Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Legi

Cinema | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Vi o Persona do Ingmar Bergman. Bom filme, gostei imenso de alguns planos e das representações. Foi o segundo filme que vi, antes tinha visto o Sétimo Selo e tmb gostei. Este é ainda mais estilo "arthouse" e mindfuck. Para quem viu, se alguém viu, uma cena:

O filme todo é um belo nó no cérebro, como já estava à espera, mas acho que entendi o essencial. Elas são a mesma pessoa, correto? Se bem percebi, a enfermeira (Alma) é o que a atriz (Elisabet) mostra ser no exterior (daí a persona/mascara) e a atriz representa todo o desprovir de emoções que ela toda é. Mas mesmo assim, naquelas cenas finais parece não fazer muito sentido, dá a sensação que a enfermeira existe mesmo e que teve aquelas experiências todas com a outra. E não sei se percebi o sentido daquelas cenas finais, quando elas já estão no hospital de novo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Spikey, há 1 hora:

Vi o Persona do Ingmar Bergman. Bom filme, gostei imenso de alguns planos e das representações. Foi o segundo filme que vi, antes tinha visto o Sétimo Selo e tmb gostei. Este é ainda mais estilo "arthouse" e mindfuck. Para quem viu, se alguém viu, uma cena:

Mostrar conteúdo oculto

O filme todo é um belo nó no cérebro, como já estava à espera, mas acho que entendi o essencial. Elas são a mesma pessoa, correto? Se bem percebi, a enfermeira (Alma) é o que a atriz (Elisabet) mostra ser no exterior (daí a persona/mascara) e a atriz representa todo o desprovir de emoções que ela toda é. Mas mesmo assim, naquelas cenas finais parece não fazer muito sentido, dá a sensação que a enfermeira existe mesmo e que teve aquelas experiências todas com a outra. E não sei se percebi o sentido daquelas cenas finais, quando elas já estão no hospital de novo.

Eu também vi o filme recentemente e considero-o como aberto a diversas interpretações.

Spoiler

Eu vejo-as como duas pessoas distintas, que em isolamento experienciam ora atração, ora repulsão das suas personalidades. A partir daí pode-se extrair um subtexto de homossexualidade, onde a atração representa o amor que elas têm uma pela outra, ao ponto de se tornarem uma única pessoa, e a repulsão representa o ódio resultante da repressão das suas sexualidades, tal como das expectativas de uma sociedade heterossexual (casamento, maternidade,  domesticidade, etc.). Por exemplo, naquela cena em que a Alma dá o seu sangue a beber à Elisabet (fazendo lembrar o simbolismo de intimidade sexual do mito vampírico), para logo de seguida agredi-la fisicamente, existe uma evidente justaposição da atração e repulsão que a Alma sente pela Elisabet.

Compartilhar este post

Link para o post

@SpikeySe curtiste do Persona dá uma olhada pelo 'Hour of the Wolf'. Também consegue ressoar um sentimento de repulsa e de mindfuck semelhante ao Persona, sendo igualmente ambíguo. 

Tmb já vi o Wild Strawberries e o Winter Light do realizador, que sendo filmes declaradamente distintos do Persona ou do Hour of the wolf dado que são filmes mais íntimos e de cariz mais retrospetivo do realizador, são também bem bacanos, e principalmente, muito bem escritos. O Seventh Seal ainda n vi. 

Editado por Pablo Honey

Compartilhar este post

Link para o post

Marriage story está muito giro. Gostei bastante, muito Woody Allenesco. Principalmente no ritmo e no diálogo.

Para quem goste deste tipo de filme vá de cabeça que não se arrependerá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 15 minutos:

o scenes from a marriage não é esse tipo de filme

posso ver sem medo então? 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Marriage Story está muito bom. Nunca me tinha interessado muito pelo trabalho do Noah Baumbach mas agora fiquei curioso para checar o resto. Dele só tinha visto o The Squid and the Whale, já há uns bons anos, na mesma temática curiosamente ahah. E grandes performances da Scarlett e do Adam Driver, sim senhor, vale a pena ver filmes assim. Não é que seja uma coisa do outro mundo mas está bem feito e respeita-nos enquanto espectadores, conta a história que tem a contar, mostra-nos seres humanos como eles são com as suas falhas e virtudes e como uma situação pode despoletar tanta coisa que se fosse outro o caminho a ser tomado já não seria assim. É um filme "humano".

PS: E btw, se querem fazer um double bill fazem com este e com o Blue Valentine

Editado por frnk th tnk

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 1 hora:

Morreu o Danny Aiello.

Ainda ontem revi o Once Upon A Time In America 😧

Compartilhar este post

Link para o post

Vi o Unbreakable e não gostei muito do filme, esperava mais atendendo aos ratings. Tenho para a noite o Identity, recomendam? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JorgeFerreira, há 3 horas:

Vi o Unbreakable e não gostei muito do filme, esperava mais atendendo aos ratings. Tenho para a noite o Identity, recomendam? 

Achei um filme decente no seu todo, mas com um final muito desapontante. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Keef, há 14 horas:

Achei um filme decente no seu todo, mas com um final muito desapontante. 

Estás a falar do segundo, correcto? Se sim, não desgostei, mas como dizes, achei que o final é meh e de certa forma até um pouco previsível. Até recentemente do que vi e mais gostei foi "A melhor oferta", do Tornatore.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JorgeFerreira, há 13 horas:

Estás a falar do segundo, correcto? Se sim, não desgostei, mas como dizes, achei que o final é meh e de certa forma até um pouco previsível. Até recentemente do que vi e mais gostei foi "A melhor oferta", do Tornatore.

Eu sei reparar nos sinais. Andas à procura de filmes com finais twist, verdade ou mentira?

Btw, vi o New York, New York, só me fez admirar ainda mais a qualidade que já dava por garantida do De Niro e do Scorsese.

Editado por frnk th tnk
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...