NIkeL Publicado 8 Outubro 2011 Duas perguntas: -os cegos, como formas de sobrevivência, apuram os outros sentidos, certo? Partindo do pressuposto que sim, uma pessoa que tenha todos os sentidos operacionais, se "desactivar" temporariamente um, foca-se instintivamente nos outros? Exemplificando, estando eu numa sala de aula a olhar para o professor, alunos, paredes, portas, janelas etc etc, se fechar os olhos por uns minutos, ficaria, durante esse período, com a audição mais apurada? Ou é um espaçamento temporal tão curto que de nada serviria (quando muito, funcionaria como um placebo)? -quem acompanha TBBT já deve ter visto um episódio de uma temporada anterior em que o Sheldon, como forma de resolver um problema científico qualquer complicadíssimo, arranjou um trabalho rotineiro simples, de modo a libertar a parte do cérebro que se foca nesse tipo de coisas mais puxadas. Já não me lembro bem dos termos próprios, mas era para ver se tinha uma epifania, basicamente. Sabem se isso tem algum fundo de verdade? Se tiver a cometer alguma heresia científica, my bad :lol: frequentemente penso em cenas deste género mas não lhes dou grande importância e acabo por me esquecer passado pouco tempo lol Os cegos não têm melhor audição que os restantes, apenas aprendem a prestar mais atenção ao que ouvem, o nosso cérebro aprende com o tempo a ignorar barulhos parasitas, por exemplo uma pessoa que vive na cidade deixa de prestar atenção aos carros que passam lá fora. Um cego não, visto que tem de "ver" com os ouvidos, deixa de ignorar grande parte dos sons. Se consegues fazer o mesmo? Dificilmente, requer um tempo de habituação, ao fechares os olhos durante algum tempo não dá tempo para atingir o nível de concentração que os cegos têm. Tive a pensar numa cena. Por exemplo, será possível alguém afogar-se propositadamente? Tipo um alguidar com água, enfiar lá a cabeça e esperar que nos afoguemos. Eu acho que não é possível, visto o nosso corpo funcionar de forma a sobrevivermos sempre, ou seja, por qualquer razão, quem se tentasse afogar dessa forma, nunca iria conseguir, mesmo que à partida fosse esse o objectivo. Se é possível? Sim, mas quase impossível. É quase impossível contrariar o instinto de sobrevivência de tirar a cabeça do alguidar. Só se acontecesse algo como o antifa disse, sustens a respiração tanto tempo que acabas por desmaiar (mesmo assim é complicado) e aí visto que a força de vontade deixa de ter um papel, podes afogar-te. Mas no geral, tudo o que tenha a ver com asfixia é quase impossível o suicídio, a menos que fiques sem hipótese de voltar atrás (caso dos enforcamentos, em que deixas de conseguir sair de lá). Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 8 Outubro 2011 Quem viva em sitios com condições para tal devia MESMO tentar ver a chuva de estrelas de hoje. A noite vai estar com excelente visibilidade e este ano a faixa de meteoros é particularmente expessa, esperam-se uns 600 por hora, claro que nem todos visiveis. O pico é das 20 às 22 de hoje. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 8 Outubro 2011 Agora é que tenho pena de não estar na santa terrinha... Bah adorava ver mas tou mesmo a ver que daqui do prédio no meio da cidade não vou ver nada... Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 9 Outubro 2011 Não te consegues dissociar dos sentidos. O facto do teu corpo, instintivamente, "saber" que tem o sentido, apesar de não o estares a tentar utilizar não apura os outros. Certamente te parecerá que a audição está mais forte se, por exemplo, fechares os olhos. Mas só ouves melhor porque estás mais concentrado nos sons, e tens apenas que processar essa informação. Quando alguém tem uma lesão, instintivamente, o organismo responde de forma a aumentar a sensibilidade aos estímulos nervosos de outros sentidos. Por outras palavras, o teu corpo habitua-se, com algum treino e tempo, a focar-se nos sentidos que ainda tem, e a sensibilidade torna-se maior. Em grande parte das situações, o facto de termos todos os sentidos alerta faz-nos desprezar alguns relativamente a outros. Quando um deles se apaga, abre apenas a porta para outro poder tomar o lugar...Não sei se me fiz entender :mrgreen: Nesse teu exemplo aumentarias a concentração dos outros sentidos, podes fazer isso de forma propositada e concentrares-te mais no sentido que queres. É difícil, requer treino, mas é possível. Os cegos não têm melhor audição que os restantes, apenas aprendem a prestar mais atenção ao que ouvem, o nosso cérebro aprende com o tempo a ignorar barulhos parasitas, por exemplo uma pessoa que vive na cidade deixa de prestar atenção aos carros que passam lá fora. Um cego não, visto que tem de "ver" com os ouvidos, deixa de ignorar grande parte dos sons. Se consegues fazer o mesmo? Dificilmente, requer um tempo de habituação, ao fechares os olhos durante algum tempo não dá tempo para atingir o nível de concentração que os cegos têm. Obrigado :) Não vi isso, mas parece-me que está relacionado com meditação, não? Basicamente meditar passa por se concentrar de tal modo numa coisa, seja esta visual, auditiva, etc., de modo a causar um overload no cérebro, e nesse momento ocorre a libertação da mente e deixas de pensar (é isto o verdadeiro significado de meditar). Nessa altura podes ter uma expansão da consciência, atingir níveis de hiper-consciência, conhecido como samadhi. Acho que é a isso que te referes com o termo "epifania". Isto que eu disse é verdade, mas não sei se é a isso que te referes. Nop, não tinha a ver com a meditação. Com a epifania, queria dizer que o Sheldon, do "nada", estando apenas a fazer a tal tarefa simples, desvendou logo o problema. Tipo um flash. Mas pronto, caga, não é nada de muito importante Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 9 Outubro 2011 Ontem mais ou menos numa hora vi 12 estrelas cadentes a partir de um dos pontos mais altos do Porto, mesmo com a imensa luminosidade que havia. Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 9 Outubro 2011 Nop, não tinha a ver com a meditação. Com a epifania, queria dizer que o Sheldon, do "nada", estando apenas a fazer a tal tarefa simples, desvendou logo o problema. Tipo um flash. Mas pronto, caga, não é nada de muito importante Isso já me aconteceu mais ou menos como descreveste, até mais do que uma vez. Basicamente estava a tentar resolver uma coisa (já não sei exactamente o que era) e depois quando fui fazer outra coisa qualquer, ocorreu-me um flash e resolvi o meu problema. Hoje sei que isso ocorre da mesma forma que a meditação, pois saturamos a mente com qualquer coisa mas depois quando deixamos de o fazer, ocorre um flash. Claro que isto não é meditar, mas o processo é similar. Compartilhar este post Link para o post
zlatanzinho Publicado 9 Outubro 2011 Ontem mais ou menos numa hora vi 12 estrelas cadentes a partir de um dos pontos mais altos do Porto, mesmo com a imensa luminosidade que havia. Eu só vi uma :( Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 9 Outubro 2011 No jardim da minha residência vi umas 10, por aí. A zona que é também ajuda, apesar de ser no Porto. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Outubro 2011 Duas perguntas: -os cegos, como formas de sobrevivência, apuram os outros sentidos, certo? Partindo do pressuposto que sim, uma pessoa que tenha todos os sentidos operacionais, se "desactivar" temporariamente um, foca-se instintivamente nos outros? Exemplificando, estando eu numa sala de aula a olhar para o professor, alunos, paredes, portas, janelas etc etc, se fechar os olhos por uns minutos, ficaria, durante esse período, com a audição mais apurada? Ou é um espaçamento temporal tão curto que de nada serviria (quando muito, funcionaria como um placebo)? -quem acompanha TBBT já deve ter visto um episódio de uma temporada anterior em que o Sheldon, como forma de resolver um problema científico qualquer complicadíssimo, arranjou um trabalho rotineiro simples, de modo a libertar a parte do cérebro que se foca nesse tipo de coisas mais puxadas. Já não me lembro bem dos termos próprios, mas era para ver se tinha uma epifania, basicamente. Sabem se isso tem algum fundo de verdade? Se tiver a cometer alguma heresia científica, my bad :lol: frequentemente penso em cenas deste género mas não lhes dou grande importância e acabo por me esquecer passado pouco tempo lol Não sou a melhor pessoa para responder a isso, mas tendo a dizer que não a ambas. Na primeira porque, como disseram, o apuramento de um sentido demora imenso tempo a ser aperfeiçoado. Na segunda, porque deve ser muito difícil "mexer" no cérebro dessa forma. Tive a pensar numa cena. Por exemplo, será possível alguém afogar-se propositadamente? Tipo um alguidar com água, enfiar lá a cabeça e esperar que nos afoguemos. Eu acho que não é possível, visto o nosso corpo funcionar de forma a sobrevivermos sempre, ou seja, por qualquer razão, quem se tentasse afogar dessa forma, nunca iria conseguir, mesmo que à partida fosse esse o objectivo. É possivel suspender a respiração até desmaiares, acontece muito com practicantes de mergulho em apneia. Mas para uma pessoa normal, sem problemas psicologicos é practicamente impossivel resistires aos impulsos de respirar. Os que practicam esse tipo de mergulho usam várias tecnicas para enganar o organismo e resistir a isso. Respondendo ao Elvis, não é possível. O caso que o antifa refere, imagino eu, requer treino, e talvez aí seja possível. Mas parte do sistema nervoso é reflexo, ou seja, não controlado por ti (bater do coração, por exemplo), do qual faz parte a respiração - embora tu a consigas controlar, claro. Se quiseres respiras mais depressa ou mais devagar, mas não deixas de respirar. Se te quiseres asfixiar fechando a boca e o nariz, a determinada altura vais ter de largar e respirar. Aliás, até me lembro que a minha professora de Histofisiologia disse que é impossível alguém suicidar-se dessa forma, a não ser que alguém force ou se usem outros mecanismos. Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 19 Outubro 2011 http://www.youtube.com/watch?v=Ws6AAhTw7RA Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 19 Outubro 2011 what the :o ja tinha visto um mini comboio de azoto liquido, mas isto e brutal de se ver! Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 8 Novembro 2011 Epá no outro dia vieram-me falar de uma anã castanha que ia passar aqui perto. Eu fiquei wtf, isso não faz sentido, morríamos todos se passasse uma tão perto quanto me estavam a falar. Alguém sabe que história é esta? Se foi mal interpretada por quem me contou ou se sou eu que não estou a perceber. Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 8 Novembro 2011 Antifa a que horas é a passagem? Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 8 Novembro 2011 Foi adiada que hoje é greve. Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 8 Novembro 2011 Foi adiada que hoje é greve. Ui, o meteorito anda de Transportes publicos... com o preço a que está o passe e o tamanho dele, nem de casa sai... Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 8 Novembro 2011 Foi adiada que hoje é greve. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Dan Publicado 8 Novembro 2011 Antifa a que horas é a passagem? 23, mas não vais conseguir ver. Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 8 Novembro 2011 23, mas não vais conseguir ver. Obrigado. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 Novembro 2011 http://aeiou.visao.pt/o-csi-da-comida=f632965 Abri o artigo, não o li, e apenas vi as imagens e respectivas legendas. É incrível como um jornalista consegue errar tantas vezes em 5 imagens. :lol: Primeiro, quando chega à segunda imagem fala-se lá em "rebentar a parede celular", quando o cientista está a analisar um camarão. :lol: Depois, na quinta imagem, tenta descrever uma electroforese seguida de sequenciação, mas salta uma etapa e mistura aquilo tudo. Enfim, jornalistas sem conhecimentos ftw. Compartilhar este post Link para o post
JoaoBotas Publicado 13 Novembro 2011 (editado) http://aeiou.visao.pt/o-csi-da-comida=f632965 Abri o artigo, não o li, e apenas vi as imagens e respectivas legendas. É incrível como um jornalista consegue errar tantas vezes em 5 imagens. :lol: Primeiro, quando chega à segunda imagem fala-se lá em "rebentar a parede celular", quando o cientista está a analisar um camarão. :lol: Depois, na quinta imagem, tenta descrever uma electroforese seguida de sequenciação, mas salta uma etapa e mistura aquilo tudo. Enfim, jornalistas sem conhecimentos ftw. Fixe fixe é ele dizer que o DNA emite fluorescencia, assim do nada... :handclap: Essa da parede celular também está muito bem esgalhada. :lol: Editado 13 Novembro 2011 por JoaoBotas Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 Novembro 2011 El lince ibérico sale del coma La población de felinos crece por vez primera y se extiende a Castilla-La Mancha http://www.elpais.com/elpaismedia/diario/media/200711/06/sociedad/20071106elpepisoc_1_Pes_PDF.pdf Boas notícias. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 15 Novembro 2011 http://pt.wikipedia.org/wiki/Googol :lol: :prayer: Compartilhar este post Link para o post