Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fabites

Maioria PSD/CDS chumba recomendação contra praxes violentas

Publicações recomendadas

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP chumbou hoje um projecto de resolução do Bloco de Esquerda que recomendava ao Governo medidas para desencorajar as “praxes violentas” e para apoiar os alunos vítimas dessas praxes.

O projecto de resolução foi rejeitado com os votos contra do PSD e CDS-PP e os votos favoráveis do PS, PCP, BE e PEV.

O deputado e líder da JSD, Duarte Marques, foi um dos deputados que apresentou uma declaração de voto, assim como Valter Ribeiro e Manuel Meirinho.

Contactado pela Lusa, Duarte Marques disse concordar com a “recomendação que é feita” genericamente, mas questionava as medidas propostas, nomeadamente a criação de uma rede de gabinetes de apoio psicológico aos alunos, contrapondo que “já existem esse tipo de gabinetes”.

“Nos últimos três anos houve uma evolução”, disse Duarte Marques, acusando o PS de não defender o seu anterior ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, ao votar favoravelmente esta proposta.

Por outro lado, Duarte Marques contestou que na recomendação se fizesse referência a um estudo pago sobre as praxes, quando, defendeu, “poderá haver universidades e investigadores que o promovam sem um custo adicional”.

O projecto de resolução recomendava a “realização de um estudo nacional sobre a realidade da praxe em Portugal, levado a cabo por uma equipa multidisciplinar de uma instituição de ensino superior pública, financiado pelo Ministério da Educação e Ciência e cujos resultados sejam públicos e tornados acessíveis online”.

“A produção e divulgação pelo Ministério da Educação e Ciência de um folheto informativo sobre a praxe no meio estudantil, a ser distribuído no ato das candidaturas em cada instituição de ensino superior do país”, foi outra das recomendações apresentadas.

O projecto de resolução defendia a “criação de uma rede de apoio aos estudantes do ensino superior que permita acompanhamento psicológico e jurídico aos estudantes que solicitem apoio e que denunciem situações de praxe violenta ou não consentida, disponível no sítio da internet do Ministério da Educação e Ciência.”.

Fonte: www.publico.pt

Estes deputados do PSD e CDS nem nestas questões servem para alguma coisa. Que classe mais aberrante da política portuguesa esta direita!!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa decisão. Também não concordo com muitos pontos da proposta e muito menos com a diabolização generalizada que fazem da praxe.

E não vou discutir outra vez assuntos da praxe.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa decisão. Também não concordo com muitos pontos da proposta e muito menos com a diabolização generalizada que fazem da praxe.

Apenas para dizer que esta proposta seria sobre praxes VIOLENTAS, não da praxe em geral.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque...?

Se querem que os nossos futuros adultos sejam responsaveis, têm que lhe incutir essa responsabilidade desde cedo, e não andar a criar uma serie de regras e regulamentos, aos quais ninguem vai ligar a ponta de um corno, e que no fim só serve para os desresponsabilizar ainda mais!

Eu estuva no Piaget quando, aconteceu ao celebre caso da aluna que "mal tratada", e que veio a receber uma indemnização choruda da escola, e o que se passou nada teve de violencia, e de abuso, ela é que era estupida que nem uma porta! Um Pseudo-enfermeiro, chegou-se ao pé dela, e disse-lhe alto e bom som, "Caloira dispasse!" e ela como estava bebada que nem um cagado, despiu-se, ficou apenas de tanga, mamas ao leu e tudo para que todos vissem! Quando toda a gente, a unica coisa que fazia era dizer "passe" (diz passe)!

Como é obvio, foi alvo de chacota na escola.

Onde é que está a violencia e o abuso? Só na burrice da caloira e dos tribunais, porque de resto ninguem ligou nenhuma!

Este Bazuka deve ser o rei lá na faculdade dele só pode.

Já não, sou, já fui! :mrgreen:

Quando fui praxado, fiz o que quiz e entendi fazer algum sentido fazer, nunca tolerei qualquer abuso, comigo ou com algum colega, por parte daqueles a quem tinha que chamar de doutores.

O mesmo aconteceu quando fui eu a praxar! Todo o pessoal que estudou comigo, sabe bem que assim foi. Acima de tudo havia diversão e muito respeito entre todos! Não era porque um burro qualquer tinha 9 matriculas que eu fazia tudo o que ele mandasse!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa, e porque acontece contigo, acontece sempre assim com os outros? O que não falta por aí são asnos na faculdade que usam e abusam do suposto poder que pensam que têm por vestir um traje ou por acumular matrículas.

Btw, o que falas dessa caloira é isto? Tens uma história diferente do que aparece aqui

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca suportei ver abusos e, uma vez, tava a ver que andava à chapada na FCUL com os otários de biologia!

Enfim...

Só se aninha quem quer. Se os humilharem ou tentarem ameaçar, é simples. Porradinha da boa e siga! Pode ser que acabem os abusos...

Brincadeiras para integrar, é uma coisa. Estupidez para humilhar, é bem diferente!

Compartilhar este post

Link para o post

Isto.

Nunca suportei ver abusos e, uma vez, tava a ver que andava à chapada na FCUL com os otários de biologia!

Enfim...

Que aconteceu?

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Boa, e porque acontece contigo, acontece sempre assim com os outros? O que não falta por aí são asnos na faculdade que usam e abusam do suposto poder que pensam que têm por vestir um traje ou por acumular matrículas.

Btw, o que falas dessa caloira é isto? Tens uma história diferente do que aparece aqui

Pois, mas isso foi o que se disse! E realmente aconteceu com muitas que o quiseram fazer!

Aquela despiu-se porque se lembrou disso!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, mas isso foi o que se disse! E realmente aconteceu com muitas que o quiseram fazer!

Aquela despiu-se porque se lembrou disso!

Mas também nesse ano fora suspensos 25 veteranos por praxes violentas. Não há-de ter sido em vão

Compartilhar este post

Link para o post

Que aconteceu?

Ia eu a passar pra ir pra minha praxe numa boa quando começo a ver uns palhaços a obrigar um grupo de caloiros a lamber a relva onde os cães mijam e cagam, na frente da faculdade. Vejo a cena de longe e vi que alguns se recusaram e há um artista que vai lá e empurra a cara de um miúdo contra o chão...

Passei-me! Disse-lhes duas ou três, eram uns artistas que deviam estar no 2º ano e uns frustrados. Depois avisei que se os voltasse a ver fazer aquilo, tinham chatices das grandes. A verdade é que, pode medo ou não, os artistas ficaram mansos...

Pá...Não sou anti-praxe, mas antes de entrar, pensei nisso. Eu entrei na minha praxe, foram os melhores dias que tive na faculdade e adorei. Foram brincadeiras e cenas que nos ríamos todos. Ninguém se recusava a nada, íamos todos jantar, beber café, aquelas cenas todas. Andei nos semáforos a pedir e acabámos por ir jantar todos nessa noite...

Não havia cá aquela imposição de diferença entre caloiros e os outros. A verdade é que, ainda hoje, sei que o pessoal de Geologia na FCUL continua a curtir a praxe e formam-se sempre grupos de amigos entre quem entra e quem está.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas também nesse ano fora suspensos 25 veteranos por praxes violentas. Não há-de ter sido em vão

Isso foi outra historia, que vinha de trás, e que só os conseguiram caçar nessa altura, e então a escola resolveu criar um exemplo com esses.

Desses 25, havia muito pouca gente que valesse apena aproveitar.

Compartilhar este post

Link para o post

O mal não é da praxe, o mal é daqueles que usam a praxe para descarregar as frustrações e tomarem certas atitudes que servem única e exclusivamente para humilhar e ridicularizar os novos alunos. Estes também têm as suas culpas, pois há uns que vão mesmo para isto "porque é fixe, é porreiro integrarem-se" e dispõem-se a tudo e depois também há aqueles que conscientes da humilhação a que vão ser sujeitos acabam por participar para não levantar chatices logo nos primeiros dias de faculdade. Restam os que não querem e esses ou não deixam de ser persuadidos ou então se tiverem perante alguém que sabe como as coisas devem ser feitas vê a sua posição respeitada.

Eu estive em duas faculdades e na primeira em que estive era logo no acto da matrícula, era depois das apresentações, não nos davam qualquer manobra mas mesmo assim vá lá não fui dos mais afectados, mesmo eu fazendo certas coisas que não eram comigo mas vendo que toda a gente fazia eu estava mesmo numa de que "se rejeitar vou ser logo posto de lado a partir dali". Na segunda foi tudo mais porreiro, nada a ver mesmo.

A mim escandaliza-me ver quem concorde com este chumbo. Até porque esta proposta de lei nem era para acabar com a praxe mas sim para tomar medidas contra as praxes violentas, algumas delas que neste país já deram em suicídio e muitas vão dar em insucesso académico e afectar a vida das pessoas. Num país onde há campanhas contra a violência nos animais, contra a violências nas mulheres, etc. e haver quem defenda praxes violentas é uma autêntica vergonha e uma atitude hipócrita. A começar logo por esta classe política aberrante de direita que chumba uma proposta que certamente trataria da VIOLÊNCIA nas praxes.

Mas não faz mal, se muitos concordam em usar vaselina perante o enrabanço que vivemos neste país isto já não admira nada!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca vi abusos desse tipo na FCUL..

Entrei lá em 2004. Nunca viste? Pois... eu vi e não gostei!

Compartilhar este post

Link para o post

O mal não é da praxe, o mal é daqueles que usam a praxe para descarregar as frustrações e tomarem certas atitudes que servem única e exclusivamente para humilhar e ridicularizar os novos alunos. Estes também têm as suas culpas, pois há uns que vão mesmo para isto "porque é fixe, é porreiro integrarem-se" e dispõem-se a tudo e depois também há aqueles que conscientes da humilhação a que vão ser sujeitos acabam por participar para não levantar chatices logo nos primeiros dias de faculdade. Restam os que não querem e esses ou não deixam de ser persuadidos ou então se tiverem perante alguém que sabe como as coisas devem ser feitas vê a sua posição respeitada.

Eu estive em duas faculdades e na primeira em que estive era logo no acto da matrícula, era depois das apresentações, não nos davam qualquer manobra mas mesmo assim vá lá não fui dos mais afectados, mesmo eu fazendo certas coisas que não eram comigo mas vendo que toda a gente fazia eu estava mesmo numa de que "se rejeitar vou ser logo posto de lado a partir dali". Na segunda foi tudo mais porreiro, nada a ver mesmo.

A mim escandaliza-me ver quem concorde com este chumbo. Até porque esta proposta de lei nem era para acabar com a praxe mas sim para tomar medidas contra as praxes violentas, algumas delas que neste país já deram em suicídio e muitas vão dar em insucesso académico e afectar a vida das pessoas. Num país onde há campanhas contra a violência nos animais, contra a violências nas mulheres, etc. e haver quem defenda praxes violentas é uma autêntica vergonha e uma atitude hipócrita. A começar logo por esta classe política aberrante de direita que chumba uma proposta que certamente trataria da VIOLÊNCIA nas praxes.

Mas não faz mal, se muitos concordam em usar vaselina perante o enrabanço que vivemos neste país isto já não admira nada!!!

Para isso existo o actual codigo penal!

Quem viola a lei está sugeito a ser punido! Eu sei que matar uma pessoa pode dar 25 anos de cadeia, se entender que vale apena perder 25 anos da minha vida numa prisão, e estiver disposto a pagar isso, para matar uma pessoa, não é porque está escrito que não é permitido matar, que vou deixar de o fazer!

Ãchas mesmo que os parolos que praticam a violencia na praxe o iam deixar de fazer só porque a Assembleia da Republica tinha aprovado uma Lei a dizer que tal é proibido?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entrei em 2008, estou no departamento que tem a praxe que todos dizem ser a mais dura da faculdade, e não tenho razões de queixa. Já à praxe dos outros, normal que não esteja tão atento, mas também nunca vi. Se isso aconteceu é ridículo, sim. Mas estou no meu 4º lá e nunca vi.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entrei em 2008, estou no departamento que tem a praxe que todos dizem ser a mais dura da faculdade, e não tenho razões de queixa. Já à praxe dos outros, normal que não esteja tão atento, mas também nunca vi. Se isso aconteceu é ridículo, sim. Mas estou no meu 4º lá e nunca vi.

Mais dura? És dos nerds? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP chumbou hoje um projecto de resolução do Bloco de Esquerda que recomendava ao Governo medidas para desencorajar as “praxes violentas” e para apoiar os alunos vítimas dessas praxes.

O projecto de resolução foi rejeitado com os votos contra do PSD e CDS-PP e os votos favoráveis do PS, PCP, BE e PEV.

O deputado e líder da JSD, Duarte Marques, foi um dos deputados que apresentou uma declaração de voto, assim como Valter Ribeiro e Manuel Meirinho.

Contactado pela Lusa, Duarte Marques disse concordar com a “recomendação que é feita” genericamente, mas questionava as medidas propostas, nomeadamente a criação de uma rede de gabinetes de apoio psicológico aos alunos, contrapondo que “já existem esse tipo de gabinetes”.

“Nos últimos três anos houve uma evolução”, disse Duarte Marques, acusando o PS de não defender o seu anterior ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, ao votar favoravelmente esta proposta.

Por outro lado, Duarte Marques contestou que na recomendação se fizesse referência a um estudo pago sobre as praxes, quando, defendeu, “poderá haver universidades e investigadores que o promovam sem um custo adicional”.

O projecto de resolução recomendava a “realização de um estudo nacional sobre a realidade da praxe em Portugal, levado a cabo por uma equipa multidisciplinar de uma instituição de ensino superior pública, financiado pelo Ministério da Educação e Ciência e cujos resultados sejam públicos e tornados acessíveis online”.

“A produção e divulgação pelo Ministério da Educação e Ciência de um folheto informativo sobre a praxe no meio estudantil, a ser distribuído no ato das candidaturas em cada instituição de ensino superior do país”, foi outra das recomendações apresentadas.

O projecto de resolução defendia a “criação de uma rede de apoio aos estudantes do ensino superior que permita acompanhamento psicológico e jurídico aos estudantes que solicitem apoio e que denunciem situações de praxe violenta ou não consentida, disponível no sítio da internet do Ministério da Educação e Ciência.”.

Fonte: www.publico.pt

Estes deputados do PSD e CDS nem nestas questões servem para alguma coisa. Que classe mais aberrante da política portuguesa esta direita!!

Mais um estudo/parecer wtv, para criar emprego para os amigos :lol:

Quanto à lei. Não li o texto da mesma, para me pronunciar

Compartilhar este post

Link para o post

ahahahah mais dura porque é quase só homens :mrgreen:

Boa sorte nisso!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...