Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Europa Universalis

Publicações recomendadas

Comecei ontem o primeiro save na HRE, Brandenburg. O jogo é tão extenso que consigo listar todos os saves que tive desde que comecei há um par de anos.

1. Portugal
  2. Holanda (único tall country até agora)
  3. Nápoles -> Duas Sicilias
  4. Granada -> Andalusia
  5. Byzantium -> Eastern Roman Empire -> Roman Empire
  6. Portugal -> Spain
  7. Brandenburg

Objectivo Brandenburg -> Prussia -> Germany.

Vou tentar explorar mais as PUs, só no último save comecei a perceber realmente quão forte essa mecânica é. Com a Polónia como PU conquistei Eastern e Central Europe quase toda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Em 19/10/2024 at 19:25:

Comecei a jogar, estava tudo a correr maravilhosamente até Portugal declarar guerra e trazer Espanha atrás.

E pronto, foi bom enquanto durou. 😂

Resolvi o problema facilmente. Ofereci a paz a Portugal nos termos que eles queriam. Grosso modo, com as províncias que eles queriam criaram uma colonial nation que eu ataquei imediatamente, recuperei tudo e ainda consegui mais algumas províncias. Senti-me muito inteligente.

• Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post

O meu primeiro save com Brandenburg deu m*rda, fui com demasiada sede ao pote a conquistar províncias e tb estava habituado a no jogo anterior não ter problemas de dinheiros, então estava sempre com army maintenance no máximo.

O principal responsável foi uma guerra inesperada que o meu aliado Polónia teve contra a Hungria e me chamou. Pior, Bohemia tb estava em guerra contra a Hungria, ganhou a PU, portanto a guerra continou contra Bohemia. Numa guerra seguinte consegui as províncias da Teutonic Order todas, mas depois fui à bancarota sendo que o meu exército nem conseguia mandar abaixo uma stack de rebeldes.

Outra coisa que não ajudou foi o meu herdeiro morrer, e acabar com a dinastia dos polacos/lituanos. Pelo que percebi nem dava para eventualmente fazer claims to the throne pq eles eram uma elective monarchy, mais valia ter acabado com a dinastia dos autriacos.

Como é Iron Man preferi começar um save de novo. Neste já consegui fazer as coisas direitinho a gerir tanto economia como expansão. O único senão foi onde deixei ontem, depois de conquistar os teutões formou-se uma coalition. Mas acho que será tranquilo, é só deixar arrefecer.

Acho que vou aproveitar para fazer uma humiliation war com um rival fronteiriço quando acabarem as tréguas, e para desenvolver o reino.

Talvez aproveite para ver uns vídeos no Youtube, pq depois da Teutonic Order não tenho grande ideia qual será o melhor percurso para o sucesso.

Ah, é a primeira vez que estou a começar no centro da europa, a quantidade de RNG é surreal. Fiz tipo 10 anos nos 2 saves com a mesma nação, o que aconteceu à volta foi completamente diferente.

No outro a Lituânia estava em PU com Polónia, neste não. Neste Brunswick por alguma magia conseguiu Burgundy e os países baixos todos.

Compartilhar este post

Link para o post

C0B91C48-0D5E-41D2-AE8F-BBDF8D68CE5E.png

Mais um achievement, Ardabil -> Persia. Depois de alguns restarts consegui aguentar o suficiente para ir comendo províncias a norte, consegui aliar-me a Aq Qoyunlu e aos Otomanos e desde aí tem sido GG. O Baluchistan é meu vássalo. Agora tenho de ver se tenho paciência de ir ao 'This is Persia' (tenho de ter o Egito, Grécia e Anatolia toda lmao).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 17 horas:

Resolvi o problema facilmente. Ofereci a paz a Portugal nos termos que eles queriam. Grosso modo, com as províncias que eles queriam criaram uma colonial nation que eu ataquei imediatamente, recuperei tudo e ainda consegui mais algumas províncias. Senti-me muito inteligente.

EU logic 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um herdeiro aleatório mulher com stats muito baixas. Vi que ia perder o cargo de imperador da HRE quando o pai dela morresse, portanto mandei o herdeiro para o lixo que é algo que não costumo fazer.

Calhou-me outro muito jeitoso. Como não costumo fazer isto não sabia/me lembrava que as alianças com casamentos reais cairiam todas (Áustria e Polónia).

Ora isto na verdade foi um mimo pq estou a uma guerra de conquistar as províncias que me faltam para desbloquear a missão que me força a entrar Polónia a dentro.

Os astros alinharam-se, Áustria, Hungria e Otomanos apesar de partilharem todos fronteiras não são rivais. Aliei-me com os 3, acho que a guerra contra a Polónia e Lituânia vai ser um passeio. 

Untitled.png

PS: Qual será a melhor estratégia para daqui a umas décadas me converter para protestante e poder formar a Prússia? Estou a gostar de ser imperador da HRE, nem sei bem a melhor altura para fazer a passagem.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Em 23/10/2024 at 07:47:

Entretanto, a vida seguiu o seu rumo normal. Fui aproveitanto as colonial nations que iam sendo criadas e fui limpando a América do Sul. É praticamente toda minha ou, não sendo, está por colonizar e só eu o posso fazer. Fui, então, entretrer-me a entrar na América Central de sul para norte, que era detida unicamente por uma gigantesca colonial nation, New Castille. Agora os espanhóis declararam-me guerra, com as colonial nations todas atrás. Desliguei o jogo e fui dormir. Vamos ver como vou resolver isto.

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 8 horas:

PS: Qual será a melhor estratégia para daqui a umas décadas me converter para protestante e poder formar a Prússia? Estou a gostar de ser imperador da HRE, nem sei bem a melhor altura para fazer a passagem.

aconselho a seres logo o primeiro/segundo a converter para teres um centro de reformação, para ajudar. Vais perder o emperorship, mas mais vale assim. Depois basicamente até 1550 é tentares ficar o mais forte possível até chegarem as ligas, juntas-te ao campo dos protestantes e declaras guerra ASAP para tornar o HRE em protestante. Ou então, tentar dar dismantle quando te converteres, ficas sem HRE, mas tens caminho aberto para formar facilmente Prussia > Alemanha.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pocahontas, Em 24/10/2024 at 10:29:

aconselho a seres logo o primeiro/segundo a converter para teres um centro de reformação, para ajudar. Vais perder o emperorship, mas mais vale assim. Depois basicamente até 1550 é tentares ficar o mais forte possível até chegarem as ligas, juntas-te ao campo dos protestantes e declaras guerra ASAP para tornar o HRE em protestante. Ou então, tentar dar dismantle quando te converteres, ficas sem HRE, mas tens caminho aberto para formar facilmente Prussia > Alemanha.

Não me correu de feição de modo a seguir esse caminho.

Começou a guerra das ligas antes de eu converter e me juntar, puxada por um Brabant fraquissimo. Os protestantes até tinham a França do lado deles, mas não valeu de muito. Como é Ironman, ardeu.

Depois tb tive demasiada pressa na expansão, acabei por ficar com muitas relações acima do que podia. Com os modifiers negativos, aggressive expansion, e rivais a apoiar a independência desses vassalos, estava difícil baixar a liberty desire para poder anexa-los.

Estou quase no final do século 17, ainda não mudei para Prússia e estou a uma província de poder mudar para a Alemanha.

A Europa está por minha conta, o centro até à Dinamarca é meu. Norte de Itália é de PU/vassalos. Para Oeste e Leste são aliados, same dinasty e royal marriages.

Se tiver sorte e conseguir PU da França e Espanha poderia tentar criar o Roman Empire novamente, mas agora em Ironman. Não acredito que vá dar.

Diplomacia:

• PU
    • Milan (caiu do céu, não fiz nada para isso, nem Royal Marriage
  • Vassalos
    • Veneza (libertei e reconquistei cores)
    • Lubeck
    • Liege (a ser anexado quando conseguir 190 de opinião)
  • Aliados
    • Otomanos
    • França
  • Same disnasty
    • Hungria (foi Aliado, cancelei para poder almejar uma PU quando surgir a oportunidade)
    • França (continua como aliado, não vou atacar PU pq ainda preciso deles)
    • Tb há mais um ou outro HRE que ficaram com a minha dinastia aleatoriamente, que vou ignorar pq são pequenos.
  • Royal marriage, para conseguir same dinasty quando surgir a oportunidade
    • Spain
  • Rivais
    • Great Britain
    • Russia (tem poucos aliados, é fraco)
    • Lithuania (não quero expandir para ali, é um bom saco de pancada para CB Humiliate Rival e ir buscar 100 mana points de cada)
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava de jogar com a Hungria também, mas ter PLC como vizinhos, mais a Sérvia que às vezes está em esteróides, é passar horas a olha para um ecrã castanho avermelhado.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá peguei no jogo e consegui acabar a campanha que comecei o ano passado, fica aí o último vídeo. Agora estou na dúvida se continuo e formo o Roman Empire e faço a mission tree de Itália ou não. Há mais alguns achievements que são possíveis, mas não sei se são interessantes para vídeo.

Editado por Claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a fazer uma campanha com Portugal, quase a Ibéria toda conquistada, 4 CN no Brasil, Caraíbas, La Plata e Austrália, mais vários territórios em África e etc e ataquei Tunis, que estava sem aliados e em guerra com os Otomanos. Assim que ataco, passado dois meses os Otomanos fazem da Tunísia um aylet ou lá o que é que acabo numa guerra ofensiva contra eles (com quase 200k de tropas) mais França, que eram meus aliados e juntaram se do outro lado. Save com o boda basicamente. 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 51 minutos:

Estive a fazer uma campanha com Portugal, quase a Ibéria toda conquistada, 4 CN no Brasil, Caraíbas, La Plata e Austrália, mais vários territórios em África e etc e ataquei Tunis, que estava sem aliados e em guerra com os Otomanos. Assim que ataco, passado dois meses os Otomanos fazem da Tunísia um aylet ou lá o que é que acabo numa guerra ofensiva contra eles (com quase 200k de tropas) mais França, que eram meus aliados e juntaram se do outro lado. Save com o boda basicamente. 😂

maxresdefault.jpg

• Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 horas:

Já estou com ela na mão.

O Red Hawk vai fazer live ao mesmo tempo, pelo que disse ontem no vídeo que publicou.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 2 horas:

A complexidade parece assustadora

Mas a nível de trade o jogo parece estar overpowered, haver malta em 1300 a fazer 100 ducatos de trade income...

Btw já vi por aí vários saves onde Castela comandada pelo CPU começa a colonizar Açores e Madeira, absolutamente inconcebível.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi agora o do Ludi. Nesta fase é interessante ver vários pq como só lhes deixam mostrar 30 mins cada um acabaram por ter diferentes abordagens.

E isto é muito lindo, mas agora estou com vontade de enterrar umas horas no EU4, depois de me ter mantido sóbrio nas últimas 2 semanas em que passei para o Oblivion Remastered.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 10 horas:

Mas a nível de trade o jogo parece estar overpowered, haver malta em 1300 a fazer 100 ducatos de trade income...

Btw já vi por aí vários saves onde Castela comandada pelo CPU começa a colonizar Açores e Madeira, absolutamente inconcebível.

Isto nem uma versão beta é, ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...