema é que queria ganhar a champions. No 1º ano fiquei-me pelos quartos, mas limpei tudo a nivel interno, no 2º ano podia ter chegado à final não fosse o senhar bosingwa fazer um penaltie aos 93 mins. Agora o meu sonho era ganhar a champions porque a nivel interno é tudo meu.

plantel1.png

plantel2.png

tactica.png

instruoes.png

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Assim de repente para esse desenho táctico usava:

- Foco no passe Misto

- Defesa em Linha

- Linha defensiva menos subida

- Pressão mais baixa(no meio campo)

- Seleccionava jogador Alvo (tens muitos jogador a aparecer na frente)

- Retirava as setas do MAC e do MC esquerdo

- Alterava o passe para máximo curto ou normal (tens os alas muito subidos, ficam muito longe dos MC´s, dificultando a circulação de bola por falta de linha de passe; ou então dar profundidade com a subida dos laterais dando instruções para movimentos frente).

Depois experimentava e analisava a reacção dos jogadores/equipa e fazia os acertos necessários.

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, estou a treinar o Benfica, e queria melhorar a minha táctica, e vinha pedir ajuda, aqui estão as instruções, e o desenho, por agora não uso instruções individuais

1147917308.png

No primeiro jogo que fiz, o Guarda-Redes dele teve exibição de 9, e era da 2 divisão italiana, mas ganhei por 3-0

Tenho o Palacio na frente do ataque

Compartilhar este post

Link para o post
Boas, estou a treinar o Benfica, e queria melhorar a minha táctica, e vinha pedir ajuda, aqui estão as instruções, e o desenho, por agora não uso instruções individuais

1147917308.png

No primeiro jogo que fiz, o Guarda-Redes dele teve exibição de 9, e era da 2 divisão italiana, mas ganhei por 3-0

Tenho o Palacio na frente do ataque

Boas,

Antes de alguém te poder ajudar, qual o estilo de jogo que queres para a tua equipa? Mais ou menos posse, pressão alta ou baixa, mais na expectativa e contra-atacar ou ataque continuado, ritmo de jogo, atacante ou mais conservadora, etc.

Para já a equipa tem largura demais, vais ter problemas para conseguir consistência defensiva.

Estás no Benfica ...o Cardoso é uma maquina de fazer golos...podes alternar com o Palácio mediante o adversário que tenhas pela frente. Também depende mais uma vez do estilo de jogo que queres para a tua equipa.

Eu por mim prefiro PL possantes tipo Cardoso. Se jogar com 2 é um possante e outro rápido. Cardoso+Palácio são perfeitos.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Boas,

Antes de alguém te poder ajudar, qual o estilo de jogo que queres para a tua equipa? Mais ou menos posse, pressão alta ou baixa, mais na expectativa e contra-atacar ou ataque continuado, ritmo de jogo, atacante ou mais conservadora, etc.

Eu queria uma táctica que fize-se golos, esta aqui é uma táctica possesante, dá muitos remates, mas não marca muito

Para já a equipa tem largura demais, vais ter problemas para conseguir consistência defensiva.

Estás no Benfica ...o Cardoso é uma maquina de fazer golos...podes alternar com o Palácio mediante o adversário que tenhas pela frente. Também depende mais uma vez do estilo de jogo que queres para a tua equipa.

Eu por mim prefiro PL possantes tipo Cardoso. Se jogar com 2 é um possante e outro rápido. Cardoso+Palácio são perfeitos.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Uma táctica que fizesse golos...pois...e não procuramos todos uma táctica dessas? :D

Média de golos superior a 2 por jogo já considero bom neste FM2008.

Dizes que rematas muito, mas por vezes é necessário visualizar os jogos para ver de onde são feitos esses remates....falhas na cara do guarda-redes ou são remates do meio da rua? Tens de analisar essas coisas...porque é diferente teres os teus jogadores todos a tentar remates de longe, ou por outro lado rematarem já dentro da área ou frente a frente com o GR.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

tens razõ Vodu, quem não procura estas tácticas? :D Esta tua, para o Benfica está muito boa. Mas nas instruções à equipa devias reduzir um bocado o passe, mais ao menos para normal a descaír para o directo. A pressão devias reduzir um bocado, e distribuí-la individualmente com cuidado. A largura tá demasiada, pode-te levar a sofrer mais golos. Usava um jogador alvo tipo Cardozo(como disse o Vodu ) mas se preferes usar o Palacio usavas jogador alvo e jogo para ele para o pé, com instruções específicas aos jogadores para passes rasgados. Nos MC tira uma das setas para equilibrar o meio-campo.

Estas são as minhas opiniões.

Espero ter sido útil , cumps :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...