Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Nos a gasolina é igual. Desde que tenho a carta (faz amanhã 2 semanas) quase nunca deixei o carro ir abaixo (carros a gasolina, ou ando de Xsära ou de C2). Como diz o jota, é mesmo uma questão de hábito.

Igual aqui, se bem que não notei muito a diferença do carro da instrução (Auris D4D de 90 cv) em relação ao carro do meu pai (C4 a gasolina de 110 cv). O do meu pai tem, obviamente, menos binário, mas a diferença não é significativa. Dá, por exemplo, para arrancar só com a embraiagem.

Compartilhar este post

Link para o post
Igual aqui, se bem que não notei muito a diferença do carro da instrução (Auris D4D de 90 cv) em relação ao carro do meu pai (C4 a gasolina de 110 cv). O do meu pai tem, obviamente, menos binário, mas a diferença não é significativa. Dá, por exemplo, para arrancar só com a embraiagem.

Exacto. A diferença é que os carros a gasóleo têm mais força em rotações mais baixas, mas nada de muito significativo (pelo menos eu não notei). Mas aqui há dias conduzi uma Mercedes (2200 cc) e aquilo sim, é vida. Anda quase sem darmos conta. 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sentei-me hoje pela primeira vez ao volante, dei umas voltas com o meu pai ao lado. :lol:

Mas aquilo em que senti mais dificuldade foi mesmo isso. A peso ideal do pé na embraiagem, de forma a que nem o carro vá abaixo, nem que não consiga acelerar. No começo, tinha a embraiagem demasiado em baixo, o carro não andava (já tinha o pé no acelerador), de repente larguei mais a embraiagem, e aquela porcaria acelerou de repente, ia fazendo corta mato...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu sentei-me hoje pela primeira vez ao volante, dei umas voltas com o meu pai ao lado. :lol:

Mas aquilo em que senti mais dificuldade foi mesmo isso. A peso ideal do pé na embraiagem, de forma a que nem o carro vá abaixo, nem que não consiga acelerar. No começo, tinha a embraiagem demasiado em baixo, o carro não andava (já tinha o pé no acelerador), de repente larguei mais a embraiagem, e aquela porcaria acelerou de repente, ia fazendo corta mato...

E deu um salto do crl, suponho. :lol:

É normal, mas aquilo fica fácil depois de perceberes o mecanismo da embraiagem, isso é o mais importante.

Off-topic: Tens fotos da tua "parede-Ornatos"? :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

LOL

:prayer:

n tens uma camara para filmar :mrgreen:

Isso vai lá com o tempo..

começa a mexer só com a embraiagem (para a conheceres).. só depois vais ao acelerador..

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeitamente normal, ainda para mais sendo a 1ªvez. É importante saber onde é que a embraiagem "pega", ou seja, onde é que ela permite o carro arrancar. Qunado dominares isso, vais ver que o resto é facílimo. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

O pior, para mim, é o o peso ideal no acelerador. Embraiagem não tem nada que saber, sempre a fundo e ir largando devagarinho. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem conhece Coimbra, com o carro em ponto morto, fui desde o cimo da Elisio de Moura, pela Circular Externa até à cortada, depois da rotunda da Fucoli, para o IC2. E só não foi mais porque na rotunda a meio da Circular Externa tive de travar, se não ia contra o muro. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Para quem conhece Coimbra, com o carro em ponto morto, fui desde o cimo da Elisio de Moura, pela Circular Externa até à cortada, depois da rotunda da Fucoli, para o IC2. E só não foi mais porque na rotunda a meio da Circular Externa tive de travar, se não ia contra o muro. :mrgreen:

Isso é um perigo do crl, o carro demora muito mais a travar assim. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Apanhei alto susto, ainda por cima no meio da aflição comecei a procurar o pedal para travar e nunca mais dava com aquilo. 8-[

Mas de resto, acho que até não foi mau. Foi num terreno privado, pelo que mais que podia acontecer era levar umas árvores à frente, chocar contra outro carro que por lá andava, ou ir contra o barracão... Ainda dei por lá umas voltas, já consegui regular mais ou menos a embraiagem com as travagens, as acelerações e as mudanças (se bem que não passei da segunda), e no fim quase nem deixava o carro ir abaixo! O mais complicado ainda é a embraiagem na marcha atrás, que tem ali uma zona muito específica para não ir abaixo e para não ficar parado, e custou-me a acertar isso, mas por fim até já saía bem.

A única mazela com que o carro ficou foram uns riscos nas jantes, que estavam por lá uns blocos de cimento no chão e eu tinha o espelho mal colocado, e numa marcha atrás mal calculada aquilo fez-me uns riscos.

No Verão vou ver se trago o carro para a Amadora (está no Alentejo - claro, que não vou ser eu a conduzir para cá), e aí por Setembro/Outubro inscrevo-me nas aulas. Assim como assim, só faço os 18 em Novembro...

Ah, o carro com que devo ficar (e com que já andei a dar umas voltinhas) é este:

2Opel_Corsa_vornerechts.jpg

Off-topic: Tens fotos da tua "parede-Ornatos"? :grin:

Tenho pois. Deixa-me cá encontrar isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso foi mesmo para quê? Para teres um acidente?

Compartilhar este post

Link para o post
Isso é um perigo do crl, o carro demora muito mais a travar assim. :mrgreen:

Era de noite. Não apanhei quase carro nenhum. E há uma ligeira subida a meio, que faz com que o carro abrande.

Isso foi mesmo para quê? Para teres um acidente?

Era pa poupar gasolina.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais são as circunstancias em que se pode ultrapassar pela direita? quando o outro vai virar para a esquerda e que mais?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest manelm
Quais são as circunstancias em que se pode ultrapassar pela direita? quando o outro vai virar para a esquerda e que mais?

Quando a via é de sentido único e o carro vai estacionar à esquerda e quando veículos carris desde que eles não usem esse lado da faixa de rodagem. (Este último não pode é estar parado.)

Compartilhar este post

Link para o post
Quando a via é de sentido único e o carro vai estacionar à esquerda e quando veículos carris desde que eles não usem esse lado da faixa de rodagem. (Este último não pode é estar parado.)

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Era de noite. Não apanhei quase carro nenhum. E há uma ligeira subida a meio, que faz com que o carro abrande.

Era pa poupar gasolina.

Mas não poupas. Poupas mais se fores com uma mudança engrenada, a menos que o teu caro tenha para aí 30 anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Ultrapassagens pela direita só em estradas britânicas...

Olha que eu lembro-me que havia quatro ou cinco situações em que era possível, e algumas já foram ditas aí. Assim como havia uma que era ultrapassar veiculos sobre carris, desde que tivessem placa de refúgio (ou lá como se chama) para os passageiros.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest manelm
:lol: tou bonito e o exame é já amanha.

O meu exame é só em Junho mas já tenho feito uns. Aquilo não é muito difícil mas há m*rda que tens de estudar. As distâncias a que as luzes têm de ser visíveis, as cenas da mecânica e mais umas m*rda é que são mais de marrar mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nos testes de lá costumo passar, mas há cenas em que não me sinto a vontade, como a mecânica ou licenças e inspecções e essas cenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...