Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Sim.

Logo, eh plausível :)

Compartilhar este post

Link para o post

Wait, como é que foste de "O Universo é infinito" para "É plausível que hajam Universos paralelos"? Não percebi a linha de raciocínio.

Compartilhar este post

Link para o post

Wait, como é que foste de "O Universo é infinito" para "É plausível que hajam Universos paralelos"? Não percebi a linha de raciocínio.

Se o Universo eh Infinito, podem coexistir realidades paralelas dentro do mesmo Universo. Ou um Universo dentro de outro Universo. Mas para tal ocorrer, o Universo deixaria de ser infinito.

psyduck.png

Editado por Skycamefalling

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Universo eh Infinito, podem coexistir realidades paralelas dentro do mesmo Universo. Ou um Universo dentro de outro Universo. Mas para tal ocorrer, o Universo deixaria de ser infinito.

1093.png

Ora, se para haver realidades ou Universos alternativos o Universo não pode ser infinito, isso vai contra o que eu disse. Se eu acho que o Universo é infinito, não é plausível que hajam outros, visto que este é... infinito.

Compartilhar este post

Link para o post

Que confusão que estão a fazer, se o universo é infinito há mais do que espaço suficiente para outros universos, afinal existem tantos números primos como pares (e se o infinito for como o sir_hugh, não há primo que se safe, jk).

Como só conseguimos observar a luz que viajou até nós durante 14 mil milhões de anos (desde que a expansão do big-bang começou), assumindo que o universo é infinito, terá de haver algo mais para além daquilo que é observável. Assim nasce a possibilidade da existência de diversos outros universos para além do nosso horizonte cósmico. Como uma finita quantidade de matéria só se pode reorganizar de 'n' maneiras, é inevitável que num desses universos uma versão da minha pessoa esteja inteligentemente a dormir, em vez de estar a especular sobre a estrutura do universo num fórum... Pelo menos eu tenho a certeza que existo, eh eh.

Compartilhar este post

Link para o post

Que confusão que estão a fazer, se o universo é infinito há mais do que espaço suficiente para outros universos, afinal existem tantos números primos como pares (e se o infinito for como o sir_hugh, não há primo que se safe, jk).

Como só conseguimos observar a luz que viajou até nós durante 14 mil milhões de anos (desde que a expansão do big-bang começou), assumindo que o universo é infinito, terá de haver algo mais para além daquilo que é observável. Assim nasce a possibilidade da existência de diversos outros universos para além do nosso horizonte cósmico. Como uma finita quantidade de matéria só se pode reorganizar de 'n' maneiras, é inevitável que num desses universos uma versão da minha pessoa esteja inteligentemente a dormir, em vez de estar a especular sobre a estrutura do universo num fórum... Pelo menos eu tenho a certeza que existo, eh eh.

A menos que hajam Universos dentro de Universos, se o Universo em que estamos é infinito, não dá para haver mais, visto que este é a totalidade, não há nada além deste. Existem tantos números pares como ímpares mas esses não são a unidade básica, a que engloba tudo o resto.

Nós só conseguimos observar luz a essa distância (nem vi se está correcto, mas de cabeça penso que esse número é substancialmente maior) porque 1º - não temos meios sensíveis o suficiente para observar mais além e 2º, haverá um limite até ao início do Universo, ou seja, imaginando que o Universo tem x anos, nunca poderemos observar além de x anos luz. E tens de ver que o nosso horizonte vale absolutamente 0 em termos "cósmicos". Se bem percebi, o horizonte que falas é apenas o limite para o que conseguimos ver mas se partes do princípio que o Universo é infinito, então além desse horizonte, apesar de não vermos, há uma infinidade de universo.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

A menos que hajam Universos dentro de Universos, se o Universo em que estamos é infinito, não dá para haver mais, visto que este é a totalidade, não há nada além deste. Existem tantos números pares como ímpares mas esses não são a unidade básica, a que engloba tudo o resto.

Nós só conseguimos observar luz a essa distância (nem vi se está correcto, mas de cabeça penso que esse número é substancialmente maior) porque 1º - não temos meios sensíveis o suficiente para observar mais além e 2º, haverá um limite até ao início do Universo, ou seja, imaginando que o Universo tem x anos, nunca poderemos observar além de x anos luz. E tens de ver que o nosso horizonte vale absolutamente 0 em termos "cósmicos". Se bem percebi, o horizonte que falas é apenas o limite para o que conseguimos ver mas se partes do princípio que o Universo é infinito, então além desse horizonte, apesar de não vermos, há uma infinidade de universo.

E nessa infinidade de universo há espaço para outros universos (originados por big-bangs) terem lugar, qual é a dificuldade de perceber? Até é a teoria de multiverso menos controversa.

Compartilhar este post

Link para o post

E nessa infinidade de universo há espaço para outros universos (originados por big-bangs) terem lugar, qual é a dificuldade de perceber? Até é a teoria de multiverso menos controversa.

Nenhuma, simplesmente não acredito nisso. O que agora se sabe e em que eu acredito é a existência de um Universo, infinito, que tem galáxias, que têm estrelas e planetas, entre outros corpos celestes, nebulosas, etc, não outros universos dentro deste.

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhuma, simplesmente não acredito nisso. O que agora se sabe e em que eu acredito é a existência de um Universo, infinito, que tem galáxias, que têm estrelas e planetas, entre outros corpos celestes, nebulosas, etc, não outros universos dentro deste.

Mas isso é apenas o que observamos. Em inglês dá-se o nome de hubble volume, para além desse limiar terá de haver algo mais (isto se o universo é infinito), não vai estar lá um sinal a dizer 'fim do universo, volte para trás, por favor'. Aí poderão existir outros milhares de milhões de hubble volumes, também com galáxias, estrelas, planetas...

Como eu não tenho grande noção da ciência envolvida não consigo dizer no que acredito ou deixo de acreditar, nem os cosmólogos têm certezas...

Compartilhar este post

Link para o post

He has a point, NikeL ...

bmfpcdm, estamos meramente na casa das hipóteses e do que eventualmente eh plausível.

Compartilhar este post

Link para o post

O que me parece que o Nikel está a dizer é que não pode haver um Universo dentro do Universo porque Universo é infinito. Got it? Pode haver qualquer m*rda mas não é um Universo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente não acredito que o Universo seja infinito. Tudo tem um "fim" (neste caso refiro-me em termos espaciais obviamente). Agora a hipótese do bmfpcdm de haver outros Universos a parte do nosso... é possível e para mim bem mais aceitável do que a da infinidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Então não acreditas na mecânica quântica?

Se alguém que não acredite em Universos múltiplos não pode acreditar em mecânica quântica então não, não acredito, se puder acreditar, não te posso responder porque o meu nível de conhecimento não me permite.

E se eu digo que um Universo é infinito, elimino logo essa "teoria" da placa a dizer que é o fim do Universo. Se algo é infinito, não pode estar contido em outra coisa nem pode coexistir com outras coisas na minha opinião. Imagina que uma sala é a totalidade, é a infinidade, tu não consegues ter outra sala infinita dentro dessa, porque essa também seria infinita e a totalidade e também não conseguias ter uma sala ao lado dessa porque a primeira já é infinita, ou seja, não há espaço para a segunda sala visto que a primeira é o próprio espaço total que existe.

É simples, tu não consegues ter coisas dentro de outras coisas quando ambas são do mesmo tamanho, neste caso infinito e também não consegues ter 2 objectos num espaço quando o primeiro ocupa todo o espaço. É a minha forma de ver a coisa, se está certo, não faço ideia, mas é o que acredito e como não existem provas de que outra coisa seja verdade, fico nesta por enquanto.

Compartilhar este post

Link para o post

É diferente, a mecânica quântica por si só não prova a existência de universos paralelos, mas que a mecânica quântica não depende das tuas crenças para existir, não tenhas dúvidas da sua realidade :)

Se não tens conhecimentos (e eu também não tenho muitos) lê livros do Hawking, etc e ficas a entender um pouco a funcionalidade da mecânica quântica. Porque com ela, ficas a entender que o Universo não é tão clássico como o nosso senso comum diz. A mecânica quântica diz-nos por exemplo que duas partículas existem ao mesmo tempo em dois sítios diferentes, que é impossível saber com exactidão a velocidade e posição de uma partícula, ou sabes bem uma coisa, ou outra.

O mundo subatómico é algo que obedece a uma física completamente diferente do mundo visível.

E se as coisas podem ser tão "impossíveis" a nível atómico, porque não podem ser no mundo visível?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que sempre me fez confusão é o facto de, considerando que o Universo é de facto infinito e em constante expansão, o que "ocupa" o espaço para o qual o Universo expande? Poderá o Universo expandir para o nada?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que sempre me fez confusão é o facto de, considerando que o Universo é de facto infinito e em constante expansão, o que "ocupa" o espaço para o qual o Universo expande? Poderá o Universo expandir para o nada?

Como ainda estamos em expansão, ainda resta energia primordial do Big Bang. A mesma energia que criou o espaço e o tempo continua a fazê-lo em zonas puramente energéticas na borda do Universo, pelo que, sim, pode expandir para o nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse "nada" é um conceito que sou incapaz de construir. Para mim tem sempre de existir alguma coisa. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

ja disse atrás:

o universo é TUDO. não ha nada alem dele. alias, nem existe o nada alem dele. nao ha palavras para descrever isso :mrgreen:

se o universo é tudo, para além dele....coiso!

my opinion

Editado por D0mi

Compartilhar este post

Link para o post

A mente humana é tramada, porque quer sempre criar analogias do nosso dia a dia para tentar compreender coisas que não funcionam da mesma maneira. O universo em expansão não vai "ocupar" o espaço, porque é a própria expansão que cria o espaço e o tempo.

Partindo do principio que o universo respeita a lei da conservação da energia, isto quer dizer que a energia que havia no momento do big bang, é a mesma que existe agora. A questão é que agora ela está dispersa. Portanto, nós podemos considerar facilmente que a expansão do universo mais não é do que por exemplo o desdobrar duma folha de papel. De amarrotadinha até ficar completamente aberta. A folha é sempre a mesma, o comportamento e o espaço entre os seus pontos é que vão alterando.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, nós podemos considerar facilmente que a expansão do universo mais não é do que por exemplo o desdobrar duma folha de papel. De amarrotadinha até ficar completamente aberta. A folha é sempre a mesma, o comportamento e o espaço entre os seus pontos é que vão alterando.

Excelente comparação :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

A comparação é boa, mas há um pequeno senão: a folha não é infinita. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A comparação é boa, mas há um pequeno senão: a folha não é infinita. :mrgreen:

kermit.jpg

Sorry, had to do it :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...