JohnyM Publicado 15 Agosto 2025 Citação de Ghelthon, há 2 horas: Não estamos a falar de um crime de colarinho. Estamos a falar de um crime que destrói propriedade, consome recursos ao Estado e tem o potencial de tirar vidas. Mas sim, ser c*na de sabão é que vai resolver o assunto. Não é por destruirem propriedades que estes crimes passam a ser menos perigosos que os crimes de colarinho Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 15 Agosto 2025 (editado) Citação de HappyKing, há 5 minutos: Sim, vai à questiúncula gramatical em vez de provares o que defendes de forma minimamente sustentada. Relembro só que um dos pressupostos para a prisão preventiva é a continuação da actividade criminosa Aqui estás a dizer que as pessoas deviam ficar em preventiva por perigo de continuarem a atividade. Perguntei-te: antecedência criminal, prática passada do mesmo crime. Não sabes nenhuma delas. Portanto só resta uma pergunta: com que base defendes que aquelas pessoas podem continuar a atividade criminosa. Não tens base factual alguma. Perguntaste porque achas que essa postura de mediação resolve alguma coisa. Perguntaste porque são coisas impossíveis de saber, como é evidente. Mas sim, vamos antes arriscar e confiar que não vão repetir. Até porque nem é isso que acontece, segundo os dados disponíveis. Juro, Joca. Editado 15 Agosto 2025 por Ghelthon 2 Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 15 Agosto 2025 Quais são as tuas ideias então @HappyKing? Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 15 Agosto 2025 Por incrível que possa parecer até para segurança dos próprios incendiários é estupido serem logo colocados em liberdade... Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Agosto 2025 (editado) Citação de Ghelthon, há 32 minutos: Mas sim, vamos antes arriscar e confiar que não vão repetir Sim, cumprir a lei é arriscar e confiar. Se não há base para aplicação da prisão preventiva não tem cabimento as pessoas ficarem em preventiva. Sinceramente, e porque te tenho respeito, que nojo de discurso. Citação de pedritsh, há 24 minutos: Quais são as tuas ideias então @HappyKing? Aos dias de hoje parece ousado mas as ideias são os princípios basilares do estado de direito. Coisas como proporcionalidade de penas, cumprimento da lei, direitos e garantias das pessoas, inocentes ou não, salvaguardados. Citação de Axadrezado, há 23 minutos: Por incrível que possa parecer até para segurança dos próprios incendiários é estupido serem logo colocados em liberdade... Sim, em prisões sobrelotadas, com condenações no Tribunal dos direitos humanos a baterem recorde e com uma notória falta de guardas é que eles estão seguros. Editado 15 Agosto 2025 por HappyKing 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 15 Agosto 2025 (editado) Citação de HappyKing, há 12 minutos: Sim, cumprir a lei é arriscar e confiar. Se não há base para aplicação da prisão preventiva não tem cabimento as pessoas ficarem em preventiva. Sinceramente, e porque te tenho respeito, que nojo de discurso. Estás enganado. Nojento é o discurso de se achar que estas coisas estão bem como estão, quando tudo aponta para o contrário: área ardida a aumentar; incêndios cada vez mais fortes, culpa do clima; cada vez mais presos por crime de incêndio; cada vez mais detidos pelo mesmo; aparentemente, a maioria dos detidos é reincidente. Olhar para estes factos e assobiar para o lado é que é nojento. Achar que parte da solução não passa por aqui é nojento. Colar-me a um discurso extremista como se eu estivesse aqui a dizer "era prendê-los a um pinheiro e deixá-los no meio do fogo" é nojento. Já o disse, e repito: não acho exagerado considerar estes crimes como terrorismo interno, num país onde este é claramente um dos seus maiores flagelos. Claro que não espero que se condene de igual forma alguém que vai propositadamente a uma mata pegar fogo, ou alguém que está a fazer uma queimada que se descontrola e cria um incêndio. Da mesma forma que não acho nada exagerado que alguém que é apanhado em flagrante a atear fogos fique em preventiva nesta altura. Não sou da área, mas parece-me que a lei não pode ser aplicada de forma cega - o contexto importa e muito. E, neste caso, o contexto é demasiado óbvio. Editado 15 Agosto 2025 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 15 Agosto 2025 No mínimo dos mínimos prisão domiciliária com pulseira eletrónica para monitorizar o infrator e impedir que repita a brincadeira. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 15 Agosto 2025 Citação de HappyKing, há 19 minutos: Sim, em prisões sobrelotadas, com condenações no Tribunal dos direitos humanos a baterem recorde e com uma notória falta de guardas é que eles estão seguros. Estão melhor perto das populações, aposto que o pessoal que ficou sem casa está morto por lhes dar um abraço. 4 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Agosto 2025 (editado) Citação de Ghelthon, há 29 minutos: Da mesma forma que não acho nada exagerado que alguém que é apanhado em flagrante a atear fogos fique em preventiva nesta altura. Mesmo que não tenhas qualquer base legal para o fazer. Tens que ir à Hungria visitar o Orban. De certeza que ficariam amigos. Citação de Axadrezado, há 21 minutos: Estão melhor perto das populações, aposto que o pessoal que ficou sem casa está morto por lhes dar um abraço. Portanto, uma pessoa inocente - é inocente até ser julgada a não ser que queiram acabar também com a presunção de inocência - tem de ficar em prisão preventiva mesmo não sendo cumpridos os pressupostos para esse efeito porque pode ser agredida pela população. Uma pessoa tem de ser privada dos seus direitos porque o estado não lhe consegue garantir a sua segurança. Sim, senhor. Ainda diziam que o CMPT é uma bolha (e é). Uma pessoa vem cá e percebe porque o Ventura ganha tracção a cada eleição. Editado 15 Agosto 2025 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 15 Agosto 2025 Citação de HappyKing, há 10 minutos: Mesmo que não tenhas qualquer base legal para o fazer. Tens que ir à Hungria visitar o Orban. De certeza que ficariam amigos. Podes não ter agora, mas as leis mudam. Ou as leis são as mesmas hoje como eram há 100 anos? Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 15 Agosto 2025 Citação de HappyKing, há 59 minutos: Mesmo que não tenhas qualquer base legal para o fazer. Tens que ir à Hungria visitar o Orban. De certeza que ficariam amigos. Portanto, uma pessoa inocente - é inocente até ser julgada a não ser que queiram acabar também com a presunção de inocência - tem de ficar em prisão preventiva mesmo não sendo cumpridos os pressupostos para esse efeito porque pode ser agredida pela população. Uma pessoa tem de ser privada dos seus direitos porque o estado não lhe consegue garantir a sua segurança. Sim, senhor. Ainda diziam que o CMPT é uma bolha (e é). Uma pessoa vem cá e percebe porque o Ventura ganha tracção a cada eleição. Portanto se não concordar contigo somos todos Chega e logo para mim. 😂 É tão imbecil que nem vou discutir mais. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 15 Agosto 2025 (editado) Umas ideias para o agravamento de penas para incendiários: A - O que incendiar o monte ou floresta alheia de qualquer modo, deve ser preso pelo Juíz, receber 100 chicotadas, e satisfazer o que foi queimado segundo a avaliação dos peritos. B - Mando, e defendo, que nenhuma pessoa, de qualquer qualidade e condição que seja, ponha, nem manda pôr, fogo nas Montarias, Matas, e Coutadas dellas, nem fora dellas, em logar donde se lhe possa damno; e qualquer que o pozer, ou mandar pôr, ou a isso der conselho, ajuda, ou favor, sendo escravo, ou peão barceiro, será publicamente açoutado; (…) E quando quer que se não poder saber quem poz o tal fogo, quero que, se alguma pessoa fôr achada dentro na queimada do tal fogo, o dia que se pozer, ou dahi a trinta dias do dia em que o fogo se fez, nem até mil passos ao redor delle, esse se haja por poedor do dito fogo, e haja a pena sobredita, e dando elle á prizão a pessoa que verdadeiramente poz o dito fogo, com prova bastante, será solto, e o outro condenado. C - E assim hei por bem que o dito Juiz possa dar em fiança os culpados, que por elle forem condemnados em degredo para Africa, para soltos irem cumprir seus degredos, na maneira que os Corregedores e Desembargadores podem dar aos que por eles forem despachados pela Ordenação do livro 5.º titulo 91; e isto se não intenderá nas pessoas, que nas ditas Matas, ou Coutadas, pozerem fogo, ou o mandarem pôr, ou a isso derem conselho, ajuda, ou favor, porque estas hei por bem que vão presas cumprir o dito degredo. Não é preciso inventar a roda. Editado 15 Agosto 2025 por Descartes 1 Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 15 Agosto 2025 Pois, lá está, no fundo ninguém sabe como resolver ou melhorar. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 15 Agosto 2025 Citação de pedritsh, há 4 horas: Na notícia dizia que o isqueiro tinha sido apreendido, por isso calma. não pagou a licença. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 15 Agosto 2025 Citação de Axadrezado, há 1 hora: Portanto se não concordar contigo somos todos Chega e logo para mim. 😂 É tão imbecil que nem vou discutir mais. Eu não disse que eram do Chega. Disse que se percebe porque o populismo que ele aplica ganha tração. Não é que eu ache que só existe populismo de direita mas o que tem aqui sido defendido é populismo à la Ventura. 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 15 Agosto 2025 Quando acontecem coisas à beira do Ghelton entra noutro modo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 15 Agosto 2025 (editado) Citação de kareca, há 2 horas: Quando acontecem coisas à beira do Ghelton entra noutro modo. Só me interessa o que me afecta directamente, como é óbvio. Mas pá, quase 20 anos de fórum e continuam a escrever mal o nick, é triste. Editado 15 Agosto 2025 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 15 Agosto 2025 O populismo neste tema é fácil porque TODOS os anos é a mesma m*rda. Quantas mais pessoas terão que morrer até que apareça um governo que tome medidas para controlar melhor este problema? É que todos os anos é a mesma conversa "É este ano que temos os meios para combater incêndios" "É este ano que vão acontecer menos incêndios" "É este ano etc etc etc". Ingénuo fui eu por pensar que depois de 2017 as coisas iam melhorar. O clima está cada vez mais extremo e imprevisível. Está cada vez mais calor. E continuamos a combater incêndios da mesma forma que fazíamos em 2000. O governo todo contente veio dizer que tinham garantido o serviço de 3 canadairs. Teve azar que ficaram os 3 fora de serviço. Todos os anos são detidas dezenas de incendiários. Gostava de saber quantos é que estão detidos a cumprir pena. E (a não ser que não tenha visto) ainda falta o caso anual de um incendiário que foi detido e foi mandado para casa aguardar julgamento que saiu para acender mais um fogo. Por isso sim, é populismo radical. Mas é cansativo todos os verões saber que vamos ter incêndios descontrolados e que os pobres bombeiros nem têm forma de os combater- E é cansativo ver pessoas a morrerem nos incêndios enquanto tentam salvar as suas casas, terras, história. É fácil falar vendo tudo isto de fora. 3 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 16 Agosto 2025 Neste tema? É super fácil em grande parte dos temas polémicos que estão em voga na discussão social. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 16 Agosto 2025 Este está em voga desde do século passado Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 16 Agosto 2025 Estar a ir apenas aos incendiários não é estar a ir à raiz do problema, digo eu. Que há por aí muito descompensado que gosta de ver montes a arder não duvido, mas e a quantidade de incêndios que têm interesses privados (e às vezes camarários cof cof...) por trás e são contratados a um coitado da aldeia em troca de tuta-e-meia? 3 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 16 Agosto 2025 De onde quer que seja. Também tens bombeiros que começam incêndios para depois os irem apanhar. Acho ridículo é ano após ano ser a mesma m*rda. Nem sei como é que o outro ainda não se lembrou de culpar os imigrantes Compartilhar este post Link para o post
.Aimar Publicado 16 Agosto 2025 Citação de HappyKing, há 13 horas: Eu não disse que eram do Chega. Disse que se percebe porque o populismo que ele aplica ganha tração. Não é que eu ache que só existe populismo de direita mas o que tem aqui sido defendido é populismo à la Ventura. Já paraste para pensar porque é que o CH tem ganho apoiantes, eleição após eleição? Temos uma completa inércia de quem governa, seja PS ou PSD, relativamente uma série de assuntos que afetam diretamente a vida das pessoas e este é um deles. Há zonas do país em que todos os anos há incêndios de grandes dimensões e esperas que uma boa parte da população não se deixe cair no discurso deles quando metem o dedo na ferida? As pessoas não querem saber o que as leis determinam e dos direitos humanos. Infelizmente é o que temos, a nível global. Eu não acho que se vá ganhar a batalha contra a extrema direita sendo brando em algumas temáticas e a questão da justiça é uma delas. Se um incendiário é apanhado em flagrante delito e é posto em liberdade, ou nos caos de reincidência, talvez esteja na altura de mudar a lei. Talvez esteja na altura de olhar para a justiça com maior peso na balança para a proteção das vítimas. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 16 Agosto 2025 Citação de .Aimar, há 40 minutos: As pessoas não querem saber o que as leis determinam e dos direitos humanos. Infelizmente é o que temos, a nível global. As pessoas ponto e vírgula. Não é por algumas não quererem saber que isso se passa a tornar regra. Citação de .Aimar, há 41 minutos: Eu não acho que se vá ganhar a batalha contra a extrema direita sendo brando em algumas temáticas e a questão da justiça é uma delas. Pois não. É cedendo em todas as temáticas à sua agenda. Desde a imigração à justiça. Aí é que a batalha vai estar ganha. Vai estar ganha por eles, tendo o país sido subjugado à sua agenda sem eles sequer precisarem de governar. Citação de .Aimar, há 43 minutos: Talvez esteja na altura de olhar para a justiça com maior peso na balança para a proteção das vítimas. Mas então digam logo ao que vem. Queremos uma justiça muito mais punitivista do que é hoje em dia. É uma visão que eu estou em profundo desacordo mas pelo menos seriam mais honestos assim. Compartilhar este post Link para o post