DonSk Publicado 6 Março 2012 (editado) Bem.. Como faço todos os anos, mais ou menos por esta altura, dei uma vista de olhos nos plantéis das equipas que enfrentam problemas nos seus campeonatos. Para mim são formas mais fáceis de negócio, logo depois dos jogadores que terminam contrato. Vou deixar aqui a lista de jogadores que achava interessante ver no clube e opinem à vontade. Alguns nomes são irrealistas, outros para voos mais baixos, sei disso, mas a ideia da lista é também mostrar os jogadores de qualidade que estão nesta situação e não só os que poderiam reforçar o FC Porto. Assim sendo: Espanha:Zaragoza - Roberto ( :mrgreen: tinha de pôr), Obradovic, Láfita e Luis García. Atenção também ao Juan Carlos que pertence ao Braga. Tem impressionado nos últimos jogos. Sporting de Gijón - Botía, Lora e Canella. A equipa que mais me impressionou no último campeonato atravessa um péssimo momento. Apesar de serem a pior defesa do campeonato é o sector com mais qualidade. Granada - Mollo. Não se adaptou a Espanha. Em França era estrela. O Henrique, que foi o melhor marcador do Mundial Sub-20 também está lá, mas por empréstimo. Villarreal - Desta são muitos. :lol: Borja Valero, Zapata, Rossi, Mario Gaspar, e sobretudo o Musacchio. Atenção também ao Martinuccio. Estou curioso para ver como se adapta na Europa. Gostava muito dele no Peñarol. Inglaterra: Wigan - Franco di Santo e Alcaraz. Blackburn - Martin Olsson, Mauro Fórmica (jogava tanto no Newell's :prayer:) e Petrovic. Alemanha: Kaiserslautern - Ariel Borysiuk Freiburg - Erik Jendrišek Hertha - Adrián Ramos França: Sochaux - Corchia, Marvin Martin, Boudebouz, Rafaël Dias Auxerre - Yonathan Del Valle Nice - Monzón Destes acham que algum poderia ser um bom reforço? Coloquei um outro que podia ser interessantes para a equipa B também, como o Dias. Ainda é prematuro dizer quem desce e quem fica, mas já dá para ter uma ideia de algumas, como por exemplo o Sochaux ou o Gijón. Editado 6 Março 2012 por DonSk Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 6 Março 2012 Corchia e Martin eram de olhos fechados jogadores para o Porto. Compartilhar este post Link para o post
Rafinha Publicado 6 Março 2012 O Marvin Martin é tão craque. Era muito bom se viesse. Compartilhar este post Link para o post
DonSk Publicado 6 Março 2012 Pois... Os dois do Sochaux também foram os que mais me chamaram à atenção. A dupla de centro-campistas do Blackburn também não é má (e até precisamos de um trinco com aquelas características) e dos defesas do Gijón o Canella até já foi falado. Quanto ao Villarreal é provável que se safe, mas o Musacchio impressionou-me muito quando se impôs na equipa e era uma contratação de grande valor também para o nosso plantel. Compartilhar este post Link para o post
Kaká Publicado 6 Março 2012 Não o fizeram qdo tinham oportunidade, agora o Deus já não sai do PSG. Mas meu sonho é ver o Lugano no Porto! Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 6 Março 2012 Tenho uma duvida os jogadores da equipa B vão poder ser chamados ao plantel A a qualquer altura do campeonato ? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 6 Março 2012 Tenho uma duvida os jogadores da equipa B vão poder ser chamados ao plantel A a qualquer altura do campeonato ? Se estiverem inscritos na campeonato, penso que sim. Compartilhar este post Link para o post
Klebergol Publicado 6 Março 2012 Não percebi. Se é sobre a qualidade deles, acho que é completamente imprevisível o que eles vão fazer na UCL. Se por um lado têm estado mal no campeonato francês, por outro costumam sacar sempre bons resultados na Champions e, teoricamente, têm melhor plantel que o APOEL. O resultado lá na França também demonstra bem essa imprevisibilidade, ficou só 1-0. A ver. Se é sobre devermos torcer por eles... assim de cabeça não vejo motivo para tal, ou pelo menos tão forte como aquilo que ganharíamos se o APOEL passasse É sobre ser uma equipa francesa. Acho que chegas lá a partir daqui. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 6 Março 2012 É sobre ser uma equipa francesa. Acho que chegas lá a partir daqui. :mrgreen: Ele já disse que o Lyon pode vencer a UCL e disse logo que não havia nada para suspeitar no 7-1 contra o Zagreb, isso é verdade :lol: Compartilhar este post Link para o post
joaomota Publicado 6 Março 2012 Corchia e Martin eram de olhos fechados jogadores para o Porto. ( Totalmente de acordo) :) Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 6 Março 2012 Ah e atrás falaram muito no Lima, não acho que o Porto esteja interessado nele, e também não o acho o tipo de avançado para o Porto, apesar de lhe reconhecer muito valor. Compartilhar este post Link para o post
scout Publicado 6 Março 2012 O Lima ser um bom avançado para o Porto parece-me que sim, agora não é o estereotipo de jogador que costumamos comprar. Apesar de até a mim me custar falar nisto, vender o Janko era a melhor opção, foi uma solução de recurso. Se ele sair não podemos ir buscar 'o habitual sul-americano jovem que vem para se adaptar e daqui a uma/duas épocas explodir', não, para isso temos o Kléber que pode muito bem ter mais uma época sem se conseguir integrar, pode acontecer. Por isso um jogador como o Lima era óptimo, agora o preço é outra questão. Compartilhar este post Link para o post
playah Publicado 6 Março 2012 Helton \ Beto. Danilo \ Reforço 1. Maicon \ Mangala \ Ewerton \ André Pinto Alex \ Reforço 2 Fernando \ Reforço 3 Defour \ Castro Lucho \ Reforço 5 Hulk \ Djalma \ Iturbe James \ Atsu Reforço 6 \ Janko \ Kléber O avançado teria que ter à vontade para jogar nas alas, de resto por mim era algo do género. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 6 Março 2012 Fazendo o exercício que o Johnny07 estava a fazer, sobre o plantel 12/13, para mim seria: Hélton Beto (Kadú) Danilo Sapunaru Maicon Mangala Otamendi/André Pinto Sereno Alex Sandro Emídio Rafael Fernando X Defour Castro Lucho X Hulk Iturbe James Atsu Djalma Kléber Janko Com um bom treinador, é uma equipa muito interessante. Um misto de jogadores experientes, jovens, da casa, novos e com vontade de triunfar, muito potencial... Tem todas as condições para limpar o campeonato (o que não quer dizer que fôssemos campeões, claro lol, depende do que é que o Benfica, num primeiro plano, e o Sporting e Braga, num segundo, fariam no Verão) e ir para a Europa sem medo (depois dependeria do sorteio, claro, mas os oitavos, seria o mínimo aceitável). Na baliza, Hélton titularíssimo, claro, não há nada que saber. Quanto ao suplente, se já não era grande fã do Beto enquanto guarda-redes, muito menos o sou do Bracali, sinceramente. O primeiro tem as vantagens de já cá ter estado em momentos de sucesso do clube, toda a gente do Porto dizia que ele era fundamental no balneário, quando engata dá muito jeito (faltando-lhe muita, muita coisa daquilo que se pretende para o guarda-redes principal, ainda assim), e pronto, é português, convém sempre ter alguns. Como disse no tópico da formação, o Kadú, pelos seus atributos e características, enquadra muito bem no meu protótipo de guarda-redes para o Porto, portanto, se bem treinado e se bem gerido, é perfeitamente plausível que venha a ser o nosso redes principal a curto/médio-prazo; nesse período, vamos tendo o nosso Santo Hélton. Dito isto, confiando que essa transição Hélton-Kadú corre pelo melhor, não faz sentido estarmos a ir buscar outro para tentar substituir o Hélton, quando temos um legítimo na formação. Compreende que o Beto tenha querido sair para tentar o Euro2012, ok, e que tenham ido buscar o Bracali para o substituir, já com vários anos no campeonato a bom nível e a custo zero, ok, mas depois daquela competição, se o Beto estivesse disposto a tal, seria ele o meu nº2. O Bracali era vendido ou aproveitado para baixar o valor de alguém do nosso campeonato, de certeza que muitas equipas o quereriam. Passando para as laterais. Sou grande fã do Danilo, é um excelente jogador e - mais não seja pelo preço que custou - tem de ser o titular. A suplente, dava jeito alguém mais defensivo, que não levantasse ondas, baratito e competente. O Sapu é perfeito. Na esquerda, o ciclo do Álvaro no Porto já chegou ao fim (faz tempo, aliás), não vale a pena insistir mais nele. O Alex Sandro tem muito potencial e, mais uma vez, tem de mostrar em campo o preço que a Direcção deu por ele, exageros à parte, não foi por acaso de certeza. Como suplente, é +- o mesmo que se quer na direita, o Emídio Rafael também encaixa. E agora perguntem-me: com o Danilo e Alex Sandro, isso não dará azo a muita buracada defensiva? Talvez. Mas querendo uma boa gestão (ou, pelo menos, um aproveitamento dos activos), não temos muitas mais escolhas... Os dois foram caros, os dois já mostraram coisas de deixar água na boca. Têm muito para aprender, tal como o Cissokho teve nos meses que cá esteve, e tal como o Álvaro teve na primeira época de Dragão ao peito, mas acabará por compensar, penso, tal como os outros dois compensaram (as diferenças são notórias, aliás). Mesmo que soframos um pouco no início, há que manter a aposta neles, não os podemos desperdiçar. Além de que, com uma dupla de centrais forte e um trinco forte, a buraqueira pode ser minimizada. Podíamos ir buscar mais dois laterais, podíamos, mas não só iríamos gastar mais uns milhões fortes, numa altura em que o que se quer é aproveitar o que se tem, como, mesmo assim, haveria o risco de não ser o desejado ou até que tivessem de passar pelo exacto mesmo processo de evolução que o Danilo e o Alex vão (e estão, aliás, há alguns meses, um mais do que o outro) passar. Na central, uma dupla forte, alta, rápida, bom jogo aéreo, um que faz excelente passes longos, outro que parece sair bem a jogar, nova, com potencial. Parece-me muito bem. Tal como o Álvaro, imo o ciclo do Rolando também já chegou ao fim, e ele aparenta estar bem valorizado, há que tentar sacar bom dinheiro. Quanto ao 3º central, é o que disse há uns dias, aceito perfeitamente as duas opções (Otamendi ficar desde que com um bom treinador, André Pinto rodar de novo; Otamendi vendido por uma boa proposta, André Pinto entra já no plantel). A nível de escolha pessoal, talvez fosse pela segunda, mas as duas parecem-me bem, não é por aí que haverá problemas. O 4º central, pronto, é na linha dos suplentes dos laterais e do guarda-redes. O Sereno é mais que suficiente e tem o bónus de ser polivalente. O trinco é sempre uma questão essencial, marca a diferença e é provavelmente a posição mais importante da nossa equipa. Alto, entroncado, rápido, com bom posicionamento, com facilidade para ir de um flanco ao outro, bom desarme, bom jogo aéreo, boa pressão, agressivo, passe simples mas certeiro, com pulmão... O nosso trinco tem de ser assim, não digo com todas todas as características, mas pelo menos a maioria. O Fernando é um desses casos. Tenho de confessar que o Souza, apesar de na pré-época, de facto, andar a fazer excelentes jogos (e isso mantenho, mas provavelmente a força ofensiva das equipas contra quem jogamos não era suficiente), não é o trinco que precisamos, acho que ainda estava demasiado cego por causa das declarações do Fernando. Não é rápido o suficiente, não é acutilante o suficiente, não dá a segurança necessária, mesmo achando que os dois interiores muitas das vezes não lhe davam as linhas de passe que ele precisava, a verdade é que engonhava um pouco o jogo demais, não dava a intensidade necessária... Não pode ser o nosso 6 (o que não implica, naturalmente, que não possa voltar ao Porto, é por demais parecido com o Guarín para não lhe ser oferecida nova oportunidade no futuro, noutra posição, noutra função). Depois de n tentativas de 2º volantes no Brasil e 8's a trinco, as experiências dessa natureza têm de acabar. Talvez com outro nível de plantel e outro modelo de jogo pudéssemos tentar isso, mas assim não vale a pena. Não é tão bonito, mas o trinco, a meu ver, tem de ser alguém do género do Fernando. Dito tudo isto, o meu titularíssimo seria o Fernando, mais uma vez. Não sei como ele se sente no fundo no fundo, se gostava de experimentar outros campeonatos (o que acho perfeitamente aceitável), se não se importa de ficar cá mais uma época, se aquilo de "se quiserem fico cá mais dez anos, à vontade", tem algum fundinho de verdade... Seja como for, queria ver mais uma época dele connosco, com um salário condizente, claro. Ele merece. Pelo menos, valorizar-se em 12/13, ter mais reconhecimento depois desta época negra lá fora, ficar ainda mais jogador (ele tem melhorado de época para época, agora está muito, muito completo, mas ainda pode melhorar um pouco - e se assim o for...) e pronto, deixá-lo seguir viagem agradecidos por tudo o que ele fez. Isto seria óptimo. Quanto ao suplente, seria alguém do género, mas de preferência mais experiente, barato e aceitando nós alguma diferença de qualidade. O Luís Alberto era perfeito para isso, mas agora já não deve dar (só de pensar que foi por troca com o coxo do Keita, até me dá uma volta ao estômago lol)... Não aponto mais nomes, porque mais do que aquele já seria estar a lançar para o ar sem grande conhecimento de causa (ainda assim, fica a nota, vou lendo coisas boas do Flávio Ferreira, da Académica, e do Cauê, do Olhanense), mas vá lá, não deve ser muito difícil encontrar alguém assim. Na época seguinte, aí sim contratava-se um valor seguro para titularíssimo (aceitando que se desembolsaria alguns milhões, mas sabendo que não seria um tiro no escuro), e o suplente de 12/13 mantinha-se, com o mesmo estatuto. Quanto aos médios-centro, é plausível fazer uma comparação a nível de importância e futuro no clube entre o Moutinho e o Fernando, mas não só, a meu ver, a gestão sairia prejudicada, como não sei até que ponto o Moutinho tem mais profissionalismo do que o Fernando (que mesmo tendo dito que queria sair, pelo menos não passou muito tempo até ter voltado atrás - e graças a deus!)... É que por um lado, temos o Castro e, principalmente, o Defour a marinar. O belga não me tem impressionado por aí além, mas não foi barato, vejo montes e montes de comentários de entendidos da bola que dizem que ele é um excelente valor, e mesmo nesta época tem mostrado bons pormenores ou feito boas exibições (ainda que sem continuidade nenhuma, e ainda não ao nível pretendido). Aqui os factores treinador e jogo jogado da equipa seriam preponderantes, mas se já mostrou noutros sítios que é bom, se esta época tem-no mostrado que pode fazer melhor, e se é mais um activo com algum potencial para gerir, temos de o aproveitar, dando-lhes as condições para tal: uma equipa que saiba jogar à bola, um treinador que o saiba motivar (não querendo dizer com isto que o VP não sabe, isso não faço ideia) e uma sequência de jogos a titulares. Quanto ao Castro, convenhamos, por muito bom que seja (e não sendo um jogador fantástico, é um jogador de nível para o Porto) com o Moutinho+Defour não tem hipóteses de estar no plantel. Um par de épocas enquanto 12º jogador, sempre a rodar com o Defour e Lucho e daqui a umas 3 épocas, perante uma hipotética venda do Defour (mais ano menos ano), afirmar-se-ia como titular (até porque ainda tem muito por onde melhorar). Tendo falado dos substitutos do Moutinho, há também que ter em conta o próprio Moutinho. Ainda está bem reputado lá fora, ainda terá o Euro2012 para espalhar mais o seu nome... e há que ter em conta que ele pode fazer força para sair, prejudicando-nos numa provável venda. Já vai em 7 ou 8 anos no nosso campeonato, está a chegar ao seu pico enquanto futebolista, há muita equipa de outra dimensão que provavelmente gostaria de o ter. E não me esqueço do que ele fez no Sporting. Mesmo sendo um menino bonito do PdC, prevenir é mesmo o melhor remédio. Podemos gerar uma boa maquia com ele e com Defour e Castro, acho que não nos ressentiríamos por aí além. Na outra posição, a de segundo médio, o Lucho seria o titular com rotações habituais, o suplente é que é mais dúbio. Talvez haja o Guarín, talvez haja o Belluschi, talvez haja o Souza modo ofensivo, talvez seja preciso um reforço... É demasiado indefinição, nem vale a pena pensar nisso. Mas é preciso trazer alguém, isso é certo. Passando para os extremos. Hulk e James concentrados, confiantes e consistentes é uma dupla do crl, mesmo. Mais uma vez, não sei a disponibilidade que têm para ficar mais anos connosco, mas pelo menos o Hulk mais uma e o James mais duas era excelente. Perder os dois de uma só vez era alta golpada, tem que ser uma transição suave, até porque temos um bom leque de extremos a médio-prazo (Hulk, James, Atsu, Iturbe, Kelvin, Ukra). Se houver boa gestão e a evolução desejada, por aqui estamos safos por alguns anos. Suplentes do Hulk e James seriam o Atsu e Iturbe, os dois com muitos minutos, não a marcarem presença. Como recurso, haveria sempre um fiável Djalma, que também pode ir aprendendo a ser lateral-direito (ganha muito ao sair desde lá atrás, aliás). Era dizer adeus do Rodríguez e vender o Varela por uns valores decentes, e teríamos um banco mais perigoso (sinceramente, agora vejo qual é o banco e, nas formas actuais, nenhum me faz sentir "crl este gajo se entra ainda muda o jogo" - tirando o James, claro, mas isso suponho que seja temporário), mais motivado, mais novo, com mais potencial. Gosto do Ukra, acho que um extremo como ele faz sempre falta, mas a lesão (lesões?) lixou-o bem, ainda tem muito para recuperar. Talvez novo empréstimo, de uma época, ao Braga ou Vitória SC (se o novo Presidente deles mudasse a relação que o clube tem com o nosso, claro), se recuperasse o nível, talvez pudesse voltar na época seguinte. Quanto ao Kelvin, ainda está demasiado verdinho, pra já não vale a pena pensar neles. Finalmente, os ponta-de-lança. Digo desde já que um avançado como o Janko dá sempre jeito. Sabe-se mexer muitíssimo bem, sabe cabecear, impõe respeito, chama logo os defesas para a sua beira... Mas não é o que eu quero para titular, sinceramente. Esse tem de ser mais móvel, mais esperto, melhor com a bola, mais completo. Mas foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Kléber. O Janko entrou de caras no 11, tem marcado, a equipa tem voltado a jogar decentemente, ainda que a espaços, voltamos ao 1º lugar. Se ele não tivesse vindo, ou teríamos o Hulk no meio e estaria "tudo" a pensar "aquele crl do Kléber, por ser tão fraco obrigou o treinador a meter o Hulk no meio e agora a equipa não joga nada", ou teríamos uma insistência no Kléber, a aumentar o peso nos ombros de semana para semana, cada vez mais desgastado mentalmente, e provavelmente sem marcar golos. Agora está tudo sobre rodas, já tudo se esqueceu do Kléber. No Verão acredito que terá noutra oportunidade. Porque quem viu o que ele fez no Marítimo e o que ele faz na pré-época, quando jogávamos a potes, percebeu logo que o gajo é bom. Tem as características de um avançado moderno, estava a marcar (7 golos em 7 jogos) e estava a fazer a equipa jogar, não podíamos pedir mais. A equipa eclipsou-se e ele foi a arrasto também, com o acréscimo de ter uma pressão do tamanho do mundo. Mais uma vez, vai depender no próximo treinador e daquilo que ele consiga fazer, mas se souber fazer a coisa, temos no Kléber o nosso ponta-de-lançar titular. A continuar a crescer na formação teríamos o Vion e o Gonçalo Paciência. Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 6 Março 2012 Concordo com quase tudo, Daniel, menos na parte em que dizes que o ciclo do Rolando no Porto terminou. Imo, vai ser um Pedro Emanuel. Nunca vimos notícias com fundo de verdade a dizer que alguém o quer. Lembro-me apenas do 'interesse' do Chelsea, que o próprio AVB desmentiu. Ah, e (provavelmente) esquecete-te do Mangala. De resto concordo quando falas do Janko, e seria uma m*rda, não só porque precisamos de um avançado assim para suplente, como também porque o gajo está louco com o clube. Louco, no bom sentido, claro. Declarações de amor, etc. Era de uma falta de respeito para com ele, ainda para mais tendo o registo que tem, mandá-lo embora. Compartilhar este post Link para o post
Dan Publicado 6 Março 2012 Helton \ Beto. Danilo \ Reforço 1. Maicon \ Mangala \ Ewerton \ André Pinto Alex \ Reforço 2 Fernando \ Reforço 3 Defour \ Castro Lucho \ Reforço 5 Hulk \ Djalma \ Iturbe James \ Atsu Reforço 6 \ Janko \ Kléber O avançado teria que ter à vontade para jogar nas alas, de resto por mim era algo do género. Não percebi porque é que o Sapu e o Moutinho vão embora. Compartilhar este post Link para o post
scout Publicado 6 Março 2012 Já li, ufa :mrgreen: Não sei até que ponto o Castro ou Defour conseguem colmatar a saída de Moutinho, é verdade que dão jeito mas a ponto de serem titulares tentando fazer o papel de Moutinho parece-me ainda um pouco longínquo. Ainda não equacionei bem essa eventual saído do Moutinho mas ele é um dos jogadores mais inteligentes e com mais capacidade técnica e táctica que temos no plantel. Não seria fácil arranjar um como ele. Um reforço para isso até se podia pensar em ir buscar um jogador como Defour, era legítimo. Mas como vimos, apesar de ser um óptimo jogador nesta época e sendo a 1ª dele não se conseguiu afirmar. Na defesa ficava com Maicon, Otamendi, Mangala. Neste sector não é preciso um banco que em todos os jogos seja chamado a intervir, espero que Mangala se afirme, espero que Maicon mantenha e espero que Otamendi (com um bom treinador) consiga dar luta a estes dois por um lugar no onze. Sereno podia muito bem ser o 4º central. Compartilhar este post Link para o post
playah Publicado 6 Março 2012 Não percebi porque é que o Sapu e o Moutinho vão embora. O Sapunaru porque mudar de Danilo para Sapunaru influencia demasiado as dinâmicas da equipa. Mas isso dependeria sempre do treinador e das suas ideias, é dos jogadores que mais aprecio e não me faz comichão nenhum se ficar, muito pelo contrário. O Moutinho porque é ano de Euro e há o Defour e o Castro para rentabilizar. Vamos ter 6M como 3º ou 4º opção e o Castro num Gijon da vida? Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 6 Março 2012 (editado) Só não acho o Lima óptimo pelo preço, que deve estar bem inflacionado, pela idade, que já deve ter 29/30, e pelo perfil de jogador. Ele é um avançado de rupturas, de espaço nas costas. Nós precisamos de um avançado que jogue bem em apoios frontais e entre linhas. Mais uma espécie de Éder, mas melhor claro, tipo De jong do Twente. Não acho óptimo por tudo basicamente :mrgreen: Editado 6 Março 2012 por brokas Compartilhar este post Link para o post
Rafinha Publicado 6 Março 2012 O Defour tem mais que qualidade para ser titular no Porto. Compartilhar este post Link para o post
John Mayer Publicado 6 Março 2012 O Defour tem mais que qualidade para ser titular no Porto. Claro. Nunca será é um número 10. Compartilhar este post Link para o post
Anonymous Publicado 6 Março 2012 Para mim o Adboulaye é melhor do que o André Pinto,ele evoluio muito na Académica. Compartilhar este post Link para o post
Josep Publicado 6 Março 2012 Deste plantel venderia o Bracalli ,Rolando, Álvaro e Varela. E depois temos de contar com a saída definitiva do Guarín e o Belluschi, com estas saídas acho que podemos conseguir lucro financeiro e depois há jogadores emprestados que podem ser vendidos se houver boas propostas. Hélton Beto Kadú Danilo Sapunaru Alex Sandro reforço Mangala Maicon Otamendi Sereno/André Pinto Fernando reforço Lucho Moutinho Castro Defour James Hulk Atsu Djalma Iturbe Janko Kléber reforço Compartilhar este post Link para o post