Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
ze_miguel

Experiência Pessoal

Publicações recomendadas

Talvez vá começar a ter aulas de ténis, alguma recomendação de uma raquete boazita e barata? O que acham das Wilson Federer?

Compartilhar este post

Link para o post

Se vais ter aulas de ténis, não te vão faltar raquetes com que jogar. Experimenta as que houver lá e depois compra aquela com que te sentes mais confortável a jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer coisa serve para começar. :) Poupa para quando começares a ganhar nível comprares algo de boa qualidade e que te dê gosto em utilizar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, algum tempo depois do previsto, depois de uma série de azares tanto da minha parte como do professor, lá tive a minha primeira "aula de experiência", que foi também a primeira vez que joguei ténis em toda a minha vida. :lol:

Foi tão bom quanto eu achei que ia ser. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a rede, na TV parece ser mais baixa do que é na realidade. :mrgreen:

Anyway, joguei com uma raquete do professor, uma Head, mas que ele me avisou logo inicialmente que era o oposto daquilo que seria indicado para mim, porque era uma raquete já para alguém que sabe jogar, e não de iniciação.

Pelo que percebi não há grandes raquetes disponíveis por lá, portanto queria que, pf, me ajudassem a escolher uma. Ele falou-me nas medidas que uma raquete de iniciação devia ter, mas sinceramente já não me lembro bem. :lol: Só sei que é suposto ter uma cabeça larga, o resto...

Ajudem-me, sff. Não queria gastar muuuito, ele deu-me uns sites (http://www.tenniswarehouse-europe.com/ e http://www.playmoretennis.pt/) para ver mas não sei.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, algum tempo depois do previsto, depois de uma série de azares tanto da minha parte como do professor, lá tive a minha primeira "aula de experiência", que foi também a primeira vez que joguei ténis em toda a minha vida. :lol:

Foi tão bom quanto eu achei que ia ser. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a rede, na TV parece ser mais baixa do que é na realidade. :mrgreen:

Anyway, joguei com uma raquete do professor, uma Head, mas que ele me avisou logo inicialmente que era o oposto daquilo que seria indicado para mim, porque era uma raquete já para alguém que sabe jogar, e não de iniciação.

Pelo que percebi não há grandes raquetes disponíveis por lá, portanto queria que, pf, me ajudassem a escolher uma. Ele falou-me nas medidas que uma raquete de iniciação devia ter, mas sinceramente já não me lembro bem. :lol: Só sei que é suposto ter uma cabeça larga, o resto...

Ajudem-me, sff. Não queria gastar muuuito, ele deu-me uns sites (http://www.tenniswarehouse-europe.com/ e http://www.playmoretennis.pt/) para ver mas não sei.

És de onde? Se te indicou a Play More Tennis e fores de perto, aconselhava-te a ir lá. Quem trabalha lá é impecável e certamente iria ser a ajuda certa para ti.

Compartilhar este post

Link para o post

Vivo relativamente longe de Braga, pelo menos não o suficientemente perto para me deslocar lá "só" para comprar uma raquete. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Até ver sim, estou a acompanhar o estado da encomenda pelo tracking number e parece tudo ok.

Compartilhar este post

Link para o post

Já recebeste a raquete? Voltei a jogar e queria ver se comprava uma nova.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive umas 6 aulas e até acho que estou a evoluir, especialmente tendo em conta que nunca tinha jogado ténis na vida.

Anyway, tenho um problemão na direita: não consigo segurar a raquete com a mão esquerda em cima do ombro, no final da pancada (sou destro). Sem bola faço bem o movimento, mas com bola parece-me super anti-natura. O professor diz que pode ter a ver com o facto de, algumas vezes, ter tendência a dobrar o pulso direito no final da pancada, mas não sei. Alguém tem dicas para isto?

Já recebeste a raquete? Voltei a jogar e queria ver se comprava uma nova.

Desculpa só responder agora mas sim, chegou relativamente rápido (dia 23 de Março).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pessoalmente também tenho dificuldades em fazer isso e até raramente o faço, mas isso é porque joguei sozinho sem ninguém me dar instruções durante anos a fio, por isso a mecânica da coisa ficou assim e torna-se difícil de mudar hábitos antigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive umas 6 aulas e até acho que estou a evoluir, especialmente tendo em conta que nunca tinha jogado ténis na vida.

Anyway, tenho um problemão na direita: não consigo segurar a raquete com a mão esquerda em cima do ombro, no final da pancada (sou destro). Sem bola faço bem o movimento, mas com bola parece-me super anti-natura. O professor diz que pode ter a ver com o facto de, algumas vezes, ter tendência a dobrar o pulso direito no final da pancada, mas não sei. Alguém tem dicas para isto?

Desculpa só responder agora mas sim, chegou relativamente rápido (dia 23 de Março).

Presumo que estejas a falar do final do gesto, para dares o spin, também ganhei muitos vícios que depois demorei que perder. Há muitos gestos que podes corrigir a treinar na parede (para fazer experiências e testares velocidades diferentes), mas principalmente a jogar um bocado mais atrás - assim tens mais tempo para a reação e ajustares-te a um movimento contra-natura (que quanto mais cedo "contra-treinares", mais cedo te desabituas e mais depressa se tornam mais "mecânicos").

Se quiseres dar um top spin (ou acrescentar) ao movimento, podes rodar o tronco em consoância com a batida - talvez ainda seja mais difícil de conseguir, mas ficas com um spin ainda mais forte. Se não fizeres o tal movimento do pulso, sempre ficas com algum spin; quando corrigires o movimento, consegues um spin mais forte.

Mentalmente, podes imaginar o movimento em câmara lenta para perceberes o porquê de a raquete dever ir para onde te parece contra-natura (claro que também não precisas de acentuar muito o gesto, talvez seja isso que te pareça estranho) - no momento em que bates a bola, imagina que paras o tempo e o que fizeres à raquete (neste caso "partir o pulso" para ela vir parar ao ombro direito) faz com que a bola rode para cima.

Não sei se ainda é o nível ideal, mas outra coisa que achei que funciona bem é ver vídeos de um jogador que te interesse, com alguma prática e visualização, pode ser que subconscientemente consigas memorizar e mimicar alguns detalhes.

(apesar de acabar mais baixa do que é ideal para um nível inicial).

Espero ter ajudado. Vai dando novidades. :wink:

Editado por Ricardo Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

O problema mais grave que falas aí é mesmo dobrares o pulso na pancada. A parte da mão não é assim tão problemática. O objetivo do treinador te dizer isso é para te obrigar a fazer uma grande rotação de corpo e estares habituado a isso. Se agarras a raquete com a mão ou não é secundário.

Compartilhar este post

Link para o post

Presumo que estejas a falar do final do gesto, para dares o spin, também ganhei muitos vícios que depois demorei que perder. Há muitos gestos que podes corrigir a treinar na parede (para fazer experiências e testares velocidades diferentes), mas principalmente a jogar um bocado mais atrás - assim tens mais tempo para a reação e ajustares-te a um movimento contra-natura (que quanto mais cedo "contra-treinares", mais cedo te desabituas e mais depressa se tornam mais "mecânicos").

Se quiseres dar um top spin (ou acrescentar) ao movimento, podes rodar o tronco em consoância com a batida - talvez ainda seja mais difícil de conseguir, mas ficas com um spin ainda mais forte. Se não fizeres o tal movimento do pulso, sempre ficas com algum spin; quando corrigires o movimento, consegues um spin mais forte.

Mentalmente, podes imaginar o movimento em câmara lenta para perceberes o porquê de a raquete dever ir para onde te parece contra-natura (claro que também não precisas de acentuar muito o gesto, talvez seja isso que te pareça estranho) - no momento em que bates a bola, imagina que paras o tempo e o que fizeres à raquete (neste caso "partir o pulso" para ela vir parar ao ombro direito) faz com que a bola rode para cima.

Não sei se ainda é o nível ideal, mas outra coisa que achei que funciona bem é ver vídeos de um jogador que te interesse, com alguma prática e visualização, pode ser que subconscientemente consigas memorizar e mimicar alguns detalhes.

(apesar de acabar mais baixa do que é ideal para um nível inicial).

Espero ter ajudado. Vai dando novidades. :wink:

Li tudo e agradeço, são realmente bons conselhos. Mas só para corrigir o bold: não é essa parte que, fisicamente (e não teoricamente) me parece contra-natura, mas sim a parte de agarrar a raquete com a mão esquerda no final da pancada (mão esquerda porque sou destro).

Sem bola, consigo executar bem o movimento completo, agarrar a raquete com a mão esquerda, tudo direitinho. Mas depois, com bola, o meu cérebro "bloqueia" (:mrgreen:) e preocupo-me mais com o resto. Tirando a parte de agarrar a raquete com a mão e o ocasional problema do pulso, o resto faço bem: "aponto" com a mão esquerda e levo a raquete bem atrás no final do movimento. O problema é a tal questão de agarrar a raquete, algo que o professor está sempre a dizer-me.

O problema mais grave que falas aí é mesmo dobrares o pulso na pancada. A parte da mão não é assim tão problemática. O objetivo do treinador te dizer isso é para te obrigar a fazer uma grande rotação de corpo e estares habituado a isso. Se agarras a raquete com a mão ou não é secundário.

Isso do pulso é ocasional, diga-se. Eu sei que há muitos jogadores que não agarram a raquete no final do movimento, especialmente homens (as mulheres tendem a fazer sempre isso), mas nesta altura queria seguir o que o professor diz. Não o faço mais por inaptidão do que por falta de vontade. :mrgreen:

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa, tenho estado a ler tudo mal - fiquei com a ideia que eras canhoto e tenho estado a confundir tudo. :biggrin: (Daí ter colocado o vídeo do Verdasco)

Pessoalmente, também me fazia confusão o segurar na raquete com a mão contrária no final do gesto e nunca fez parte do meu gesto, o que o teu treinador te quer pôr a fazer e o João disse em cima é para complementar o teu movimento para bolas não muito fortes. Quando apontas a mão esquerda para a bola, queres centrar o teu ponto de equilíbrio e colocar o corpo de lado para a bola; como não podes ficar com a mão ali para sempre, vais ter que a passar para trás enquanto rodas o tronco - a mão na receção (à raquete) serve para que o teu movimento de rotação fique completo e bem feito - o teu tronco movimenta-se bem e dá-se o spin necessário à bola, isto mais com o tronco e menos com a raquete.

Podes experimentar umas variações à parte final - podes colocar 2-3 dedos no coração da raquete; ou deixar a palma aberta, só para receber/travar a raquete, talvez com uma forma diferente de o fazer até te ajude. (Espero que tenha percebido tudo bem agora :wink: )

Editado por Ricardo Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Agora sim. :mrgreen:

Epá, isso de deixar a palma e só receber parece-me bem, por acaso. Tenho experimentar.

Seja como for, e posso estar errado, parece-me que isso não é especialmente importante. É muito mais importante para o sucesso da pancada fazer bem o movimento da mão/braço da raquete.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais importante é teres o corpo bem posicionado e bateres com a bola no centro da raquete. Isso de agarrar a raquete no fim é um bocado cagativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendidos da çena das raquetes: queria comprar uma nova raquete que a uso actualmente já não dá para o gasto e para o nível que jogo. Potência e controlo é o que procuro mais.

Ia comprar uma Wilson cus Federer, mas queria comprar uma que me durasse uns anitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendidos da çena das raquetes: queria comprar uma nova raquete que a uso actualmente já não dá para o gasto e para o nível que jogo. Potência e controlo é o que procuro mais.

Ia comprar uma Wilson cus Federer, mas queria comprar uma que me durasse uns anitos.

Potência e controlo é um pouco ambíguo numa raquete. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, gosto de bater em força, muito flat. Não sou de dar muito spin nem a consistência é o meu forte, mas também gosto de variar o jogo com slice e amorties (daí ter mencionado o controlo, talvez de forma errada).

É isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Camaradas, preciso de comprar umas sapatilhas próprias para isto. Vi umas Nike Vapor Court e umas Nike Air Cage Court a um preço razoável, são boas?

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Ronin, eu tenho aquela Babolat Pro Drive mais recente e a malta que conheço que nunca mexia numa Babolat ficou muito contente ao jogar com ela, o que não é normal.

Mas se mandas chapas e queres aproveitá-las vai para uma raquete com um bom peso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...