Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

Taça Davis (Portugal)

Publicações recomendadas

Portugal vai estar envolvido esta semana em mais uma eliminatória da Taça Davis. Na Argélia Portugal vai discutir a manutenção no Grupo II da Zona Euro-Africana.

Teoricamente o conjunto nacional, capitaneado por Pedro Cordeiro e que contará com os melhores portugueses em actividade (Frederico Gil, Rui Machado, Leonardo Tavares e João Sousa), é favorito. Eu diria até que é favorito a ganhar por 5-0. Até porque a Argélia não tem na sua lista de convocados a sua maior figura, Lamine Ouahab, que poderia causar alguns embaraços aos nossos tenistas.

Em princípio os 2 primeiros singulares serão disputados pelo Frederico e pelo Rui e eles próprios se encarregarão do par no Sábado. Caso a eliminatória fique resolvida loga ali, o Leonardo e o João jogarão os encontros de Domingo.

A lista de convocados:

<!--coloro:#0000FF--><span style="color:#0000FF"><!--/coloro--><b>ALGERIA v PORTUGAL</b><!--colorc--></span><!--/colorc-->

Venue: Office des parc Omnisport Wilaya d'Oran, Oran (clay – outdoors)

<b>Algeria</b>

Eddy Kardine Chala

Slimane Saoudi

Abdelhak Hameurlaine

Captain: TBC

<b>Portugal</b>

Frederico Gil

Rui Machado

Leonardo Tavares

Joao Sousa

Captain: Pedro Cordeiro

Compartilhar este post

Link para o post
Algum dia, poderemos ter aspirações a integrar o Grupo I?

O Grupo I? Claro que sim. É, aliás, o nosso lugar. Este ano tivemos um azar tremendo no sorteio porque calhámos contra o Chipre com o Baghdatis em forma. Se tivessemos ganho estariamos agora a discutir com a Irlanda a passagem ao play-off de subida onde encontrariamos a Finlândia ou o Mónaco. A qualquer um destes países seria possível ganhar.

Mas eu penso que tu te estavas a referir ao Grupo Mundial. É que nós estamos, neste momento, numa espécie de 3ª Divisão. Quanto ao Grupo Mundial já lá estivemos perto. Em 1994, ano em que perdemos na Croácia do Goran Ivanisevic por 4-0 no play-off de acesso ao Grupo Mundial. Pessoalmente acho que temos hoje uma equipa que poderá ultrapassar essa de 1994 que contava com os "4 Mosqueteiros": Nuno Marques, João Cunha e Silva, Emanuel Couto e Bernardo Mota. Basta que o Gastão Elias e o João Sousa cresçam e cheguem a um nível aproximado do Gil e do Machado e que estes se mantenham ao nível dos melhores mais uns anos. Não me admiraria que daqui a 4 ou 5 anos possamos estar a lutar por ingressar no grupo das 16 melhores selecções do mundo. Se os israelitas lá andam com o Sela e o Levy porque não havemos de lá conseguir chegar?...

Isto é o quê? Primeira ronda, qualifying?

Isto é o play-off de manutenção no Grupo II. Quem perder desce ao Grupo III.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, deixo aqui os resultados da 1ªronda, onde perdemos 3-2 com o Chipre:

Frederico Gil - Photos Kallias: 6-0, 6-2 e 6-1

Marcos Baghdatis - Rui Machado: 6-3, 7-5 e 6-4

Marcos Baghdatis/Photos Kallias - Frederico Gil/Leonardo Tavares: 6-4, 3-6, 4-6, 6-3 e 6-1

Marcos Baghdatis - Frederico Gil: 6-2, 7-5 e 6-2

João Sousa - Philippos Tsangaridis: 6-3 e 6-1

Compartilhar este post

Link para o post
Ó R3d, jogamos em pares e despachamos aquilo. :mrgreen:

Arranjava nacionalidade argelina(?) e despachava-vos aos dois 8-)

Compartilhar este post

Link para o post
Arranjava nacionalidade argelina(?) e despachava-vos aos dois 8-)

Sozinho em pares? Que campeão! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Sozinho em pares? Que campeão! :mrgreen:

Porque não? Até parece que é difícil :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Frederico Gil e Leonardo Tavares derrotaram facilmente a dupla argelina Hameurlaine/Rahmine por 6-1, 6-2 e 6-3. Portugal, está assim, a liderar a eliminatória por 3-0, o que significa que temos a manutenção no Grupo II garantida.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei.

Também posso estar enganado, estou a falar com base naquilo que o site da Taça Davis diz.

Compartilhar este post

Link para o post

No site está a formação que o Pedro Cordeiro forneceu antes de iniciar a eliminatória. No entanto ele pode fazer alterações. Estando já a eliminatória resolvida e tendo em atenção que os argelinos presentes nem servem para os treinos do Gil ou do Rui, não tenho dúvidas que o Pedro Cordeiro vai dar jogos ao João e ao Leonardo. Já na eliminatória contra o Chipre foi isso que aconteceu. Quando no último dia o Baghdatis ganhou ao Gil resolvendo a eliminatória, o Pedro Cordeiro substituiu para o jogo seguinte o Rui Machado pelo João Sousa. Todos os treinadores fazem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...