Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
ze_miguel

Erasmus

Publicações recomendadas

Eu vivi em Lodz e gostei, vivo em Wroclaw e gosto. Gdansk, apesar de ser no Norte, é agradável.

Qual consideras ser a melhor opção tendo em conta o ambiente estudantil, diversão, viagens e em termos de afluencia Erasmus (suponho que em relaçao a isto nao disponhas de grandes dados)?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vivi em Lodz e gostei, vivo em Wroclaw e gosto. Gdansk, apesar de ser no Norte, é agradável.

Em princípio vou para Krakow no 2º Semestre. Que opinião tens sobre a cidade?

Compartilhar este post

Link para o post

vaffanculo

Eu não percebo um crl de Italiano mas a palavra vaffanculo ficou-me na cabeça por um motivo qualquer. E, também por um motivo qualquer, eu julgava que era um forma de agradecimento.

Uma vez estava um encenador a falar comigo e termina com uma frase em Italiano e eu respondo-lhe 'vaffanculo' para lhe agradecer o que ele me tinha dito :lol: A sorte é que o gajo é um porreiraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a adorar esta m*rda e ainda só passaram 4 dias :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Qual consideras ser a melhor opção tendo em conta o ambiente estudantil, diversão, viagens e em termos de afluencia Erasmus (suponho que em relaçao a isto nao disponhas de grandes dados)?

São ambas interessantes, estudei em Wroclaw e adorei (há noite quase todos os dias, o centro é muito bom), trabalhei em Lodz e adorei. Quem pode dar uma opinião sobre Lodz em termos de erasmus é o a.lopes.

Em relação ao ambiente estudantil, viagens e erasmus, creio que se equivalem. Lodz é mais central na Polónia, enquanto Wroclaw é um pouco mais perto da Rep. Checa e Alemanha. Mas diria que ambas se equivalem. São ambas boas cidades para fazer erasmus

Em princípio vou para Krakow no 2º Semestre. Que opinião tens sobre a cidade?

Cracóvia tem um centro muito bom, cheio de pubs, diria que é muito parecido com Wroclaw. Não sei como é relativamente à afluência de estudantes, mas creio ser similar ao que encontras em todas as cidades polacas. Podes visitar imensos sítios cá na Polónia e fora. Não sei quais são as tuas possibilidades, mas é uma boa escolha.

Compartilhar este post

Link para o post

Koper, vai aí atualizando como estão as tuas cenas em Groningen. Acho que a minha opção vai ser itália mas não descarto a Holanda :p

Compartilhar este post

Link para o post

São ambas interessantes, estudei em Wroclaw e adorei (há noite quase todos os dias, o centro é muito bom), trabalhei em Lodz e adorei. Quem pode dar uma opinião sobre Lodz em termos de erasmus é o a.lopes.

Em relação ao ambiente estudantil, viagens e erasmus, creio que se equivalem. Lodz é mais central na Polónia, enquanto Wroclaw é um pouco mais perto da Rep. Checa e Alemanha. Mas diria que ambas se equivalem. São ambas boas cidades para fazer erasmus

Obrigado! :wink:

Será então, uma destas 2.

EDIT: Só um pormenor que pode fazer toda a diferença: Eu gosto (bastante) de Invernos rigorosos. Qual dos dois o mais "pesado" (se é que há alguma diferença siginificativa)? :mrgreen:

Editado por ruipsousa8

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida, para Erasmus em termos de telecomunicações como têm feito? Compram um cartão duma operadora de lá ou continuam a usar a rede que têm cá?

Compartilhar este post

Link para o post

Como prometido vou deixar aqui a minha experiência de pouco mais de duas semanas aqui em Budapeste ;)

Sendo curto e grosso: é alta cena.

A cidade por si só é bonita, tem muito que ver. Tem um ar antigo e pesado na maioria das zonas, o que estranha um bocado no primeiro impacto (principalmente conjugado com o ar típico dos húngaros) mas depois entranha-se e já não passa nada.

A cidade é grande mas faz-se tudo relativamente bem, mesmo a pé. mas os transportes funcionam bem pa xuxu, vão para todo o lado em 10min, a toda a hora. E são baratos (o passe estudante é 12e por mês e inclui tudo e na cidade inteira). A moeda é fdd, 1 euro são cerca de 300ft e custa a atinar ao inicio, mas bem isso é pormenor e passado uma semana já entra no sistema. As gajas são mito, portuguesas > húngaras. Aliás, as melhores que tenho visto são todas de erasmus. É óbvio que há mulheres lindíssimas, mas no geral roçam todas o muito bimbo e estragam tudo, para além de serem quase todas muito altas mm (gostos). A noite é óptima. Barata e sempre a bombar todos os dias da semana. Há sítios para todos os gostos e feitios, e tudo neste perímetro central da cidade o que é nice. Há sempre opções de transportes durante a noite o que facilita. e há sempre a cada esquina lojas de conveniência 24/7, portanto álcool e tabaco é sempre garantido.

As pessoas no geral têm sido um misto de super simpáticas e receptivas, tirando aquelas mais "fechadas" neste leste europeu que mal falam inglês, aí quase que mandam po crl. A comida é péssima. pelo menos vendo num contexto de necessidade diária para o longo prazo. porque têm pratos típicos muito fixes, é é tudo super condimentado e pesado, é impossível comer regularmente. Não há peixe quase, e o que há é caro. Não há carne de vaca quase, e a que há é cara. É tudo à base de frango e porco. O custo de vida é um pouco mais barato que em Portugal, mas sente-se mais em coisas como serviços e habitação, o resto já anda tudo a rondar os mesmos valores que estamos habituados.

Não me recordo de muito mais, algum interessado ou duvidas feel free to ask!!

ps: se alguém passar por aqui apite que pago um copo com todo o gosto!

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma polaca, duas espanholas. É como disse, as que são de fora valem muito mais que as Hungaras. Ainda não conheci uma de jeito. Mas o espirito de erasmus torna toda a gente disponível seja qual for o sitio, por isso é que nem toquei no assunto

Compartilhar este post

Link para o post

Não estava nada à espera que os italianos percebessem tão pouco de inglês. Já me tinham avisado, mas nunca pensei que fosse a este ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem-vindo a Itália. Já passaste o primeiro choque agora só tens que aprender meia dúzia de palavras em italiano e eles já acham que tu dominas.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende dos contratos que assinas. Geralmente os preços das casas aqui já incluem água, luz, gás e internet. É uma questão de falares com o dono do apartamento. Ainda estás à procura?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende dos contratos que assinas. Geralmente os preços das casas aqui já incluem água, luz, gás e internet. É uma questão de falares com o dono do apartamento. Ainda estás à procura?

Eu já tenho casa, estou com 3 amigos mas não temos internet. Temos um cartão da play e temos usado um telemóvel como hotspot mas funciona à base de carregamentos... por isso acaba por não compensar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já estou ansioso que acabe este ano, porque para o ano é a minha vez.

Um amigo meu quer ir para Valência e eu até tinha combinado ir com ele, mas não compensa nada visto que eu tambem pretendo fazer cadeiras e diz que em Espanha não é missão fácil.

Por isso estou mesmo indeciso (Polónia, Rep. Checa ou Hungria). A escolha seria muito fácil se tivesse a opção Varsóvia, mas não tenho... Se for para a Polónia será entre Lodz, Gdansk ou Wroclaw.

E já agora, custos de vida na Polónia?

E a bolsa de mobilidade é praticamente garantida ou não? O que é que eles pedem?

Uma amiga minha não foi porque não teve bolsa nenhuma. Pelo sim pelo não eu vou juntando. Não é muito mas é sempre uma ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

custo de vida não tenho bem noção mas budapeste ou praga devem ser melhores opções que essas na polónia

Compartilhar este post

Link para o post

Um amigo meu esteve de intercâmbio em Praga um mês no verão do ano passado e comentou que em Praga o custo de vida é muito alto, mas que nas outras cidades checas é bem mais baixo. Brno é que é a cidade académica lá, acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Um amigo meu esteve de intercâmbio em Praga um mês no verão do ano passado e comentou que em Praga o custo de vida é muito alto, mas que nas outras cidades checas é bem mais baixo. Brno é que é a cidade académica lá, acho.

Isto é verdade, embora tenha algumas reservas quanto ao "bem mais". Mas a localização compensa bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...