Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Europa Universalis

Publicações recomendadas

Eu gosto demasiado de map painting, não me vejo a deixar isso só para gestão e playing tall

É um problema pq não consigo deixar saves a meio, levo sempre até à data final. Daí os últimos terem sempre acabado em World Conquest, pq como a maneira de jogar foi melhorando fui conseguindo chegar ao "100%" jogando até ao fim.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não tive coragem para me atirar para o 5, continuo no 4.

Comecei um save com a Austria pela primeira vez, é um bocado passeio.

No entanto, quando tentas plantar a tua dinastia em todo o lado ao sacrificar diplomatic points pq viste idades avançadas, mas parece que nunca mais morrem...

image.thumb.png.7d00a14d2ccd13e529c440c7e0f4fe22.png

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso ando a usar a Austria precisamente como "tutorial" para o EU5 (ignorem por isso o facto de estar a perder a guerra daquela forma 🙈)

Fun fact sobre este save: o Imperador da HRE em Abril 1337 é o rei da Bohemia, que morreu ao fim de alguns anos. Como eu estava a melhorar as relações com os eleitores, fui eleito o novo Imperador (conseguindo o achievement Felix Austria). Isto no momento em que a Peste Negra atinge Viena e me mata o rei, devolvendo o título de imperador ao rei da Bohemia ao fim de poucos meses.

8FxH7NH.jpeg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de manfrenjensenden, há 17 horas:

Por acaso ando a usar a Austria precisamente como "tutorial" para o EU5 (ignorem por isso o facto de estar a perder a guerra daquela forma 🙈)

Fun fact sobre este save: o Imperador da HRE em Abril 1337 é o rei da Bohemia, que morreu ao fim de alguns anos. Como eu estava a melhorar as relações com os eleitores, fui eleito o novo Imperador (conseguindo o achievement Felix Austria). Isto no momento em que a Peste Negra atinge Viena e me mata o rei, devolvendo o título de imperador ao rei da Bohemia ao fim de poucos meses.

8FxH7NH.jpeg

Que tal a experiência? Não está a ser muito pesado com tantos conceitos e alterações de uma só vez?

Eu dos vários vídeos que vi parece que pegaram em EU, Victoria e Crusader Kings e meteram o melhor tudo num só, com toda a complexidade acrescida que isso traz.

Por outro lado o feedback é bastante bom para primeira versão, sendo um produto acabado, que era o que mais tinha medo.

Por exemplo o Civilization VII nem compro pq ainda hoje parece que faltam mil e uma coisas comparativamente com os predecessores.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 2 horas:

pegaram em EU, Victoria e Crusader Kings e meteram o melhor tudo num só, com toda a complexidade acrescida que isso traz.

Esta seria a minha definição também. Tens o EU com a economia de Vic3 e a gestão de dinastias de CK. A mecânica do controlo das provincias é interessante e traz outra camada de dificuldade ao jogo. Por isso o EU5 é muito menos map-painting do que o 4 e tem mais gestão interna e conquistas pequenas. E sim, é muita coisa nova de uma só vez. Até agora não sinto que tenha feito uma campanha “a sério”, ainda estou a aprender, e muitas acabam interrompidas por erros que cometo.

Mas estou a gostar muito: tem bastante conteúdo e mecânicas para manter o jogo interessante. Também acho que, para uma primeira versão, já está muito bom, e a Paradox tem lançado constantemente hotfixes para pequenos bugs.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de manfrenjensenden, há 15 minutos:

Esta seria a minha definição também. Tens o EU com a economia de Vic3 e a gestão de dinastias de CK. A mecânica do controlo das provincias é interessante e traz outra camada de dificuldade ao jogo. Por isso o EU5 é muito menos map-painting do que o 4 e tem mais gestão interna e conquistas pequenas. E sim, é muita coisa nova de uma só vez. Até agora não sinto que tenha feito uma campanha “a sério”, ainda estou a aprender, e muitas acabam interrompidas por erros que cometo.

Mas estou a gostar muito: tem bastante conteúdo e mecânicas para manter o jogo interessante. Também acho que, para uma primeira versão, já está muito bom, e a Paradox tem lançado constantemente hotfixes para pequenos bugs.

Pois, esse é um ponto que tenho visto bastante.

Não faz sentido adicionares provincias se nem conseguires garantir controlo sobre elas.

Acho MUITO difícil alguém conseguir fazer World Conquest neste momento no EU5. Já li que o maluco to ThePlaymaker fez, mas não me parece algo ao alcance de um comum dos mortais como eu que o consegue fazer no EU4.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 19/11/2025 at 19:26:

Ainda não tive coragem para me atirar para o 5, continuo no 4.

Comecei um save com a Austria pela primeira vez, é um bocado passeio.

No entanto, quando tentas plantar a tua dinastia em todo o lado ao sacrificar diplomatic points pq viste idades avançadas, mas parece que nunca mais morrem...

image.thumb.png.7d00a14d2ccd13e529c440c7e0f4fe22.png

Podias simplesmente reinar sobre os italianos e escusavas de tentar ter PUs com Savoy ou Ferrara por exemplo. Brandenburg também dando revoke ficava automaticamente vassalo do HRE.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 1 hora:

Podias simplesmente reinar sobre os italianos e escusavas de tentar ter PUs com Savoy ou Ferrara por exemplo. Brandenburg também dando revoke ficava automaticamente vassalo do HRE.

Tens razão, esta manhã a ir para o trabalho vi um vídeo do Red Hawk e vi que de facto prái na penúltima reforma conseguimos meter os HRE members todos como vassalos. Provavelmente fará sentido abandonar a personal union que entretanto consegui com Savoy.

É a primeira vez que estou a jogar como HRE emperor a sério, a única vez que fui emperor foi no save Brandenburg -> Prussia -> Germany portanto o foco não era tanto esse. Não estou familiarizado com as mecânicas. O meu objetivo com os mais pequenos como Ferrara até era mesmo espalhar a semente, se meter um Habsburgo ali é provável que eles se casem com outros, e eventualmente haja a possibilidade de conseguirem meter um Habsburgo noutro sítio. Em saves antigos fui surpreendido ao ficar com Milão como PU apesar de nunca me ter casado com eles... Vieram por caminhos que nem sei como calhou.

Se bem que neste caso o objetivo nem é tanto conseguir PUs, é tendo um Habsburgo dar bónus de opinião para compensar a AE e não me atrasar a passar reformas e decisões de imperador.

Em Brandenburg consegui meter Habsburgo pq são aliados desde o início e fiz usando a ação dos 90 favores.

Fiz claim throne a Inglaterra. Provavelmente decisão subótima, talvez fizesse mais sentido irem crescendo, tornar-se Great Britain, etc mas apanhei-os com uma frota reduzida e só com 4 tropas e sem manpower por causa de uma guerra que tiveram com Burgundy, não resisti. Não estou a ver como é que os conseguia conquistar no longo prazo sendo Áustria e uma miséria ao nível naval.

Tb fiz claim throne a Portugal com medo que Castille os comesse e a velocidade de colonização reduzisse, pq vi que tinham acabado de ter uma guerra um contra o outro e perderam Ceuta. Em relação a Castille estou à espera que eventualmente cheguem a admin tech 10 para se tornarem Spain, deixá-los colonizar e irem comendo parte de Marrocos para eventualmente ativar a missão que ficamos com eles automaticamente como PU.

Outra que vi na campanha do Red Hawk que me parece recorrente é abdicar do ruler para fazer farm de imperial authority.

Outra mecânica que ainda ainda não percebi bem é quando é que uma província pode passar a pertencer a HRE. Por exemplo conquistei Cotentin a pensar que passaria a pertencer à HRE para eventualmente depois adicionar Brittany à HRE o que não foi o caso.

Btw neste estou a apontar para eventualmente conseguir o achievemente One Faith pela primeira vez (nunca tentei).

Ainda estou prái em 1480 e já estou num ponto em que demora só 5 meses a converter provincias na Anatólia.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem acho que este save poderá ter sido o último de EU IV e que entretanto me aventure e compre o V.

Só tive um arrependimento, queria ter o máximo de nações possíveis na HRE para ter vassal swarm, e acabei por ativar a reforma que previne declarar guerra entre membros da HRE para evitarem andar a comer-se uns aos outros. Problema, fiquei com Milão e Tuscany sem ser meu vassalo por estarem juntos em PU, não consegui terminar as missões da Áustria para ter o achivement de a completar.

No entanto deu para limpar uns quantos, inclusive o One Faith que era o verdadeiro objetivo que nunca tinha feito.

Na verdade eu já tinha acabado isto por volta de 1700, mas fui deixando andar o jogo em velocidade máxima a ver se conseguia PU de Milan e Tuscany para completar a missão da Áustria antes de virar HRE, mas sem sucesso.

World Conquest e One Faith é muito aborrecido, isto teve piada foi até antes de 1600...

Achievements-3.png

HRE.png

One-faith.png

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é a primeira vez que me acontece uma destas.

França, com mais exército e melhor economia caiu-me no colo só pq tinha royal marriage.

Eu ali no rush a tentar chegar aos 90 de favores para lhes plantar um herdeiro enquanto a janela existia, e sai este bombom.

PU-France.png

Estou a voltar a jogar com Portugal, que foi a primeira nação de todas com a qual joguei, para conseguir os achievements.

Consegui o The Navigator, que tenho de ter uma colónia em África, Índia e Indonésia antes de 1500, foi tranquilo.

Agora estava a ver se fazia também o All Blue, ter conseguido a França assim vai ser mel para lá chegar.

Agora tenho uma succession war com a Rússia como consequência disto, mas coitadinhos... São eles sozinhos contra 500 mil meus, da França, das minhas colónias, e dos meus aliados (Castela, Aragão e... Bengal)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu juro que fico parvo pela forma como vocês dominam tão bem as mecânicas disto. Eu tenho quase 1000h de jogo no EU4, nunca fiz um world conquest e sinto que tudo o que adicionaram nos últimos anos a esse jogo o veio alterar tanto que ainda me perco mais 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 1 hora:

Eu juro que fico parvo pela forma como vocês dominam tão bem as mecânicas disto. Eu tenho quase 1000h de jogo no EU4, nunca fiz um world conquest e sinto que tudo o que adicionaram nos últimos anos a esse jogo o veio alterar tanto que ainda me perco mais 😂

Tenho 1206h, acabei o tutorial 😅

Acho que só comecei a jogar há 4 anos, a maior parte das horas terão sido em 2025 mesmo.

Eu neste save quase de certeza que não consigo world conquest, nem quero pq é uma seca do caraças fazê-lo.

E sinceramente nem acho que consiga o achievement All Blue. Como o foco foi máximo em colonização em 1550 já dá para ver ali blocos de nações fortíssimas na Europa pq tive de ignorar por completo a parte continental. Normalmente faço um esforço grande nas primeiras décadas para crescer o máximo possível, e tentar ao máximo implantar herdeiros da minha dinastia em países para eventualmente conseguir uniões dinásticas (a Rússia costuma ser um alvo perfeito, e com um potencial gigante).

Aliás, é a primeira vez que como Portugal estou aliado à malta da peninsula ibérica desde o início (fiz restart até Aragão não começar como rival), para conseguir focar 100% em colonização e chegar à indonésia antes de 1500. Nas outras vezes que joguei com Portugal fiz na ordem de guerras Marrocos -> Castela (para tirar 1 core da Galiza, Leão e Granada só) ->  libertar esses como vassalos -> Castela novamente para reconquest war -> repetir guerras contra eles até deixarem de existir.

Ontem à noite entrei na Religious War do lado dos protestantes que estavam 5 para 1, e entretanto Áustria, Hungria, Países Baixos e Grã Gretanha já baixaram a bolinha.

Grã Bretanha perdeu  a Gasconha para a minha França (obrigado líder Brandenburgo). Entretanto os Países Baixos foram dissolvidos também nessa guerra portanto já estou numa conquest war por Brugge para a França, contra a nação que foi libertada com esse core.

PS: ah e acho que o jogo estará mais fácil agora do que há uns tempos atrás, pq quando comecei não havia tantas notificações como há agora.

Tenho ideia que tinha de estar constantemente a verificar se já podia convocar cortes, converter cidades, etc, sendo que agora aparece sempre em cima quando estiver acionável.

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei um save com a Suécia pela primeira vez, para os achievements.

Adorei este evento aleatório 💙

eu4-2.png

eu4-3.png

Compartilhar este post

Link para o post

Foi mesmo caído do céu, eu nem sabia que eles estavam sem herdeiro. Normalmente ando à caça de PUs, mas ainda nem estava nesse modo.

Só tinha Burgundy pq consegui logo nos primeiros anos me enfiar como aliado e casamento, e depois costumo conseguir sempre saca-los no evento da Burgundy Inheritance. Também tinha Noruega pq é uma das missões.

Outra coisa que consegui pela primeira vez, mas premeditado, foi fazer support heir na Polónia e consegui meter alguém da minha dinastia. Não fazia ideia que ganhávamos vários benefícios inclusive mana points que são bastante escassos no início. Eu vi que há uma missão "King of Poland" e num vídeo referiram que era possível saca-los, mas tenho de estudar como se faz pq o Ludi não conseguiu por ter sido um save em que a Polónia e a Lituânia não se juntam.

Também acho que é a primeira vez que estou a carregar pesado e cedo na colonização na América do Norte. A Suécia tem uma missão que se tivermos determinada provincia da Noruega (eu tive por causa do PU da missão) e 3 light ships recebemos 1 explorer e 1 colonist. Isto é de loucos logo nos primeiros anos, é tipo Portugal. Depois com mais alguma cena que fiz, acho que criar Vinland, ganhamos mais 1 colonist noutra missão.

Além de que estou sempre a receber CBs aleatórios na América do Norte, portanto estou sempre a acrescentar provincias e a andar rápido a criar colonial nations pq basta ter uma army de 6 que limpo os nativos todos. Tenho ideia que tenho +30% de infantry combat ability (20% por national idea da Suécia + 10% de quality) e +5% discipline por national idea da Suécia.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto fez-me lembrar que joguei umas 8h do EU5 quando saiu e nunca mais toquei nele.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Spikey, há 5 horas:

Isto fez-me lembrar que joguei umas 8h do EU5 quando saiu e nunca mais toquei nele.

Foi assim tão mau?

Ainda não comprei. Vi alguns vídeos, inclusive o que mudou na 1.1 e parece-me que terá ficado melhor no comportamento da AI que antes inevitavelmente acabava com a França e Bohemia a engolir tudo.

Vão lançar a patch 1.2 em breve. A coisa que acho que sentiria mais falta ao passar para o 5 é a mission tree. Gosto poder fazer o que me dá na gana, mas também gosto de ter uma árvore de decisões à disposição para tentar seguir um percurso histórico.

É ainda mais impressionante fazer o percurso de Portugal e perceber o quão épicos terão sido aquelas jornadas dos descobrimentos e como conseguimos ter o mundo aos nossos com meia dúzia de gatos pingados e com uma primeira marinha a sério, alavancando nos gargalos que existiam como Ormuz, Malaca, etc.

É curioso que estes dias por causa da guerra no Irão começaram a sair vários artigos sobre os choke points que nós em tempos dominamos, tipo How war in the Middle East has exposed the vulnerability of global choke points

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 minuto:

Foi assim tão mau?

Não é mau, o jogo tem é uma dimensão muito maior que o EU4 em certos pontos e ainda não arranjei cabeça nem paciência para aprender aquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro save com a Suécia feito para os achievements. É uma opção entretida e fácil, aconselho

Militarmente são OP tipo França, portanto é fácil limpar toda a gente. A mission tree ajuda principalmente no início.

A parte aborrecida foi conseguir o Super Trooper, pq temos de estar sempre a fazer dev up de provincias suecas e finlandesas por ser o requisito para aumentar o número de regimentos Carolean que podemos recrutar. Portanto fiz quase tudo logo nos primeiros dias, mas depois foi tédio de anos a passar só a ir convertendo provincias e fazendo dev up para poder recrutar 80.

image.png.71d47a969fcb20bac2159358a351adac.png

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Agora lembrei-me que um dos saves que mais gostei de fazer foi com a Noruega. Mas não em Ironman, este teve muito trial and error, que foi dos meus primeiros saves a sério. E estou muito longe de ter o teu conhecimento do jogo, nunca na vida conseguiria isso tudo, nem perto 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Inspirado no Red Hawk ter voltado ao EU4 ao fim de largos meses, comecei esta semana um save com uma nação africana pela primeira vez, o Kongo.

O objetivo são 2 achievements: African Power (cores em África toda com o Kongo) e Hoarder (como Fetishist ter 13 cultos disponíveis).

Quando me fui deitar já ia em 1522, tinha metade de África para baixo, metade do corno de África com um vassalo, o Yemen, Senegal e Mali, e tb Brazil como colonial nation. Deixei o ataque aos Mameluks para esta manhã, para entrar pelo Egito e tentar "fechar" África aos Otomanos. Quando ligo esta manhã reparo que o save ironman está quebrado sem achivements -_- . Já me tinha acontecido isto uma vez no meu save com o Angevin Kingdom.

O que me safa é que tinha guardado o ficheiro de 1485, portanto vou tentar retomar daí. Na verdade até poderá ser bom pq posso evitar os erros que acho que fiz na outras:

1 - decidir colonizar o Brasil para conseguir um trigger que desse pontos para começar a gerar a instituição do Colonialismo -> isto foi parvo, pq depois consegui simplesmente pedir a Portugal que partilhasse conhecimento. Mais caro, mas mais rápido e efetivo.

2 - como me pus a colonizar o Brasil desperdicei tempo que devia de alocado a "fechar" os europeus colonizando St. Helena, Fernando Po e São Tome. Castela acabou por conseguir ter uma colónia em São Tomé que foi a única colónia europeia em África abaixo de Cabo Verde.

3 - tenho de tentar fazer o rush ao Egito mais rápido, pq no último fui atrasando o que levou os Otomanos e lá chegarem. É super importante conseguir fechar as provincias que fazem a fronteira de África pq este é um dos saves onde eles estão a fazer super blob e em inícios de 1500 já têm uns 130k tropas (vs 35k de Castela).

4 - no save anterior estava com States em quase todo o lado e com a autonomia em baixo, para tentar acelarar government reform e eventualmente chegar ao tier 6 para me transformar em Horde. Quando o fiz fiquei desiludido, pq contrariamente ao que o Ludi disse aqui, as unidades era bem mais fracas do que as que tinha (as unidades de Horde reformam só na tech 9, enquanto que as minhas reformaram a primeira vez com tech 5). Não sei se isso terá a ver com mecânicas antigas, em posts antigos no reddit tb via várias vezes que deviamos reformar para Western mas nunca vi disso.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 16 horas:

Inspirado no Red Hawk ter voltado ao EU4 ao fim de largos meses, comecei esta semana um save com uma nação africana pela primeira vez, o Kongo.

O objetivo são 2 achievements: African Power (cores em África toda com o Kongo) e Hoarder (como Fetishist ter 13 cultos disponíveis).

Quando me fui deitar já ia em 1522, tinha metade de África para baixo, metade do corno de África com um vassalo, o Yemen, Senegal e Mali, e tb Brazil como colonial nation. Deixei o ataque aos Mameluks para esta manhã, para entrar pelo Egito e tentar "fechar" África aos Otomanos. Quando ligo esta manhã reparo que o save ironman está quebrado sem achivements -_- . Já me tinha acontecido isto uma vez no meu save com o Angevin Kingdom.

O que me safa é que tinha guardado o ficheiro de 1485, portanto vou tentar retomar daí. Na verdade até poderá ser bom pq posso evitar os erros que acho que fiz na outras:

1 - decidir colonizar o Brasil para conseguir um trigger que desse pontos para começar a gerar a instituição do Colonialismo -> isto foi parvo, pq depois consegui simplesmente pedir a Portugal que partilhasse conhecimento. Mais caro, mas mais rápido e efetivo.

2 - como me pus a colonizar o Brasil desperdicei tempo que devia de alocado a "fechar" os europeus colonizando St. Helena, Fernando Po e São Tome. Castela acabou por conseguir ter uma colónia em São Tomé que foi a única colónia europeia em África abaixo de Cabo Verde.

3 - tenho de tentar fazer o rush ao Egito mais rápido, pq no último fui atrasando o que levou os Otomanos e lá chegarem. É super importante conseguir fechar as provincias que fazem a fronteira de África pq este é um dos saves onde eles estão a fazer super blob e em inícios de 1500 já têm uns 130k tropas (vs 35k de Castela).

4 - no save anterior estava com States em quase todo o lado e com a autonomia em baixo, para tentar acelarar government reform e eventualmente chegar ao tier 6 para me transformar em Horde. Quando o fiz fiquei desiludido, pq contrariamente ao que o Ludi disse aqui, as unidades era bem mais fracas do que as que tinha (as unidades de Horde reformam só na tech 9, enquanto que as minhas reformaram a primeira vez com tech 5). Não sei se isso terá a ver com mecânicas antigas, em posts antigos no reddit tb via várias vezes que deviamos reformar para Western mas nunca vi disso.

Como assim, perdeste a possibilidade de obter achievements a meio do save? Como?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 9 horas:

Como assim, perdeste a possibilidade de obter achievements a meio do save? Como?

Segundo o Gemini:

"If your Europa Universalis IV (EU4) Ironman save has stopped earning achievements, it is usually because the game checksum has changed (due to updates/mods) or connection to Steam was lost. 
Once a save file is saved while achievements are disabled, it cannot be fixed directly. However, you can try to revert to a backup or restore the previous environment."

Como não há mais updates a sairem e os 4 mods que tenho são compatíveis com achievements, presumo que o jogo terá gravado enquanto a conexão à internet (e consequente ao Steam) foi temporariamente interrompida.

Como isto me aconteceu há tipo 1 ano e fiquei escaldado ia sempre metendo o olho na taça no canto superior direito para garantir que está presente, mas como isto não me acontecia há tanto tempo facilitei e só apanhei passado dois dias 😞

Btw sai a versão 1.2 e adição de conteúdos ao EU5 de hoje a uma semana, pode ser que seja desta faça a transição pq estou com tempo (voltei à licença de paternidade esta semana)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...