Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
antifa

Meteorologia e outros fenómenos naturais

Publicações recomendadas

Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Então se para contratar uns marmanjos queres complicar tanto, então que se deixe arder tudo, literalmente.

Quem vier a seguir já não terá florestas com que se preocupar. Nem papel para as burocracias 

Eu é que quero complicar? Portanto, achas que as questões que coloquei são meras invenções minhas e que não interessam para nada.

E acreditas que os fogos irão acabar em Portugal se contratarmos uns marmanjos para vigiar. Sendo que nem sequer disseste o que é que é suposto que eles vigiem. É assim: contratam-se uns marmanjos e já está. Problema resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá a chover em Gaia. Cinzento e um vento jeitoso.

O ipma dá 33°, o que definitivamente não está.

Mais depressa amarrava os gajos do ipma a uma árvore do que outros criminosos :mrgreen:

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 59 minutos:

Eu é que quero complicar? Portanto, achas que as questões que coloquei são meras invenções minhas e que não interessam para nada.

E acreditas que os fogos irão acabar em Portugal se contratarmos uns marmanjos para vigiar. Sendo que nem sequer disseste o que é que é suposto que eles vigiem. É assim: contratam-se uns marmanjos e já está. Problema resolvido.

Ninguém disse que os fogos vão acabar só com 1 medida. Nem com várias vão acabar.

Mas de certeza que não vão melhorar se não se fizer nada.

Quer dizer, algum dia vão porque deixa de haver floresta para arder 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 25 minutos:

Ninguém disse que os fogos vão acabar só com 1 medida. Nem com várias vão acabar.

Mas de certeza que não vão melhorar se não se fizer nada.

Quer dizer, algum dia vão porque deixa de haver floresta para arder 

Também ninguém disse que não se deve fazer nada.

Numa coisa estamos de acordo: a melhoria das condições de vigilância das florestas é uma medida importante.

Onde discordamos: tu dizes que basta aprovar um orçamento e contratar pessoas. Eu digo que isso é simplista e não é exequível, porque essa questão é complexa e não se resolve com medidas simples. Exige um enquadramento e planeamento adequado para que possa dar frutos.

Compartilhar este post

Link para o post

por mim era pegar fogo a tudo e todos e aproveitar para fazer combustível para podermos ter mais carros VRRUM VRRUM

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

por mim era pegar fogo a tudo e todos e aproveitar para fazer combustível para podermos ter mais carros VRRUM VRRUM

Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

O meu sonho é pegar numa bicicleta e andar nela em direção ao horizonte TRIM TRIM sai da ciclovia

A única teoria da conspiração q eu acredito é q vocês são a mesma pessoa

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 11 minutos:

A única teoria da conspiração q eu acredito é q vocês são a mesma pessoa

podes chamar-me o que quiseres mas insinuares que sou de STEM é ir longe demais

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O fogo em Vila Real continua a lavrar com grande intensidade. E enquanto houver mato e não chover, assim continuará certamente.

Espero honestamente que se investigue a actuação da cadeia de comando da Protecção Civil.

Partilhar aqui também a infelicidade do facto da Spinumviva e da Solverde não estarem neste meio, caso contrário teríamos 30 meios aéreos por fogo. Assim sendo, temos de mendigar por 2 aviões ao Reino de Marrocos, e mesmo assim já são aviões de sobra.

Compartilhar este post

Link para o post

xjspet.jpeg

Parabéns a quem manda. Apagar um incêndio duas vezes e, 11 dias depois (ou lá o que é) ainda estar assim, é meritório.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

O fogo em Vila Real continua a lavrar com grande intensidade. E enquanto houver mato e não chover, assim continuará certamente.

Espero honestamente que se investigue a actuação da cadeia de comando da Protecção Civil.

Partilhar aqui também a infelicidade do facto da Spinumviva e da Solverde não estarem neste meio, caso contrário teríamos 30 meios aéreos por fogo. Assim sendo, temos de mendigar por 2 aviões ao Reino de Marrocos, e mesmo assim já são aviões de sobra.

Nota: Fomos mendigar porque Portugal tem 3 Canadairs e os 3 estão avariados. É obra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, Agora:

Nota: Fomos mendigar porque Portugal tem 3 Canadairs e os 3 estão avariados. É obra.

Não tem. Alugou 3.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Não tem. Alugou 3.

Ah, alugou 3 avariados, é isso? :7_sweat_smile:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Ah, alugou 3 avariados, é isso? :7_sweat_smile:

Não. Portugal tem zero Canadair. Alugou 3, que avariaram.

Já agora, fica aí a ilustração da vergonha:

zuusjq.jpeg

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei sinceramente qual é a vossa admiração, se em 2017 houve a catástrofe de Pedrogão e não se fez nada até 2025, vai ser agora? Relaxem. Faz parte do verão. Falar de incêndios, tudo arder. Eles tem de ter trabalho. Depois em setembro é o regresso às aulas, bola a rolar e isso acaba. Para o ano há mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sei qual é a admiração com as políticas do país e não se pensar a longo prazo, basta passar no tópico dos direitos de tv e ver que uma boa parte das pessoas aqui na realidade pensa de igual modo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 2 minutos:

Nem sei qual é a admiração com as políticas do país e não se pensar a longo prazo, basta passar no tópico dos direitos de tv e ver que uma boa parte das pessoas aqui na realidade pensa de igual modo.

Seria de esperar lucidez de quem tem os seus bens em risco?

Mas bem, é meter agora na CMTV e ver o estado da coisa. Um incêndio já apagado duas vezes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 24 minutos:

Não. Portugal tem zero Canadair. Alugou 3, que avariaram.

Já agora, fica aí a ilustração da vergonha:

zuusjq.jpeg

Deixem a empresa do irmão e do cunhado do Leitão Amaro trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não chove desde abril ou maio enquanto houver mato vai continuar a arder. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 horas:

Portugal tem zero Canadair.

Já agora, só para repor a verdade: Governo compra aviões Canadair e reforça capacidade de combate aos incêndios

Tem 2 comprados, com fundos europeus, e que chegam em 2029. É só assegurar que há pouco fogo até lá e estamos bem.

Além disso, o Nuno Melo comprou kits para os C-130 mas está chateado porque ninguém lhe agradeceu por isso: Nuno Melo gostava de ouvir um "obrigado" por ter comprado kits de combate a incêndio para os C-130 | TVI Player

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 horas:

Seria de esperar lucidez de quem tem os seus bens em risco?

Mas bem, é meter agora na CMTV e ver o estado da coisa. Um incêndio já apagado duas vezes.

Numa freguesia em Santo Tirso sei de um fogo que já foi extinto 6(!!!) vezes no mesmo sítio.

6. É apagado, passado um ou dois dias, lá volta ele aquele sítio em especifico a arder. Ontem choveu o dia todo lá, céu cinzento e temperaturas amenas, ao fim da tarde lá deflagrou mais uma vez.

@Mica é quem vai pra ponte de pau

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 7 minutos:

Numa freguesia em Santo Tirso sei de um fogo que já foi extinto 6(!!!) vezes no mesmo sítio.

6. É apagado, passado um ou dois dias, lá volta ele aquele sítio em especifico a arder. Ontem choveu o dia todo lá, céu cinzento e temperaturas amenas, ao fim da tarde lá deflagrou mais uma vez.

@Mica é quem vai pra ponte de pau

Isso parece-me muito relacionado com ordens superiores. Se houver aqui bombeiros, pf esclareçam, mas dá ideia que os bombeiros só actuam se houver ordens específicas nesse sentido. E muitas vezes ou não há, ou então não sei. Alternativamente, quem gere os meios anda a fazê-lo mal, porque manda meios embora demasiado cedo, e depois não há meios suficientes para lidar com os reacendimentos.

Em Vila Real parece-me claramente isso:

vKxBqH4.png

No primeiro reacendimento, estavam 50 bombeiros no local.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma horita de um só Canadair no ar correponde a dar aí uns 15 mil paus de subsidio a um pastor por ano, permitindo-lhe na prática e por cima do que faz com a atividade mais que duplicar o dinheiro que faz anualmente (e até motivando gajos como o @Rain Doga fazer reconversão que tanto desejam). Menos de 48 horas de uso de aviões se calhar corresponderia ao trabalho de umas cabras e uns bois em todo o país que tratariam de muito mato em zonas despovoadas, ainda não tomadas pelo eucalipto, como o que ardeu este ano na Barca ou no Alvão.

Da mesma forma se em vez de terem transformado a roçadora no desporto nacional tivessem gasto algum (poucos) dos milhões que estouram no combate reativo a dar incentivo financeiro a associações, compartes, empresas e particulares que tratariam da limpeza dos matos de forma mais consistente e metódica se calhar teriam mais resultado do que com os assassinatos ecologicos que se vêm todos os anos quando alguém comenta no café que o prazo da GNR começar a fiscalizar se aproxima, ou dos aproveitamentos dos poucos "jovens" disponiveis para isso em muitas da freguesias rurais com médias de idade altissimas.

Editado por antifa
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...