Tio Hans Publicado 8 Novembro 2023 Citação de Ego Sum, há 3 horas: É como os livros que faltam de Game of Thrones... A maior parte dos jogos deste género acaba por ser espremido ao máximo com DLCs. Com o Crusader Kings II foi igual, Civilization VI idem, etc Faz algum sentido. O jogo hoje é totalmente diferente do que era quando foi lançado. É como estar a jogar o CM 01/02 e o FM24 Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 8 Novembro 2023 O maior problema do EUIV, neste momento, é performance. O jogo corre terrívelmente face ao que poderia correr e lategame fica bastante lento. Eles estão a expremer ao máximo o que dá para fazer isto. O EUV eventualmente sairá. Faz o seu sentido. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 28 Dezembro 2023 Citação de Ego Sum, Em 07/11/2023 at 10:44: Ontem com Al Andalus já consegui as ilhas que me faltavam no mediterrâneo que pertenciam a Génova, finalmente consegui fechar essa missão, o que deu acesso a fechar a da Sicilia (que já tinha há um tempo). Vi que a Rússia não se juntava à guerra contra mim e que dos pesos pesados só teria de lidar com a Austria então aproveitei. Nem sei se vale a pena despoletar o evento e criar Sicily como meu Muslin March ou se mantenho comigo e fico com os buffs de 20 anos que dá. A próxima grande guerra será contra os Otomanos para começar a conquistar até ao Egipto para desbloquear a próxima missão, mas apesar de já ter mais homens que eles preciso de amadurecer mais. Vou começar a partir Kilwa e Etiópia para me começar a aproximar do outro lado e fazer pinça (do lado da Ásia já tenho um exército forte que fui desenvolvendo para conquistar Filipinas e Malucas. Voltei hoje a isto para acabar as últimas décadas. Quando parei há umas semanas já tinha a mission tree de Andalusia toda feita menos a missão que implica ter a maior parte do trade power de costa do marfim (nem sei pq, todas a provincias eram minhas). As guerras mais desafiantes foram contra França e outra contra os Otomanos para completar a mission tree. Os Otomanos nos últimos 100 anos já eram só saco de pancada, apesar de ainda terem muitos territórios, na Europa não tinha interesse em mais do que já tinha portanto virei-me para o sudeste asiático. O vermelho no norte da Europa é a Dinamarca, acabamos por virar aliados um bocado aleatoriamente, e aproveitaram para varrer terras para eles em guerras subjacentes. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 17 Janeiro 2024 (editado) Esta semana subscrevi pela primeira vez à mensalidade para ter os DLCs todos (faltam-me os últimos 3 que saíram, estou à espera das promoções). Queria fazer um jogo com o Bizâncio, sendo que seria o primeiro jogo sem ser colonizador (até hoje fiz Portugal, Holanda, Nápoles/Duas Sicílias e Granada/Andaluzia). Comecei na 2ª, foram dois dias seguidos a ir para a cama às 2:30, não me lembro da última vez que fiz uma coisa destas em dias de semana. Adorei, acabou por divergir um bocado dos guias que fui vendo no Youtube mas correu bem. Primeiros Aliados: Sérvia, Papal States, Hungria e Muscovoy. Guerras do 1º dia: Epirus, tomar Arta e torna-los vassalos Otomanos com a Hungria aliada a mim, fiquei com Warscore a 51 não consegui muito mais na Anatólia com os debuffs todos que ainda tinha no exército. Consegui recuperar os cores todos na Grécia / Balcãs. Veneza, para tomar os cores da Grécia, mais umas províncias no Adriático tipo Ragusa Nápoles, aproveitar enquanto não tinham aliados fortes, fiquei com metade das províncias Aliados seguintes: Áustria, Muscovoy, Crimeia e Milão Guerras de ontem: Otomanos novamente com a Áustria aliada a mim, tomei o resto das balcãs menos 1 província (para evitar distance war), assim como um par na Anatólia Bósnia (para ficarem vassalos, missão) aliada com a Sérvia (para mandar a baixo a aliança e capturar Kosovo que tem mina de ouro) Génova aliada com Veneza e Florença, para ir buscar as ilhas que faltavam no Egeu, mais um par de terras no Adriático, Córsega, e dinheiro (muito importante que estamos sempre negativos até desenvolver a minha de ouro no Kosovo) Aliados atuais: Áustria, Muscovoy, Milão e Inglaterra Em 1482 estou assim. Bósnia e Bulgária são vassalos que eventualmente absorverei. Próximas zonas de foco: Otomanos (quando acabarem a tréguas), falta-me Rodes para acabar uma missão e preciso de mais Anatólia Sérvia (quando acabarem a tréguas), tomar o resto do país e concluir a missão Tunísia, além de ser missão tenho a mesma força que eles sozinho, só têm duas alianças pequenas Mamelucos, preciso de Alexandria Áustria atua à minha mercê, é a powerhouse que só luta as minhas guerras pq estou a gerir muito bem o chegar aos 10 favores assim como garantir que estão sempre em guerra comigo para evitar entrarem nas deles. Ontem acabei por voltar atrás uns 3 ou 4 anos pq não geri bem e eles meteram-se numa guerra grande com a Polónia e amigos o que me arrastou e arrasou qualquer agenda própria que eu tivesse. ___________ Deixo aqui o guia do Red Hawk que foi o que achei mais relevante estudar antes de começar, uma vez que com o último patch e o King of Kings mudou bastante. Editado 17 Janeiro 2024 por Ego Sum 2 Compartilhar este post Link para o post
Pocahontas Publicado 17 Janeiro 2024 Esse RedHawk deve ser o que tem os melhores vídeos de EU4, sobretudo para pessoal mais "novo" no jogo. No entanto, descobri o canal do ThePlaymaker, e o que eles conseguem fazer com países é absurdo, recomendo para quem gosta do jogo ver um vídeo ou dois. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 17 Janeiro 2024 (editado) Citação de Banks29, Em 07/11/2023 at 15:56: Irei dar uma vista de olhos a isso. Andam a jogar o IV ? Ele está com 70% de desconto na steam mas nem sei que se tem expansões ou assim Eu sei que isto é antigo, mas podes pagar uma mensalidade para teres o DLC todo Eu neste momento estou com Portugal, nem 100 anos depois e já tenho Castela completamente dominada, Aragão já quase não existe na Peninsula e já vou com 4 nações coloniais. Ajudou imenso a Inglaterra ter quebrado a minha aliança com eles o que me permitiu ter a França como aliado Editado 17 Janeiro 2024 por El Colosso Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 17 Janeiro 2024 Citação de Pocahontas, há 53 minutos: Esse RedHawk deve ser o que tem os melhores vídeos de EU4, sobretudo para pessoal mais "novo" no jogo. No entanto, descobri o canal do ThePlaymaker, e o que eles conseguem fazer com países é absurdo, recomendo para quem gosta do jogo ver um vídeo ou dois. Também descobri esse ThePlaymaker, e o gajo é só maluco, tem com cada estratégia absurda que não lembra ao diabo. Faz-me lembrar um bocado o Florryworry, mas esse está num nível de deus. Compartilhar este post Link para o post
Pocahontas Publicado 17 Janeiro 2024 Citação de Claudiojp, há 12 minutos: Também descobri esse ThePlaymaker, e o gajo é só maluco, tem com cada estratégia absurda que não lembra ao diabo. Faz-me lembrar um bocado o Florryworry, mas esse está num nível de deus. Acho que também já vi, nomeadamente um em que ele estava com Gotland (ou era The Knights? já não me lembro bem) e vejo-o a dar min/max no combate de barcos e fiquei parvo. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 17 Janeiro 2024 Citação de Pocahontas, há 2 horas: Esse RedHawk deve ser o que tem os melhores vídeos de EU4, sobretudo para pessoal mais "novo" no jogo. No entanto, descobri o canal do ThePlaymaker, e o que eles conseguem fazer com países é absurdo, recomendo para quem gosta do jogo ver um vídeo ou dois. Tenho de dar uma olhada, mas pela descrição mais numa ótica de entretenimento do que fazer eu próprio 😅 Para mim os melhores para aprender são o The Red Hawk e o Ludi et Historia, são os que vi desde que comprei o jogo em Abril 2022. Provavelmente foram os que me aconselharam aqui na altura. Na altura comprei os DLCs todos por 18€, alguém tem ideia em que altura do ano este tipo de promoções costumam aparecer, para comprar os que saíram entretanto? Compartilhar este post Link para o post
Pocahontas Publicado 17 Janeiro 2024 Citação de Ego Sum, há 52 minutos: Tenho de dar uma olhada, mas pela descrição mais numa ótica de entretenimento do que fazer eu próprio 😅 Para mim os melhores para aprender são o The Red Hawk e o Ludi et Historia, são os que vi desde que comprei o jogo em Abril 2022. Provavelmente foram os que me aconselharam aqui na altura. Na altura comprei os DLCs todos por 18€, alguém tem ideia em que altura do ano este tipo de promoções costumam aparecer, para comprar os que saíram entretanto? o ThePlaymaker é muito mais entretenimento a meu ver, por causa das "tag switches", e mais raramente, certos exploits que costuma fazer e que eu não gosto muito de reproduzir, mas dá sempre para aprender novas técnicas. Eu também comprei na altura com os DLCs todos (na humble se não me engano) e entretanto fui comprando os que iam saindo individualmente na instant quando apareciam em promo (tipo 7 euros acho), mas falta-me este último ainda. Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 17 Janeiro 2024 Citação de Ego Sum, há 1 hora: Tenho de dar uma olhada, mas pela descrição mais numa ótica de entretenimento do que fazer eu próprio 😅 Para mim os melhores para aprender são o The Red Hawk e o Ludi et Historia, são os que vi desde que comprei o jogo em Abril 2022. Provavelmente foram os que me aconselharam aqui na altura. Na altura comprei os DLCs todos por 18€, alguém tem ideia em que altura do ano este tipo de promoções costumam aparecer, para comprar os que saíram entretanto? Eles costumam fazer promoções assim pesadas prai 2 vezes por ano, é estares com atenção. Mas nunca fazem assim em alturas definidas 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 21 Janeiro 2024 (editado) Está quase. Acho que vai ser desta que vou recriar Roma. Depois de quebrar a aliança com os países católicos para uma missão não consegui retomar mais com a Áustria. Precisava de 4 provincias deles para cumprir uma missão, eram demasiado fortes mas durante a guerra com os protestantes aproveitei uma nesga em que a Great Britain (aliado da Áustria e meu) estava cheio de war exhaustion para entrar na guerra, e Rússia (meu aliado) estavam em guerra com eles também por motivos religiosos. Pronoias: Bulgária e a Bósnia desde o início (desativei herança mas nunca recebi os territórios apesar de dos reis já terem morrido pq têm um liberty desire elevado) Marrocos Vassalos: Syria (a ser integrada, a 30%) Savoy Para continuar a árvore das missões tenho de conquistar a Ibéria e França, mas tenho de esperar pq a Europa coligou-se toda contra mim. Vou-me virar para os árabes da direita que são meus aliados, mas que têm ali umas terras que preciso para missão. Editado 21 Janeiro 2024 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 25 Janeiro 2024 Citação de Ego Sum, Em 17/01/2024 at 16:46: Tenho de dar uma olhada, mas pela descrição mais numa ótica de entretenimento do que fazer eu próprio 😅 Para mim os melhores para aprender são o The Red Hawk e o Ludi et Historia, são os que vi desde que comprei o jogo em Abril 2022. Provavelmente foram os que me aconselharam aqui na altura. Eu via o Arumba no Youtube. O gajo filmava basicamente campanhas inteiras do início ao fim, mesmo que só visses parte aprendias imenso. Entretanto deixei-me disto porque este jogo leva ainda mais horas da tua vida que o FM. É mesmo daquelas m*rda que ligas o computador às 7 da noite, de repente são 2 da manhã e "ainda nem sequer fizeste nada" e "é só mais uns cliques só para acabar isto num instante". Fujam 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 26 Janeiro 2024 Citação de noikeee, há 12 horas: Eu via o Arumba no Youtube. O gajo filmava basicamente campanhas inteiras do início ao fim, mesmo que só visses parte aprendias imenso. Entretanto deixei-me disto porque este jogo leva ainda mais horas da tua vida que o FM. É mesmo daquelas m*rda que ligas o computador às 7 da noite, de repente são 2 da manhã e "ainda nem sequer fizeste nada" e "é só mais uns cliques só para acabar isto num instante". Fujam Concordo em absoluto, é o que me tem acontecido neste save. Estive a marinar uns anos pq fui com muita sede ao pote o que levou a muita aggressive expansion e a Europa toda coligada contra mim. Durante esse período para me entreter fui fazendo umas guerras para os lados da Pérsia e corno de África (foi mesmo para entreter, pq nem faziam parte das missões nem cores de Roma). Entretanto: A Grã Bretanha (minha aliada) declarou guerra a França por uma província no norte, eu tive 85% de contribuição na guerra portanto recebi imensas províncias do sul de França. Isto foi ótimo pq conquistei mais Gália que preciso para as missões sem aggressive expansion Portugal saiu da coligação, aproveitei para fazer reconquest por Marrocos, sendo desculpa obviamente para ir buscar mais terras à península ibérica com menos aggressive expansion. Libertei Leão, para numa próxima poder fazer Reconquest e manter aggressive expansion baixa A Austria com a saída de França, Portugal e Espanha da coligação também saiu, portanto acho que vou aproveitar para molhar a sopa, deverá ser a próxima guerra Relações: Aliados Rússia Grã Bretanha Dinamarca Lubeck Vassalos Savoy Lucca Pronoias Kiev Etiópia Medri Bahri Leão Compartilhar este post Link para o post
Pocahontas Publicado 16 Fevereiro 2024 Quando jogo a isto, preciso de duas coisas para me divertir: o país ter uma mission tree, e andar atrás de achievements. Acho que tive o meu melhor save até agora (não estou a conseguir tirar screens no jogo, não sei porquê): Acho que ainda consigo apanhar mais 3 ou 4, com o mais difícil, a meu ver lmao, ser o de chegar a 1821. O late game é a cena mais penosa de sempre, um autêntico calvário, tanto que estou em 1740 e vou meter o jogo de lado porque já não consigo jogar mais por agora. Fiz uma run Provence > Jérusalem > Sardinia-Piedmont > França > Roman Empire e tenho basicamente a Europa toda excepto os países escandinavos, norte de África e terras até a Índia. Para além disso, dei full annex à Inglaterra e à Espanha nos últimos anos e recuperei a maior parte dos territórios indonésios e oceânicos para além das colónias todas que tinham. Estou tipo com 15k development, foi engraçado até 1615 para aí. 3 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 19 Fevereiro 2024 Citação de Pocahontas, Em 16/02/2024 at 12:30: Quando jogo a isto, preciso de duas coisas para me divertir: o país ter uma mission tree, e andar atrás de achievements. Acho que tive o meu melhor save até agora (não estou a conseguir tirar screens no jogo, não sei porquê): Acho que ainda consigo apanhar mais 3 ou 4, com o mais difícil, a meu ver lmao, ser o de chegar a 1821. O late game é a cena mais penosa de sempre, um autêntico calvário, tanto que estou em 1740 e vou meter o jogo de lado porque já não consigo jogar mais por agora. Fiz uma run Provence > Jérusalem > Sardinia-Piedmont > França > Roman Empire e tenho basicamente a Europa toda excepto os países escandinavos, norte de África e terras até a Índia. Para além disso, dei full annex à Inglaterra e à Espanha nos últimos anos e recuperei a maior parte dos territórios indonésios e oceânicos para além das colónias todas que tinham. Estou tipo com 15k development, foi engraçado até 1615 para aí. Fds grande run Sou mesmo noob ao lado disso Compartilhar este post Link para o post
Pocahontas Publicado 19 Fevereiro 2024 Citação de Ego Sum, há 1 hora: Fds grande run Sou mesmo noob ao lado disso É a tal questão dos vídeos, mesmo sem jogar durante uns tempos acaba-se por apanhar umas cenas. Um gajo bom a sério tinha acabado com uma world conquest bem rápido, Provence é mesmo muito OP. Só que 1) não tenho essa qualidade 2) não tenho paciência para o fazer 3) não consigo gerir tropas em quatro sítios diferentes, chato demais. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 6 Abril 2024 Tenho feito stream dessa campanha que comecei esta semana. Se quiserem ver está aí o vod da primeira e para a semana lanço o vod da segunda stream. 2 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Abril 2024 Vai sair o 5, a médio prazo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 9 Abril 2024 Já têm saído algumas coisas sobre isso, não acho grande piada ao rumor de começar em 1337. Não quero mesmo ter de lidar com coisas como peste negra. Quando Crusader Kings III meteu isso este ano estragou o jogo (mas nesse caso faz sentido, para o período histórico). Acho que a start date do EU IV está perfeita, não mexia. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 10 Abril 2024 Eu aqui com mais de 850h de jogo e continuo a sentir que sou horrível ao vosso lado 😂 Pego nisto tipo uma vez por ano para um ou dois saves mais a sério, que nunca chego a acabar, e já mudou sempre tanta coisa que não apanho metade das mechanics que mudaram entre saves. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 10 Abril 2024 Esse começo do EU5 em 1337 não muda muito na Península Ibérica tirando o Reino das Baleares, um Reino de Navarra mais independente, Portugal não ter Ceuta e, se a Paradox for 100% fronteiras corretas, Algeciras pertencer ao Império Merínida aka Reino de Marrocos. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 10 Abril 2024 Eu gosto da mudança de data. Para além disso, vendo os diários semanais, eles têm-se inspirado em outros jogos como o Imperator Rome, o próprio EU3 e foram buscar algumas coisas ao mod Meiou and Taxes, incluindo o sistema de população. Promete muito. Citação de Lebohang, há 6 horas: Esse começo do EU5 em 1337 não muda muito na Península Ibérica tirando o Reino das Baleares, um Reino de Navarra mais independente, Portugal não ter Ceuta e, se a Paradox for 100% fronteiras corretas, Algeciras pertencer ao Império Merínida aka Reino de Marrocos. O Johan (lead dev) confirmou que vai haver Andorra e tudo. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 10 Abril 2024 A parte que pode ser interessante é a guerra dos 100 anos, e todas suas variantes pela Europa fora (por exemplo a crise sucessória em Portugal e a batalha de Aljubarrota acaba por ser parte disse mesmo). Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 12 Abril 2024 Ora cá está o segundo vod. Se me quiserem acompanhar ao vivo: https://www.twitch.tv/claudiojp94 Compartilhar este post Link para o post