Ghelthon Publicado 10 Setembro 2009 Estão à espera que vá dia 13 Janeiro, mas como é época de exames (acho eu...) vou ter de arranjar atestado médico. Estudas mais no dia anterior. Compartilhar este post Link para o post
sKyer_xD Publicado 7 Outubro 2009 Então alguém foi lá hoje? Penso que foi o 1ºdia. O dia em que os rapazes foram à tropa a fingir Mísseis terra-ar, radares e canhões de 20 milímetros fizeram hoje parte, por um dia, da rotina de cerca de 40 rapazes que compareceram no Regimento de Artilharia Anti-Aérea Nº1, em Queluz, para o arranque do Dia da Defesa Nacional. O grupo - que deveria ter integrado quatro mulheres, no último ano em que a participação de raparigas é ainda opcional - chegou em dois autocarros, assistiu perfilado e em silêncio ao hastear da bandeira nacional e a uma palestra sobre a actividade dos três ramos das Forças Armadas. Antes do almoço, os jovens puderam ainda assistir a uma explicação sobre vários tipos de equipamento de defesa anti-aérea, manusear mísseis terra-ar Stinger, ou aprender a alvejar aviões inimigos sentados em canhões. Às actividades previstas para a unidade militar de Queluz no início do Dia da Defesa Nacional deveriam ter comparecido quatro mulheres - a partir de 2010 a obrigatoriedade de participar nesta iniciativa anual será estendida às mulheres, que este ano são ainda convidadas -, mas nenhuma compareceu. Para o director-geral do pessoal do Ministério da Defesa, Alberto Coelho, a ausência das raparigas convidadas para a unidade de Queluz não reflecte uma transformação - a existência de cada vez mais mulheres militares - que irá necessariamente “ter reflexos nas Forças Armadas”. “Costuma dizer-se que o século XXI vai ser o século das mulheres. Isto vai tendo o seu percurso, hoje já temos tenentes-coronéis mulheres, daqui a mais uma década elas chegarão ao generalato”, comentou, considerando “muito bons” os resultados do Dia da Defesa Nacional (que vai na sua sexta edição e, após a extinção do serviço militar obrigatório, visa divulgar as Forças Armadas e incentivar o recrutamento). A Tenente Sandra Mendes, que há cinco anos fez a opção pela Força Aérea e é hoje oficial de divulgação do Dia da Defesa Nacional atribui a eventual “falta de informação” a ausência das “cidadãs do sexo feminino” convidadas para Queluz, que não contraria a tendência para a “universalidade de género” nas fileiras. “É uma mais-valia para as nossas Forças Armadas essa universalidade de género. Poderá trazer algum sentido de novidade e as mais-valias próprias da própria característica de uma mulher. Mas para nós não há diferença ter uma mulher ou um homem a trabalhar ao nosso lado”, comentou. Sandra Mendes adverte, no entanto, que ingressar nas Forças Armadas “tem que ser um gosto” - “tem que haver uma vontade porque não é fácil como qualquer outro emprego”, acrescentou. André Camacho, 17 anos, tem consciência da singularidade da carreira que hoje lhe foi apresentada e, a acabar o 12º ano, equaciona mesmo alistar-se. “Estou a pensar nisso, é uma hipótese (...) Estou a pensar estudar engenharia quando avançar para a universidade, depois logo se vê”, disse. Na visita à “unidade encarregue da Defesa Nacional” - como lhe chama André Camacho - participou também Luís Barradas, 18 anos, que tem elevadas expectativas sobre o dia: “Penso que vai ser um dia para nos incentivar e para vir aqui estudar... estudar não, trabalhar (...) Espero ter um pouco de conhecimentos sobre esta tropa e em geral isto, a tropa e todos os países, não é ?”. O jovem estudante do Algueirão já tem, no entanto, uma certeza sobre a carreira militar: “Não é isto que eu quero. Quero tudo o que esteja relacionado com artes”. Sobre a ausência de raparigas na iniciativa de hoje, Luís Barradas defende que, tal como “todos os seres humanos”, “tanto mulheres como homens devem querer fazer o que quiserem”. Devido à alteração da lei, no ano passado, a presença no Dia da Defesa Nacional será obrigatória, em 2010, para todos os jovens que completem 18 anos, sejam rapaz ou rapariga. O recenseamento que era feito nas juntas de freguesia pelos rapazes ao chegarem à maioridade passou a ser realizado através de cruzamento automático informatizado dos dados e a legislação definiu que não haveria diferença de tratamento entre os dois géneros. Daí que ambos os sexos tenham que cumprir o compromisso cívico de participar no Dia da Defesa Nacional. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Outubro 2009 Pelos vistos as raparigas que completem 18 anos em 2010 também terão de ir. Concordo totalmente. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 7 Outubro 2009 "O dia em que os rapazes foram à tropa a fingir " Tudo dito. Compartilhar este post Link para o post
MastermindLS Publicado 14 Outubro 2009 Na net tá lá para ir amanhã mas não recebi nenhuma carta :/ Burr burr Burr Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 Novembro 2009 Amanhã lá estarei, em Gaia. :) Compartilhar este post Link para o post
freudianslip Publicado 8 Novembro 2009 Vou dia 13 a esta m*rda. Compartilhar este post Link para o post
DV Bairrada Publicado 8 Novembro 2009 As gajas agora também vão? :funny: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 Novembro 2009 As que fizerem 18 anos em 2010 (que não é o caso da Rita ), irão. Compartilhar este post Link para o post
freudianslip Publicado 8 Novembro 2009 Vão essas e as que fizeram em 2009, pelos vistos. Compartilhar este post Link para o post
Guest Mashahiro Publicado 8 Novembro 2009 Eu nunca fui, nem me chamaram 8-[ Compartilhar este post Link para o post
freudianslip Publicado 8 Novembro 2009 Recebi uma carta há dias, quando vi o símbolo fiz mesmo a cara do rolleyes. Like.. :roll: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 Novembro 2009 Mas vais mesmo? :shock: Pensei que estivesses a gozar. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 8 Novembro 2009 Dia 24 tenho de ir. Que coisa ridícula. Antes até pensava que podia ser útil e interessante, mas agora estando na faculdade acho uma palhaçada ter de faltar a um dia de aulas para ir a isso... Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 8 Novembro 2009 Não, eu sou um gajo. the truth revealed. Aposto que nem indie és!!! Compartilhar este post Link para o post
freudianslip Publicado 8 Novembro 2009 Mas vais mesmo? :shock: Pensei que estivesses a gozar. :mrgreen: Vou. the truth revealed. Aposto que nem indie és!!! Não te admito, seu pulha! :angry: Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 8 Novembro 2009 Eu só vou a 4 de Maio de 2010, ainda faltam uns tempos. É uma terça, vamos lá ver... Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 8 Novembro 2009 lol ja disse muitas vezes, o dia da defesa nacional é muito fixe Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 Novembro 2009 Pá, é lixado por causa das aulas, mas acho que até vai ser fisce. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 8 Novembro 2009 O que é que se faz lá, mais exactamente? Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 8 Novembro 2009 lol ja disse muitas vezes, o dia da defesa nacional é muito fixe Nem que seja pelas sandes :lol: Mas por acaso quando fui só foi engraçado no fim, estavam a tirar a bandeira nacional e aquilo fica junto a uma caserna que devia ser os chuveiros e isso. Então estava tudo calado só com o hino e um gajo começa a assobiar e a cantarolar o hino, fartamo-nos de rir :lol: Compartilhar este post Link para o post
DV Bairrada Publicado 8 Novembro 2009 Não, eu sou um gajo. Pergunta retórica :) Compartilhar este post Link para o post