Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ego Sum

[Discussão] Jogos RPG

Publicações recomendadas

Citação de Sandes., há 1 hora:

O disco elysium é um jogo do crl.

A escrita está num campeonato à parte.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 1 hora:

A escrita está num campeonato à parte.

É tipo o persona 5 para adultos e pessoas com bom gosto

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tou no último capítulo do Xenoblade 3.

Acho que vou jardar aqui uma p*ta de uma text wall quando acabar que nem vai ser bonito lmao

Como dado curioso, o meu save file tem 106h e se não me apetecesse ver a conclusão acho que conseguia que ficasse com algumas 120h

Mas vou deixar para o new game +, que já me contaram que é melhor. Se soubesse disso acho que tinha -20h ou assim (também houve algumas vezes que fiquei afk ou fiquei alguns 30m parado a bombar a banda sonora)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 9 horas:

Acho que vou jardar aqui uma p*ta de uma text wall quando acabar que nem vai ser bonito lmao

Virgin shaft

Citação de Sandes., Em 23/09/2022 at 19:56:

O disco elysium é um jogo do crl.

Chad sandes

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 5 minutos:

@El Shafto btw já viste a melhor cena do jogo? tão boa que o dunkey até a tweetou

não sei, não me apareceu nada no twitter e evidentemente que não vi o vídeo do dunkey porque

a) é bait do mais barato que há

b) fazer vídeos com major spoilers sem o mínimo de aviso num jogo que assenta muito sobre a sua história é para o porco, mas também não é como se ele quisesse saber, é só bait

hei de ver o vídeo quando acabar o jogo, mas no twitter pelo menos não vi nada

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 2 horas:

não sei, não me apareceu nada no twitter e evidentemente que não vi o vídeo do dunkey porque

a) é bait do mais barato que há

b) fazer vídeos com major spoilers sem o mínimo de aviso num jogo que assenta muito sobre a sua história é para o porco, mas também não é como se ele quisesse saber, é só bait

hei de ver o vídeo quando acabar o jogo, mas no twitter pelo menos não vi nada

acho que vais perceber qual é quando veres, é uma foto

ri-me bastante, mesmo nem sabendo bem o contexto, é weeb shit no seu ponto mais alto

Compartilhar este post

Link para o post

Monolith

clapping-stand-up.gif

Vou já deixar a resposta @Rōnin antes de passar ao que importa. Vou deixar em spoiler, ainda que não diga nada de especial:

Spoiler

É uma lore bomb do tamanho de um nuke, essencialmente. Tem um problema que se alinha com o que vou dizer depois, mas é o que é.

Depois de ver, acho efetivamente porco que o Dunkey tenha spoilado. Sinceramente, eu gosto muito do Dunkey, mas ainda estou para entender a disposição dele para ser edgy a este ponto no que toca a JRPGs e particularmente ao Xenoblade.

Ora então, por onde é que começo. Talvez dizendo que é, evidentemente, um franchise querido para mim e, portanto, sou evidentemente parcial.

Tirado da frente o aviso à navegação, em linhas gerais, adorei. Para mim, da trilogia, é o melhor de todos. Já o tinha dito antes e volto a frisar: junta ambos os jogos com uma mestria soberba e merece todos os créditos por isso, ainda para mais quando até o faz sentido tematicamente.

Claro que nem tudo são maravilhas. Também tem os seus defeitos. Primeiro é um JRPG. Se há alguém que passe neste tópico e esteja a passar os olhos por isto e não saiba o que isto quer dizer, precisa de jogar mais JRPGs. Pode começar pelo Final Fantasy.

Depois há coisas que não posso ignorar. A começar logo por um bug que, não sendo eu um gajo particularmente picuinhas, consegue tirar toda a concentração e imersão, em que, por algum motivo, do nada parece que tens 500 personagens na tua party a andar atrás de ti e estás a ouvir o som dos passos de todos, ou então que alguém está preso algures. Quando viras a câmera para trás, para ver o que está a acontecer, volta tudo ao normal. É genuinamente enervante, para ser honesto, e incomoda-me bastante que não tenha sido uma das maiores prioridades a resolver no primeiro update do jogo.

As escadas. p*ta que pariu as escadas. É um coin flip entre o boneco perceber se quer descer as escadas, se se quer suicidar e atirar-se ravina abaixo.

Eventos de seguir outra pessoa em que a outra pessoa tem uma velocidade diferente do personagem principal. Entendo a questão do roleplay, mas, se é para isso, que tranquem a velocidade do jogador também. Tive de desenvolver a mítica técnica de andar aos S's para conseguir dar match à velocidade dos NPCs. Felizmente não são eventos muito recorrentes, mas ainda são pelo menos uma mão cheia deles e é chato pa crl.

O de-level estar preso atrás do NG+. Eu até percebo a ideia, o jogo tem uma quantidade obscena de side content que quase te grita diretamente "olha, tem misericórdia de ti próprio, saboreia a história e faz o resto no NG+". E tem a sua razão, ainda que eu seja teimoso e acabe o save com 116 horas e 27 minutos. Mas então, se estás aí a defender a lógica, porque é que estás a dizer isto como algo negativo? A culpa é do sistema de classes. O ganho de experiência para subir uma classe de nível está ligado à diferença de níveis para com os monstros, então estares numa área onde estás já algo como dez níveis à frente de todos os monstros e queres trocar um personagem de classe ou queres que este desbloqueie uma classe nova... é para esquecer, o XP é borderline nulo. Sem de-level não tens outra opção além de simplesmente avançar no jogo.

E com isto posso fazer segway para as coisas positivas...

O sistema de classes! Adoro. Já tivemos esta conversa aqui há uns tempos, onde se falou do Golden Sun e eu elogiei o sistema de classes. É coisa que adoro. Ainda para mais quando a Monolith decidiu "ai é, estão sempre a dizer que os healers são useless nos nossos jogos? ora então..." e tornou dois healers em classes absolutamente BONKERS. Não é que a Monolith seja ou vá ser conhecida pelo seu game balancing, mas jesus cristo, desculpem. Anyway, o sistema é divertido, as classes trazem diversidade e a possibilidade de fazer combinações de habilidades entre elas abre portas a personalizações únicas e absolutamente divinais.

A banda sonora. Nem vou perder muito tempo com isto. Que coisa linda.

O cast. Começando pelos voice actors, passando pela caracterização dos personagens e terminando na sua progressão pelo jogo, deve ser, all time, o meu cast favorito de um RPG. A escolha de diferentes regiões/sotaques para representar diferentes áreas e a quantidade absurda de pequenas interações entre o main cast, culminando na sua evolução, acrescentam tanto à sua caracterização. Se isto fosse um velhinho teste de português e existisse a clássica pergunta de caracterizar um personagem, era genuinamente fácil de o fazer, o jogo apresenta-os com clareza e propósito.

As side quests. Há side quests genuinamente boas neste jogo e que adorei fazer, em grande parte porque, como disse, a qualidade na caracterização não se limita ao main cast, há todo um side cast de personagens muito bem feitos.

Spoiler

E há para todos os gostos. Desde todo o papel misterioso do Gray, a edgyness da Ashera e a pirataria do Triton, há para tudo. Pessoalmente, tenho o Triton como favorito, com a Ashera logo a seguir.

Por fim, porque já é tarde e, como tal, não vou escrever tanto quanto queria, porque acho que tem mais piada partilhar o que achei assim ainda a quente, a história. Estou mais do que satisfeito, sinceramente acabei o jogo com um sorriso feliz. Acho-a genuinamente boa, mas acho que tem problemas que suspeitava que teria quando anunciaram o Season Pass e mostraram o que viria neste, ainda para mais pela forma como fizeram as coisas no Xenoblade 2.

A história foca-se no Xenoblade 3, o que permite a qualquer pessoa jogar sem nunca ter jogado qualquer um dos outros, ninguém vai entender menos do plot por isso. Regularmente dá pequenos nods aos seus antecedentes e deixa laivos de algo maior, solta as pontas e cria misteriosos véus...

... sem alguma vez o levantar. Assim como o Xenoblade 2 o fez. Não de forma tão agressiva, até porque também não tinha outros jogos que o antecedessem em contexto de lore, mas também o fazia. E isso incomoda-me, para ser sincero, não é que eu não tenha comprado o DLC, porque sou otário e comprei, mas dar gatekeep a content importante para a história atrás de DLC é algo que não gosto nada. Se fosse algo mais, como é o Future Connected na Definitive Edition do Xenoblade 1, um extra, um presente para os fãs do franchise, não teria problemas com isso. Lore importante e que pode mudar a tua forma de olhar para os eventos do jogo... incomoda-me. Não acho que seja um defeito do jogo e não lhe retiro consideração por isso, mas dou por mim a especular na cabeça sobre o que certas coisas querem dizer porque o véu fica tapado até ao DLC que sairá algures em 2023. Ainda para mais depois do lore nuke que é largado na conclusão do jogo...

Só consigo aplaudir o sucesso do franchise. É merecido, de cult hit na Wii, um "juro que é bom, juro pela minha morte joca", para um dos flagships da Nintendo. ❤️ 

Ao mesmo tempo é uma infelicidade que a Monolith esteja presa na Nintendo. Consistentemente cria universos belíssimos, desafia a lógica dos limites impostos pelo hardware que tem nas mãos e seria incrível ver o que fariam com algo como a PS5. Pena que nunca vá acontecer...

Sorry pela textwall, mas tinha de partilhar nalgum lado, calha a fava aqui. Não sei se vai haver um 4 algum dia, mas se houver... espero ainda cá estar para escrever outra textwall destas.

tl;dr recomendo, monolith > messi e ronaldo

Agora não sei com o que vou seguir. Tenho alguma tentação de fugir um bocado de RPGs para digerir isto, mas ao mesmo tempo tenho coisas como o 13 Sentinels a chamar por mim... escolhas, escolhas. Temático, diria.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, devo retirar um bocado o que disse do Dunkey, que já vi o vídeo e é só mesmo ele a fazer a comédia habitual. My bad.

Continuo a defender que devia chamar a atenção para spoilers, porque revela plot points importantes, mas eu ri-me pa crl com o vídeo

Compartilhar este post

Link para o post

@El Shafto ya, concordo com isso do dunkey, mas a cena que ele postou é tão absurda, tão má que entendo a cena de ele querer tweetar aquilo, é demasiado bom LOOL

em relação aos vídeos, um simples aviso no início seria o suficiente para as pessoas que não conhecem o trabalho dele

Editado por Rōnin
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 14 horas:

Agora não sei com o que vou seguir. Tenho alguma tentação de fugir um bocado de RPGs para digerir isto, mas ao mesmo tempo tenho coisas como o 13 Sentinels a chamar por mim... escolhas, escolhas. Temático, diria.

o 13 sentinels é suficientemente diferente para se tornar uma experiência refrescante, mas acho que poderás cair na tentação de criar comparações e sair defraudado, é um jogo com 13 personagens, mas diria que o mais interessante é o enredo e como as coisas se desenrolam 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 4 horas:

o 13 sentinels é suficientemente diferente para se tornar uma experiência refrescante, mas acho que poderás cair na tentação de criar comparações e sair defraudado, é um jogo com 13 personagens, mas diria que o mais interessante é o enredo e como as coisas se desenrolam 

por acaso não sinto isso, acho que sentiria isso se tivesse jogado o Digimon Survive, que parecem-me algo semelhantes

digo isto depois de fazer o prólogo, fiquei bastante interessado por acaso

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei por pegar noutras coisas e meter de parte para já ;_;

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, Em 25/10/2022 at 22:33:

Acabei por pegar noutras coisas e meter de parte para já ;_;

que tenha sido para jogares uma expansão do ff14 que desconheça

Compartilhar este post

Link para o post

@Rōnin parece que sim. Acho que o Matt Mercer, o Taliesin Jaffe, e parece que entre outros conhecidos estão envolvidos. Pelas vozes parece-me serem eles. Até diria que deve estar quase o cast todo de Critical Role (talvez excepto a Laura?).

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

fica aqui para quem quiser mais dentro do estilo e qualidade de Disco Elysium 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 9 horas:

Tenho estado a ver muita hype com esse jogo, já me deixou expectante também 😄 esse e o Citizen Sleeper são os próximos jogos do género que tenho de olho.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, Em 24/11/2022 at 11:59:

Está no XBOX Game Pass. Acho que irei dar oportunidade a este jogo ainda hoje! 

Têm visto o caso de "culture cancel" ao Hogwarts Legacy por causa da JK Rowling? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...