Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Europa Universalis

Publicações recomendadas

Citação de Hansy, há 5 horas:

Não tinha quase nada de DLCs e aproveitei este desconto, agora a quantidade de coisas para aprender é quase como se fosse um jogo novo 😂 

Alguém já jogou com os Bizantinos? Gostava de pegar neles e formar a Grécia, mas não consigo maneira de progredir contra o gigante que são os Otomanos a partir daquela posição inicial

Se tens este último DLC, ficou bastante mais difícil jogar com os Bizantinos. 

Entretanto eu também aproveitei as promos para comprar os dois DLCs que faltam, e vi que num dos DLCs adicionaram cenas novas aos Incas e decidi ir atrás do "Sun God" achievement (controlar todas as províncias da américa do sul + todas as instituições). Só me falta uma instituição (vou em 1740) e tenho a América do Sul + metade da América do Norte com quatro colónias no Velho Mundo (há uma missão que permite aos Inca de fazer colónias na Europa) com Léon em Espanha, Marocos no Magrebe, Fulo em África e Cornwall nas Ilhas Britânicas.

Compartilhar este post

Link para o post

image.png

Por aqui falta-me este conteúdo + um immesion pack (origins), sendo que consigo pegar tudo por menos de 15€ com o desconto actual. Acham que vale a pena? E parece-vos que os lançamentos oficiais terminarão por aqui, ou ainda lançam algo mais?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pocahontas, há 31 minutos:

Se tens este último DLC, ficou bastante mais difícil jogar com os Bizantinos. 

Tenho, este DLC melhora os Otomanos de alguma forma? O meu problema parece-me ser que não consigo bons aliados, e se não declarar guerra cedo aos Otomanos eles só vão conquistar e crescer - mesmo que não seja a mim, no save actual deixaram-me em paz até agora, mas estão a roubar imenso território e escalar o nº de tropas, enquanto que a minha economia mal se aguenta de pé 😞

Citação de doom_master, há 26 minutos:

image.png

Por aqui falta-me este conteúdo + um immesion pack (origins), sendo que consigo pegar tudo por menos de 15€ com o desconto actual. Acham que vale a pena? E parece-vos que os lançamentos oficiais terminarão por aqui, ou ainda lançam algo mais?

Pelo que entendi agora estão só focados no desenvolvimento do EU5, portanto estou à espera que o Winds of Change tenha sido o último major DLC.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hansy, há 5 minutos:

Tenho, este DLC melhora os Otomanos de alguma forma? O meu problema parece-me ser que não consigo bons aliados, e se não declarar guerra cedo aos Otomanos eles só vão conquistar e crescer - mesmo que não seja a mim, no save actual deixaram-me em paz até agora, mas estão a roubar imenso território e escalar o nº de tropas, enquanto que a minha economia mal se aguenta de pé 😞

Ainda não os testei, mas supostamente adicionaram "flavour" e novas cenas que tornam o país mais difícil de gerir. A tática para vencer os Otomanos é sempre a mesma: arranjar maneira de controlar o estreito, conseguir bloquear as tropas deles no lado asiático e não ter medo de utilizar tudo e mais alguma coisa para ter o edge (lembro-me que regularmente ficava à beira da bancarrota nessa primeira guerra).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hansy, há 27 minutos:

Pelo que entendi agora estão só focados no desenvolvimento do EU5, portanto estou à espera que o Winds of Change tenha sido o último major DLC.

Também era a ideia que tinha, mas vi malta na net a desconfiar que não, viste não ter havido qualquer anúncio oficial dizendo que seria o último. Estou para aqui a pensar se fará sentir aproveitar esta campaha de descontos.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido muito que fizessem uma campanha destas se ainda fosse para vir por aí mais DLC, principalmente porque quem estava à frente dos DLC's para o EUIV tem andado bastante ativo nos fóruns da Paradox a comentar/discutir questões relacionadas com o EUV. Ainda assim, são +/- 80% de desconto em todas as expansões. Se juro a pés juntos que algures daqui a cinco anos não estarão disponíveis a 90%/de borla na EPIC/outra coisa qualquer? Obviamente que não. Mas eu pessoalmente aproveitava.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

spacer.png

Estou assim, provavelmente já não vai mexer muito, vou só tentar conquistar o resto da América do Norte para ter fronteiras bonitas já que nunca cheguei ao achievement de 1821. Tenho dois vassalos ali no norte (Osage e Creek) porque aqueles territórios estão fora do meu trade end (Caraíbas). Estou com a hegemonia financeira também. Aquilo amarelo na Polónia é... Espanha. Tiveram um jogo insano, até meados de 1570 tinham a Península Ibérica quase toda, metade de França, aqueles territórios em Inglaterra e basicamente metade do mundo com PUs na Polónia, Itália e Norte da Alemanha. Foram claramente o adversário mais difícil que já tive no jogo inteiro. 

Agora provavelmente o próximo save vai ser entre o achievement de Ardabil (e Pérsia), Hisn Kayfa ou uma run mais "chill" para ver as novidades dos Bizantinos ou dos Países-Baixos.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Hansy, há 10 horas:

Alguém já jogou com os Bizantinos? Gostava de pegar neles e formar a Grécia, mas não consigo maneira de progredir contra o gigante que são os Otomanos a partir daquela posição inicial

Citação de Ego Sum, Em 26/01/2024 at 09:58:

Concordo em absoluto, é o que me tem acontecido neste save.

Estive a marinar uns anos pq fui com muita sede ao pote o que levou a muita aggressive expansion e a Europa toda coligada contra mim.

Durante esse período para me entreter fui fazendo umas guerras para os lados da Pérsia e corno de África (foi mesmo para entreter, pq nem faziam parte das missões nem cores de Roma).

Entretanto:

1. A Grã Bretanha (minha aliada) declarou guerra a França por uma província no norte, eu tive 85% de contribuição na guerra portanto recebi imensas províncias do sul de França. Isto foi ótimo pq conquistei mais Gália que preciso para as missões sem aggressive expansion
  2. Portugal saiu da coligação, aproveitei para fazer reconquest por Marrocos, sendo desculpa obviamente para ir buscar mais terras à península ibérica com menos aggressive expansion. Libertei Leão, para numa próxima poder fazer Reconquest e manter aggressive expansion baixa
  3. A Austria com a saída de França, Portugal e Espanha da coligação também saiu, portanto acho que vou aproveitar para molhar a sopa, deverá ser a próxima guerra

Relações:

• Aliados
    • Rússia
    • Grã Bretanha
    • Dinamarca
    • Lubeck
  • Vassalos
    • Savoy
    • Lucca
  • Pronoias
    • Kiev
    • Etiópia
    • Medri Bahri
    • Leão

map.thumb.jpeg.ba98bd5f15c348cc7b905510f37a0c07.jpeg

Eu, partilhei atrás.

Nunca mais dei updates mas fui até à data final. Acabei por conquistar praticamente a Europa toda, Magreb, e península arábica. Formei Roma.

Quando dei cabo dos portugueses, ficaram só com os Açores e Madeira, o Brasil acabou por se emancipar e ficar o overlord das restantes colónias da América do Sul e um dos meus grandes rivais.

Acabei por conquistar América Central, América do Sul, e depois as cenas até sudeste asiático (acabei por entrar no clássico colonizador).

A parte difícil são as primeiras décadas, a partir do momento que chegas ao ponto que cheguei acima é um passeio.

Mais recentemente recomecei um save com os Portugueses, que foi o meu primeiro save quando comecei a jogar isto acho que na versão 1.3.5

Foi a primeira vez que fiz um save em modo Ironman. Continua bastante fácil! Estou nos anos finais de 1800, rolo compressor. Foi a primeira vez que me pus a explorar a sério personal unions. Consegui a Polónia e Áustria assim, e fui usando essas personal unions como pretexto para expandir pela europa central e de leste. No final consegui fazer claim dos Russos, que eram meus aliados e os mais fortes depois de mimo que seria épico, mas nasceu um herdeiro e perdi a claim antes das tréguas de quebra de aliança terem terminado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês a achar tudo fácil, até em Ironman, e eu sempre a ver-me grego nisto porque não percebo metade das mechanics e por não saber o que é meta ou não 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado @Pocahontas@Ego Sum, já percebi que preciso de uma abordagem diferente. Eu não costumo pôr-me em "estratégias de Youtube" (pelo contrário, como jogo sempre em Ironman tendo a ser mais cauteloso para não ser varrido por um erro), mas neste caso vou precisar de mais agressividade inicial se quero progredir. A partir do momento em que tenha reconquistado alguns cores já deve ser um save mais "normal" na prática.

Entretanto comecei um jogo na Índia, com Malwa - eles começam com um líder muito forte o que dá bastante liberdade no que podemos fazer ao início. O objectivo principal será unificar a Índia, e já consegui bastante território (principalmente conquistado aos vizinhos de cima Mewar) mas a AI também está a consolidar e no futuro vou ter de fazer algumas guerras de maior escala. A mecânica dos favores está a ser muito interessante para conseguir manipular as alianças à minha volta - o alvo actual é Gujarat que já consegui isolar diplomaticamente dessa forma.

sPT8gMF.png

Editado por Hansy
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 9 horas:

Vocês a achar tudo fácil, até em Ironman, e eu sempre a ver-me grego nisto porque não percebo metade das mechanics e por não saber o que é meta ou não 😁

Citação de Hansy, há 50 minutos:

Obrigado @Pocahontas@Ego Sum, já percebi que preciso de uma abordagem diferente. Eu não costumo pôr-me em "estratégias de Youtube" (pelo contrário, como jogo sempre em Ironman tendo a ser mais cauteloso para não ser varrido por um erro), mas neste caso vou precisar de mais agressividade inicial se quero progredir. A partir do momento em que tenha reconquistado alguns cores já deve ser um save mais "normal" na prática.

Entretanto comecei um jogo na Índia, com Malwa - eles começam com um líder muito forte o que dá bastante liberdade no que podemos fazer ao início. O objectivo principal será unificar a Índia, e já consegui bastante território (principalmente conquistado aos vizinhos de cima Mewar) mas a AI também está a consolidar e no futuro vou ter de fazer algumas guerras de maior escala. A mecânica dos favores está a ser muito interessante para conseguir manipular as alianças à minha volta - o alvo actual é Gujarat que já consegui isolar diplomaticamente dessa forma.

sPT8gMF.png

Eu não sou craque nenhum, costumo é antes de começar um save estudar no Youtube como é que o Red Hawk e o Ludi et Historia costumam abordar as nações, sigo mais ou menos a diretrizes, e a partir de 1500 é que já costuma ser fog of war a sério.

Nunca na vida conseguiria ter feito sozinho os saves de Granada - Andalusia e o Byzantium - Eastern Roman Empire - Roman Empire sem ter uma estratégia que tendencialmente funcionasse desde início. E não fiz esses em iron man, houve save scumming.

Portugal é que acho de facto fácil por isso é que foi o meu primeiro Iron Man. Temos uma vantagem gigante a colonizar grande parte do mundo logo no início, principalmente se rebentarmos com Castela cedo. Só muito mais tarde é que apareceram colonizadores, e até foi mais a Holanda e a Suécia.

Este save tb foi muito atípico, foi a primeira vez que Castela e Aragão não se fundiram como Espanha, e acabei por dar cabo dos dois separadamente.

Aliás, fui herege. Fiz a mission tree de Portugal toda, e para não ficar aborrecido criei Espanha militarmente 😅. Tivesse tido este objetivo em mente mais cedo em vez de andar a perder tempo em guerras no sudeste asiático até acredito que tivesse conseguido criar o Roman empire outra vez.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 18 minutos:

Eu não sou craque nenhum, costumo é antes de começar um save estudar no Youtube como é que o Red Hawk e o Ludi et Historia costumam abordar as nações, sigo mais ou menos a diretrizes, e a partir de 1500 é que já costuma ser fog of war a sério.

Também faço isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Também costumo ver alguns vídeos para ter mais ou menos uma ideia, porque costumo muito fazer "achievement hunt" e muitas vezes é preciso caminhos específicos e outros. No entanto neste de Cuzco -> Inca, fui sem ver nada e foi engraçado, fez com que a minha run não fosse perfeita e que demorasse mais do que o que devia. Por exemplo, a parte da reforma da religião: tens que ter uma província adjacente a uma de um país com instituição (basicamente Espanha ou Portugal, naquela situação) e eu não estava a conseguir porque só tinha já colónias formadas. Entretanto, Espanha faz aquela "threaten war" e eu recusei dar uma província a toa e fui para a guerra. Onze anos depois, ganhei por pouco (tinha tipo 8%), mas estava numa situação má já que a guerra foi toda em meu solo, com uma bruta desvantagem de tecnologia. Passado os seis anos de trevas, a Espanha faz a mesma coisa, só que desta vez recuso e dou a província logo. Resultado: consegui reformar a religião diretamente porque tinha Espanha literalmente no meio do meu território, descobri que tinha perdido só 16 anos a toa.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso raramente faço esses saves com povos da América ou da África subsariana porque sou sempre engolido pelos colonizadores. Só uma vez me safei com uma nação qualquer ali da zona de Moçambique.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 16 minutos:

Por acaso raramente faço esses saves com povos da América ou da África subsariana porque sou sempre engolido pelos colonizadores. Só uma vez me safei com uma nação qualquer ali da zona de Moçambique.

Está mais fácil agora porque os colonizadores demoram ligeiramente mais a chegar e podes atacar as colónias sem chamar o país em questão na maior parte do tempo. Isso e há várias missões que ajudam. Com Inca tinha umas 8 províncias com ouro antes de reformar a religião, quando o fiz e perdi uma data de bônus negativos, fiquei a nadar em dinheiro. Aliás, acho que agora tinha umas 20+ províncias de ouro facilmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Epa, eu leio algumas dicas online no Reddit ou nos fórums e sigo caminho. Normalmente sai metade ao lado 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pocahontas, há 16 horas:

Está mais fácil agora porque os colonizadores demoram ligeiramente mais a chegar e podes atacar as colónias sem chamar o país em questão na maior parte do tempo. Isso e há várias missões que ajudam. Com Inca tinha umas 8 províncias com ouro antes de reformar a religião, quando o fiz e perdi uma data de bônus negativos, fiquei a nadar em dinheiro. Aliás, acho que agora tinha umas 20+ províncias de ouro facilmente.

Isso irrita-me tanto.

Neste save tinha um México OP que criei logo de início mas os USA, que ajudei a libertar da França, passado uns tempos declararam guerra, ganharam e minaram tudo ao roubar terrenos e liberar as tribos lá para o meio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Isso irrita-me tanto.

Neste save tinha um México OP que criei logo de início mas os USA, que ajudei a libertar da França, passado uns tempos declararam guerra, ganharam e minaram tudo ao roubar terrenos e liberar as tribos lá para o meio.

Basta fazeres "Enforce Peace" para eles pararem ou entrares na guerra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pocahontas, há 4 horas:

Basta fazeres "Enforce Peace" para eles pararem ou entrares na guerra.

TIL🤦‍♂️

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Continua a ser chato sendo o colonizador porque entras em guerras contra rivais sem ser nos teus termos (houve um momento em que Léon foi atacada por Portugal, Espanha e Inglaterra ao mesmo tempo), mas ao menos dá para controlar a cena.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pocahontas, Em 15/10/2024 at 16:27:

Comecei a jogar, estava tudo a correr maravilhosamente até Portugal declarar guerra e trazer Espanha atrás.

E pronto, foi bom enquanto durou. 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 minutos:

Comecei a jogar, estava tudo a correr maravilhosamente até Portugal declarar guerra e trazer Espanha atrás.

E pronto, foi bom enquanto durou. 😂

Com Inca? O truque é teres economia suficiente para aguentar um/dois anos com a ajuda de mercenários + ir limpando as tropas das colónias. Tentar acabar a guerra rapidamente nem que seja sem nada em troca (ou dando só uma província ou assim).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pocahontas, há 7 minutos:

Com Inca? O truque é teres economia suficiente para aguentar um/dois anos com a ajuda de mercenários + ir limpando as tropas das colónias. Tentar acabar a guerra rapidamente nem que seja sem nada em troca (ou dando só uma província ou assim).

Eu sei. Já resolvi 2 ou 3 guerras assim. O problema é que agora é contra portugueses e castelhanos. Não tenho tropas que aguentem os tugas a vir de sul, da Patagônia, e os espanhóis a vir de norte e da zona do Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas penalidades não me parecem nada do outro mundo. Dip Rep -6.18 é durinho mas cheira-me que a escala de utilização da dip rep vai ser diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Compre o FM25 através da nossa parceria e ganhe prémios
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...