Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Ele diz lá o objectivo:

testar a eficácia de certos mecanismos de esterilização e desinfecção

Assim ficam a saber quais os metodos mais eficazes para desinfectar material de laboratorio ou médico. Ou seja, se em casa precisarem de desinfectar uma agulha ou algo do género deixem ficar 90 segundos perto de uma chama.

Compartilhar este post

Link para o post

Que achaste de curioso nesses resultados Ghelthon? Também tenho essa cadeira, e ando mais ou menos a estudar a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz isso o ano passado. Tal como ele disse, o objectivo era verificar a eficácia de vários mecanismos de esterilização e desinfecção. Os resultados estão bastante claros. Há crescimento bacteriano a 80ºC durante pelo menos 60 segundos. Na amostra dos 90 segundos já não se verificou crescimento. E pronto, acho que chegam lá com o resto.

Qual foi o microorganismo com que trabalhaste Gelton? Não tiveram que relacionar isso com a temperatura óptima de crescimento da bactéria? É que presumo que isso só seja válido para a bactéria com que trabalhaste.

Edit: Esquece, estive a ver outra vez a que temperaturas trabalhaste e percebi que se houvesse sobrevivência era para aí de termofilos. O que encontrei na net é que as temperaturas máximas podem ir até 90ºC, tinha ideia de serem valores mais elevados.

Editado por RMariaa

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ter sido com E. coli ou Pseudomonas sp. não? Não respires é perto das primeiras ou ficas a cagar fininho durante uma semana :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ele diz lá o objectivo:

Assim ficam a saber quais os metodos mais eficazes para desinfectar material de laboratorio ou médico. Ou seja, se em casa precisarem de desinfectar uma agulha ou algo do género deixem ficar 90 segundos perto de uma chama.

era isso que queria saber ;)

Compartilhar este post

Link para o post

E.colie Helicobacter pylori

são fraquinhos...

experimentem fazer estágio a trabalhar com Vibrio cholerae e P. aeruginosa

Compartilhar este post

Link para o post

são fraquinhos...

Eu não trabalhei com ela. Eu vivi com ela. :(

Anyway, bactérias <3

Editado por RMariaa

Compartilhar este post

Link para o post

Foste infectada com H. pylori?

Quais foram os sintomas mais acentuados???

É que a H. pylori faz parte da flora bacteriana normal do nosso corpo, mas só em determinadas zonas, se tiveres fora dessas zonas é que :medinho:

Editado por PRFA47

Compartilhar este post

Link para o post

Pensava que quando atacava era só o estômago. Anyway, após muitas "gastrites", "hérnias do hiato", endoscopias e testes respiratórios da ureia, lá me foi dito que eu tinha a minha querida amiga aqui a remexer-me no estômago e era por isso que ele me doía tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

são fraquinhos...

Estou a trabalhar com elas agora.

E. coli é pra meninos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Foram 15 meses a trabalhar com meninas dessas, e tudo com resistências a antimicrobianos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz isso o ano passado. Tal como ele disse, o objectivo era verificar a eficácia de vários mecanismos de esterilização e desinfecção. Os resultados estão bastante claros. Há crescimento bacteriano a 80ºC durante pelo menos 60 segundos. Na amostra dos 90 segundos já não se verificou crescimento. E pronto, acho que chegam lá com o resto.

Qual foi o microorganismo com que trabalhaste Gelton? Não tiveram que relacionar isso com a temperatura óptima de crescimento da bactéria? É que presumo que isso só seja válido para a bactéria com que trabalhaste.

Edit: Esquece, estive a ver outra vez a que temperaturas trabalhaste e percebi que se houvesse sobrevivência era para aí de termofilos. O que encontrei na net é que as temperaturas máximas podem ir até 90ºC, tinha ideia de serem valores mais elevados.

Se pensares um pouco vais te lembrar da famosa Thermus aquaticus da qual extraimos a Taq polimerase dos PCR's e que tem como temperatura óptima

os 94ºC. É uma boa dica para ter uma ideia da temperatura ideal dos termófilos. ;)

Foste infectada com H. pylori?

Quais foram os sintomas mais acentuados???

É que a H. pylori faz parte da flora bacteriana normal do nosso corpo, mas só em determinadas zonas, se tiveres fora dessas zonas é que :medinho:

Estima-se que 80% da população mundial está infectado com a H. pylori o problema é mesmo quando ela penetra mais profundamente na camada de mucinas no estômago podendo originar cancro. A questão é que as razões pela qual por vezes a H. pylori penetra nessa camada são nos desconhecidas.

Diga-se que quando trabalhei com elas achei extremamente curioso o facto de que segundo estimativas internacionais Portugal está ao nível dos países de 3º mundo a nível da % de população infectada com a bactéria...

Já agora Ghelton o que achaste curioso nos teus resultados?

Editado por Nuno90

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, quem é que daqui está directamente ligado à ciência? :)

Era curioso de se saber.

Eu estou no 2ºano de Bioquímica na UM.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho medo de E. coli, desde que tive a Helicobacter pylori sou invencível!

:funny: :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, quem é que daqui está directamente ligado à ciência? :)

Era curioso de se saber.

Eu estou no 2ºano de Bioquímica na UM.

2º ano de Bio aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Que achaste de curioso nesses resultados Ghelthon? Também tenho essa cadeira, e ando mais ou menos a estudar a mesma coisa.

Epá, os resultados em si nem são nada de especial, mas achei giro, pronto. :mrgreen: Tipo, tu sabes que o método X ou Y funciona, mas quando testas, é diferente. Método científico <3

Mas sinceramente não achava que a filtração fosse tão eficaz, por exemplo.

E. coli, normalóide. :mrgreen:

Anyway, bactérias <3

Esta cadeira está a fazer-me cada vez mais achar o mesmo. Até já penso em seguir a área. Coisa que, convenhamos, nunca iria acontecer com a cadeira de Portugal, porque é só taxonomia. :vómito:

Há males que vêm por bem, ainda bem que reprovei à cadeira e vim fazê-la cá. 8)

3º ano de Biologia na FCUP aqui.

Same, somos colegas e tudo, né Nuno? :carinhoso:

Para quem não souber, E. coli é uma bactéria que faz parte da nossa flora gástrica, ou seja, que vive no aparelho digestivo. Em princípio é inerte em termos patogénicos, mas pode causar hérnias e outras doenças não muito graves.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Confesso que também fiquei admirado com a eficácia da filtração. ;)

True Ghelthon mas tu é que deste numa de importante e andas a passear :mrgreen:

Btw estas a fazer estágio na Suécia? Ou só cadeiras?

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo 1º ano em Biologia, desta vez na FCTUC.

ri-me :lol:

pró ano vou eu para Bio, na FCUL se tudo correr bem

Editado por D0mi

Compartilhar este post

Link para o post

Confesso que também fiquei admirado com a eficácia da filtração. ;)

True Ghelthon mas tu é que deste numa de importante e andas a passear :mrgreen:

Btw estas a fazer estágio na Suécia? Ou só cadeiras?

Só cadeiras, já estou suficientemente atrasado (vou ficar para o 4º ano). :mrgreen:

Queria ver se, nesse 4º ano, fazia um estágio decente (estando a fazer poucas cadeiras, sobra-me mais tempo para o estágio). Btw, sabes como funciona "o quarto ano"? Inscreves-te nas cadeiras que tens em atraso e usas os restantes ECTS como quiseres (cadeiras extracurriculares, por exemplo)?

Compartilhar este post

Link para o post

ri-me :lol:

pró ano vou eu para Bio, na FCUL se tudo correr bem

Futuro colega? :-k

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...