Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
antifa

Meteorologia e outros fenómenos naturais

Publicações recomendadas

Citação de SAS_Robben, há 4 minutos:

O PM diz que a prioridade n1 é reparar a A1

Uma estrada com alternativas é a prioridade n1 do Governo, não são as pessoas, as suas casas e as indústrias/empresas afetadas.

SAS, já temos por aí demagogos a mais. Não precisas de te juntar a eles.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 11 minutos:

SAS, já temos por aí demagogos a mais. Não precisas de te juntar a eles.

Aceito a crítica mas para mim é mais uma calinada de comunicação deste governo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 horas:

acompanhamento-meteorol%C3%B3gico-18-30h

Dilúvio para esta madrugada

Já não chove há umas horas, as terras já estavam a ficar secas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

O PM diz que a prioridade n1 é reparar a A1

Uma estrada com alternativas é a prioridade n1 do Governo, não são as pessoas, as suas casas e as indústrias/empresas afetadas.

Acredito que seja mais força de expressão, do que outra coisa.

Mas é a principal artéria do país, tem que ser uma das prioridades máximas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Aceito a crítica mas para mim é mais uma calinada de comunicação deste governo.

A A1 tem uma importância crítica na economia portuguesa. A reposição da sua funcionalidade tem que ser prioridade máxima. Não pode ser de outra maneira. E esse facto não implica, nem pode implicar, que as outras prioridades como as que referiste percam esse estatuto. Os meios humanos, materiais e financeiros têm que continuar a ser alocados a todas as frentes. O Montenegro não disse que os recursos vão deixar de estar alocados às pessoas, às suas casas e às empresas.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Assim também quero ter um contrato de concessão. Não pago nada de novas construções, só tenho lucros e alguma manutenção. Maravilha! O estado social que a IL quer: um estado que está lá para ajudar os privados quando estes não querem pagar as coisas pelas quais são responsáveis.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vídeo incrível do arraso à rede rodoviária em Arruda dos Vinhos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scirea, há 1 hora:

Assim também quero ter um contrato de concessão. Não pago nada de novas construções, só tenho lucros e alguma manutenção. Maravilha! O estado social que a IL quer: um estado que está lá para ajudar os privados quando estes não querem pagar as coisas pelas quais são responsáveis.

Então mas esse é o ABC das concessões das AEs. É um negócio que só dá lucro.

O Estado paga por X carros a passar na AE. Se passarem mais, o Estado indemniza. Se passarem menos, o Estado indemniza. Se houver uma catástrofe, as portagens são desligadas mas o Estado paga-as. Etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

Grande carga que caiu aqui em Lisabona. 

A ventania, para os lados de Sintra, também se está a fazer sentir. 

Compartilhar este post

Link para o post

Nove mil pessoas de prevenção para serem evacuadas a qualquer momento da Baixa de Coimbra. Do que me contam de lá, as notícias não estão a ser sensacionalistas: já há água dentro da cidade nas zonas mais baixas.

Para quem conhece a cidade, o que um gajo da Proteção Civil disse a um amigo meu é que teme-se que a água possa inundar tudo entre o Convento de São Francisco do lado esquerdo e o Jardim da Manga do lado direito.

Se o gajo tiver razão, estamos a falar de toda a zona entre os riscos vermelhos.

qHudDps.jpg

• Triste 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 12 horas:

Não te recordas que a paixão dos governos do PSD é o betão?!

Quem nos dera que essa paixão voltasse, e em força. 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 48 minutos:

Nove mil pessoas de prevenção para serem evacuadas a qualquer momento da Baixa de Coimbra. Do que me contam de lá, as notícias não estão a ser sensacionalistas: já há água dentro da cidade nas zonas mais baixas.

Para quem conhece a cidade, o que um gajo da Proteção Civil disse a um amigo meu é que teme-se que a água possa inundar tudo entre o Convento de São Francisco do lado esquerdo e o Jardim da Manga do lado direito.

Se o gajo tiver razão, estamos a falar de toda a zona entre os riscos vermelhos.

qHudDps.jpg

Essa zona da marginal perto da estação ainda está cheia de obras? Se estiver e a água entrar aí vai rebentar tudo. E há um parque subterrâneo por baixo da loja do cidadão, nem vai ser bom. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 34 minutos:

Essa zona da marginal perto da estação ainda está cheia de obras? Se estiver e a água entrar aí vai rebentar tudo. E há um parque subterrâneo por baixo da loja do cidadão, nem vai ser bom. 

Sim, as obras do Metrobus. Ainda estão a decorrer.

Sei que já fecharam a Loja do Cidadão. Por baixo há esse parque subterrâneo da Bragaparques, e há mais dois por debaixo das Torres do Arnado e da Segurança Social... espero que tenham tirado de lá os carros estacionados, se não vão ficar debaixo de água caso a inundação ocorra.

Tenho um colega de trabalho que mora perto da Rodoviária e me disse que o risco agora é por volta das 14 a 15 horas, é a hora prevista para a chegada da água da última largada da Aguieira.

Até ver as coisas têm sido bem geridas, é rezar para que não aconteça uma tragédia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 56 minutos:

Quem nos dera que essa paixão voltasse, e em força. 

Sim, por favor, continuem a betonar tudo o que é metro quadrado para passarmos a ter ainda menos capacidade de drenagem dos solos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 22 minutos:

Sim, por favor, continuem a betonar tudo o que é metro quadrado para passarmos a ter ainda menos capacidade de drenagem dos solos.

Sim, é mesmo isso que eu queria dizer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 9 minutos:

Sim, é mesmo isso que eu queria dizer.

Não sei, foi o que li :mrgreen: 

Mas fora de brincadeiras, é urgentíssimo (e com muito atraso) repensar-se no planeamento macro do território. E óbvio que isto não é apenas aplicável a Portugal, mas foram décadas de decisões aterradores a preencher km e km de solo com construção (e não é com os nossos PDMs a pedirem x% de jardim que se resolve ou atenua) e isso é, também, factor preponderante para termos uma deficiência quase incorrigível para enfrentar casos em que chove sem parar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 12 minutos:

Não sei, foi o que li :mrgreen: 

Mas fora de brincadeiras, é urgentíssimo (e com muito atraso) repensar-se no planeamento macro do território. E óbvio que isto não é apenas aplicável a Portugal, mas foram décadas de decisões aterradores a preencher km e km de solo com construção (e não é com os nossos PDMs a pedirem x% de jardim que se resolve ou atenua) e isso é, também, factor preponderante para termos uma deficiência quase incorrigível para enfrentar casos em que chove sem parar. 

Quando eu digo que é preciso voltar a paixão pelo betão, está muito relacionado com o urbanismo e o planeamento do território. É preciso construir mais prédios e menos casas, em altura. É preciso construir infraestruturas de transportes mais eficientes e menos poluentes, como linhas de metro, linhas comboio, melhorar, em condições adequadas as que temos e, não esquecer, remodelar, recuperar e actualizar o património existente, que, genericamente, se encontra num estado de degradação já significativo. Falo de hospitais, centros de sáude, etc. Sim, repito, é preciso imenso betão. 

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 8 minutos:

Quando eu digo que é preciso voltar a paixão pelo betão, está muito relacionado com o urbanismo e o planeamento do território. É preciso construir mais prédios e menos casas, em altura. É preciso construir infraestruturas de transportes mais eficientes e menos poluentes, como linhas de metro, linhas comboio, melhorar, em condições adequadas as que temos e, não esquecer, remodelar, recuperar e actualizar o património existente, que, genericamente, se encontra num estado de degradação já significativo. Falo de hospitais, centros de sáude, etc. Sim, repito, é preciso imenso betão. 

Eu só discordo genericamente no sentido em que não vejo como imperativo termos de construir mais. Temos de construir melhor e com mais pensamento direcionado (Lisboa - que é o exemplo que melhor conheço - tem tido um aumento significativo de construção nova mas a esmagadora maioria dessa habitação vai estar acessível a um número irrisório de pessoas. Ou seja, estamos a apostar em mais betão que vem contribuir zero para a resolução dos problemas graves que temos) e menos com o intuito de construir por construir como se mais fogos significassem imediatamente mais oportunidades de as pessoas verem resolvido o drama da habitação. E isto mesmo seguindo a lógica de + vertical e - horizontal, que em abstrato faz todo o sentido, claro. 

E a chave, como bem referes, estará na requalificação e reconversão. Com o número absurdo de infraestruturas e espaços construídos obsoletos que temos faz-me sempre comichão pensarmos em ocupar áreas vagas quando temos estes berbicachos em zonas cinzentas e num vazio absoluto. 

Para terminar e só para não parecer que estou a discordar por discordar: acho que são ideias certas mas que têm demasiados asteriscos e carecem de interpretações mais finas, é só isso. E sublinho que estou a direcionar mais o meu comentário à parte da habitação e serviços, transportes não são de todo a minha área de conhecimentos portanto digo apenas que o que referes que me parece fazer todo o sentido, claro. 

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 horas:

qHudDps.jpg

Calma. O cenário já esteve pior. A Aguieira passou a manhã a descarregar mais do que recebia, ganhou alguma folga. E a Baixa ainda está largamente tranquila. Ainda falta umas horas, mas é possível que não se verifique o cenário mais dramático.

Compartilhar este post

Link para o post

A Ana Abrunhosa está basicamente a provar que a liderança importa na reacção aos problemas. E, por conseguinte, o voto realmente importa.

Imagine-se ser o Moedas e lidar com isto...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 2 horas:

Calma. O cenário já esteve pior. A Aguieira passou a manhã a descarregar mais do que recebia, ganhou alguma folga. E a Baixa ainda está largamente tranquila. Ainda falta umas horas, mas é possível que não se verifique o cenário mais dramático.

Sim, de manhã o cenário era bem mais preocupante do que o rumo dos acontecimentos desde então. Por esta altura parece improvável que chegue a ser necessário evacuar a cidade.

Entretanto parece que o Nils andou a provocar o caos em Espanha e França, para aqueles lados também não parece nada bom.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

A Ana Abrunhosa está basicamente a provar que a liderança importa na reacção aos problemas. E, por conseguinte, o voto realmente importa.

Imagine-se ser o Moedas e lidar com isto...

E ela como Ministra passava a imagem de ser uma molengona. Também não ajudou ser Ministra da Coesão e andar a acartar neve da Serra da Estrela para Lisboa

Compartilhar este post

Link para o post

Teve muitos momentos dignos de meme, mas também tinha uma pasta para encher olho... a gestão de fundos estava adstrita à pasta da Economia. Restava pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...