Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

FC Porto - Andebol

Publicações recomendadas

Ljubomir Obradovic foi peremptório na análise à nova época: «É um desafio novo, um plantel que achamos que é bom. Temos um mês e meio de preparação e teremos mais experiência. O primeiro objetivo é o campeonato e a Taça, sabemos que não é fácil entrar na Europa, tivemos sempre muito perto, mas ficamos longe. E agora temos os nossos adeptos aqui». Sobre os novos reforços, nomeadamente a dupla que veio do Atlético de Madrid, o treinador sérvio frisou: «A adaptação vai ser boa, é difícil entrar nesta equipa, neste ritmo, mas vão conseguir».

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Citação do jornal "O Jogo" online

D3fDN.png

Filipe Mota na Hungria sem esquecer o FC Porto

Central já foi apresentado e treinou, mas antes da partida esteve no Dragão Caixa onde lhe foi entregue a medalha de pentacampeão de andebol
Filipe Mota, central que jogou durante dez anos nos seniores do FC Porto e conquistou sete campeonatos nacionais, já começou a trabalhar no Gyor, da Hungria, para onde se transferiu esta temporada.

Depois da apresentação dos reforços à comunicação social húngara, seguiu-se o primeiro treino. "Sinceramente, não conhecia muito bem o plantel e estava um pouco de pé atrás. Mas deu para perceber que tem qualidade, é composto por bons jogadores e também por alguns jovens", contou a O JOGO.

Antes da partida para a Hungria, Filipe Mota teve oportunidade de voltar ao Dragão Caixa e estar com os ex-companheiros. "Fui lá na sexta-feira despedir-me. No fim do treino, ainda me deram a medalha de pentacampeão, foi o Ricardo Moreira que me entregou, o Manuel Arezes fez um pequeno discurso e tive oportunidade de lhes desejar boa sorte, foi um momento bonito", revelou.

Após tantos anos ao serviço dos dragões e sendo este lisboeta um adepto confesso do FC Porto, é natural que Mota não queira perder o rasto à antiga equipa: "Ainda não tenho internet em casa, mas depois vou acompanhar tudo do FC Porto e até tentar ver alguns jogos".

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Em entrevista com Ricardo Moreira: ''Era lindo terminar a carreira de azul e branco''

ricardo-moreira1.jpg

Está há mais de uma década no FC Porto, e é no emblema azul e branco que tem conquistado vários títulos nacionais de andebol. Golos em rosca, ''chapéus'', em apoio ou suspensão têm sido uma imagem de marca de Ricardo Moreira, capitão dos Dragões. O ponta-direito fala da actualidade portista em entrevista ao modalidades.com.pt, na qual enaltece a gratidão que tem pelo FC Porto. Desde a análise aos novos reforços até ao momento do andebol nacional, fique com a entrevista a Ricardo Moreira.

O acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões tem escapado nos últimos anos ao FC Porto. Sente que este ano, com a vantagem casa pode ser finalmente possível?

Acreditamos que este ano, a equipa com as experiências que tem somado ao longo do tempo em que tem estado junta e, acrescentando com as novas aquisições, poderá ser o ano de entrada. Agora, sobre o facto de jogar em casa, queremos acreditar que continua a ser um factor positivo, apesar de com o Dínamo de Minsk termos empatado e não passamos à fase de grupos há dois anos. Jogar em casa, com o nosso público é onde podemos ser sempre mais fortes.

''O facto de o futebol nos últimos anos ter sucesso, apenas nos motiva mais e deixa-nos com mais ilusão.''

Querem ser uma potência europeia à imagem do FC Porto no futebol?

Queremos muito entrar nesta fase de grupos, quer individualmente e colectivamente, enquanto jogadores que a nível nacional se têm vindo a afirmar. O facto de o futebol nos últimos anos ter sucesso, apenas nos motiva mais e deixa-nos com mais ilusão.

Como classifica a entrada de nomes sonantes no plantel portista, como o de Ferrer e Davis?

Estes jogadores têm tido imenso sucesso no andebol espanhol e nos clubes por onde têm estado por isso o passado desportivo de ambos fala por si. Como pessoas são fantásticas procurando sempre trocar experiências, ajudando-nos a ser melhores. Espero que tenham muito sucesso na nossa equipa. Além destes dois jogadores, recebemos outros dois mais novos (Miguel Sarmento e João Moniz) que trarão, a esta equipa outras opções.

Acredita que a equipa poderá ser capaz de aguentar a níveis físicos uma competição como a Liga dos Campeões, conjungando com a luta no campeonato nacional, Taça de Portugal e Supertaça?

A nossa equipa treina há alguns anos de forma intensa e o facto de poder jogar as competições nacionais juntamente com a Liga dos Campeões poderá trazer algum cansaço mas a motivação é sempre superior sendo por isso um “problema” bom de lidar ao qual espero que a equipa se depare nos próximos anos.

O objectivo desta temporada passa pelo inédito hexa-campeonato nacional?

O objectivo principal é sempre o campeonato nacional. Agora, podendo ser o sexto consecutivo que nunca nenhuma outra equipa conseguiu no andebol nacional, motiva-nos e deixa-nos com muitas “ganas” de o conseguir. Esperamos reescrever a história que já temos vindo a fazer em Portugal.

''[Obradovic] Modificou de forma decisiva o andebol nacional. Como pessoa não é a pessoa que aparenta ser, é alguém muito divertido.''

O FC Porto tem triunfado ano após ano no plano nacional. Mais recentemente Obradovic tem sido o líder da equipa, com 4 campeonatos conquistados. Como classifica o técnico enquanto pessoa e profissional?

É um profissional a 200%, treina duro mas sabe motivar e treinar os jogadores em função dos jogos decisivos. Tem uma forma de pensar bem diferente dos técnicos em Portugal e também por isso o FC Porto tem ganho com ele, tanto na formação, ajudando vários atletas a evoluir, como no escalão sénior, não só vencendo campeonatos como tornando os jogadores muito mais completos. O percurso dele no FC Porto tem sido fabuloso e penso que anos mais tarde falaremos num antes e depois de Obradovic ter estado no FC Porto. Influenciou jogadores, técnicos e equipas, mudou mentalidades e formas de treino. Modificou de forma decisiva o andebol nacional. Como pessoa não é a pessoa que aparenta ser, é alguém muito divertido, e que sabe criar uma boa relação na equipa.

Os jogadores portugueses estão cada vez mais a sair de Portugal, alguns casos como o João Pinto, o seu ex-colega de equipa Filipe Mota, entre outros. É positivo isso acontecer para o andebol nacional?

É sempre positivo que jogadores mudem para outros países tal como fizeram anteriormente Ricardo Costa, Eduardo Filipe, Ricardo Andorinho entre outros. Penso que mais não acontece em Portugal porque a nossa montra europeia não existe nos clubes e nas selecções. Se conseguirmos entrar nessa montra, podemos ter jogadores nas melhores equipas, sem sombra de dúvida.

O leque de candidatos ao título nacional está mais reduzido a cada ano. Não estamos a ver o andebol a retroceder?

Efectivamente as equipas que lutam pelo título estão cada vez mais a reduzir orçamentos, no entanto na minha perspectiva, tal acontece não só pela crise existente em Portugal, alargada à Europa. Penso que a principal razão das equipas baixarem o seu nível global é o facto de a formação de jovens jogadores em Portugal não acontecer como devia. Falta de critérios na selecção de jogadores, falta de técnicos qualificados, falta de percepção do nível que os jogadores podem atingir optando sempre ou quase sempre pelos mais aptos nas idades mais prematuras, pensamento apenas “de vitória” dos técnicos quando o mais importante é a formação do atleta, são algumas das razões da falha na formação de jovens no andebol nacional. É um assunto delicado mas ao qual teremos, mais tarde ou mais cedo de mudar se queremos estar entre as melhores selecções. É urgente modificar mentalidades no andebol nacional.

Como vê do lado de fora o abandono precoce do seu colega David Tavares?

É com alguma tristeza que vejo um colega de selecção e ex-colega no FC Porto a terminar a carreira desta forma. Não querendo entrar em razões para o sucedido, parece-me que o andebol nacional fica a perder e tem sido habituado a abandonos de jogadores de óptimo nível como o é David Tavares, o que tem significado um abaixamento de nível geral das equipas. Não deixo de reparar que, Dejan Peric (43 anos), Carlos Perez (42); Eduard Koksharov (38); Petar Metlicic (38); Didiert Dinart (36), acabaram este ano as suas fantásticas carreiras desportivas.

Pretende acabar a carreira no FC Porto, ou ainda gostaria de voltar a emigrar?

Acho que por tudo o que o FC Porto tem feito por mim era lindo terminar de azul e branco, proporcionando-me ao longo destes anos momentos fantásticos e inesquecíveis. Emigrar? Quem sabe...

<3

e o David Tavares teve no Porto? :o não fazia ideia...

Compartilhar este post

Link para o post

és uma criança :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

és uma criança :mrgreen:

:mrgreen:

em que época foi para lá, já agora?

e quantos é que o Benfica nos veio buscar nos últimos anos? Este ano foi o Dario Andrade, no anterior o Inácio Carmo e o Nuno Grilo. O Ricardo Candeias tb foi nosso, assim como o Álvaro Rodrigues, penso eu. Mais algum que eu não saiba?

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

em que época foi para lá, já agora?

e quantos é que o Benfica nos veio buscar nos últimos anos? Este ano foi o Dario Andrade, no anterior o Inácio Carmo e o Nuno Grilo. O Ricardo Candeias tb foi nosso, assim como o Álvaro Rodrigues, penso eu. Mais algum que eu não saiba?

Anos 90, tempos do Prokrjac.

E.Filipe-C.Resende-V.Petric (chegou a jogar SCP)

R.Rocha-Dedu-D.Tavares

Provavelmente o melhor plantel de uma equipa portuguesa dos últimos 30 anos, lutando com ABC de início de 90's.

Nesta altura fomos quartos final europa, mas perdemos Valladolid.

Depois veio L.Santos e não me apetece lembrar do resto... :angry:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa vossa equipa era fantástica RAG :)

O Dedu era o romeno que tinha jogado no Barça certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Confirmo

Compartilhar este post

Link para o post

Quem mo disse foi o zé nuno, que esta emprestado ao avanca, mas não vi nada a dizer quem é, pode estar a experiência.

Compartilhar este post

Link para o post

Vá, faço eu a pergunta: descobriram petróleo no Dragão Caixa?

Foi o que eu pensei a início mas pelo que percebi vão o Davis e o Ferrer vão estar a ganhar perto do tecto que já havia. E ainda pode vir alguém para a primeira linha.

Vai ser preciso um esforço na mesma, mas pensei que fosse pior.

Compartilhar este post

Link para o post
Andebol: FC Porto reforça-se na Dinamarca

554054_414797978625575_1620589667_n.jpg

Mick Schubert é a mais recente aquisição do andebol azul e branco. Tem 25 anos, mede 1,93 m, joga a ponta-esquerda e já foi campeão europeu de sub-20

Numa pré-temporada em que o FC Porto anda muito ativo no mercado de transferências, Mick Schubert é a mais recente novidade no plantel dos dragões, um ponta-esquerda dinamarquês de 1,93m.

Schubert jogava no Ajax Kobenhavn, da Dinamarca, e tem como grande referência na carreira o título de campeão europeu de sub-20, ganho na Roménia, em 2008, uma prova em que Portugal ficou em sétimo lugar.

Este dinamarquês junta-se a Álvaro Ferrer, central espanhol, ex-Atlético de Madrid; David Davis, ponta-esquerda espanhol, igualmente ex-Atlético de Madrid; Miguel Sarmento, ponta-direita, ex-ABC; e João Moniz, guarda-redes, ex-Belenenses, no lote de aquisições do conjunto pentacampeão nacional orientado por Ljubomir Obradovic.

Editado por ricardo1993

Compartilhar este post

Link para o post

O Aarão ontem falou num dinamarquês a treinar, confirma-se?

confirma-se :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

De Elias+João Jacob para um espanhol ex-Atlético de Madrid e um dinamarquês campeão europeu sub-20? :estrelas:

say whaaaaaaaaaaaat

e tirando o acordo com Cuba, o máximo de estrangeiros não é 2?

e há dinheiro para isto tudo? :lol:

já não percebo nada

Compartilhar este post

Link para o post

De Elias+João Jacob para um espanhol ex-Atlético de Madrid e um dinamarquês campeão europeu sub-20? :estrelas:

say whaaaaaaaaaaaat

e tirando o acordo com Cuba, o máximo de estrangeiros não é 2?

e há dinheiro para isto tudo? :lol:

já não percebo nada

Foi por isso que perguntei...

Entram na Champions, de certeza. Ainda por cima no Dragão Caixa...

Pode ser bom para o Benfica...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Foi por isso que perguntei...

li agora no Portal:

Tambem achava o mesmo. Mas pelos vistos os Europeus não devem contar

Em teoria, não contam como estrangeiros.

Mas poderá ser apenas um acordo verbal entre os clubes, à semelhança do que acontece no campeonato feminino de Basket em que os clubes acordaram verbalmente entre eles apenas terem, no máximo, 2 atletas nascidas fora de Portugal no plantel. Obviamente que se algum clube quiser furar o acordo, pode fazê-lo sem qualquer consequência...

mas não sei...

bem, de qualquer forma, não acredito nada que fossem cometer um erro destes lol

Entram na Champions, de certeza. Ainda por cima no Dragão Caixa...

Pode ser bom para o Benfica...

hope so :) mas ser em casa, já não digo nada. Contra o Dinamo Minsk foi o que foi. O ano passado foi em casa do Presov, mais que favoritos, nós arrumamos com eles e depois fomos nós arrumados pelo Partizan de alto a baixo (que, salvoerro, até tinha perdido na época anterior com o Benfica, para a "Taça UEFA")... a ver. Mas estou confiante com estes reforços experientes, que era o que precisávamos, e se Tiago+Wilson+Gilberto ficarem

isso é que pode ser o revés da medalha, realmente. Tipo as equipas pequenas (de futebol) que chegam à Taça UEFA "por sorte", não aguentam a pedalada de ter tanto jogo e lixam-se no campeonato. Há sempre essa possibilidade, ya

mas os jogadores falam sempre muito bem da preparação física dos treinos do Obra, se calhar até nem haveria problema por aí. Pelo maior calo que a equipa ganha e até (provavelmente) prémios financeiros por lá estar, só espero que consigam entrar, precisamos disso para subir de patamar

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...