Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

Alguém tem noção do valor em média das quotas de sócio que se praticam no futebol distrital?

Da realidade que conheço, são 3€ por mês, sendo que as mulheres e os sócios com mais de 65 anos pagam menos (2€, salvo erro). Isto na 2ª Distrital da AF Porto, que é a divisão mais baixa da associação.

Compartilhar este post

Link para o post

perdoem-me o offtopic mas ha algum tipo de sinal acerca de uma hipotetica profissionalizaçao da arbitragem em portugal? como em inglaterra?

Compartilhar este post

Link para o post

Como não?

Era para saber se havia "luz ao fundo do túnel", no que toca à profissionalização dos árbitros em Portugal.

Tenho um amigo que puxa várias vezes este assunto, achando que, quase se proceda à profissionalização, os árbitros são mais "profissionais". Não errariam tanto.

Isto faz-se em Inglaterra, pelo que me disse... e daí a pergunta. Se bem que não deve ser o tópico apropriado = |

Compartilhar este post

Link para o post

perdoem-me o offtopic mas ha algum tipo de sinal acerca de uma hipotetica profissionalizaçao da arbitragem em portugal? como em inglaterra?

Basta leres as noticias de hoje, por exemplo no site do Record.

Compartilhar este post

Link para o post

Os arbitros vão continuar a errar, sendo profissionais ou não. O que melhora é as facilidades e capacidades que têm. Sendo profissionais não treinam depois de um dia de trabalho às 6 da tarde, estão psicologicamente mais predispostos para arbitrar e o cansaço é menor.

Se vão ter menos erros? Talvez, mas duvido muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Os arbitros vão continuar a errar, sendo profissionais ou não. O que melhora é as facilidades e capacidades que têm. Sendo profissionais não treinam depois de um dia de trabalho às 6 da tarde, estão psicologicamente mais predispostos para arbitrar e o cansaço é menor.

Se vão ter menos erros? Talvez, mas duvido muito.

E que comparação fazes em relação à arbitragem portuguesa e a inglesa? A nossa não será mais débil (em quantidade e até "qualidade" de erros)?

E não querendo abusar, fazes ideia se isto influencia, de forma alguma, a corrupção desportiva? É que o pessoal que me falou disto referiu que em Inglaterra "não há nem pode haver" árbitros corruptos.

De qualquer forma, acho bastante interessante que se faça isto em Portugal. Duvido que haja grandes desvantagens.

Compartilhar este post

Link para o post

A arbitragem portuguesa está muitos anos há frente da inglesa no que toca à qualidade dos árbitros. O pior é tudo o resto.

A diferença é que em Inglaterra existe uma cultura que em Portugal nunca existirá. Uma equipa ganha com uma grande penalidade mal assinalada no dia seguinte é a manchete e não se fala de outra coisa na semana seguinte. Em Inglaterra ninguém liga a isso. Mas nem é preciso ir tão longe. Se for na liga portuguesa e se for na Liga dos Campeões o tratamento já é diferente.

Corrupção desportiva para beneficiar o clube A ou B já não existe nos árbitros. Felizmente o Apito Dourado tratou das poucas maçãs podres que ainda faziam isso. A corrupção existe é nos dirigentes. Basta ver este ano o que aconteceu com o Conselho de Arbitragem da FPF (presidido pelo Vitor Pereira) e a vergonha que foram as classificações. O problema é que disso quase ninguém falou. Dos árbitros só se fala quando é para criticar não terem assinalado uma grande penalidade.

Em relação à profissionalização eu também concordo mas é preciso ter cuidado com quem se faz e como se faz. Vai-se profissionalizar um árbitro com 40 e poucos anos para acabar aos 50? E depois disso? E o que acontece se um profissional ficar em zona de descida num ano? Ou esse profissional vai deixar de ter classificação?

Editado por JohnyM

Compartilhar este post

Link para o post

Malta relativamente aos cursos, vale o que vale, mas um colega meu disse-me que correm rumores que o preço do nível 1 pode vir a passar para o dobro daquilo que custava, passando para os 1000€/1200€. Presumo, que se o de nivel 1 duplica o preço, os restantes também farão o mesmo.

Volto a referir, que não sei se é verdade ou não, mas que ao que parece é o rumor que corre.

Para quem tirou licenciatura em Deporto, cheira-me que o processo das equivalências está para durar. Mas pronto, resta-nos aguardar por mais novidades da parte da Federação.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta relativamente aos cursos, vale o que vale, mas um colega meu disse-me que correm rumores que o preço do nível 1 pode vir a passar para o dobro daquilo que custava, passando para os 1000€/1200€. Presumo, que se o de nivel 1 duplica o preço, os restantes também farão o mesmo.

Volto a referir, que não sei se é verdade ou não, mas que ao que parece é o rumor que corre.

Para quem tirou licenciatura em Deporto, cheira-me que o processo das equivalências está para durar. Mas pronto, resta-nos aguardar por mais novidades da parte da Federação.

Eles têm de recuperar o $tempo perdido, se me faço entender. Em relação às equivalências é como digo. A última coisa que ouvi e que, supostamente, veio da boca de uma pessoa com conhecimentos na AFL, é que os licenciados em Desporto podem ir tirar o nível II directamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não serão todos os cursos de desporto que terão equivalência, se vierem a ter. Espero que venham a ter mas equivalência é equivalência e poderão implicar um dia mais tarde. Isso dos preços aumentarem para o dobro não sei se será mesmo para o dobro, mas irão subir (600/700 (?)) mas irá dar para pagar parcelado.

Dë, aí em Lisboa com Licenciatura vocês só "ficam" com nível I?

Compartilhar este post

Link para o post

Já disse isto, mas não faz sentido nenhum os meus colegas especializados em teoria e metodologia de treino de futebol terem a mesma equivalência que alguém de, sei lá, exercício e saúde. Digo eu, que com o nível II feito não tenho interesse nenhum nessa história das equivalências.

Era como me darem equivalência a treinador de voleibol. E eu garanto-vos que percebo mais de procriação de texugos do médio oriente que de voleibol.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Chandler não é bem assim como estas a dizer. Fica com nível II no desporto X fazendo a metodologia X . Os de exercício e saúde não ficam com nada a nível de treino, assim como os de Gestão! Seria bonito isso assim seria..

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto. Mas quem faz licenciatura em atletismo ou coisa que o valha não tem que ter equivalência nenhuma em futebol também. Espero que assim seja.

Compartilhar este post

Link para o post

sim não tem. eles ficam é com o II de atletismo. Pelo menos foi o que percebi da I.Mesquita. Mas também percebi que qualquer, um independentemente da modalidade, fica com I nos desportos todos (?).

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz a pré-inscrição para o curso de treinador nível I. Estou curioso sobre o preço para saber se avanço ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Já fiz a pré-inscrição para o curso de treinador nível I. Estou curioso sobre o preço para saber se avanço ou não.

Onde?

Compartilhar este post

Link para o post

Dë, aí em Lisboa com Licenciatura vocês só "ficam" com nível I?

Epa sinceramente não te sei dizer. O que me chegou aos ouvidos é que não ficamos com nível nenhum. Temos é direito a ir tirar o nível II directamente se quisermos. Tenho de ver se me informo sobre isso.

Já disse isto, mas não faz sentido nenhum os meus colegas especializados em teoria e metodologia de treino de futebol terem a mesma equivalência que alguém de, sei lá, exercício e saúde.

É tão isto.

sim não tem. eles ficam é com o II de atletismo. Pelo menos foi o que percebi da I.Mesquita. Mas também percebi que qualquer, um independentemente da modalidade, fica com I nos desportos todos (?).

Sim, pelo que já ouvi dizer, eu tenho direito ao nível I de uma série de desportos, que nem te sei dizer agora sinceramente :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol sénior é bem mais puxado que o futebol júnior, canso-me muito mais :lol: para já, o meu ano de estreia está a correr bem. Tive a oportunidade de ser titular e acho que correspondi bem. Agora, é trabalhar e esperar que ele continue a apostar em mim!

Jay jay, vamos ter jogo no Sábado para o Torneio João Pinto. Como pediste para te dizer quando houvesse jogos, aqui está. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...