Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
rinka

Emigrar

Publicações recomendadas

Desde à uns anos para cá que de gostava de ir viver para Espanha, neste momento não seria a melhor opção, mal por mal, mais vale ficar por cá. Mas se arranjase um emprego, com condições para ter a "certeza absoluta" que conseguia fazer vida lá, não pensava duas vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Inglês hoje em dia é básico, qualquer pessoa devia saber falar.

Há uns anos atrás era mais difícil? 8-[

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adorava emigrar para a Suiça. É um fetiche que tenho desde criança. Penso que valeria a pena mas tenho receio de arriscar e dar-me mal. Mas é uma hipotese bem forte.

Editado por Mario Cesar

Compartilhar este post

Link para o post

Há uns anos atrás era mais difícil? 8-[

Troquei-me, hoje em dia qualquer pessoa devia saber falar. Satisfeito?

Compartilhar este post

Link para o post

Nisso das línguas, estou lixado. Nunca tive grande jeito. Sei inglês e mal. Francês, já só sei dizer "Je suis très content", praticamente. :mrgreen:

Já agora, só pra saber. Tu que és financeiro como eu, não tens receio de ir para um pais onde as leis fiscais e consequentemente a contabilidade é completamente diferente?

Esse é o meu maior receio de emigrar. Assim por alto penso em ir para o Brasil e depois de algum tempo la (depois de conhecer o mercado), tirar um mestrado ou uma pós e especializar-me numa área para seguir carreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adorava emigrar para a Suiça. É um fetiche que tenho desde criança. Penso que valeria a pena mas tenho receio de arriscar e dar-me mal. Mas é uma hipotese bem forte.

dares-te mal porquê? ficares com saudades, não aguentares o estilo de vida? opá, compras uma barrinha de chocolate que passa-te a depressão logo. hehe

Compartilhar este post

Link para o post

não sejas assim que tu também quererias enfardar chocolatinho suíço.

e depois é subir os alpes para queimar aquilo hehe

e se há país que quereria emigrar devido à gastronomia e cultura seria Itália. Deve ser bem porreiro a mudança, mas ao mesmo tempo é um país mediterrâneo por isso o "choque" não seria tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu pai passou lá 30 anos, aquilo é um pais bem diferente do que estamos habituados, o suiço "tipico" é frio, antipático, recolhido, tudo coisas que nós nao somos.

E a mentalidade de quem para lá vai tem de ser outra, nao podes fazer a vida de ir todos os dias ao café, tomar o pequeno almoço fora, tardes a beber jolas fora de casa, jantares fora com regularidade and so on, porque sao coisas de tal forma caras que no final do mês estás como cá... e voltas mais teso do que foste

Ele esteve na parte alemã, a 10 kms de Zurich.

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um colega de infância há muitos anos na Suiça e ele fala muito mal dos albaneses e turcos :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um colega de infância há muitos anos na Suiça e ele fala muito mal dos albaneses e turcos :medinho:

Nao faz mal, os Suiços falam igual dos tugas... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

quem for meio maluco e quiser aprender uma língua estrangeira aprenda o Árabe.

Está na minha lista.

Se for mesmo para os estudos asiáticos, coisa que ainda não sei, é o Japonês até ao fim e depois ou Chinês ou árabe

Compartilhar este post

Link para o post

O meu pai passou lá 30 anos, aquilo é um pais bem diferente do que estamos habituados, o suiço "tipico" é frio, antipático, recolhido, tudo coisas que nós nao somos.

não te lembras no último Europeu? festança a partir das 19 ou 20 era proibida haha

e acho que o Squizo também é suíço. senãou tou confundido

Compartilhar este post

Link para o post

Já há uns 4 anos que é o que quero, aos poucos lá vou arranjando algo que fazer fora. O ideal era Austrália ou NZ without a doubt.

Compartilhar este post

Link para o post

Línguas derivadas do Latim (Francês, Italiano, etc.) são mais fáceis de se aprender, afinal, Português também é derivado do Latim.

Um lugar que tem um número absurdo de Brasileiros é o Japão .. ganham tanto lá que mesmo com saudade do Brasil não voltam de jeito algum.

Compartilhar este post

Link para o post

Línguas derivadas do Latim (Francês, Italiano, etc.) são mais fáceis de se aprender, afinal, Português também é derivado do Latim.

Um lugar que tem um número absurdo de Brasileiros é o Japão .. ganham tanto lá que mesmo com saudade do Brasil não voltam de jeito algum.

A comunidade de nipo-brasileiros, lá é enorme. E vice-versa também

Compartilhar este post

Link para o post

dares-te mal porquê? ficares com saudades, não aguentares o estilo de vida? opá, compras uma barrinha de chocolate que passa-te a depressão logo. hehe

:mrgreen:

E a mentalidade de quem para lá vai tem de ser outra, nao podes fazer a vida de ir todos os dias ao café, tomar o pequeno almoço fora, tardes a beber jolas fora de casa, jantares fora com regularidade and so on, porque sao coisas de tal forma caras que no final do mês estás como cá... e voltas mais teso do que foste

Ele esteve na parte alemã, a 10 kms de Zurich.

O que mais me incomoda na Suiça são as línguas utilizadas. Não suporto francês. Disseram-me que lá a sociedade é mais correcta mas que também há um maior controlo. Contaram-me que há multas por deitar lixo pelas ruas e esse género de coisas, confirmas?

Pois. O preço é bem mais alto do que aqui, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, só pra saber. Tu que és financeiro como eu, não tens receio de ir para um pais onde as leis fiscais e consequentemente a contabilidade é completamente diferente?

Receio, não. Mas é sempre um desafio em termos de adaptação. Desafio esse que não me assusta.

Compartilhar este post

Link para o post

Rinka na rtp1 dá um programa muito bom sobre os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, dá aos domingos às 21h.

Compartilhar este post

Link para o post

Rinka na rtp1 dá um programa muito bom sobre os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, dá aos domingos às 21h.

Tenho acompanhado.

Vi o do Japão (óbvio) o do Egipto e o da India

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Esta é uma questão sobre a qual já tenho reflectido taaaantas vezes nos últimos meses...

Ora bem, tenho de começar por dizer que Portugal é um país com excelentes bases. Tem um clima extremamente agradável (e não o trocava por outro, sinceramente, nem pode ser "sempre" frio, nem pode ser sempre quente, nem pode haver muitas discrepâncias), a gastronomia é óptima (já muitas pessoas "viajadas" me disseram que, para elas, é a melhor da Europa), o povo é simpático e acolhedor, temos praia, espaços verdes, gosto pelo Desporto, já estamos integrados na UE e noutros organismos internacionais, somos "a porta de entrada da Europa" (e daí poderíamos obter tantos benefícios...), já passamos por uma Monarquia, um República extremista de Direita e (ainda que num período muito breve) outra de Esquerda (ou seja, já experienciamos tudo o que há de mal, logo, já devemos saber quais as fasquias aceitáveis), o turismo tem muito potencial, as energias renováveis também, temos bastante mão-de-obra qualificada, somos um país pequeno e com relativamente poucos habitantes (pelo que é suposto ser mais fácil governar-nos), enfim, um conjunto de factores que, à partida, nos dão excelentes condições para ter muita qualidade de vida.

Falando de mim, eu sei que vou ter sucesso no futuro. Tenho alta média, sou inteligente, culto e relativamente atento ao panorama político e económico-financeiro (ainda que só relativamente recente tenha despertado isto), tenho "contactos", as pessoas rapidamente simpatizam comigo, consigo ser bastante manipulador (com todo o género de pessoas), quando é preciso, e sou extremamente organizado. E também sei que há muita gente aqui como eu, com muito potencial, mais novos ou velhos, piores ou melhores em certos aspectos. Não é preciso dizer nomes, até porque são bastantes, mas basta estarem atentos ao fórum para perceberem quem são (e também é isto porque eu gosto tanto do cmpt, é sempre bom discutir ideias com malta inteligente e com a qual podemos sempre aprender mais) E é precisamente por isto que tenho uma grande vontade de ficar por cá. Sei que temos uma grande geração, e se for devidamente encarrilada e metódica, acho francamente que podemos virar este país do avesso e torná-lo um óptimo espaço para viver.

No entanto, também sei que às vezes sou demasiado platónico e afasto-me um bocado da realidade, e questiono-me quanto à fiabilidade disto. Por isso, é sempre preciso ter um segundo plano. Ora, eu a emigrar, não poderia ser nunca para um país muito diferente de Portugal. Não me vejo a suportar a cultura nórdica, nem o clima de Brasil ou África, por exemplo. Por isso, a minha opção passa, sem dúvida, pela Itália. Clima mediterrânico, excelente gastronomia do pouco que provei (e segundo o mito, claro está), cultura latina, língua fácil de aprender, povo agradável, país rico e com bem mais oportunidades, pelo menos para já, do que o nosso.

Finalmente, também é preciso pensar sobre a altura mais indicada para sair daqui. Creio que fazer a faculdade fora daqui, sozinho e tão novinho, ia ser demasiado penoso. Além disso, há várias faculdades de Portugal com prestígio e reconhecidas a nível internacional, entre as quais a "minha" (Faculdade de Direito da Universidade do Porto), por isso, acho que não vale a pena pensar já em sair. Faço cá o curso, começo a movimentar-me junto do Consulado de Itália no Porto, talvez até um anito de Erasmus lá, faço um estágio aqui e ali para ganhar um pouco de currículo e parto pra lá, hipoteticamente.

A ver o que acontece no futuro, se acabarei por ficar cá e mudar isto, devidamente apoiado, ou se aproveito melhor a vida, de certa forma, e, tal como outros, rumo para outro país.

Compartilhar este post

Link para o post

O que mais me incomoda na Suiça são as línguas utilizadas. Não suporto francês. Disseram-me que lá a sociedade é mais correcta mas que também há um maior controlo. Contaram-me que há multas por deitar lixo pelas ruas e esse género de coisas, confirmas?

Ui ui nao posso atirar lixo para o chao, como é que vou sobreviver!

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, apenas foi uma coisa que me disseram e gostava de confirmar aqui. A mim não me faz diferença nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...