Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
DvPluribus

Manif "Geração À Rasca" dia 12 de Março

150 votos

1. 1. Tencionas participar na manifestação?

• Sim
      36
    • Não
      77
    • Talvez
      37

Publicações recomendadas

Eu gostava de saber quantos dos que participaram na manifestação de Sábado é que foram votar nas legislativas e nas presidenciais. Não estou a dizer que foram muitos ou poucos, apenas uma curiosidade minha.

Compartilhar este post

Link para o post

O movimento nunca quis ser apolítico, Fusyon. Apartidário é outra coisa, apolitico nunca.

Ok, tens razão. Mas passam a ideia de não ter uma linha ideológica definida, passam a ideia de ser um movimento cujo rosto é apenas a indignação de uma geração explorada.

Compartilhar este post

Link para o post

Curti algumas das pessoas quando perguntavam o curso ..." Publicidade " Arquitectura paisagística ", "Design xpto"

Biatch please.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Enquanto esperava no barbeiro, peguei no JN e falavam lá numa questão importante: há pessoas que querem, "a seguir", criar um partido a partir deste "movimento". Então há pessoas que se dizem traídas, porque inicialmente a ideia do movimento baseava-se no facto de ser apartidário, etc. etc. O que acham?

Antifa escolho-te a ti!

A cena é que nos apoiantes isso tem gente de todos os quadrantes políticos imagináveis. Havia de ser bonito....

Compartilhar este post

Link para o post

Curti algumas das pessoas quando perguntavam o curso ..." Publicidade " Arquitectura paisagística ", "Design xpto"

Biatch please.

A culpa não é de quem se inscreve nos cursos, mas sim de quem os abre.

Compartilhar este post

Link para o post

A culpa não é de quem se inscreve nos cursos, mas sim de quem os abre.

Só abrem se houver gente a inscrever-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Só abrem se houver gente a inscrever-se.

Mas, previamente os cursos são aceites pelo Ministério do Ensino Superior, que os aprova e abre a possibilidade de os jovens se virem a inscrever. Se fosse feita uma auditoria sobre a verdadeira utilidade de alguns cursos aprovadas pelo Ministério do Ensino Superior, muitos deles iriam desaparecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, tens razão. Mas passam a ideia de não ter uma linha ideológica definida, passam a ideia de ser um movimento cujo rosto é apenas a indignação de uma geração explorada.

Sim, e foi essa a intenção. Depois, cada pessoa levava para a manifestação uma folha A4 com o que achava mal e pelo qual se estava a manifestar, assim como propostas para corrigir o que achava que estava mal. Ou seja, deu-se esse papel de liberdade às pessoas. Acho que fizeram bem.

Mas, previamente os cursos são aceites pelo Ministério do Ensino Superior, que os aprova e abre a possibilidade de os jovens se virem a inscrever. Se fosse feita uma auditoria sobre a verdadeira utilidade de alguns cursos aprovadas pelo Ministério do Ensino Superior, muitos deles iriam desaparecer.

Pumbas :lol:

Para os espertinhos que vêm aqui dizer que todos temos de ir para Gestão e para Direito.

Compartilhar este post

Link para o post

exactamente.

O que se vê, hoje em dia, não é a limitação à entrada na faculdade em cursos com empregabilidade diminuta mas sim a limitação à entrada no mercado do trabalho.

O movimento nunca quis ser apolítico, Fusyon. Apartidário é outra coisa, apolitico nunca.

um cartaz de Faro:

dsc0225small.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post

Link para o post

o curso de Património Cultural da Ualg produziu tanto que empancou e só não tem saída como nem entradas no curso tem lol

Compartilhar este post

Link para o post

Para os espertinhos que vêm aqui dizer que todos temos de ir para Gestão e para Direito.

Direito, essa fonte de emprego :lol:

Como é que dizia o outro? "Olhem para mim, tenho um diploma". Uau!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Dia 19, Sábado, às 15 horas

Manifestação da CGTP em Lisboa

E é sobre o quê?

Compartilhar este post

Link para o post

Biatch please.

O problema desses cursos e do pessoal que tira esses cursos é que não basta ter o canudo para trabalhar. Tens de te esforçar mais do que para qualquer outra área para entrares (não denegrindo as restantes licenciaturas) e alguns pensam que isto é atar e por ao fumeiro. Publicidade, arquitectura, design, etc para tudo isso tens de ter um portefólio com algo palpável e de qualidade, se na primeira folha tens "Licenciatura terminada com média de 19,9 valores" os empregadores dizem, muito bem e o resto? Queremos ver trabalhos, ideias, convicções. Não basta teres uma média do outro mundo se por trás, em casa, não deste o litro. Andarem a vangloriar-se que são licenciados neste pais e não têm emprego é muito bonito e a tv agradece mas na área das artes não chega. Além de que actualmente temos de ser auto didactas, não nos podemos agarrar apenas à nossa área, quanto mais soubermos fazer melhor para nós porque nos valoriza e nos abre mais opções. Um tipo ontem no 5 pra meia noite disse-o e bem, "têm um curso de relações X? Não arranjam emprego? Então vão tirar outro de chinês, de gestão do que for." e tem toda a razão. Pode não ser util cá mas um dia mais tarde pode ser uma bóia de salvação.

Compartilhar este post

Link para o post

Dia 19, Sábado, às 15 horas

Manifestação da CGTP em Lisboa

Essas dos Sindicatos já ligo pouco, os sindicalistas têm que justificar o que ganham então fazem manifs por tudo

Compartilhar este post

Link para o post

Sao mesmo "espertihos"... essa sao areas mais que sobre lotadas. e onde sem um bom factor C (no caso do direito, entao é flagrante) ninguem se safa.

Com empregabilidade elevada, só mesmo as ciencias da saude, as Matematicas e as Engenharias (nem todas...)

Compartilhar este post

Link para o post

Sao mesmo "espertihos"... essa sao areas mais que sobre lotadas. e onde sem um bom factor C (no caso do direito, entao é flagrante) ninguem se safa.

Com empregabilidade elevada, só mesmo as ciencias da saude, as Matematicas e as Engenharias (nem todas...)

O próprio bastonário já tinha falado na possibilidade de uma suspenção administrativa de muitos dos cursos que por aí andam de Direito (o que tinhas falado para trás).

Cada vez mais vai haver mais dificuldade em escoar todos os profissionais no mercado de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

O próprio bastonário já tinha falado na possibilidade de uma suspenção administrativa de muitos dos cursos que por aí andam de Direito (o que tinhas falado para trás).

Cada vez mais vai haver mais dificuldade em escoar todos os profissionais no mercado de trabalho.

O "problema" é que toda a gente quer ter o Doutor, o Professor ou o Sr. engenheiro antes do nome, mas se virmos bem, um electricista, um mecanico ou um canalizador mediano conseguem levar tanto ou mais dihheiro para casa do que a maioria dos licenciados.

Soubesse eu o que sei hoje, e tinha ido para uma oficina logo quando comecei a bulir, sujas as maos, é verdade, mas porra, por norma aquilo é conhecimento que vale muito.

Compartilhar este post

Link para o post

O "problema" é que toda a gente quer ter o Doutor, o Professor ou o Sr. engenheiro antes do nome, mas se virmos bem, um electricista, um mecanico ou um canalizador mediano conseguem levar tanto ou mais dihheiro para casa do que a maioria dos licenciados.

Soubesse eu o que sei hoje, e tinha ido para uma oficina logo quando comecei a bulir, sujas as maos, é verdade, mas porra, por norma aquilo é conhecimento que vale muito.

Depende da carteira de clientes que tiveres mas sim é uma negócio que dá muito dinheiro, tens é de abdicar de muita coisa para trabalhares na área. Falo disto com conhecimento do que causa. Muitas horas de formação por causa das novas mecânicas e de toda a electrónica envolvida, muito tempo a resolver cubos de rubik e a levar com óleo na testa, muita hora extraordinária, ouvires imensas coisas e teres de aturar imensos clientes que pensam que se trabalha de borla, algumas vezes teres um dossiers e dossiers com facturas que não foram pagas. Enfim, e digo-te isto de alguém que tinha só a frota toda da Logoplaste para tratar e mesmo assim ouvia e aturava coisas ridículas.

Editado por Ғred

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da carteira de clientes que tiveres mas sim é uma negócio que dá muito dinheiro, mas tens de abdicar de muita coisa para trabalhares na área. Falo disto com conhecimento do que falo. Muitas horas de formação por causa das novas mecânicas e de toda a electrónica envolvida, muito tempo a resolver cubos de rubik e a levar com óleo na testa, muita hora extraordinária, ouvires imensas coisas e teres de aturar imensos clientes que pensam que se trabalha de borla. Enfim, e digo-te isto de alguém que toda a gente aqui na zona conheceu durante anos e que tinha só a frota toda da Logoplaste para tratar, e mesmo assim ouvia e aturava coisas ridículas.

Mecanica nao é obrigatoria que seja mecanica automovel...

Mecanica industrial, é mto bom, nao é tao sacrificante e é mto melhor remunerada por exemplo. E se precisares de desenrascar o teu carro, tmb o fazes, pois mta coisa coincide.

Compartilhar este post

Link para o post

Como não especificaste falei apenas da mais conhecida e da que conhecia melhor. Industrial parece-me ser igualmente trabalhosa mas acho que dependerá muito dos teus conhecimentos e afins não? Arranjar a máquina da ordenha da vaca não será a mesma que arranjar a máquina da feitura da rolha p.e.

Compartilhar este post

Link para o post

Como não especificaste falei apenas da mais conhecida e da que conhecia melhor. Industrial parece-me ser igualmente trabalhosa mas acho que dependerá muito dos teus conhecimentos e afins não? Arranjar a máquina da ordenha da vaca não será a mesma que arranjar a máquina da feitura da rolha p.e.

Nao é a mesma coisa, mas convenhamos que veios, carretos, motoredutores,esquemas electricos e pneumaticos, correntes ou correias têm funcionamentos similares em qq maquina, depois é uma questao do que sabes.

Tenho um colega de trabalho que tanto arranja maquinas de roupa ou o carro para os amigos, como Controles Numéricos (CNC's) , transportadores e afins... os conhecimento estao lá, a analise dos mesmos tambem, podes patinar um bocado ao inicio, mas sabes sempre o caminho que tens de seguir. Quem me dera saber 1/3 do que ele sabe... E sem ensino superior nenhum apenas por experiencia e tentativa/ erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja ele trabalha no mesmo escritório (?) que tu e faz isso por fora?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja ele trabalha no mesmo escritório (?) que tu e faz isso por fora?

É o Resp. pelo Dept. técnico na minha empresa.

Começou naquilo com 15 anos, agora tem 50. Seguiu a evoluçao tecnologica praticamente toda... e, ai é que está o mérito, conseguiu acompanha la sempre em modo auto didacta.

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...