Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
André Sousa

Relatório de jogo de André Villas-Boas

Publicações recomendadas

Sim, essa resistência também pode ser trabalhada, sendo que será mais fácil melhorá-la em alguns jogadores. Eu quando estiver em casa, e se me lembrar, passo por aqui para explicar isto.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penso que a fadiga mental também é influenciada pelos resultados da equipa, um equipa que ganhe nao andará tão cansada mentalmente.

Em relação também ao que ele disse na entrevista, em relação á passagem de informação á terça feira no treino de recuperação, será mais facilmente ouvido pelos jogadores se no domingo tiver ganho o jogo, em caso de derrota se calhar faz mais sentido o que ele fala, por isso acho que isto acabará por estar sempre relacionado com o que se passou no domingo, e quando falo no que se passou no domingo não quer dizer só se ganhou ou perdeu, há outras coisas tais como a dificuldade que foi o jogo, a itensidade do jogo, se houve muita pressão do publico, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

No futsal o GR só dá indicação nas saídas de pressão. Podendo haver a hipótese de nem aí dar indicação caso seja o movimento de um dos jogadores a indicar a jogada, como acontece no 3:1.

Em bolas paradas e foras é geralmente o jogador que executa. E no momento de ataque organizado não se pode falar de comandos, porque geralmente há um padrão de jogo e movimentações base à volta do qual se desenrola.

Sim claro, eu explique-me se calhar um pouco mal, mas estava-me a referir ao facto de existirem jogadas estudadas no futsal e não ao facto de ser o GR a dar a ordem de qual a jogada a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de ver o que o Alexandre tem a dizer acerca do assunto da fadiga e da intensidade da comunicação treinador - jogador após os jogos, já que ele é o membro que eu conheço daqui mais dentro do tema do treino desportivo...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim claro, eu explique-me se calhar um pouco mal, mas estava-me a referir ao facto de existirem jogadas estudadas no futsal e não ao facto de ser o GR a dar a ordem de qual a jogada a fazer.

Ah, sim, isso sim. No futsal é recorrente. E não só ao nível de seniores. Cantos e foras trabalhados dão muitos golos. Saídas de pressão e saídas de bola ao meio campo também podem ser proveitosas, mas a outro nível, não tanto o de obter golo, mas o de manutenção de posse de bola, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre esse assunto...pá, acho que o Mourinho (desculpa por recorrer a alguém novamente, Navidkia) tem uma frase que é elementar: treinar é mais importante do que ir ao treino. E a folga semanal, como alguém esclarece aí atrás, é importante e deve ser decidida segundo determinados contextos.

É lógico que o ideal, depois de um jogo, seria os jogadores fazerem trabalho de recuperação no dia seguinte, ou seja, na segunda-feira. A folga assim passaria para a terça. Mas há contextos em que o ideal será tirar os jogadores o mais cedo possível do "ambiente da batalha", mandando-os para casa, para junto da família, logo no dia a seguir ao jogo. E porquê? Porque um jogador, mesmo que esteja com os "pneus em baixo", pode manifestar-se de forma positiva no jogo seguinte caso tenha desanuviado dos ambientes competitivos.

Um grande exemplo foi o do Cajuda, quando estava no Vitória. Foi criticado em vários quadrantes por ter ido com os jogadores para a praia a meio da época. Foi acusado de que isso era uma estratégia à antiga, que os jogadores não devem ser submetidos ao esforço de correr na praia, que foi perder tempo. Tudo muito certo: só que o Cajuda levou o plantel para a praia, numa altura complicada da época, apenas e só para... brincar. Foram desanuviar num ambiente diferente, foram oxigenar. Não foram ganhar resistência, aquilo visou apenas a mudança de ares. E segundo ele resultou.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre esse assunto...pá, acho que o Mourinho (desculpa por recorrer a alguém novamente, Navidkia) tem uma frase que é elementar: treinar é mais importante do que ir ao treino. E a folga semanal, como alguém esclarece aí atrás, é importante e deve ser decidida segundo determinados contextos.

(...)

Desta vez passa! Mas só desta!! :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Tirar o pó primeiro. Já está.

A cena do Miguel Aguiar: o gajo tem 20 anos. Ele jogava como "médio-defensivo" no Candal, nos Júniores, mas deixou para seguir essa situação de treinador. Também, pelo que sei, ele estuda Filosofia na Faculdade. É Boavisteiro. Parece ser um gajo muito inteligente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos vistos já é "efectivo" lá do Braga, ou seja, acho que já é mais do que apenas observador, mas não tenho a certeza. Tem também o Nível II .

Compartilhar este post

Link para o post

Um grande exemplo foi o do Cajuda, quando estava no Vitória. Foi criticado em vários quadrantes por ter ido com os jogadores para a praia a meio da época. Foi acusado de que isso era uma estratégia à antiga, que os jogadores não devem ser submetidos ao esforço de correr na praia, que foi perder tempo. Tudo muito certo: só que o Cajuda levou o plantel para a praia, numa altura complicada da época, apenas e só para... brincar. Foram desanuviar num ambiente diferente, foram oxigenar. Não foram ganhar resistência, aquilo visou apenas a mudança de ares. E segundo ele resultou.

Vou pegar aqui nisto, Ibra. A mesma técnica foi usada este ano pelo Milan, foi para o Dubai, simplesmente para relaxar. Logo depois do Natal. E também resultou.

getCA8M0YR7.jpg

treinos-milan-gal-2-20101229.jpg

ibrahimovic_praia_efe_3.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...