Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Arquitectura, Urbanismo, Projectos, Transportes, Infraestruturas e Outras Coisas do Género

Publicações recomendadas

Está tudo atrasado. A Beira Alta não sai do sítio, a concordância da Mealhada, idem, as obras da Linha do Norte em Gaia, também. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 24 minutos:

Está tudo atrasado. A Beira Alta não sai do sítio, a concordância da Mealhada, idem, as obras da Linha do Norte em Gaia, também. 

a concordância da Mealhada está quase feita, aliás, a secção daí até Santa Comba é a única que acredito que fique pronta em novembro. O problema é de Santa Comba para a frente

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 11 minutos:

a concordância da Mealhada está quase feita, aliás, a secção daí até Santa Comba é a única que acredito que fique pronta em novembro. O problema é de Santa Comba para a frente

Certo, mas está atrasada na mesma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

HRqYmWw.png

Mas adoro pensar que alguém olhou para esta tabela e, propositadamente ou por incompetência, definiu que o ranking era definido de cima para baixo, uma coluna de cada vez. Como tal, quarta melhor linha. 😂

Podia tão facilmente ter decidido que seria a décima melhor, caso fosse da esquerda para a direita, uma linha de cada vez.

Como não amar?

Compartilhar este post

Link para o post

Esta podia ir para o tópico dos sonhos mas no outro dia sonhei que transformaram todos aqueles viadutos horríveis do IC2 em Coimbra em jardins e caminhos pedestres. Acordei tão desapontado :,(

Era tipo isto mas mais verde:

2677487264e48670c4a961ad14256c89.jpg

Editado por Rain Dog

Compartilhar este post

Link para o post

A Linha da Beira Alta já não abre em novembro, lol. Nada que não fosse previsível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 10 minutos:

A Linha da Beira Alta já não abre em novembro, lol. Nada que não fosse previsível.

Pelo andar da carruagem nem em Nov. 2024.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos vistos a Linha da Beira Alta vai estar mais tempo encerrada agora do que demorou a ser construída no século XIX.  (para pouco mais que uma manutenção pesada, pois os ganhos de tempo e capacidade vão ser poucos ou nenhuns).

E nos anos 90 fez-se uma intervenção muito mais profunda na linha sem nunca a fechar.

Isto é retrato da aposta na ferrovia do governo do PS.

Meanwhile e relacionado:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, Agora:

Pelos vistos a Linha da Beira Alta vai estar mais tempo encerrada agora do que demorou a ser construída no século XIX.  (para pouco mais que uma manutenção pesada, pois os ganhos de tempo e capacidade vão ser poucos ou nenhuns).

E nos anos 90 fez-se uma intervenção muito mais profunda na linha sem nunca a fechar.

Isto é retrato da aposta na ferrovia do governo do PS.

Meanwhile e relacionado:

Eles, no fundo, como qualquer governo, estão-se a cagar. O transporte público neste país é coisa de pobres, de gente de 3ª categoria. É assim que é visto, é assim que é tratado, é assim que é promovido. E enquanto esta forma de pensar não mudar, não há nada a fazer. 

Faz-se tudo pelo simples, pelo barato, em vez de se apostar na eficiência.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O atraso é ridículo mas também não é justo dizer que isto é só uma "manutenção pesada"...vejo esse argumento desde o início e nunca foi verdade. Foi construída a concordância da Mealhada do zero, foi aberta nova linha onde ela não existia do zero, foram construídos viadutos do zero. É uma obra grande.

Estou a contar usá-la no verão, acho que até lá estarão concluídas as obras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 26 minutos:

O atraso é ridículo mas também não é justo dizer que isto é só uma "manutenção pesada"...vejo esse argumento desde o início e nunca foi verdade. Foi construída a concordância da Mealhada do zero, foi aberta nova linha onde ela não existia do zero, foram construídos viadutos do zero. É uma obra grande.

Estou a contar usá-la no verão, acho que até lá estarão concluídas as obras.

E ganhos de capacidade e velocidade? Os argumentos que estás a usar são os argumentos dos PSers. Se quiseres comparar com o tem sido feito em Portugal nas últimas décadas, sim podes considerar uma obra grande. Se fores comparar com maior parte do resto da Europa, provavelmente não é bem assim.

Btw, em qualquer país minimamente civilizado, uma obra destas num se faria fechando e linha e a trabalhar das 9h às 18h nos dias úteis (quando está lá alguém a trabalhar).

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto o Moedas que "gosta de ciclovias, mas têm de ser ciclovias bem feitas" criou isto como primeira ciclovia do seu mandato.

E parece que é só para a semana da mobilidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 22 minutos:

lol não vale mesmo a pena

Porquê? 

Ainda me lembro de, antes da linha fechar, estarmos a ter uma discussão idêntica e uns quantos escrevermos que duvidavam que a linha fechasse só o tempo previsto e tu dizeres que tinhas quase a certeza que não ia haver grande atraso. E provavelmente tinhas razão se fosse noutro lado, já que havia tempo suficiente para se fazer a obra.

Não fiques chateado, nada contra ti nos meu posts, mas fico mesmo f*dido com este desleixo geral. Estamos na mesma luta de mais linhas de comboio, comboios, ciclovias e tudo o que ajude a diminuir o uso de carros.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 14 horas:

lol não vale mesmo a pena

Vale a pena discutir. 

1 - a obra é relativamente simples. É verdade que se construiu a concordância da Mealhada, uma das obras mais importantes da ferrovia nacional das últimas décadas, é verdade que se fizeram viadutos, etc. mas não deixa de ser uma obra simples. Está a demorar porque a IP se está a marimbar, o número de operários a trabalhar na linha é reduzido, etc. É só pensares que se demorou um tempo similar a construir a linha no século XIX, com a tecnologia que havia na altura, do que a renovar a mesma e que a manutenção pesada da linha nos anos 90, em que se fizeram alterações ao traçado, se electrificou a linha, se construiram estações, etc. não implicou o fecho da linha.

2 - a pertinência da obra. Com excepção da concordância, não há ganhos de velocidade significativos e a linha continuará com problemas de competitividade com a A25 e não há duplicação. Parece ser uma oportunidade perdida.

3 - se fosse a modernização de uma autoestrada, vamos supor a A25, demoraria tanto tempo? Haveria tantos atrasos? A AE seria cortada durante tanto tempo?

Editado por Tio Hans
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido, mais carros para afunilar lá em baixo.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 horas:

Vale a pena discutir. 

1 - a obra é relativamente simples. É verdade que se construiu a concordância da Mealhada, uma das obras mais importantes da ferrovia nacional das últimas décadas, é verdade que se fizeram viadutos, etc. mas não deixa de ser uma obra simples. Está a demorar porque a IP se está a marimbar, o número de operários a trabalhar na linha é reduzido, etc. É só pensares que se demorou um tempo similar a construir a linha no século XIX, com a tecnologia que havia na altura, do que a renovar a mesma e que a manutenção pesada da linha nos anos 90, em que se fizeram alterações ao traçado, se electrificou a linha, se construiram estações, etc. não implicou o fecho da linha.

2 - a pertinência da obra. Com excepção da concordância, não há ganhos de velocidade significativos e a linha continuará com problemas de competitividade com a A25 e não há duplicação. Parece ser uma oportunidade perdida.

3 - se fosse a modernização de uma autoestrada, vamos supor a A25, demoraria tanto tempo? Haveria tantos atrasos? A AE seria cortada durante tanto tempo?

em relação ao ponto 1 e 2, a intenção nunca foi ganhar velocidade, sempre soubemos isso. Eu entendo que é frustrante, especialmente depois de tanto tempo, não vermos nenhuma diferença a esse nível enquanto utentes, mas novamente, nunca foi essa a intenção e o (enorme) investimento não o propôs. Mesmo assim a diferença vai ser significativa para quem faz o trajeto completo em comparação com o que se fazia antes das obras devido ao mau estado da linha (mais de 20 minutos, salvo erro). A duplicação para mim é uma não-questão, não faz qualquer sentido na linha da Beira Alta.

A IP decidiu que era melhor fechar a linha completamente - sim, eu também não gostei disso mas confio na decisão, especialmente depois de ver a dimensão das obras ao perto (moro na Mealhada e sou de perto de Mangualde). Era completamente impossível fazer isto mantendo a linha a funcionar. Talvez se fossem cumpridos todos os prazos à risca fosse possível fazer fechos ocasionais de 1 semana de vez em quando mas já sabemos o que a casa gasta.

O ponto 3, de acordo, infelizmente as prioridades são as mesmas há muitas décadas mas é uma má analogia, afinal de contas não é precisamente isso que está a acontecer com o IP3? lol

Eu não estou a defender os atrasos, só estou a dizer que é injusto chamar a isto uma obra pequena

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 20 horas:

em relação ao ponto 1 e 2, a intenção nunca foi ganhar velocidade, sempre soubemos isso. Eu entendo que é frustrante, especialmente depois de tanto tempo, não vermos nenhuma diferença a esse nível enquanto utentes, mas novamente, nunca foi essa a intenção e o (enorme) investimento não o propôs. Mesmo assim a diferença vai ser significativa para quem faz o trajeto completo em comparação com o que se fazia antes das obras devido ao mau estado da linha (mais de 20 minutos, salvo erro). A duplicação para mim é uma não-questão, não faz qualquer sentido na linha da Beira Alta.

A IP decidiu que era melhor fechar a linha completamente - sim, eu também não gostei disso mas confio na decisão, especialmente depois de ver a dimensão das obras ao perto (moro na Mealhada e sou de perto de Mangualde). Era completamente impossível fazer isto mantendo a linha a funcionar. Talvez se fossem cumpridos todos os prazos à risca fosse possível fazer fechos ocasionais de 1 semana de vez em quando mas já sabemos o que a casa gasta.

O ponto 3, de acordo, infelizmente as prioridades são as mesmas há muitas décadas mas é uma má analogia, afinal de contas não é precisamente isso que está a acontecer com o IP3? lol

Eu não estou a defender os atrasos, só estou a dizer que é injusto chamar a isto uma obra pequena

Vou começar pelo fim. Eu falei na A25 e não num IP qualquer porque a obra não seria gerida pela IP, lol.

De resto, repito que a obra é simples. Pode ser grande, pode ser impactante visualmente, pode ser demorada, mas é simples, é "fácil" de fazer. Não há qualquer motivo para serem tão demoradas e para obrigarem ao encerramento da linha durante tanto tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Lições de como fazer transporte público uma prioridade sem f*der a vida aos carros, aka, aprendam com a Holanda

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

O Governo que aposta na ferrovia vai dar um desconto em portagens.

Devem estar a aproveitar as reduções de encargos com as PPP's rodoviárias que vão ser bem grandes nos próximos anos. Em vez de colocarem esse valor na ferrovia vão andar a dar descontos em portagens e combustíveis. Prático, rápido e eficaz para ganhar eleições.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Na sequência:

Enquanto se baixa 30% nas portagens rodoviárias, aumenta-se 23% nas portagens ferroviárias. É esta a aposta na ferrovia e na descarbonização.

Éramos até há pouco tempo dos países da Europa com maior cota modal ferroviária no transporte de mercadorias. Entretanto já estamos a a baixar bastante e se não nos pomos a pau passamos a ser dos piores da Europa.

Compartilhar este post

Link para o post

Cobrir o país todo com ferrovia era uma ninharia. Mas como não dá para o fazer durante uma legislatura, e como o interior vale 10 mandatos, ninguém faz nada e nenhum partido se chateia 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...