Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Vieirinha

Paranormal, mitos, mistérios...

Publicações recomendadas

Também devo dizer que já a vi bem maior do que naquele dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Então pronto, chegamos à conclusão de que esta foi efectivamente a maior lua desde Março de 1993 e que quem diz o contrário se baseia em impressões e recordações anteriores.

Compartilhar este post

Link para o post

Então pronto, chegamos à conclusão de que esta foi efectivamente a maior lua desde Março de 1993 e que quem diz o contrário se baseia em impressões e recordações anteriores.

Substituamos o "a maior lua" e digamos apenas que foi o dia em que houve uma lua cheia tão próxima da Terra nos últimos 18 anos. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Substituamos o "a maior lua" e digamos apenas que foi o dia em que houve uma lua cheia tão próxima da Terra nos últimos 18 anos. :mrgreen:

Tal como está no link que eu coloquei no início da página: "The last full Moon so big and close to Earth occurred in March of 1993," says Geoff Chester of the US Naval Observatory in Washington DC

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito, NikeL, o céptico, resistindo a provas científicas, preferindo confiar nos seus olhos? Os mesmos olhos que, admitiu, “(…)vou na rua e nem consigo abrir os olhos(…)quando fecho um deles, já consigo abrir completamente o outro.”. Such a rare sight to behold. :mrgreen:

O meu pai também disse que já tinha visto a Lua maior, mas não sabia dizer se tinha sido dentro do intervalo dos 18 anos. Acredito que a justificação seja a seguinte (curiosamente até está no link que o whatever disponibilizou): “The Moon looks extra-big when it is beaming through foreground objects--a.k.a. ‘the Moon illusion.’”. Pelos vistos a Lua aparenta ser maior quando está próxima do horizonte, uma mera ilusão de óptica.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui estou com o Nikel! A lua poderia estar mais perto...Mas nem de perto nem de longe o parecia...Pelo menos no alentejo...Secalhar nos eua´s ou noutro pais até podeira estar maior de que o normal...mas nem de perto nem de longe foi a maior que ja vi...mas de longe...So para avisar que em Beja a lua de ontem a noite estava maior que a desse dia

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também tenho a certeza que já a vi maior. E bem maior. Não sei se altera muito conforme onde estás, se a iluminação da cidade também afecta um pouco, mas já a vi bem maior que naquele dia. Mas lá está, por isso é que o "maior" neste caso é apenas uma percepção.

E bmfpcdm, eu não estou a resistir a provas científicas, se está provado que foi o dia em que a lua esteve mais próximo da Terra, não duvido e aceito-o como facto, mas na única vez que olhei para a lua nesse dia não vi a maior lua da minha vida. Pelo menos não a percepcionei como tal, e de longe.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também tenho a certeza que já a vi maior. E bem maior. Não sei se altera muito conforme onde estás, se a iluminação da cidade também afecta um pouco, mas já a vi bem maior que naquele dia. Mas lá está, por isso é que o "maior" neste caso é apenas uma percepção.

E bmfpcdm, eu não estou a resistir a provas científicas, se está provado que foi o dia em que a lua esteve mais próximo da Terra, não duvido e aceito-o como facto, mas na única vez que olhei para a lua nesse dia não vi a maior lua da minha vida. Pelo menos não a percepcionei como tal, e de longe.

Era na brincadeira, até porque eu dei a explicação provável para a situação, que é a ilusão de óptica. Se em 18 anos a Lua nunca tinha estado tão próxima da Terra, acho que é simples lógica esta ter sido a maior dos últimos tempos. Honestamente acho estranho continuares a insistir que te recordas de ter visto uma Lua maior (presumo ao vivo), quando são apresentados factos que não só contrariam as tuas afirmações, como até oferecem uma plausível justificação para o teu erro de percepção. Eu próprio não fiquei impressionado com o tamanho da Lua, aliás o que me impressionou mais foi o quão brilhante se apresentava. A verdade é que a diferença de tamanhos entre o apoastro e o periastro parece cair nos 14% e se não tivesse existido todo este frenesim à volta do acontecimento, este teria passado ao lado à grande maioria das pessoas, porque não é uma diferença acentuada. Quando nessa noite as pessoas olharam para a Lua estavam com altas expectativas e para olhos destreinados foi uma tremenda desilusão, daí até chegar à conclusão de que, se a memória não lhes falha, já viram Luas maiores parece ter sido um salto.

Compartilhar este post

Link para o post

Era na brincadeira, até porque eu dei a explicação provável para a situação, que é a ilusão de óptica. Se em 18 anos a Lua nunca tinha estado tão próxima da Terra, acho que é simples lógica esta ter sido a maior dos últimos tempos. Honestamente acho estranho continuares a insistir que te recordas de ter visto uma Lua maior (presumo ao vivo), quando são apresentados factos que não só contrariam as tuas afirmações, como até oferecem uma plausível justificação para o teu erro de percepção. Eu próprio não fiquei impressionado com o tamanho da Lua, aliás o que me impressionou mais foi o quão brilhante se apresentava. A verdade é que a diferença de tamanhos entre o apoastro e o periastro parece cair nos 14% e se não tivesse existido todo este frenesim à volta do acontecimento, este teria passado ao lado à grande maioria das pessoas, porque não é uma diferença acentuada. Quando nessa noite as pessoas olharam para a Lua estavam com altas expectativas e para olhos destreinados foi uma tremenda desilusão, daí até chegar à conclusão de que, se a memória não lhes falha, já viram Luas maiores parece ter sido um salto.

Mas eu aceito, mas a verdade é que ver a maior lua é isso mesmo, "ver", ou seja, está limitado à nossa percepção. Estou aberto a possibilidades para o facto de já a ter visto maior e uma delas será a maior proximidade com a linha do horizonte, e a menor iluminação, pois da outra vez vi numa zona de campo em que não havia luz nenhuma sequer, mas a verdade é que já a "vi" maior, ou seja, além do factor curiosidade da lua estar mais próxima, todo o "festival" à volta disso foi um bocado fraco porque por uma razão ou outra, nem sequer "vimos" a maior lua.

Compartilhar este post

Link para o post

Como podem ler no link da Wikipedia que coloquei associada à nossa percepção do tamanho da lua existem muitas ilusões ópticas. Basta a lua estar mais perto do horizonte ou existir algum ponto de referência "humano" para parecer maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu aceito, mas a verdade é que ver a maior lua é isso mesmo, "ver", ou seja, está limitado à nossa percepção. Estou aberto a possibilidades para o facto de já a ter visto maior e uma delas será a maior proximidade com a linha do horizonte, e a menor iluminação, pois da outra vez vi numa zona de campo em que não havia luz nenhuma sequer, mas a verdade é que já a "vi" maior, ou seja, além do factor curiosidade da lua estar mais próxima, todo o "festival" à volta disso foi um bocado fraco porque por uma razão ou outra, nem sequer "vimos" a maior lua.

Se é uma ilusão de óptica, significa que o teu cérebro foi incapaz de processar correctamente a informação transmitida pelos teus olhos, ou seja, tu não viste uma Lua maior, ficaste antes com essa impressão (errada). Isso não torna essa Lua maior do que a Lua que viste na noite do periastro, a Lua dessa noite, factualmente, será sempre maior. A realidade não está limitada à percepção de cada um, “And so something which I thought I was seeing with my eyes is in fact grasped solely by the faculty of judgment which is in my mind.” René Descartes, o filósofo descarta a percepção, pois esta não é fidedigna, e apoia-se na dedução como método para alcançar o conhecimento. Embora eu perceba o teu ponto de vista, como pragmático que sou, sou forçado a apelar ao rigor científico. Eu sei que não estás a descartar a realidade, pelo menos a realidade de todos, mas tens de ter consciência que, até certo ponto, estás a deixar a tua percepção reger a tua própria realidade (pessoalmente eu não concordo com esse tipo de pensamento, faz-me sempre lembrar a ‘Alegoria da caverna’).

Compartilhar este post

Link para o post

Aconteceu-me algo estranha a bocado, a minha gata estava dentro do carro do meu pai, com as portas fechadas e com as luzes acesas e os unicos que tem chaves sao os meus pais e ambos nao mexem no carro a uns 3 dias, e mesmo ontem a minha gata estava em casa antes de a por na rua.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho estranho é deixares a gata no carro durante 3 dias com as luzes acesas :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho é vocês terem lido mal o que ele escreveu

a gata estava em casa e magicamente apareceu dentro do carro que supostamente ninguém mexe há 3 dias (pensa ele)

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ter entrado pelo motor, podes ter lá uma abertura algures. Já vi muitos gatos que vão para o motor porque está quente (e não, não estou a falar por cima do capot, estou a falar mesmo junto ao motor) e daí pode haver uma qualuer abertura em que o gato se tenha metido que dá acesso ao interior do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Ya, li ao contrário :laugh:

Sendo assim é estranho ya, e não me parece que haja aberturas para um gato entrar dentro do carro assim oh Nikel, só se for um carro de golf!

Compartilhar este post

Link para o post

Será que isso tem mesmo algum significado? Mindfuck do crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, ainda ninguém reparou que mitos não leva acento no i?

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, ainda ninguém reparou que mitos não leva acento no i?

isso é para acentuar o quanto o tópico é misterioso e paranormal!

essa nota é muito estranha. Ao início fez-me lembrar da encriptação informática. Mas aquelas letras têm um ar demasiado random.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...