Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Eu tirei em Setúbal

Pronto, eu só conheço o sistema de Aveiro, e lá, só uma pessoa não aceita cunha, e com essa pessoa o exame é feito da maneira correcta, todos os outros aceitam, e quem não paga, reprova. E os que não reprovam sem dar cunha, é porque a outra pessoa que fez exame deu cunha e fez alguns erros, então ele não vai reprovar o que não deu, e passar o que deu e teve vários erros. Se aí funciona de maneira diferente ou não, eu não sei, agora da maneira como funciona aqui, eu não tinha dinheiro para arriscar em não dar cunha e depois andar a pedir exames.

Sorry, não acredito na história de andar a reprovar vezes sem conta só porque o examinador é muito lixado. Se reprovas várias vezes o problema se calhar não é só dele.

Dos meus colegas que não deram, reprovaram todos à primeira, à segunda passaram, tiveram de pagar para fazer outro exame e pagar a cunha. Se não dessem à segunda, não faço ideia se voltariam a reprovar ou não

Compartilhar este post

Link para o post

A única solução é teres um polícia em cada exame de condução, ou então filmar.

Compartilhar este post

Link para o post

A solução era de vez em quando ir alguém da inspecção fazer um exame, passar-se por examinando, dar cunha e apanhar o examinador, isso espalhava-se, eles ficavam com medo e acabava-se isso de uma vez. Mas não vai acontecer, isto já se arrasta aos anos, desde o tempo dos nossos pais pelo menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma diferença abismal nestas coisas da cunha entre norte e sul.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só estou a par do que se passa em Aveiro, e para eu ter dado, acreditem que me custou muito, mas pelas histórias que ouvi naquela altura, era a melhor opção a tomar, embora não fosse a mais correcta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só estou a par do que se passa em Aveiro, e para eu ter dado, acreditem que me custou muito, mas pelas histórias que ouvi naquela altura, era a melhor opção a tomar, embora não fosse a mais correcta.

Aveiro / Albergaria, mema m*rda :lol: também estou igual a ti, e estou solidário com o Khaddafi.

Compartilhar este post

Link para o post

Custa a crer que se vocês não fizerem m*rda chumbem na mesma, não estão sozinhos no carro está a outra pessoa para o exame e está lá o vosso instrutor e não sei até que ponto a cena do " ele reprova-te e acabou" é mesmo assim.

O meu exame teve uns 10 minutos fiz umas 3 ou 4 manobras e ele viu logo que me safava.

Compartilhar este post

Link para o post

Enquanto pagarem todos feito cordeirinhos obviamente que nada muda. Continuem a cometer ilegalidades que um dia no lugar de um examinador pode aparecer alguém do IMTT e depois vão dentro por tentativa de corrupção/suborno

Compartilhar este post

Link para o post

Aveiro / Albergaria, mema m*rda :lol: também estou igual a ti, e estou solidário com o Khaddafi.

Em que sentido?

Compartilhar este post

Link para o post

Em que sentido?

Obviamente que é no sentido de achar bem que se pague para tirar a carta :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em Braga nunca ouvi falar de nada disso, só a filha de uma ex-prof minha é que fez isso, mas tirou no Porto.

O meu examinador não era fdd mas também não era nenhum porreiraço, era simplesmente um examinador normal e eu fiz um exame perfeito, correu bem, passei. Foi tão simples quanto isso. Não conheço ninguém da escola de condução em que fiz a carta (e conhecia lá muitos) que tivessem dado ou fossem dar dinheiro para fazer o exame.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho piada que nos subornos e corrupção só quando são os outros é que é escandaloso. Político pagou para familiar entrar em empresa? Escandaloso! Polícia aceita subornos para deixar alguém fugir ou não pagar multa? Escandaloso! Pinto da Costa paga aos árbitros? Escandaloso! Pagar para ter carta de condução? Os examinadores é que são maus!

You can't explain that. Fico à espera dos vossos posts indignados em threads ou notícias com o mesmo tema.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Em que sentido?

norte- sul, ;)

no sentido de compreender a situação dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho piada que nos subornos e corrupção só quando são os outros é que é escandaloso. Político pagou para familiar entrar em empresa? Escandaloso! Polícia aceita subornos para deixar alguém fugir ou não pagar multa? Escandaloso! Pinto da Costa paga aos árbitros? Escandaloso! Pagar para ter carta de condução? Os examinadores é que são maus!

You can't explain that. Fico à espera dos vossos posts indignados em threads ou notícias com o mesmo tema.

Não vale a pena, tu vais continuar com a tua opinião, eu continuo com a minha. Se eu ao não dar cunha tivesse a mudar alguma coisa, eu não tinha dado, agora a única coisa que ia mudar era que certamente naquela altura ia estar a perder dinheiro que me fazia falta.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu instrutor falou-me disso várias vezes daquela por causa daquela escola , a segurança máxima que tem os preço bem baixos , mas sinceramente fiquei na dúvida se não era mais conversa que outra coisa.

É transversal, na minha escola até diziam que era lavagem de dinheiro. Curiosamente 2 amigas e a minha namorada, inclusivamente uma delas fez o exame de carro e de mota e outra hoje mal pega num carro porque tem medo passaram à primeira.

Sim, mas depois o instrutor disse que não me ajudava porque se o fizesse ficava marcado e toda a gente que ele levasse lá reprovaria. Por isso não consegui mudar nada. Tive que passar no exame seguinte.

Tanto ficava ele marcado como o examinador que andava a fazer isso. Não é desculpa mas lá está secalhar também é daqueles que leva o dinheiro ao examinador.

E a história de vida da minha avó é que tem 7 filhos e pagou a todos. :lol:

Quem paga a sete paga a oito, ou a nove, ou dez, enfim já se percebeu.

Eu quando andava no código, tive vários colegas meus a irem a exame de condução e reprovaram à primeira sem dar cunha, e alguns deles conduziam muito bem mesmo, e todos diziam que o examinador os fez andar até os reprovar por coisas minimas.

O que é que são coisas mínimas? Ah, já sei são as que se forem feitas num exame dão para chumbar,certo?

É porque esse teu amigo teve sorte, não viste aí um comentário a dizer que reprovou injustamente, o instrutor apoiou, mas depois recuou para não ficar marcado. Se até os instrutores têm receio, vou ser eu a não ter?

Portanto a forma de combater examinadores lixados é dar-lhes dinheiro. Sounds legit.

:arrow:

A solução é denunciar estes casos.

Nem mais, e eu nem sou a pessoa com mais moral para falar. O meu carro já passou na inspecção mas estamos a falar de um carro extremamente velho em que cada peça nova vale quase o valor do carro. Embora tenha sempre cuidado com o carro, por exemplo, no carro que eu costumo usar o catalizador partiu-se, se fosse à inspecção com certeza que ia chumbar mas, no entanto, não é nada que afecte a segurança do carro. Os principais elementos de segurança - pneus, suspensão e travões - estão porreiros. Claro que a acção em si é igualmente condenável mas não meto directa ou indirectamente ninguém em perigo.

Compartilhar este post

Link para o post

É transversal, na minha escola até diziam que era lavagem de dinheiro. Curiosamente 2 amigas e a minha namorada, inclusivamente uma delas fez o exame de carro e de mota e outra hoje mal pega num carro porque tem medo passaram à primeira.

Tanto ficava ele marcado como o examinador que andava a fazer isso. Não é desculpa mas lá está secalhar também é daqueles que leva o dinheiro ao examinador.

Quem paga a sete paga a oito, ou a nove, ou dez, enfim já se percebeu.

O que é que são coisas mínimas? Ah, já sei são as que se forem feitas num exame dão para chumbar,certo?

:arrow:

Nem mais, e eu nem sou a pessoa com mais moral para falar. O meu carro já passou na inspecção mas estamos a falar de um carro extremamente velho em que cada peça nova vale quase o valor do carro. Embora tenha sempre cuidado com o carro, por exemplo, no carro que eu costumo usar o catalizador partiu-se, se fosse à inspecção com certeza que ia chumbar mas, no entanto, não é nada que afecte a segurança do carro. Os principais elementos de segurança - pneus, suspensão e travões - estão porreiros. Claro que a acção em si é igualmente condenável mas não meto directa ou indirectamente ninguém em perigo.

LOL! Ah e tal, dar cunha no exame de condução não, mas para passar na inspecção já vale. Quem és tu para dizer se afecta a segurança do carro ou não? Não metes ninguém em perigo? Sabes lá os gases que isso anda a mandar, se o carro estivesse assim tão em boa condições passavas, logo só por aí estás a meter os outros em perigo, sabes lá se não vais numa auto-estrada e o carro não te foge por alguma coisa que se fosse na inspecção não passava? Coerências...

Compartilhar este post

Link para o post

Lá no fundo todos temos os nossos interesses e manipulamos tudo de maneira a correr tudo consoante o que pretendemos. Seja na inspecção ou na condução.

O que nos leva à conclusão seguinte: nem uma coisa, nem a outra são admissíveis. Mas não podemos é ser hipócritas e dizer "não compreendo, é horrível, não sei quê mais". Podemos discordar, mas temos o dever de compreender o porquê das pessoas o fazerem, porque o fazemos nós noutras coisas. Sempre foi o salve-se quem puder, e não vai deixar de ser. Tens connects, safas-te melhor do que quem não tem. A vida é para os espertos, já diz o meu pai.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá no fundo todos temos os nossos interesses e manipulamos tudo de maneira a correr tudo consoante o que pretendemos. Seja na inspecção ou na condução.

O que nos leva à conclusão seguinte: nem uma coisa, nem a outra são admissíveis. Mas não podemos é ser hipócritas e dizer "não compreendo, é horrível, não sei quê mais". Podemos discordar, mas temos o dever de compreender o porquê das pessoas o fazerem, porque o fazemos nós noutras coisas. Sempre foi o salve-se quem puder, e não vai deixar de ser. Tens connects, safas-te melhor do que quem não tem. A vida é para os espertos, já diz o meu pai.

:prayer:

Ora aí está o ponto onde eu queria chegar e não consegui

Compartilhar este post

Link para o post

O examinador safa-se sempre. No centro de inspeções tão-se a cagar, é mais dinheiro que entra; o examinador ganha dinheiro com isso; o teu instrutor fica com uma % do dinheiro da cunha; o examinado é que se f*de sempre :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto, eu só conheço o sistema de Aveiro, e lá, só uma pessoa não aceita cunha, e com essa pessoa o exame é feito da maneira correcta, todos os outros aceitam, e quem não paga, reprova. E os que não reprovam sem dar cunha, é porque a outra pessoa que fez exame deu cunha e fez alguns erros, então ele não vai reprovar o que não deu, e passar o que deu e teve vários erros. Se aí funciona de maneira diferente ou não, eu não sei, agora da maneira como funciona aqui, eu não tinha dinheiro para arriscar em não dar cunha e depois andar a pedir exames.

Dos meus colegas que não deram, reprovaram todos à primeira, à segunda passaram, tiveram de pagar para fazer outro exame e pagar a cunha. Se não dessem à segunda, não faço ideia se voltariam a reprovar ou não

:lol:

Tiraste a carta em que escola? Eu fiz exame de condução em Aveiro em Junho/Julho e passei à primeira sem subornos nenhuns. O meu irmão tirou à 3/4 anos em Albergaria e não houve, mais uma vez, nenhum suborno e passou à primeira. Todos os meus amigos tiraram a carta e não soburnoram ninguém, será que tiveram sorte e calhou-lhes o único examinador que não aceita subornos e por isso passaram?

Ou tu vives num mundo paralelo ou então não sei!

Compartilhar este post

Link para o post

LOL! Ah e tal, dar cunha no exame de condução não, mas para passar na inspecção já vale. Quem és tu para dizer se afecta a segurança do carro ou não? Não metes ninguém em perigo? Sabes lá os gases que isso anda a mandar, se o carro estivesse assim tão em boa condições passavas, logo só por aí estás a meter os outros em perigo, sabes lá se não vais numa auto-estrada e o carro não te foge por alguma coisa que se fosse na inspecção não passava? Coerências...

Daí ter dito que não era a pessoa com mais moral para falar e que a acção era a mesma. Mas sim como eu faço uma coisa má já tu podes fazer outra. Mas sim qualquer dia ponho o pessoal todo aqui da rua a dormir com os gases que saem do carro. Aquilo o carro é sujeito aos mesmos testes do que outro qualquer. Vêm lá as anomalias que o carro tem e dão-me sempre um papel com todas as anomalias que o carro tem e arranja-se sempre o carro depois das inspecções. Mas secalhar estavas mais tu disposto a andar no carro do que eu estaria disposto a andar com alguém que passou no exame de condução assim.

O meu pai já chumbou na inspecção por ter uns pneusde Rally que diziam de lado "for racing use only" , as medidas eram as mesmas salvo erro mas como dizia aquilo chumbaram-no. O carro tinha muito mais aderência e chumbou por aquilo. Conheço histórias de jipes com dois amortecedores Öhlins por roda (sim são os meus que os jipes do Dakar usam) e chumbam. Carros melhores chumbam. Qual é a solução? É meter os carros piores para passarem na inspecção? Já que te apressaste a fazer o parelismo com os exames de condução, conheces alguém que vá para um exame de condução pior do que o poderia conduzir para passar?

Mais uma vez para o pessoal que vê mal digo que são acções igualmente condenáveis e que não tenho muita moral , mas não é o facto de não ter moral que faz com que vocês e todos os que enchem os bolsos àquela escumalha porque não têm capacidades para passar estejam a agir bem.

Compartilhar este post

Link para o post

yaya, o problema é o mito que se cria à custa disso. Porque eu acredito piamente que grande percentagem de quem paga, se for concentrado, consegue passar na descontra. Acontece é que a pressão que se faz por fora não ajuda, e o dinheiro investido numa carta de condução é tanto, que as pessoas sentem tendência a jogar pelo seguro. É precisa, sim, uma fiscalização bem mais apertada, e uma mudança de mentalidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando tirei a carta, o "engenheiro" pediu-me para fazer um estacionamento em L, coisa que nunca tinha aprendido numa aula. Meteu-me uma falta porque ficou em cima da linha e lá me endireitei aquilo e segui viagem. Mas foi estranho e tal como o yaya fui sempre a 30/40 e no fim lá ouvi a boca de que já tinha visto velhas a andar mais depressa. Comi , calei e levei a carta.

Compartilhar este post

Link para o post

A origem do problema absurdo deste tipo de suborno é a mesma que faz os examinadores (até me faz confusão ouvir chamar engenheiros a essa gente) chumbarem ou aprovarem a pessoa conforme forem com a cara dela, conforme o almoço ter caído bem ou mal, ou conforme o examinando levantar ou não muito a garimpa durante o exame: o critério é largo, assente em bases muito pouco sólidas, e a decisão está só num par de olhos e num par de mãos.

Eu já relatei isto aí muita vez, estava a fazer um exame sem argoladas e por ter discutido com o examinador numa reprimenda injusta em que até me levantou a voz, arrumei à box e limitou-se a pedir-me para conduzir até ao centro de exames. Chumbei. Não duvido que existam mais casos destes, não duvido que existam bons condutores a chumbar e condutores terríveis a passar. O sistema está errado, e as pessoas que fazem os exames dão na sua maioria ares de quem tem a faca e o queijo na mão, e de que se não forem muito com o teu ar só não te chumbam se não quiserem.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...