Maffu Publicado 4 Novembro 2023 Citação de mikec, Em 03/11/2023 at 16:49: Acho Bizâncio bastante mais fácil do que Granada. Sempre que joguei com eles ataco logo Epirus e desato a construir Galleys para poder controlar o estreito. Depois, é esperar que os otomanos declarem guerra a algum país vizinho e garantir que os soldados deles estão a sul do estreito. Contratar muitos mercenários e atacar logo o forte em Gallipoli para certificar que os otomanos não conseguem passar. A partir desse momento, todo aquele território a norte é teu. Biz vai ser f*dido após o novo patch. Levaram mega nerf ao early game e buff ao late. Muito porque hoje em dia já há 300.000 starts viáveis para Biz. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 4 Novembro 2023 Citação de Ego Sum, Em 03/11/2023 at 16:41: Se tivesse os Otomanos do meu lado aventurava-me, mas eles são inúteis. Não entram em guerra nenhuma minha pq estão soterrados em dívidas, e tb são aliados de França desde prai 1500 (sabe-se lá pq...) É um evento histórico que foi introduzido com a DLC Domination. https://en.wikipedia.org/wiki/Franco-Ottoman_alliance 1 Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 4 Novembro 2023 A pior cena do EU IV, imo, é a nova cena que acontece nos ultimos 2 patches em que casualmente os paises que estão a tua beira dão todos blob. É fantástico. A parte positiva da ultima DLC é que tenho visto coisas absolutamente fascinantes. Desde a PLC raramente se formar pq a Polonia não aceita a união, a Suécia normalmente quando dás por eles já conquistaram a escandinavia e a Rússia, a Austria perde o HRE para um Cilli da vida 😂. Outra coisa que tenho visto mais é random tags a dar pop, parece-me que a AI da mais release em peace deals quando não consegue anexar territórios. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 5 Novembro 2023 Citação de Maffu, há 23 horas: Biz vai ser f*dido após o novo patch. Levaram mega nerf ao early game e buff ao late. Muito porque hoje em dia já há 300.000 starts viáveis para Biz. Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 5 Novembro 2023 Citação de Lebohang, há 6 horas: I mean, foi nerfado. Esses gajos é que são mega viciados e conheces todas as mecanicas do jogo. Metias-me a mim e em 2 anos estava em game over 😂 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 6 Novembro 2023 Citação de Maffu, Em 04/11/2023 at 18:09: A pior cena do EU IV, imo, é a nova cena que acontece nos ultimos 2 patches em que casualmente os paises que estão a tua beira dão todos blob. É fantástico. A parte positiva da ultima DLC é que tenho visto coisas absolutamente fascinantes. Desde a PLC raramente se formar pq a Polonia não aceita a união, a Suécia normalmente quando dás por eles já conquistaram a escandinavia e a Rússia, a Austria perde o HRE para um Cilli da vida 😂. Outra coisa que tenho visto mais é random tags a dar pop, parece-me que a AI da mais release em peace deals quando não consegue anexar territórios. Escreve em português meu, não percebi nada. Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 6 Novembro 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 52 minutos: Escreve em português meu, não percebi nada. Citação A pior cena do Europa Universallis IV, na minha opinião, é a nova cena que acontece nos ultimos 2 patches em que casualmente os paises que estão a tua beira dão todos blob conseguem todos conquistar rapidamente territórios.. É fantástico. A parte positiva da ultima DLC é que tenho visto coisas absolutamente fascinantes. Desde a PLC (Polish–Lithuanian Commonwealth) raramente se formar porque a Polónia não aceita a união, a Suécia normalmente quando dás por eles já conquistaram a Escandinavia e a Rússia, a Áustria perder o controlo do HRE (Holy Roman Empire) para um Cilli da vida 😂. Outra coisa que tenho visto mais é random tags a dar pop paises que raramente apareciam nos jogos a conseguirem aparecer, parece-me que a AI as nações controladas pelo computador (estão a) dar mais release aqui não sei mesmo o termo em português para release. Soltar? Dar indepêndencia) em peace deals (nos tratados de paz) quando não consegue anexar territórios. Editado 6 Novembro 2023 por Maffu 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 6 Novembro 2023 Neste save tb senti aparecerem mais nações, por exemplo Maiorca. Este tb acho que foi o primeiro que se deu uma independência nos US, com o meu suporte. Thirteen Colonies virou Florida. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 6 Novembro 2023 Não adoram aquele momento em que fazem 30.000 saves seguidos na Europa e não acontece nada digno de nota e no único save em que começam fora do Velho Continente na primeira província sob posse de uma potência europeia visível no mapa descobrem que os Otomanos são aliados da Polónia? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 7 Novembro 2023 Eu estou a jogar com Florença. Já passei a ser Itália e agora estou empenhado em ter todas as províncias do mediterrâneo. Já faltou bem mais. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 7 Novembro 2023 (editado) Ontem com Al Andalus já consegui as ilhas que me faltavam no mediterrâneo que pertenciam a Génova, finalmente consegui fechar essa missão, o que deu acesso a fechar a da Sicilia (que já tinha há um tempo). Vi que a Rússia não se juntava à guerra contra mim e que dos pesos pesados só teria de lidar com a Austria então aproveitei. Nem sei se vale a pena despoletar o evento e criar Sicily como meu Muslin March ou se mantenho comigo e fico com os buffs de 20 anos que dá. A próxima grande guerra será contra os Otomanos para começar a conquistar até ao Egipto para desbloquear a próxima missão, mas apesar de já ter mais homens que eles preciso de amadurecer mais. Vou começar a partir Kilwa e Etiópia para me começar a aproximar do outro lado e fazer pinça (do lado da Ásia já tenho um exército forte que fui desenvolvendo para conquistar Filipinas e Malucas. Editado 7 Novembro 2023 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 7 Novembro 2023 Tive a ler um bocado do tópico e estava a pensar testar, alguma ideia para alguém que nunca jogou isto ? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 7 Novembro 2023 Citação de Banks29, Agora: Tive a ler um bocado do tópico e estava a pensar testar, alguma ideia para alguém que nunca jogou isto ? Muita paciência. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 7 Novembro 2023 (editado) Citação de Banks29, há 2 horas: Tive a ler um bocado do tópico e estava a pensar testar, alguma ideia para alguém que nunca jogou isto ? Acho que só comecei a jogar em 2021, portanto tb sou recente. O que fiz na altura foi ver alguns vídeos de tutorial no Youtube para perceber as mecânicas. Depois procurei quais seriam os países mais fáceis para começar, escolhi Portugal, e depois vi um vídeo no Youtube com a estratégia para Portugal. Com esse vídeo consegues perceber o tipo de coisa que é esperado fazeres quando começas o jogo, que tipo de estratégia podes adoptar para ser bem sucedido, e por aí fora. Só com esse save aprendi tudo, cheguei à data final com a mission tree de Portugal toda feita e com o mundo dominado por mim. Desde o início que jogo sempre em dificuldade normal, nem me passa pela cabeça jogar acima disso. Os saves são difíceis nos primeiros anos, em que a economia é uma miséria e estás sempre a endividar-te, mas à medida que os anos passam começas a ficar rico com o desenvolvimento tecnológico e comércio. O meu problema a partir de 1600 é ter dinheiro a mais a acumular, nem sei onde o gastar. Btw não sei se já jogaram com o patch desta semana, mas gostei muito as novas notificações que implementaram. Finalmente um pop-up para quando a Diet e Seize Land estão disponíveis em vez de ir lá de vez em quando consultar. Editado 7 Novembro 2023 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 7 Novembro 2023 Citação de Ego Sum, há 3 horas: Acho que só comecei a jogar em 2021, portanto tb sou recente. O que fiz na altura foi ver alguns vídeos de tutorial no Youtube para perceber as mecânicas. Depois procurei quais seriam os países mais fáceis para começar, escolhi Portugal, e depois vi um vídeo no Youtube com a estratégia para Portugal. Com esse vídeo consegues perceber o tipo de coisa que é esperado fazeres quando começas o jogo, que tipo de estratégia podes adoptar para ser bem sucedido, e por aí fora. Só com esse save aprendi tudo, cheguei à data final com a mission tree de Portugal toda feita e com o mundo dominado por mim. Desde o início que jogo sempre em dificuldade normal, nem me passa pela cabeça jogar acima disso. Os saves são difíceis nos primeiros anos, em que a economia é uma miséria e estás sempre a endividar-te, mas à medida que os anos passam começas a ficar rico com o desenvolvimento tecnológico e comércio. O meu problema a partir de 1600 é ter dinheiro a mais a acumular, nem sei onde o gastar. Btw não sei se já jogaram com o patch desta semana, mas gostei muito as novas notificações que implementaram. Finalmente um pop-up para quando a Diet e Seize Land estão disponíveis em vez de ir lá de vez em quando consultar. Irei dar uma vista de olhos a isso. Andam a jogar o IV ? Ele está com 70% de desconto na steam mas nem sei que se tem expansões ou assim Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 7 Novembro 2023 Citação de Banks29, há 1 hora: Irei dar uma vista de olhos a isso. Andam a jogar o IV ? Ele está com 70% de desconto na steam mas nem sei que se tem expansões ou assim Tem umas 500, e todas elas são praticamente essenciais para jogar. Eu por acaso faltam-me as últimas 3. Já a contar com esta nova que saiu. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 7 Novembro 2023 Citação de Claudiojp, há 1 minuto: Tem umas 500, e todas elas são praticamente essenciais para jogar. Eu por acaso faltam-me as últimas 3. Já a contar com esta nova que saiu. Há algum bundle para comprar tudo ou tem de ser uma a uma E alguma ideia do total que o jogo acabaria por me sair ? Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 7 Novembro 2023 Citação de Banks29, há 6 minutos: Há algum bundle para comprar tudo ou tem de ser uma a uma E alguma ideia do total que o jogo acabaria por me sair ? Há uns tempos saiu um bundle no Humble Bundle, mas agora não há por aí nada que eu saiba. Vê os preços no allkeyshop.com antes de comprares na steam. Eu pessoalmente só costumo comprar os DLC quando ficam a 50% ou menos. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 7 Novembro 2023 btw, fala-se que o 5 está a ser feito. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 7 Novembro 2023 (editado) Citação de Claudiojp, há 53 minutos: Há uns tempos saiu um bundle no Humble Bundle, mas agora não há por aí nada que eu saiba. Fui ver, foi isso que comprei em Abril 2022 (pensava que jogava disto há mais tempo). Custou 18.19€ com todas as expansões que existiam à data, creio. Editado 7 Novembro 2023 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 8 Novembro 2023 Citação de Tio Hans, há 16 horas: btw, fala-se que o 5 está a ser feito. Ao tempo que há esse rumor. Lembro me de ouvir falar no último Patch e último DLC prai desde o Origins. Btw @Banks29 lembrei me agora, podes subscrever todos os DLC por 5€ por mês. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 8 Novembro 2023 Citação de Claudiojp, há 2 minutos: Ao tempo que há esse rumor. Lembro me de ouvir falar no último Patch e último DLC prai desde o Origins. Btw @Banks29 lembrei me agora, podes subscrever todos os DLC por 5€ por mês. Como faço isso ? Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 8 Novembro 2023 Citação de Banks29, há 2 horas: Como faço isso ? https://store.steampowered.com/app/1896050/Europa_Universalis_IV__Expansion_Subscription/ 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 8 Novembro 2023 Citação de Claudiojp, há 3 horas: Ao tempo que há esse rumor. Lembro me de ouvir falar no último Patch e último DLC prai desde o Origins. Btw @Banks29 lembrei me agora, podes subscrever todos os DLC por 5€ por mês. É como os livros que faltam de Game of Thrones... A maior parte dos jogos deste género acaba por ser espremido ao máximo com DLCs. Com o Crusader Kings II foi igual, Civilization VI idem, etc Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 8 Novembro 2023 Citação de Ego Sum, há 1 hora: É como os livros que faltam de Game of Thrones... A maior parte dos jogos deste género acaba por ser espremido ao máximo com DLCs. Com o Crusader Kings II foi igual, Civilization VI idem, etc E acho muito bem. Mesmo por exemplo com o Euro Truck. Vão lançar um ETS 3 com o quê mesmo? Que já não haja neste por exemplo? Compartilhar este post Link para o post