Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Someone

Homicídio Carlos Castro: Renato Seabra considerado culpado

Publicações recomendadas

Não, mas sei como as pessoas não-desprezíveis funcionam.

Desprezível é quem mata outra pessoa, não é quem corta relações com um assassino.

Compartilhar este post

Link para o post

O NIkeL está a ser um pouco extremista neste assunto, até o próprio o admitiu. Mas parece-me que o maior problema que se está a encontrar na discussão é o raciocínio aparentemente “preto e branco” dele, existem tantas circunstâncias em que pessoas morrem por culpa de terceiros, negligência médica, por exemplo, um médico/a comete um erro e mata alguém (na tentativa de ajudar essa pessoa), é atribuída a punição, se ele for nosso familiar ou amigo/a, vamos cortar relações? E legítima defesa? E excesso de legítima de defesa?

Mas neste caso eu não o censuro. O crime é atroz, mesmo não sabendo definitivamente as razões por trás do mesmo, se são psicológicas ou não. O mais fácil, se eu fosse familiar ou amigo do perpetrador, seria afastar-me e rejeitar qualquer proximidade futura, independentemente da motivação/razão do crime e dos meus sentimentos pessoais por essa pessoa. É a decisão mais fácil, do ponto de vista pessoal e social, “limparmo-nos” de qualquer relação com o criminoso. É por isso que me admira haver tantas pessoas que o apoiam, até publicamente, parece-me muito mais fácil “caminhar na outra direcção”. Não quero dizer que é algo moralmente admirável, ou pura estupidez, se calhar é algo mais, ou uma mistura de tudo isso. Mas é uma boa questão, se ele fosse meu familiar próximo (irmão, por exemplo), isto iria levantar imensas questões pessoais, continuaria a sentir amor fraterno por ele? Até que ponto se consegue continuar ao lado de alguém que se ama? A justificação psicológica do crime é o suficiente, ou melhor, é sequer uma razão para se poder desculpabilizar as suas acções perante o meu próprio sentido de moralidade?

Há pais que na actualidade voltam as costas e literalmente põem os filhos na rua por estes serem homossexuais, ou por estarem metidos em drogas… Não é muito difícil de imaginar que por alguém matar, também se possa agir da mesma forma, independentemente de vocês considerarem insensível ou não, afinal matar não é algo assim tão leviano, com certeza que não mostra sensibilidade. Deixemo-nos de moralismos, sejam honestos, estão a agir como se fosse difícil cortar relações com alguém que nos desiludiu ou até certo ponto nos envergonhou e até nos magoou com as suas acções, e tudo isso tem o seu peso no amor que sentimos por alguém. É muito difícil prevermos, pelo menos apuradamente, as nossas reacções neste tipo particular de situação, devido às subtilidades entre aquilo que conseguimos, e queremos, racionalizar e os nossos sentimentos. No caso do NIkeL, ele pensa assim, mas se de facto alguém próximo cometesse um crime que ele abomina, podemos realmente saber o que ele vai sentir? Pode ele saber se vai continuar a amar essa pessoa? Caso continue a amá-la, irá agir em conformidade com esse sentimento, ou escolherá ignorá-lo e agir em conformidade com os seus ideais? Percebem o que eu quero dizer? Uma coisa é aquilo que sentimos, outra é aquilo em que acreditamos, têm ambas influência nas nossas escolhas e caso excluamos qualquer pressão exterior, numa tomada de decisão em que ambos os factores têm influência directa e contrariam-se, conseguimos prever qual será a nossa decisão e consequente acção?

É um assunto complexo e até podem haver outros pontos de vista que neste momento não estou a contabilizar, é de facto um bom tópico de discussão.

Compartilhar este post

Link para o post

O Seabra quando sair do hospital vai para a prisão de Rikers Island.

Compartilhar este post

Link para o post

Andam é milhares de presos nos Estados Unidos a esfregar as mãos de contentes. "É desta que nos sai a sorte grande...!" :larilas:

Compartilhar este post

Link para o post

Vi as imagens da cena do espalharem as cinzas e achei ridiculo...

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a referir-se a um respiradouro do metro.

Editado por Cracel

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Vi as imagens da cena do espalharem as cinzas e achei ridiculo...

x3

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo aquilo que li, os familiares tinham sido proibidos de espalhar a cinzas na Brodway e iam deposita-las no cemitério mais próximo do local. Vamos ver se não arranjam problemas e sinceramente espero bem que sim, alguém os processa ou algo do género.

btw, as cinzas vão parar onde, mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Onde colocaram não sei bem se há problema mas achei estranho. Eles queriam deitar as cinzas ao Hudson e eu aí nem vejo problema nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo aquilo que li, os familiares tinham sido proibidos de espalhar a cinzas na Brodway e iam deposita-las no cemitério mais próximo do local. Vamos ver se não arranjam problemas e sinceramente espero bem que sim, alguém os processa ou algo do género.

btw, as cinzas vão parar onde, mesmo?

Segundo o homem que tava lá aquilo foi autorizado pelas autoridades

Onde colocaram não sei bem se há problema mas achei estranho. Eles queriam deitar as cinzas ao Hudson e eu aí nem vejo problema nenhum.

Acho que eram dois spots.. ali foi uma pequena parte das cinzas

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o homem que tava lá aquilo foi autorizado pelas autoridades

Pois disse, e acabei de confirmar isso numa notícia do Público. Mas a lei nos states (e cá presumo que assim seja também) proíbe que sejam depositadas cinzas em locais públicos...

edit: http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2011/1/cinzas-de-carlos-castro-foram-deixadas-em-times-square-em-nova-iorque16-01-2011-132913.htm

Editado por Kermit the Frog

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo tanta gente a deitar cinza de cigarro e ninguém se preocupa, porque é que isso há-de ser diferente?

Compartilhar este post

Link para o post

eish oh Nikel, é um bocadinho (MUITO) diferente, f*da-se :mrgreen:

É cinza, se tem valor diferente és tu que o dás, que aquilo para mim vale tanto, polui tanto, faz tanto mal ou bem quanto cinza de cigarro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, eu até concordo com o Nikel. Faz mais sentido a memória que guardamos das pessoas, do que as suas cinzas estarem em tal parte. Preferia, por exemplo, guardar um lenço com o cheiro de uma mulher minha que morresse do que ter as cinzas dela comigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...