Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

m*rda dos cursos, ninguém diz nada, se abre, se não abre, em que ponto está, f*dasse lá para isto.

Não estou muito informado mas lá para o fim da época vou saber como é isso dos cursos na Escócia. Se valer a pena dou lá um salto.

Por acaso também tenho curiosidade em saber mais desses cursos na Escócia.

Não sei se são todos os níveis mas pelo menos o nivel IV acho que é preciso ou convém ter uma carta de recomendação. Por exemplo, o Caixinha, tinha carta de recomendação do Mourinho e o Villas Boas na altura acho que tinha do Bobby Robson. Basicamente deve ser um pré-requisito em forma de cunha que te dá algum estatuto para entrar. :mrgreen: Não sei é se se aplica em todos os cursos.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a Escócia é uma espécie de paraíso de cursos de treinador :mrgreen: Mas tenho poucas infos para já, sei que o meu chefe de equipa anda a informar-se e já entrou em contacto com os gajos e tudo. Pena é que ele tenha nível 2 e eu só nível 1.

Em que sentido?

Compartilhar este post

Link para o post

Para já não quero nem saber dos cursos de treinador. Não acho que saia melhor treinador do nível III do que com o nível II e com a licenciatura feita. Também não acho que seja isso que me vá apressar uma subida qualquer na carreira. Especialmente com os cursos parados para toda a gente...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta aos árbitros e treinadores aqui do sítio:

Hoje fui assistir ao jogo do clube cá da freguesia, (do qual sou sócio á anos e acompanhante semanal de todos os jogos séniores), Divisão de Honra da AF Porto, e presenciei um caso que me deixou intrigado.

O clube do qual sou sócio, a meio da primeira parte, teve o seu GR expulso por falta sobre o avançado, o treinador tira um defesa para meter o GR suplente. Muito bem. Ao intervalo, para tentar mudar o rumo do jogo (estava a perder), o treinador faz outra substituição. Aí por volta dos 60 minutos, esgota (julgava eu) as substituições. Tudo conforme o esperado, mas qual não é o meu espanto que após este jogador entrar, o treinador manda 3 jogadores aquecer. Eu achei estranho, e mais estranho achei quando ele faz a 4ª substituição. E ninguém nas bancadas comentou nada, o árbitro (das piores arbitragens que assisti nos últimos tempos btw) também não se opôs a nada, e eu fiquei com a cabeça em água. Mudou alguma regra em relação á expulsão dos GR's ou assim, ou aquilo passou despercebido a todos os presentes?

Compartilhar este post

Link para o post

já é a segunda vez que oiço uma história sobre isso, na semana passada num jogo distrital na Trofa fizeram-se 4 substituições

Compartilhar este post

Link para o post

Pela minha saúde que foram 4 substituições Ibra! É normal achares estranho porque até eu próprio cheguei a duvidar de mim, mas o certo é que chamei a atenção do meu pai e ele também reparou depois de eu falar. Aliás, era fácil de ver, porque a equipa jogou com a numeração até 11, era só ver os jogadores com nº superior. Até sei de cor os jogadores que sairam e entraram. Eu como ninguém nada disse, pensei que alguma coisa tinha mudado. Como é possivel?! Eu ainda pensei em falar com algum director para chamar atenção mas primeiro quis confirmar que nenhuma regra tinha mudado...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca ouvi falar disso, acho até que se houver protesto é coisa para se repetir o jogo.

Mas depois um dos "gatunos" que por cá andam que se chegue à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca ouvi falar disso, acho até que se houver protesto é coisa para se repetir o jogo.

Mas depois um dos "gatunos" que por cá andam que se chegue à frente.

É isto. O Johnny pode confirmar mas tenho quase a certeza que isso é erro técnico e pode dar a repetição de jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Isso era o menso porque perdemos 4-1 :mrgreen: mas presumo que se houver queixa o clube leva uma multa, e ainda deve ser uma castanhola grande!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho é estranho que nenhum elemento da equipa adversária se tenha manifestado. Estava tudo a dormir?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho é estranho que nenhum elemento da equipa adversária se tenha manifestado. Estava tudo a dormir?

Pelos vistos até nas bancadas estava tudo a nanar. Aliás os próprios jogadores que estavam a aquecer, nao pensaram? Eu a certa altura pensei que era eu que estava errado mas fiz questão de confirmar e foram 4! A arbitragem, a nivel técnico, também foi péssima, ele teve que sair acompanhado por dois polícias. Mas a cena das substituições foi insólita mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

situação estranha. Mas isso tem de bater certo :lol: O papel das substituições e assim, tem de bater tudo certo,...

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. Primeiro que tudo é preciso saber quantas substituições (máximas) estão regulamentadas (em Lisboa, por exemplo, são 5 substituições com máximo de 2 paragens na 2ª parte). Se no Porto for como na FPF, então só podem fazer as 3 substituições. Se fizeram as 4, dá direito a protesto de jogo e ganham o protesto. E informem-se se ainda podem ou não protestar porque têm um prazo para o fazer ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. Primeiro que tudo é preciso saber quantas substituições (máximas) estão regulamentadas (em Lisboa, por exemplo, são 5 substituições com máximo de 2 paragens na 2ª parte). Se no Porto for como na FPF, então só podem fazer as 3 substituições. Se fizeram as 4, dá direito a protesto de jogo e ganham o protesto. E informem-se se ainda podem ou não protestar porque têm um prazo para o fazer ;)

em seniores? :o

Compartilhar este post

Link para o post

Também já tinha reparado na questão das substituições, andava na parte dos não-profissionais que o jornal o'jogo trás a ver os jogos do Distrital da AF Porto e notei que há equipas a fazer mais substituições que o habitual. Lembro-me que quando jogava nas camadas jovens de um clube aqui de Gondomar que se podia fazer 5 substituições (3 na primeira parte e 2 na segunda).

Compartilhar este post

Link para o post

em seniores? :o

Em seniores, juniores e juvenis. Daí para baixo é substituições volantes

Compartilhar este post

Link para o post

Aconteceu o mesmo no Ermesinde a semana passada, mas com 5 substituições. Aquilo que se comentou na bancada foi que agora são permitidas 5 substituições nos Distritais, se forem feitas 2 na primeira parte penso eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Em seniores, juniores e juvenis. Daí para baixo é substituições volantes

acho que aqui em aveiro não há nada disso em escalões superiores :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a informar-me e é exactamente como em Lisboa, máximo de 5 substituições com 2 paragens na 2ª parte. Não fazia ideia mesmo, mas também tenho quase a certeza que a maioria das pessoas na bancada não falaram porque nem repararam :lol: obrigado Johny :compinchas:

Editado por jay-jay okocha

Compartilhar este post

Link para o post

Agora na AF Porto, seniores, pode-se fazer 5 subs.

Isto. No primeiro jogo que tive este ano informaram nos desta situação. Só que na segunda parte apenas pode haver duas paragens, ou seja, podes fazer 3 numa e 2 noutra paragem. Ou 4 e depois 1, a escolha do freguês. E na primeira, se o treinador assim entender, pode fazer as 5 substituições em 5 paragens.

Já agora okocha, qual a equipa que apoias?

Edit. Fui conferir e o único jogo que ficou 1-4 foi o Oliveira do Douro-Barrosas. Se sim, podias dar umas noções do Barrosas, já que este fim de semana vamos lá :mrgreen:

Editado por Mwangaza

Compartilhar este post

Link para o post

O Barrosas, na minha opinião, tem uma equipa algo limitada, principalmente a defesa, que falhou 3 ou 4 vezes deixando o nosso avançado na cara do guarda-redes, os centrais são duros de rins e lentos. Jogaram com 2 médios logo á frente da defesa e o lateral-direito (com uma cabeleira á David Luís) tentou sempre subir a apoiar o ataque. O ataque não me consigo recordar, mas penso que jogaramm com um PL fixo na frente, não sei se contra a tua equipa farão alterações. Sinceramente, para o futebol que praticaram, não mereceram a vitória, mas aproveitaram bem os erros e as 2 expulsões do OD. Já no jogo anterior foi a mesma coisa, perdemos em Perosinho mas eles jogam um futebol muito pobrezinho. Mas o que é certo é que o Barrosas ja conseguiu 2 bons resultados nos últimos jogos. Tem em atenção que não sou nenhum olheiro, isto é uma análise de alguém que gosta de acompanhar (bom) futebol :mrgreen:

PS: boa sorte, o Baião pelo que me disseram tem um bom plantel para atacar a subida! És jogador? :)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, jogo no meio campo, o rapaz mais franzino que têm :mrgreen: Pelo que me disseram no inicio, é para conseguir os pontos para a manutenção o mais cedo possivel, pois o Baião não tem muita história na Divisão de Honra :) Obrigado pelas dicas :) Eles realmente fizerem dois bons resultados nestas duas jornadas, vamos ver como corre este fim de semana.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, alguém interessado em integrar uma equipa técnica num escalão de Iniciação no Salgueiros 08?

Editado por carlos99

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...