Tugax. Publicado 12 Maio 2011 (editado) Eu não preciso de religião para saber o que é o bem ou o mal, para saber o que devo fazer ou não do ponto de vista moral. Não foi a religião que fez com que a ciência evoluísse, quanto muito fez precisamente o contrário, o que fez com que a ciência evoluísse foi a curiosidade humana. Aliás, a religião vai contra a base do raciocínio humano, a curiosidade. Se queremos sempre saber tudo, mais e melhor, por alguma razão que me passa completamente ao lado, estagnámos num assunto, religião. Se as ideias foram evoluindo ao longo do tempo e conforme íamos descobrindo o mundo, a religião não mudou nada. Foi isto e acabou, não muda o pensamento, por mais que as leis da física ou do bom senso tentem levar por um caminho diferente, a ideia não muda. Itálico: Considera-se Mendel como o pai da genética, por exemplo. A religião não invalida que se façam questões nem a "curiosidade" como dizes. Bold: A religião tem vindo a mudar o pensamento sobre alguns assuntos. Editado 12 Maio 2011 por Santiago Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Maio 2011 (editado) O que não faltam são homens religiosos/crentes que fizeram avanços na ciência. Editado 12 Maio 2011 por SAS_Operative Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 12 Maio 2011 really now? até foi a própria religião que evoluiu a arte. É curioso como algo tão retrógrado conseguiu iluminar algo tão importante na história da civilização humana. Sem a Igreja Católica, não teríamos a Capela Sistina, a Última Ceia, o Êxtase de Santa Teresa e por aí diante. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 12 Maio 2011 Estas enganado. O bem e o mal foram moldados pelas religiões. Sem essa influência a moral teria tido muito provavelmente outro rumo completamente diferente. É a influência da religiões que leva a que tenhamos um tipo de comportamento/código social e não outro. Como exemplo, por alguma razão o canibalismo ou o sacrifício humano eram aceites em algumas sociedades e em outras é abominado. A religião não vai de maneira alguma contra a curiosidade. Bem pelo contrário, a religião nasce da curiosidade e da vontade de explicar o que era/é inexplicável. Coisas essas que em grande parte dos casos são feitos em nome da religião... Aliás, sacrifícios humanos são feitos sempre por causas espirituais, não existiriam se não houvesse religião. Canibalismo existiria na mesma, e na mesma chegaria-se à conclusão que é errado. Tal como se chegaria à conclusão que é errado matar, roubar, entre outros. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Maio 2011 (editado) http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Christian_thinkers_in_science Só para falar de cristãos e sem ir a outras religiões. Coisas essas que em grande parte dos casos são feitos em nome da religião... Aliás, sacrifícios humanos são feitos sempre por causas espirituais, não existiriam se não houvesse religião. Canibalismo existiria na mesma, e na mesma chegaria-se à conclusão que é errado. Tal como se chegaria à conclusão que é errado matar, roubar, entre outros. A bold: Exactamente. É uma das provas que as religiões são extremamente influentes nos códigos da sociedade humana. E o canibalismo acabou na sua esmagadora maioria porque a religião cristã chegou a esses lugares e essa condenava o mesmo. Por mais voltas que dês a verdade é que foram as religiões (e não me estou a limitar às mais recentes como a católica e companhia) as responsáveis pelos códigos de funcionamento das sociedades modernas. Afirmar que sem elas tal aconteceria na mesma não passa de especulação. Editado 12 Maio 2011 por SAS_Operative Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 12 Maio 2011 (editado) A religião não vai de maneira alguma contra a curiosidade. Bem pelo contrário, a religião nasce da curiosidade e da vontade de explicar o que era/é inexplicável. Não é bem assim. A Igreja aproveitou-se da ignorância da população da altura para instaurar os medos dos demónios e por aí fora. A fé nasceu do medo. Editado 12 Maio 2011 por R3d Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 12 Maio 2011 O que não faltam são homens religiosos/crentes que fizeram avanços na ciência. Eu sei, foi uma maneira de dizer que a religião naquele caso a cristã não inibe a tal curiosidade que o Nikel falou. Outro exemplo que existe essa curiosidade é o Einstein. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Maio 2011 Não é bem assim. A Igreja aproveitou-se da ignorância da população da altura para instaurar os medos dos demónios e por aí fora. A fé nasceu do medo. Estas a limitar a religião às organizações religiosas que têm sobrevivido aos últimos séculos. A fé, a religião e o espiritualismo vão muito mais além disso e são muito anteriores. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 12 Maio 2011 Homens religiosos ajudarem em avanços da ciência =/= religião ajudar na evolução da ciência Claro que há homens que apesar de não serem ateus contribuíram significativamente para a ciência, nem eu disse o contrário. Mas se esse poder de escolha estivesse nas mãos das instituições a coisa era diferente. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 12 Maio 2011 Homens religiosos ajudarem em avanços da ciência =/= religião ajudar na evolução da ciência Claro que há homens que apesar de não serem ateus contribuíram significativamente para a ciência, nem eu disse o contrário. Mas se esse poder de escolha estivesse nas mãos das instituições a coisa era diferente. A religião, a fé e a crença não se limitam a instituições feitas por homens como a Igreja Católica. Sei que existe essa tendência mas não é assim. E afinal sempre chegamos à conclusão de que a fé e a crença não proíbe a procura cientifica e nem mesmo o facto de se pertencer a uma organização religiosa o impede. Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 12 Maio 2011 Homens religiosos ajudarem em avanços da ciência =/= religião ajudar na evolução da ciência Claro que há homens que apesar de não serem ateus contribuíram significativamente para a ciência, nem eu disse o contrário. Mas se esse poder de escolha estivesse nas mãos das instituições a coisa era diferente. Concordo em parte. Qualquer instituição cientifica que seja apoiada por qualquer religião fica sempre condicionada contudo em algumas dessas religiões acredito que já não seja assim. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 12 Maio 2011 Diz-se que morreu, mas eu acho que não, é uma cabala dos EUA por causa de um motivo qualquer. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 12 Maio 2011 (editado) A religião, fé e outros afins é uma criação humana, uma ideia nascida do homem, para o homem. E, tal como todas as ideias, quando transformada em ideologia, torna-se perigosa. Portanto: - Ideia de religião: bom. - Ideologia religiosa: mau. É só aprender a distinguir e seguir com a vida. ps: a pedido- o Bin Laden foi um grnade ideólogo religioso. Editado 12 Maio 2011 por 13thReverend Compartilhar este post Link para o post
jonnyslb Publicado 12 Maio 2011 Bem, o que eu consegui fazer dizendo as palavras magicas :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 12 Maio 2011 ele vive nos Açoires, dá o desconte. Séc. XXI - I. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 12 Maio 2011 O problema nunca foi a religião. Estás-te a referir a quê, ao certo? Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 12 Maio 2011 Diz-se que morreu, mas eu acho que não, é uma cabala dos EUA por causa de um motivo qualquer. Pois, ouvi dizer que as torres gémeas também foi uma cabala dos EUA, mais propriamente a sua queda. Interessante... Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 12 Maio 2011 Pois, ouvi dizer que as torres gémeas também foi uma cabala dos EUA, mais propriamente a sua queda. Interessante... Isso foi porque as torres faziam sombra na casa de um gajo importante. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 12 Maio 2011 Isso foi porque as torres faziam sombra na casa de um gajo importante. Lolix, i kulpam depoix 1 gajuh ke exta du outru ladu du mundo? Compartilhar este post Link para o post
jonnyslb Publicado 12 Maio 2011 (editado) Lolix, i kulpam depoix 1 gajuh ke exta du outru ladu du mundo? xim, puk tinha xidu el k dxtruiu ax torx :mrgreen: Editado 12 Maio 2011 por jonnyslb Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 12 Maio 2011 Estás-te a referir a quê, ao certo? Quando dizem que se não houvesse religião não existiam estes problemas. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 12 Maio 2011 Quando dizem que se não houvesse religião não existiam estes problemas. Ah, sim. Concordo. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 12 Maio 2011 Garanto-te que se não houvesse religião, não havia pessoas a matar outras em nome de deus. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post